Introdução a Gênesis 1 & 2

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

Porquê estudar o livro de Gênesis? E mais especificamente os capítulos 1 e 2?
O relato da criação encontrado nos dois primeiros capítulos de Gênesis é constantemente atacado, tanto por teólogos liberais quanto por pensadores que não acreditam na literalidade desses capítulos. Eles também são os dois capítulos menos esclarecidos dentro do contexto cristão e os mais confrontados pela chamada ciência moderna.
Existem verdade teológicas e científicas em cada um desses dois capítulos.
Eles constituem um referencial preciso para a compreensão correta de todas as verdades bíblicas e científicas: a existência de um único Deus verdadeiro, Criador de tudo o que existe; a origem da natureza, criada com grande sabedoria, perfeição, e harmonia por esse Deus Criador; a origem do ser humano, o qual foi criado perfeito, dentro de um contexto perfeito, em perfeita harmonia com o mundo perfeito que existia ao seu redor (sendo ambos regidos por leis perfeitas e processos naturais perfeitos), com a finalidade de ter um relacionamento perfeito com o seu Criador, baseado em códigos de conduta perfeitos e leis perfeitas por ele estabelecidas.
Atos dos Apóstolos 17.11 “11 Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”
Que possamos estudar a palavra de Deus e mais específicamente esses capítulos de Gênesis, com a mesma atitude dos Bereianos.
“Se as coisas eram, de fato assim” - nós vivemos em um mundo em que a grande maioria defende ensinos contrários as escrituras.
Para grande parte do mundo, a Bíblia não passa de um “mito”.
Você sabia que existem diversas evidência da veracidade da bíblia?
Em Gn 2:10-14 A bíblia fala do rio que nascia no jardim no Éden e que se dividia em quatro braços, formando assim quatro rios. Dois desses quatros rios continuam com os mesmos nomes: o rio Tigres eo Eufrates. Pequisadores apontam que o Rio Kuwait, que existiu entre os anos 3500 e 2000 a.c na região onde hoje é Árabia Saúdita era o Rio Pison mencionado em Gênesis. “O Rio Secou: Narrativa da Criação Preserva Memória Histórica”
É importante ressaltar aqui que o ensino bíblico é verdadeiro, coerente e preciso, não somente no seu conteúdo histórico, como em todas as demais áreas, a tal ponto de podermos afirmar que a ciência demorou milhares de anos para descobrir aquilo que a Bíblia já vinha ensinando há muito tempo.
Um exemplo foi o estudo feito pelo médico David I. Match, publicado pela John Hopkins University School of Medicine, que constatou que todos os animais descritos em Levítico 11 e Deuteronômio 14 como sendo impuros (não deveriam ser usados como alimento), foram considerados tóxicos para a saúde humana, e, todos os animais descritos como limpos (que poderiam ser usados como alimento), não ofereceriam nenhum potencial tóxico. A correlação encontrada foi de 100%!
Mesmo assim a Bíblia é muito atacada! Por exemplo, muitos vão alimentar a ideia da bíblia ser um mito pelo relato da longevidade dos primeiros homens. Será que seria possível tanta logevidade? Para Adalto Lorenço sim! e está ligado ao “processo de duplicação celular”. Um outro ponto é que ao analise a longevidade é possível perceber claramente que algo aconteceu… para que essa longevidade fosse caindo gradativamente… é a “curva da longevidade”.
O propósito de Gênesis
A Bíblia tem como propósito básico que as pessoas conheçam a verdade. Para tanto, oferece um conhecimento da verdade que seja abrangente a todas as áreas da experiência e do conhecimento humano.
O Deus que a escreveu deixou isso bem claro, por exemplo, veja Isaías 41:22-23
Isaías 41.22–23 ARA
22 Trazei e anunciai-nos as coisas que hão de acontecer; relatai-nos as profecias anteriores, para que atentemos para elas e saibamos se se cumpriram; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras. 23 Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o veremos.
Deus, nesse texto, claramente desafiou os adoradores dos falsos deuses (ídolos), a levarem alguma evidência de que seus ídolos fossem de verdade. E as evidências seriam: (1) contar como eram as coisas anteriores (contar a história passada) e, (2) declarar as coisas vindouras (contar a história futura).
O Deus da Bíblia faz os dois.
O propósito da narrativa de Gênesis é oferecer ao leitor um conhecimento verídico sobre a origem do universo e da vida.
Esse objetivo é atingido de duas maneiras:
(a) Uma narrativa que não seja cheia de detalhes para que o leitor não fique perdido.
(b) Uma narrativa que não seja tão geral para o que o leitor não fique confuso.
Gênesis 1.1
resumo da criação de todas as coisas.
Gênesis 1.2 a 2.3
explicação detalhada de como elas foram criadas.
Gênesis 1.26–28
resumo da criação dos seres humanos.
Gênesis 2:4–25
explicação detalhada de como os seres humanos foram criados.
E então qual é a origem do universo?
Gênesis 1.1 “1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.”
A afirmação de Gn 1.1 é irrefutável.
Cientificamente falando é possível mostrar que o universo precisaria ter sido criado. Não é possível que ele tenha surgido espontaneamente.
No entanto não é possível provar cientficamente que Deus Criou o mundo, mas isso não significa que ele não criou.
Se Deus criou o mundo, Ele teria deixado evidências disso. Um artista é reconhecido pelas suas obras. Um escritor também é reconhecido pelas suas obras.
Deixamos uma assinatura nossa em tudo o que fazemos. Nem sempre essa assinatura é visível. Mas ela é detectável. Se isso não fosse verdade, seria muito difícil prender um criminoso. As evidências que ele deixou testificam que foi ele quem cometeu o crime.

Primeiramente, precisamos ver quais são as características que diferenciam o Deus da Bíblia de todos os demais. Existe uma que é a principal. O Deus da Bíblia é triúno. Não são três deuses, mas um único Deus em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

A natureza existe no tempo e no espaço.

O tempo existe na seguinte forma: passado, presente e futuro (três em um).

O espaço existe na seguinte forma: largura, altura e profundidade (três em um).

A natureza é constituída de matéria (átomos).

Átomos existem na seguinte forma: prótons, nêutrons e elétrons (três em um).

quantas pernas um banquinho precisaria ter para ser estável? Três!

Afirmação felita pelo Nobel da Física de 1927: “Arthur Holly Compton”.
Gênesis 1 & 2: A Mão de Deus na Criação Capítulo V: Gênesis 1.1 - o Início

“Para mim, fé começa com a compreensão de que uma inteligência suprema trouxe o universo à existência e criou o homem. Não é difícil para mim ter esta fé, pois um universo organizado e inteligente testifica a favor da maior afirmação jamais pronunciada: ‘No princípio, Deus…’ ”

Related Media
See more
Related Sermons
See more