O Livro Selado com Sete Selos
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 485 viewsNotes
Transcript
Texto de Referência
Texto de Referência
Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam novo cântico, dizendo:
Digno és de tomar o livro
e de abrir-lhe os selos,
porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus
os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes;
e reinarão sobre a terra.
Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz:
Digno é o Cordeiro que foi morto
de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força,
e honra, e glória, e louvor.
Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo:
Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro,
seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio
pelos séculos dos séculos.
E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.
Introdução
Introdução
Divisão do Capítulo
O rolo selado - 5.1-5
Louvor ao Cordeiro - 5.6-14
I - O rolo selado
I - O rolo selado
Apocalipse 5.1 (ARA)
1 Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.
Primeiro - Deus é o autor do rolo.
Segundo - a escrito por dentro e por fora, revela completude, como foi com as tábuas dos dez mandamentos.
Terceiro - seu significado: O rolo revela o plano e o propósito completos de Deus para o mundo inteiro de todas as eras do início ao fim. Para Simon Kistemaker, é a evidência do que Deus planejou para a salvação do seu povo.
Paulo chama o plano de Deus de mistério predeterminado e revelado em sua totalidade na plenitude dos temos:
9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, 10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, 11 segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,
Quarto - O rolo está localizado no maior centro de irradiação de poder:
Trono de Deus
Mão direita de Deus
Apocalipse 5.1 “1 Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.”
Aplicação:
Primeiro: Acalme seu coração meu irmão, minha irmã. O planeta terra não esta desgovernado. Ele caminha sobre os trilhos que Deus estabeleceu de antemão.
Segundo: Apesar de sua vida parecer ser resultado de uma série de eventos desconexos, dolorosos e que lhe foram impostos pela maldade de pessoas escrupulosas e desprovidas de sentimento, nem um destes aparentes acasos é capaz de sugestionar Deus, que, por seu infinito poder, escreveu todos os seus dias, e fez de tal forma, que tudo coopera para aqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
II - Uma impossibilidade constatada
II - Uma impossibilidade constatada
Apocalipse 5.2–3 (ARA)
2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? 3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;
Primeiro, o poder do Arauto - um anjo forte.
Esse anjo tem o poder de fazer que a mensagem proclamada alcance as alturas incomensuráveis do céu, chegasse aos confins da terra e mergulhasse na escuridão abissal do inferno.
Segundo, ninguém no céu, na terra nem debaixo dela respondeu ao chamado.
Quem não pôde responder ao chamado no céu: Miguel, Gabriel, serafins, querubins, anjos, Abraão, Moisés, Elias, Paulo, Pedro, Maria.
Quem não foi encontrado digno na terra: nenhum homem ou mulher, por mais poderoso ou poderosa e influente, pode decifrar o sentido da história.
Quem não foi encontrado digno debaixo da terra: o diabo, os demônios, os espíritos atormentados podem revelar a você o sentido da história e da vida.
Pastor Hernandes escreveu em seu comentário de Apocalipse: “Não há ideologia, nem partido político, nem sistema econômico que possa realizar os sonhos e as esperanças do coração humano. Sozinha a humanidade não vai a lugar nenhum. Sozinha seu destino é o caos. Há uma impossibilidade radical de que o homem seja o senhor do seu próprio destino.”
III - O desespero de um perdido
III - O desespero de um perdido
Apocalipse 5.4 (ARA)
4 e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.
Primeiro - estava em risco o cumprimento de Apocalipse 4.1 “1 Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.”
Segundo - Quando o Espírito Santo convence uma pessoa do pecado, da justiça e do juízo, ela toma consciência do seu estado de indigno, que o habilita a eternidade no inferno.
O choro de João deve ser o meu e o seu choro, não mais pelas nossas vidas, porque já foi lavador no sangue do Cordeiro, mas pelas vidas daqueles que ainda não tiveram esta experiência de salvação.
IV - O Digno encontrado
IV - O Digno encontrado
Apocalipse 5.5 (ARA)
5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
Primeiro - Ante a plena, total e absoluta incapacidade de qualquer ser criado promover a tomada do livro e quebrar os selos, Deus-Filho despe-se de sua glória, entra na história como ser humano e submete-se ao juízo de Deus no lugar do perdido.
Pr Hernandes, comentando esse texto, escreveu: “Há consolo para nós: Não chores! Às vezes, choramos como João com medo do futuro. O que vem pela frente? Como será o meu amanhã, a minha velhice? A voz ecoa no céu: Não chores! Às vezes choramos por um conhecimento limitado das verdades circunstanciais. Deus tem a solução para os problemas que nos levam às lágrimas. O Senhor põe um basta à nossa angústia. Ele traz a solução: Não chores. O digno procurado é agora o digno encontrado. Há alguém capaz de dirigir a história e dar sentido à vida.”
Segundo - A convocado do anjo não para quem tem capacidade (força e habilidade), mas DIGNIDADE.
Apocalipse 5.2 (ARA)
2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?
No Apocalipse, o termo digno é usado apenas para Deus e Jesus:
Apocalipse 4.11 “11 Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”
Apocalipse 5.9 “9 e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação”
Apocalipse 5.12 “12 proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.”
Não é sem razão que Lucas registra no livro de Atos dos Apóstolos 4.12 “12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”
Terceiro - A morte humilhante transmitiu ao mundo uma aparente derrota, mas, sem que o mundo soubesse, Jesus estava esmagando a cabeça da serpente, expondo-o ao desprezo: Colossenses 2.14–15 “14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; 15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”
V - Jesus adorado pelo coral universal
V - Jesus adorado pelo coral universal
Começa por um quarteto - Apocalipse 5.8 “8 e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,”
Amplia para os vinte e quatro anciãos, que são as vozes da segundo fileira: Apocalipse 5.8“os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,”
O coral recebe o grupo dos anjos. O número deles é de milhões de milhões e de milhares de milhares: Apocalipse 5.11 “11 Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,”.
O coral continua crescendo. Juntam-se aos quatros seres viventes, aos vinte e quatro anciãos, aos milhões e milhões de anjos toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há: Apocalipse 5.13 “13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.”
A este coral juntamo-nos agora, cantando com eles os três cânticos:
Apocalipse 5.9 (ARA)
9 e entoavam novo cântico, dizendo:
Digno és de tomar o livro
e de abrir-lhe os selos,
porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus
os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
Apocalipse 5.12 (ARA)
12 proclamando em grande voz:
Digno é o Cordeiro que foi morto
de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força,
e honra, e glória, e louvor.
Apocalipse 5.13 (ARA)
13 Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo:
Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro,
seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio
pelos séculos dos séculos.
Conclusão
Conclusão
Deus é Senhor soberano sobre toda a criação.
Deus confiou ao seu filho, Jesus Cristo, o controle de toda a história.
Porque Cristo reina e governa, nossas vidas não são fruto do acaso. Deus a escreveu com começo e meio que podem até ser turbulentos, mas com um futuro eterno glorioso.
Aplicação:
Enxugue suas lágrimas a Raiz de Davi, o Leão de Judá venceu.
Se regozije, você faz parte do grupo de pessoas que tiveram suas vestes alvejadas no sangue do Cordeiro.
Proste-se em adoração diante do Cordeiro de Deus. Ele é digno.
