Sardes: Uma Igreja Morta Espiritualmente
As Sete Igrejas do Apocalipse • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 194 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O livro de apocalipse é sobre Jesus e a sua Igreja. É um livro sobre revelação, onde mostra os acontecimentos do fim dos tempos.
O livro foi escrito pelo apóstolo João, para as sete igrejas da Ásia Menor, onde eles estavam passando por perseguições. Mas também para a igreja de Cristo que viveria até a segunda vinda de Cristo, ou seja, esse livro é para os dias atuais.
4 João
às sete igrejas da província da Ásia:
A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
O propósito do livro de Apocalipse é para exortar a igreja a perseverar e que ela possa adorar e ser submissa a Cristo mesmo em meio as perseguições.
A cidade de Sardes era muito poderosa no passado. Ela ficava no alto de uma colina, cheia de muralhas, muito forte. Era uma cidade que tinha soldados e que nunca foi derrotada por nenhum inimigo. Os seus soldados e os habitantes confiavam em si mesmo, por Sardes ser poderosa. Mas chegou em um determinado momento que ela foi derrotada e dominada pelo rei Ciro da Pérsia e os seus soldados. A cidade poderosa caiu na mãos do inimigo.
Quando João escreve a carta para a igreja de Sardes, a cidade era muito rica, o povo vivia desfrutando dos prazeres, consequentemente a igreja estava vivendo como o povo da cidade.
Diante desse contexto, veremos a mensagem de Jesus para a igreja de Sardes.
Ideia Central
Ideia Central
Quando a igreja está regredindo espiritualmente, Jesus mostra a necessidade de um avivamento.
Transição
Transição
Veremos três aspectos sobre a mensagem de Jesus.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A igreja pertence a Jesus
1° A igreja pertence a Jesus
Apocalipse 3.1 a
1 “Ao anjo da igreja em Sardes escreva:
“Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas.
O apóstolo João escreve dizendo que as palavras não vem da parte dele, ou seja, não foi ele quem inventou, não veio de seu próprio entendimento ou daquilo que ele pensa ou acha a respeito da igreja. Pelo contrário, essas palavras vem do Senhor Jesus Cristo.
As sete estrelas - São os sete igrejas da Ásia. Isso significa que a igreja pertence a Jesus Cristo, o Senhor tem autoridade sobre o seu povo. Ele segura a sua igreja em suas mãos (Ap 2.1).
Os sete espíritos - É uma referência sobre o Espírito Santo de Deus.
2° A igreja necessita de um avivamento
2° A igreja necessita de um avivamento
Apocalipse 3.1–4
1 Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto.
2 Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus.
3 Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.
4 “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.
1. Existem crentes que estão mortos espiritualmente (v. 1 b)
1. Existem crentes que estão mortos espiritualmente (v. 1 b)
A Igreja vivia de aparência
A igreja tinha uma boa fama e um bom nome na cidade. Era uma igreja que tinham adquirido uma boa reputação, mas isso era apenas externamente, porque no interior estava podre e morta espiritualmente. Isso quer dizer que muitos estavam no rol de membros, mas estavam mortos, ou seja, não foram convertidos, nunca entenderam a mensagem do evangelho que diz que o pecador precisa reconhecer os seus pecados, arrepender e confessar Jesus como Senhor e Salvador, isso quer dizer, passar pelo novo nascimento espiritual.
Aquele que não é convertido ainda está morto.
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.
A vida espiritual da igreja parecia um cemitério
A igreja estava morta espiritualmente, aos olhos de Deus ela não tinha vida, por isso parecia um cemitério espiritual, ela estava longe de Deus, aos olhos das pessoas era uma igreja boa, mas diante do Senhor os membros eram apenas religiosos, hipócritas e vivendo de aparência (Ap 3.2). Isso significa que a igreja carregava o nome de Jesus em seus lábios, mas o coração estava longe de Deus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Hoje em dia existem muitas pessoas dentro da igreja enganando a si mesmo, pensando que é convertido, vivendo de aparência e quando chegar naquele dia ficará surpreso, pois não é verdadeiramente salvo.
21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!
O avivamento acontece, quando há um despertamento espiritual, ou seja, quando a igreja é despertada pelo Senhor.
2. Alguns crentes não estão vivendo de forma íntegra (v. 2)
2. Alguns crentes não estão vivendo de forma íntegra (v. 2)
Perderam a vigilância
Jesus traz uma ordem para a sua igreja, dizendo para ficar atento, ou seja, sê vigilante em relação aos perigos internos dentro da igreja, o perigo era da igreja se acabar, porque as obras de alguns estavam se acabando e correndo risco de acabar de uma vez.
