TADEU, O (APENAS) DISCÍPULO (Parte 1) João 14.15-24

TIME DE JESUS  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Quem ama a Jesus, segue os seus mandamentos, e não o faz por obrigação. É graça.

Notes
Transcript
Grande ideia: Quem ama a Jesus, segue os seus mandamentos, e não o faz por obrigação. É graça.
Estrutura: O amor é a base da obediência ao discipulado de Jesus (vv. 15-21) e a influência de Jesus é no coração do homem (vv. 22-23).
Mark 3:18 NAA
André, Filipe, Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o Zelote;
Luke 6:16 NAA
Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.
Acts 1:13 NAA
Quando entraram na cidade, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.
John 14:22 NAA
Então Judas, não o Iscariotes, disse a Jesus: — Por que razão o Senhor se manifestará a nós e não ao mundo?
Judas Tadeu Guilherme Kerr
Senhor, eu tenho para ti perguntas Jesus, me ensine a conhecer melhor O teu amor que de tão grande até assusta E os teus propósitos ó vem me revelar De onde vem, senhor E quais teus planos? E os teus intentos Quem conhecerá? Nós te seguimos Já faz quase quatro anos E ainda há mistérios Que nos falta alcançar A isto Cristo respondeu Se alguém me ama Ouça bem, Judas tadeu Minha palavra guardará Meu pai o amará E eu o amarei E junto a ele habitarei Meu pai com ele Para sempre há de morar
1. Quem obedece ama. (vv. 15-21)
(a) Judas Tadeu foi um homem do coração, um dos intimos de Jesus, embora com poucas referências.
John MacArthur:
Judas, filho de Tiago, na verdade, tinha três nomes. Em Mateus 10.3, ele é chamado de Tadeu e em, algumas traduções, de Lebeu, cujo sobrenome era Tadeu.
Os dois nomes sugerem um coração terno e semelhante ao de uma criança. É interessante pensar que uma alma tão gentil poderia estar no meio do grupo de quatro apóstolos com Simão, o Zelote. Os zelotres podem transformar-se em grandes pregadores. Mas almas gentis, doces, compassivas e meigas, como Judas Tadeu, também podem. Juntos, eles contribuem para um conjunto bastante complexo e intrigante de doze apóstolos. Há pelo menos um representante de todo tipo imaginável de personalidade.
(b) “Se me amardes”, pela primeira vez no evangelho é destacado o amor que os crentes precisam nutrir em relação a Jesus.
(c) O amor precede à obediência. Antes de cumprir as regras de um comportamento piedoso, é preciso cultivar no peito o amor intenso por Jesus.
(d) Na obediência aos mandamentos de Jesus, demonstramos a radicalidade de nossa piedade!
C.K. Barret: “João nunca deixa que o amor se converta em um sentimento de emoção. Sua expressão é sempre moral, e se manifesta na obediência”.
(e) A obediência ao Senhor Jesus fica mais leve quando há amor intimo e desinteressado.
2. Quem ama obedece. (vv. 22-24)
(a) A verdade de Deus só é verdade para os que são de Deus.
O mundo e seu sistema fogem do Deus verdadeiro. Ter o Espírito habitando no crente, não se trata meramente de crença, é uma questão de relacionamento. Nesse ponto surge a necessidade de buscarmos as experiências que acompanham a nossa conversão.
(b) Sim, você pode ser crente e ainda não ser tomado da plenitude de amor do Pai. Você pode ser crente e Cristo pode não estar habitando dessa maneira em seu coração, fazendo com que o seu coração seja como o coração dEle próprio.
Goldwin:
"Há uma luz que vem e se apodera da alma do homem e lhe assegura que Deus é dele e ele é de Deus, e de que Deus o ama desde toda a eternidade. É uma luz que transcende à da fé comum. É o segundo bem, depois do céu; você não obtém mais nada, não poderá obter mais nada, enquanto não chegar lá."
(c) O cristianismo não é moralidade nem conhecimento doutrinário apenas, mas uma experiência com o Espírito de Deus, conhecer o quanto o Pai nos ama. Ouvir sua declaração de amor.
Martin Lloyd Jones:
"Grandes homens da igreja dão o relato de como passaram por períodos de avivamento... É sempre evidente que a experiência deles consiste em que passaram de apenas uma crença em Deus para o conhecimento dEle como realidade."
Poema:
"Senhor, não será vida que se viva, se a tua presença me negares. Senhor, se me deres a tua presença, morrer me deixará de ser morte".
(d) Palavras do Pai:
John 7:16 NAA
Jesus lhes respondeu: — O meu ensino não é meu, mas daquele que me enviou.
John 8:26 NAA
Muitas coisas tenho para falar e julgar a respeito de vocês. Porém aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele ouvi, essas digo ao mundo.
