JESUS, O NOSSO MAIOR EXEMPLO
Marcos 1.9-13
A grande mensagem de Marcos é mostrar a estupenda verdade de que o Filho de Deus entrou no mundo como servo e veio para dar sua vida pelos pecadores. Jesus nasce pobre, num lar pobre, de uma mãe pobre, numa cidade pobre, para identificar-se com homens pobres. O Pai declara o seu amor pelo Filho, autentificando o seu ministério. A palavra “amado” não somente declara afeição, mas também traz a ideia de singularidade.64 O Pai ama ao Filho, e todas as cousas tem confiado às suas mãos (Jo 3.35). A voz do céu proclama o inefável amor que existe entre o Pai e o Filho. A voz do céu aponta a completa aprovação do Pai à missão de Cristo como mediador e substituto.
Satanás não é um ser mítico e lendário, ele não é uma ideia subjetiva nem uma energia negativa. Ele é um anjo caído, um ser maligno, perverso, assassino, ladrão e mentiroso. Ele é a antiga serpente, o dragão vermelho, o leão que ruge, o destruidor, o deus deste século, o príncipe da potestade do ar, o espírito que atua nos filhos da desobediência. Esse ser maligno age sem trégua procurando, por todos os meios, atingir a todas as pessoas, em todos os lugares, em todos os tempos. Seu grande alvo é perseguir o amado Filho de Deus e sua noiva, a igreja. Sua obsessão é frustrar o soberano propósito de Deus.
Esse arqui-inimigo foi quem tentou Adão e Eva no jardim e os persuadiu a pecar. Foi ele quem tentou Jesus no deserto e foi derrotado. O primeiro Adão fracassou num jardim, o último Adão triunfou no deserto. O verbo “sendo tentado”, peirazómenos, descreve uma ação contínua, visto que Jesus foi tentado durante os quarenta dias.
as feras. Aquele deserto era um lugar onde viviam hienas, lobos, serpentes, chacais, panteras e leões. William Hendriksen diz que a região onde Jesus jejuou e foi tentado constituía um cenário de abandono e perigo, um meio ambiente completamente oposto ao Paraíso, onde o primeiro Adão foi tentado. Feras perigosas agravavam ainda mais esse tempo de prova. Não apenas no reino espiritual Jesus estava sendo tentado, mas o reino animal também conspirava contra ele. Possivelmente, Satanás tentou Jesus pelo medo e urgente desejo de voltar à civilização. É digno mencionar que Adão e Eva caíram num jardim, onde todas as suas necessidades eram supridas e todos os animais eram dóceis. Jesus triunfou sobre o diabo num deserto, onde todas as suas necessidades não estavam supridas e todos os animais eram feras.93