Muitos crentes não estavam mortos espiritualmente, mas existiam aqueles que estavam dormindo e precisava ser despertados pelo Senhor. A exortação de Jesus para vigiar, significa manter-se acordado. Quando o crente está dormindo, ele perder o desejo de orar, de ler a Bíblia, ficam acomodados.
Jesus traz outra ordem dizendo para a igreja se fortalecer, isso significa que restava um pouco de vida, então era para fortalecer o povo e as coisas que estavam funcionando na igreja.
Deixaram de viver em santidade
Na igreja de Sardes muitos crentes estavam vivendo no pecado, praticando aquilo que não agradava a Deus, os seus nomes estavam no rol de membros da igreja, mas não estavam no livro da vida.
Muitos tinham uma capa linda por fora, era como os fariseus que viviam de aparência, buscava se mostrar os super religiosos, mas diante de Deus eles não vivia de forma íntegra. Por isso, o verdadeiro cristão deve ser santo e íntegro diante do Pai Celestial.
O pecado estava presente na vida dos membros, a igreja estava doente espiritualmente, fraca e com a mente cauterizada, ou seja, não tinha mais tristeza e nem ódio pelo pecado, já virou algo normal.
Jesus deseja trazer um avivamento no meio da sua igreja, por isso Ele ordena que a sua igreja seja vigilante esteja atenta, ela parou de vigiar, baixou a guarda, se esqueceu que existe uma luta espiritual. Cristo deseja restabelecer a vigilância no meio de sua igreja, ela caiu porque parou de vigiar contra as ciladas do diabo e das tentações do pecado.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
A igreja precisa ficar atenta, vigiar contra as ciladas de satanás e as tentações do pecado. Lembre-se que existe uma guerra espiritual.
Hoje em dia muitos crentes estão vivendo de fachada, dentro da igreja vive de uma forma, mas na cidade dá mal testemunho, pratica coisas detestáveis aos olhos do Senhor, vivendo uma vida de religiosidade.
5 Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. 6 Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
O cristão que nasceu de novo, ele busca viver em santidade, ele tem ódio pelo pecado, ele reconhece e se entristece com o pecado.
3. Muitos crentes estão deixando de viver a Palavra de Deus e serão castigados pelo Senhor (v.3)
3. Muitos crentes estão deixando de viver a Palavra de Deus e serão castigados pelo Senhor (v.3)
Na igreja de Sardes havia muitos membros que estavam deixando de viver a Palavra de Deus em suas vidas, muitos estavam sendo apenas ouvintes e se esquecendo de praticar os ensinos do Senhor Jesus.
O texto transmite três imperativos, ou seja, três ordens:
A primeira é lembre-se, ou seja, não deixe de recordar do que você recebeu e ouviu, isso significa que eles receberam a Palavra de Deus, eles foram ensinados e instruídos a viverem conforme as Escrituras.
A segunda ordem é guardar/ obedecer, não deixe de viver conforme a mensagem do evangelho.
A terceira ordem é arrepender-se, o Senhor Jesus chama a sua igreja ao arrependimento, ou seja, mudança de mente, isso quer dizer uma mudança de coração em seu interior.
Jesus afirma que se a igreja não ficar atenta, ele virá como um ladrão, ou seja, no momento em que ninguém está esperando para julgar a sua igreja.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Quando a igreja está morta ou está dormindo, perde-se o interesse em aprender a Palavra de Deus, de meditar nas Escrituras. Mas quando o avivamento acontece a igreja volta os seus olhos para a Palavra de Deus, ela tem sede e fome pela Palavra, tem sede de orar de buscar ao Senhor, tem fervor espiritual. Porque não existe avivamento sem as Escrituras Sagradas.
4. Os crentes estão se contaminando com o mundo (v. 4 a)
4. Os crentes estão se contaminando com o mundo (v. 4 a)
As vestes sujas, significa que alguns tinham se contaminado com o mundanismo e com o pecado. Desse modo, eles não estavam vivendo em santidade, mas vivendo conforme as coisas do mundo.
O avivamento acontece quando os crentes deixam de praticar as coisas das trevas e voltam-se para Deus.
