Uma pesca diferente

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Uma pesca diferente

Lucas 5.1–11 NVI
1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. 2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. 3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. 4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. 6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. 7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar. 8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” 9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, 10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. 11 Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.
Introdução

1. Contextualização

Lucas 5.1–3 NVI
1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. 2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. 3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
a. A demanda
b. A inconveniência
c. A cena
Aplicação:
Fique atento às inconveniências de Jesus.
Tem momentos em que ele nos pede coisas com propósitos maiores do que o que imaginamos.
Tem hora que nós já estamos lavando as redes e ele pede nosso barco emprestado.

2. Deixa eu te mostrar uma coisa

Lucas 5.4–5 NVI
4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.
a. A ordem
b. A desmotivação
Eles não eram ricos, eram pescadores
Quem insiste a noite inteira numa pescaria mesmo sem pegar nada é porque precisa muito
c. A obediência
Tendo emprestado o barco, tiveram que ouvir
Ouvindo, puderam conhecer a mensagem de Jesus
Conhecendo, puderam ter fé
(Podiam ter dito: já insistimos o suficiente)
Aplicação:
Tem momentos em que Jesus nos pede coisas aparentemente absurdas.
Tem hora que você já se desgastou tanto por algo, e Jesus te pede pra insistir um pouco mais.
Ou então, ainda que você tenha experiência em algo, tem hora que é necessário deixar as convicções de lado e obedecer a Deus.
E pior, tem momentos em que ele deixa a gente insistir do nosso jeito até que a gente desiste

3. O milagre

Lucas 5.6–7 NVI
6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se. 7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
a. A surpresa!
b. A necessidade
c. A abundância

4. A perplexidade

Lucas 5.8–10 NVI
8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!” 9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, 10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.
a. Glória e pecado
Reconhecimento da grandeza de Jesus
Reconhecimento da pequenez humana
b. Excedeu as expectativas de todos
Ali tem provisão para bastante tempo
A vida está em ordem agora

5. Isso é só o começo

Lucas 5.10–11 NVI
10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. 11 Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.
a. Outra vida
Jesus entrega tudo o que eles queriam, mas os convida pra outra coisa.
Assim como fizeram com os peixes, eles fariam com homens.
Humanamente falando, aquela pesca era impossível.
Não dava pra depois de tanto tempo de pesca e não pegar absolutamente, do nada aparecer tantos peixes assim.
Jesus mostrou que nas nossas forças, a pescaria está fadada ao fracasso
Mas diante da ordem de Jesus, o resultado seria maravilhoso.
Ele estava mostrando que na verdade ele tinha tudo o que aqueles homens precisavam.
Esse primeiro momento de Jesus com esses pescadores que se tornariam seus discípulos tem uma relação muito forte com o início de Atos, quando Jesus diz que eles serão suas testemunhas em Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra, assim como no fim do Evangelho de Mateus, onde ele diz para eles irem e fazerem discípulos.
Porque eles quando fossem poderiam se frustrar com aquelas primeiras tentativas de pregar o evangelho de Jesus a algum judeu ou gentio. Mas aí Pedro, Tiago e João lembrariam: Um dia nós pescamos a noite toda e não pegamos nada, mas Jesus nos mandou lançar a rede outra vez, e aí enchemos os barcos de peixes.
Aplicação:
Você já desistiu de pregar o Evangelho por uma experiência ruim? Pregou pra alguém que te destratou, que ofendeu nosso Deus, ou que rejeitou de forma convicta esse Jesus em que nós cremos?
A gente pode ter experiências assim, irmãos. E isso pode nos desanimar.
E depois disso mesmo que Jesus peça pra gente lançar novamente as redes, nossas redes já estão lavadas e devidamente guardadas. Nós não voltamos à pesca.
Jesus chama a todos nós que somos seus discípulos a sermos pescadores de gente.
Nós somos comissionados a testemunhar desse Jesus a todos que cruzam as nossas vidas.
b. O fim na verdade é o começo
Eles tinham tudo o que precisavam, tudo o que sempre sonharam. Tinham provisão suficiente pra bastante tempo. E estavam diante de uma escolha: alavancar a carreira como pescadores de peixes, depois daquela pesca, ou abandonarem tudo para se tornarem pescadores de homens. Eles escolheram pescar homens.
Nós temos escolhas a fazer, irmãos. Podemos pegar os presentes que Deus nos dá e dizer: valeu Jesus, daqui pra frente eu me viro.
Ou então dizer: Senhor, muito mais do que o que você pode me dar, eu preciso mesmo é de ti.
Penso que a segunda opção é a melhor.
Vale a pena deixar tudo pra seguir Jesus.
Pode ser que esse Jesus te chame pra ser pescador de homens de um jeito mais literal.
Talvez você não tenha somente esse chamado geral de pregar o evangelho que todo discípulo tem. Talvez você tenha um chamado especial pra também pastorear outros discípulos de Jesus.
Talvez sua família tenha uma função especial nessa pescaria do Senhor Jesus.
E o custo é bastante alto. Mas a alegria é infinitamente maior.
Que você tenha o desejo de ser um pescador de gente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more