John 8:28 NAA
Então Jesus disse: — Quando vocês levantarem o Filho do Homem, então saberão que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou.
John 12:49 NAA
Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me ordenou o que dizer e o que anunciar.
(e) Judas Tadeu era um discipulo crente.
John MacArthur:
Ele era um discípulo piedoso e crente. Era um homem que amava o Senhor e que sentiu o poder da salvação em sua própria vida. Tinha muitas esperanças para o mundo e, a seu próprio modo, com seu jeito de criança, desejava saber por que Jesus não iria mostrar-se para todos. É evidente que ele ainda estava esperando pela vinda do reino à terra. Certamente, não podemos considerar que estivesse errado; foi assim que Jesus ensinou seus discípulos a orarem (Lucas 11.2).
(f) Judas Tadeu ousou seguir a Jesus, mesmo que com dúvidas sinceras.
John D. Jones:
Pode-se dizer, portanto, que a marca característica de Judas e Tiago (Menor) é a sua própria obscuridade. Sabemos um pouco acerca de cada um dos demais apóstolos, mas quanto a esses, literalmente nada. Tudo que podemos afirmar com respeito a eles é o fato de serem homens irremediavelmente desconhecidos.
(g) Judas Tadeu foi fiel até o fim.
John MacArthur:
A maioria das tradições mais antigas sobre Judas Tadeu sugerem que alguns anos depois do Pentecostes, ele levou o evangelho para o norte, para Edessa, uma cidade real na Mesopotâmia, na atual região da Turquia.
O símbolo apostólico tradicional de Judas Tadeu é uma clava, pois diz a tradição que, por causa de sua fé, ele foi espancado até a morte com uma clava.
Assim, essa alma de coração terno seguiu fielmente o seu Senhor até o fim. Seu testemunho foi tão poderoso e abrangente quanto o dos discípulos mais conhecidos e extrovertidos. Também como eles, Judas, filho de Tiago, é prova de que Deus usa pessoas absolutamente comuns de formas admiráveis.
3. Outras aplicações:
(a) Judas Tadeu: “Então porque o Senhor não transforma tudo isso em um show?”.
A lógica de manifestação do plano redentor de Jesus passa por vias diferentes.
Judas Tadeu: "Mostra-te- teu grande poder- ao mundo. Pode ser tarde demais. Causa impacto. Põe-te na ribalta. Conquista os aplausos. Derruba a oposição." (William Hendriksen)
A manifestação de Cristo aos seus discípulos é feita de uma maneira diferenciada, para eles, e não para o mundo que está nas trevas; para os humildes, e não para os poderosos e nobres; para as criancinhas, e não para os sábios e prudentes. (Mattew Henry)
(b) Jesus confirma que a sua transformação alcança o coração em seu ponto mais intimo.
Nenhum outro homem possui tão sensível alegria em sua vida espiritual quanto aqueles que, à semelhança de Enoque e Abraão, andam em intimidade com Deus. podemos desfrutar mais do céu em nossa vida terrena do que muitos crentes imaginam. (J. C. Ryle)
Poucos crentes obedecem estritamente, tanto quanto deveriam, às palavras e ensinos práticos de nosso Senhor. Há muita negligência e leviana obediência aos mandamentos de Cristo.
Ilustr.
https://www.instagram.com/missaomais/#
A irmã La e seu marido tornaram-se cristãos enquanto procuravam a cura para sua doença. Embora ele tenha morrido três meses depois, ela permaneceu fiel devido ao amor e cuidado que recebeu de seus irmãos e irmãs em Cristo.  Em 2020, sua filha se casou com um descrente e seu genro mudou-se para sua casa. Ele pratica o animismo, fazendo oferendas aos espíritos e tentando obrigar a sogra a fazer o mesmo.Ele jogou fora a Bíblia de La e tenta impedi-la de praticar sua fé cristã.  Meses atrás, o genro e a filha de irmã La disseram-lhe que a expulsariam de casa se ela continuasse a seguir a Cristo.  A Irmã La, continua a ouvir rádio cristã e recebe incentivo da igreja. Ela pede oração por sua situação atual.  “Não importa o que aconteça comigo… não vou deixar Deus”, disse ela. “Tenho esperança de um dia poder encontrar meu marido novamente no reino de Deus e encontrar meu Deus também.” Ore pela irmã La e pelos Cristãos do Laos! -Ore para que o Genro e a filha da irmã La possam ter um encontro real com Jesus; -Ore por fortalecimento e perseverança diante de tanta oposição; - Ore pela propagação do evangelho entre os budistas. - Ore para que os 60 grupos de povos não alcançados no Laos ouçam o evangelho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more