3° Jesus recompensa a igreja que experimenta o avivamento
3° Jesus recompensa a igreja que experimenta o avivamento
Apocalipse 3.4–6
4 “No entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos.
5 O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.
6 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
1. Terá honra no céu (v. 4 b - 5a)
1. Terá honra no céu (v. 4 b - 5a)
Aqueles que não contaminaram as suas vestes, irão andar com Jesus vestidos de brancos. Isso significa que o vencedor receberá vestes brancas, como simbolo de pureza, de festa e vitória. Esse sinal também é de honra, ou seja, o vencedor é digno, ele merece ser honrado no céu, pois perseverou até o fim.
Para isso acontecer o cristão precisa viver em santidade e não se contaminar com o pecado e nem com as coisas desse mundo. Diante disso, vale a pena viver uma vida que agrada ao Senhor.
2. Será proclamado no céu por Jesus (v. 5)
2. Será proclamado no céu por Jesus (v. 5)
O vencedor não terá o nome apagado do livro da vida, porque o seu nome já está escrito lá. Aquele que morre nessa terra é tirado o atestado de óbito dessa pessoa, para constatar que ela não está mais viva, tirando o nome dela dos vivos. Na igreja tira o nome da pessoa do rol de membros. Mas o verdadeiro salvo, o vencedor tem a garantia de que o seu nome está escrito no livro da vida.
Aqueles que estão mortos espiritualmente, não tem o seu nome escrito no livro da vida, pode até ter o seu nome no rol de membros de uma igreja aqui na terra. Isso quer dizer, que é possível ser membro de uma igreja e não está com o nome registrado no livro da vida.
Jesus Cristo irá reconhecer o vencedor diante do pai e dos anjos, mas isso acontecerá só com aqueles que não se envergonham do nome de Jesus.
32 “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. 33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Aqueles que tem ouvidos ouça, o que o Espírito Santo está dizendo. Essas palavras não são do pastor, mas do Senhor Jesus Cristo.
Conclusão
Conclusão
A igreja de Sardes necessitava de um avivamento, os crentes dessa igreja estavam mortos espiritualmente, vivendo de aparência, muitos estavam no rol de membros da igreja, mas não eram convertidos, eles estavam vivendo no pecado, deixando de viver a santidade. Os crentes de Sardes perderam o apetite espiritual, a fome pela Palavra de Deus, não estavam obedecendo o evangelho de Jesus Cristo. A igreja de Sardes não recebeu nenhum elogio da parte de Jesus.
A igreja dos dias atuais precisa de um avivamento, muitos igrejas estão frias e mortas espiritualmente, porque existe algo errado, os membros precisam se quebrantar diante do Senhor, se arrepender dos seus pecados e viver a santidade de Deus. Muitas igrejas estão regredindo, ficando para trás, não estão crescendo, isso não é normal. A solução é o avivamento baseado na Palavra de Deus.
A igreja deve orar como Billy Graham. Ele um jovem de 22 anos, saiu com a sua turma de faculdade, foi a Inglaterra e visitou o local onde John Wesley e sua família morava. E ao chegar lá, Billy Graham vê que ao lado da cama de John Wesley tinha uns pequenos círculos onde o tapete estava desgastados, esse local era onde John Wesley orou por avivamento na Inglaterra. Ao chegar no ônibus o professor percebeu que faltava um aluno, subiu as escadas e viu Billy ajoelhado no mesmo local que John Wesley e ora: “Faz de novo, Senhor! Faz de novo”. O professor colocou as mãos no ombro do rapaz e disse: “Vamos, Billy, temos que ir embora”.
Billy Graham orou por avivamento, a igreja dos dias atuais precisa orar por avivamento, precisa ser despertada, muitos estão mortos ou dormindo.
Se Jesus escrevesse para a igreja batista de Senador José Porfírio, o que Ele iria dizer a respeito dela? Será que ela está morta? Será que ela está dormindo? Que possamos viver de acordo com a Palavra de Deus.
Aplicação
Aplicação
Você precisa viver de forma íntegra e em santidade diante do Senhor. Por isso, confesse e arrepende-se dos seus pecados.
Você como servo de Deus, busque o avivamento diante de Deus, pedi ao Senhor para que você tenha fome e sede de orar e meditar na Palavra de Deus.
47 Tenho prazer nos teus mandamentos;
eu os amo.
48 A ti levanto minhas mãos
e medito nos teus decretos.
Busque viver conforme a Palavra de Deus e não se contamine com as coisas desse mundo.