Somente as Escrituras
Introdução
1) (Primeira Instrução) Permancer na Bíblia
2) Confiar na Bíblia
De modo miraculoso, Deus comunicou sua palavra aos homens e os guiou para escrevê-las para a eternidade. O que eles escreveram é a própria palavra de Deus, inspirada e infalível
Cada porção dela é útil. Embora o homem possa divagar sobre algumas genealogias ou passagens obscuras, a mente conduzida pelo Espírito perceberá que há alimento espiritual em cada palavra que procede da boca de Deus.
A Bíblia é útil para o ensino. Ela apresenta a mente de Deus em relação a temas como Trindade, anjos, homem, pecado, salvação, santificação, igreja e acontecimentos futuros.
Ela é ainda útil para a repreensão. A Bíblia, quando a lemos, nos fala claramente de coisas em nossa vida que desagradam a Deus. Ela também é proveitosa para refutar erros e responder ao tentador.
A palavra também é útil para a correção. Ela não apenas destaca o errado, mas apresenta como pode ser corrigido. Por exemplo, o texto bíblico não afirma apenas: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado” (Ef 4:28). A primeira parte do versículo é para repreender; e a segunda, para corrigir.
Finalmente, a Bíblia é útil para instruir em justiça (RC). A graça de Deus nos ensina a viver uma vida piedosa, mas a palavra de Deus descreve em detalhes o que constitui uma vida piedosa