Study Bible Galatians 4:1-11

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

Libertando-se da Escravidão espiritual.

Na primeira viagem missionária Paulo prega e estabelece algumas igrejas na região da Galácia: os Judaizantes atacaram a validade de seu apostolado e a validade de sua mensagem:
Paulo alega ser comissionado por Cristo cap. 1 e 2
Paulo argumenta sobre a suficiência de Cristo no cap. 3 e 4. A aliança Abraâmica é maior do que a aliança com Moisés. Há lugar na Aliança de Abraão para os gentios.
Resumo de hoje: A lei escravizou a humanidade sob “os elementos do mundo” (4.1–3) e preparou para a vinda do Filho a fim de redimir a humanidade pecadora (v. 4–5), bem como para a vinda do Espírito para proclamar a humanidade redimida como filhos e herdeiros de Deus (v. 6–7). À luz dessa realidade, é pura insanidade (e pior, apostasia) voltar à lei (v. 8–11).
Grant R. Osborne, 2023
Bíblia Sagrada Almeida Século 21 (Romanos Capítulo 8)
†14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
†15 Porque não recebestes um espírito de escravidão para vos reconduzir ao temor, mas o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
†16 O próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.
†17 Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, se é certo que sofremos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.
A Lei serve para apontar a insuficiência de nossa capacidade de se achegar a Cristo.
V1. Liberdade da escravidão.
O filho não tinha melhor situação que os escravos de seu pai:
Nos tempos Bíblicos da igreja primitiva, na cultura romana, o filho só adquiria a maioridade de acordo com a palavra do pai. Antes disso o filho era menor de idade e não podia desfrutar dos privilégios e responsabilidades que poderia ter após tomar posse de sua herança quando adulto, sempre o filho mais velho, o primogênito. Geralmente 14 anos ou mais.
17 de março, dia da Liberalia. Momento em que o filho era declarado herdeiro e saberia qual a data de sua maioridade.
Apesar da Criança ser o "senhor da propriedade" ficava debaixo do julgo de tutores na ausência do pai até sua maioridade.
Explicação: Como uma criança que não é dona de si mesma e nem tem autonomia sobre as propriedades da família assim eram aqueles que viviam debaixo das regras e disciplinas da Lei.
Precisávamos da lei para nos apercebermos pecadores e incapazes de seguir os preceitos da Lei mosaica. Como hoje, a Lei só se aplica enquanto punição para os infratores, uma lei nunca visa punir aquele que anda no cumprimento da mesma.
Vamos a Moisés para percebermos que não conseguimos cumprir os mandamentos e depois vamos a Jesus ciente de que sem a graça de Cristo jamais nos chegaríamos ao Pai sem o Filho. John Stott.
V.2 A fé então inicia no crente em sua caminhada adulta, pois agora este exerce plenos diretos de acesso ao Pai e da herança do Pai em Cristo Jesus. A data da maioridade foi determinada pelo pai (Deus/Javé) que é a vinda de Cristo na plenitude dos tempos.
Paulo adverte os gálatas dizendo que eles estavam sendo imaturos a ponto de desejarem ser crianças querendo voltar a um estágio inferior e anterior ao que atingiram em Cristo. Queriam a dependência e a servidão.
Aplicação: Os gálatas estavam tentando agradar aos judaizantes, como pessoas que na atualidade acreditam que determinados comportamentos e boas obras apenas podem nos levar a Deus ou nos conferir alguma graça. O acesso a Deus e a vida Eterna são obtidos apenas por Cristo e nada mais. Nos esforçamos para sermos santos porque ja somos salvos e não porque queremos alcançar algo. Cabe ao santo santificar-se e ainda que caiamos fiel é o Senhor para nos santificar.
Antes:
V.1,2 Tutelados pela lei sob cuidados de curadores, guardiães. (escravos da lei)
V.3 Escravos do mundo (sistema maligno anti-Deus).
V.8 Escravos de Falsos deuses, os ídolos são demônios Dt 32.17 e 1 Corinthians 10:20 (demônios, como na Roma antiga). As imagens nada eram, mas sim os demônios que operavam quando buscavam estes pseudo deuses (Grant Osborn).
Seguir os Judaizantes é fraqueza pois constitui idolatria. Paulo quer dizer que seguir as normas da lei é como criar no novo falso Deus. Seguir alguém que não existe, pois o Deus verdadeiro não requer mais os ritos e sacrifícios de outrora.
Agora:
Livres.
Filhos de Deus herdeiros de uma herança.
O que aprendemos:
Impossível alcançar a salvação por nós mesmos.
Sou tão pecador quanto meu próximo, então não devo julga-lo pois julgo a mim mesmo.
Paulo não condena os usos e costumes, Paulo condena a crença de acreditar que estas coisas promovem graça em nós.
Curiosidade: Na lei Romana o filho natural precisava admitir o irmão adotado como irmão de fato para ser co-herdeiro com o filho de sangue. O pai e o filho aprovaram nossa participação da herança da Gloria com Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more