(Êx 20:12) Quinto Mandamento: Respeite as autoridades
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
O quinto mandamento é o início da Segunda tábua da Lei e diz respeito ao amor ao próximo
A primeira tábua trata do nosso primeiro relacionamento, que é o nosso relacionamento com Deus, o doador da vida, depois, na segunda tábua temos o nosso relacionamento com próximo, e antes de tudo, com nossos pais. O relacionamento com os pais é o canal pelo qual Deus doa vida. Nenhum outro relacionamento humano é tão fundamental como relacionamento entre pais e filhos.
Este mandamento não trata apenas do nosso relacionamento com nossos pais, mas com todas as autoridades. Ele destaca o relacionamento com os pais porque toda autoridade está fundamentada aqui. Então temos autoridades em 4 áreas pelo menos: na família, na sociedade (no trabalho), no estado e na igreja.
Honrar. A palavra literalmente é “pesado”, é a mesma palavra para glória. Dar honra aos pais significa dar devido peso à sua posição. Dar-lhes o reconhecimento que eles merecem pela autoriddade que Deus lhes deu. Honrar signiffica respeitar, estimar, valorizar e apreciar pais e mães como dádivas de Deus.
Deuteronômio 21.18–19 “Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta,” Deuteronômio 21.21 “Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá.”
2Timóteo 3.1–2 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes,”
Provérbios 6.20 “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe;”
Se prolonguem os seus dias. Honrar nossos pais serve ao nosso próprio interesse.
Quando a Bíblia fala sobre uma longa vida na terra, ela não fala apenas sobre a idade que as pessoas têm quando morrem. A expressão “prolongar os dias na terra” é uma expressão hebraica para plenitude da bênção de Deus. Significa ter uma vvida abundante.
Efésios 6.1–4 “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
Entre todas as maneiras como os ffilhos honram seus pais, a mais importante é ouvir o que eles dizem sobre Deus e o caminho da salvação.
Provérbios 1.8 “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.”
Provérbios 3.1–2 “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.”
Honra a quem merece honra. O BCW, p.64 diz: “O quinto mandamento exige a conservação da honra e o desempenho dos deveres pertencentes a cada um em suas diferentes condições e relações, como superiores, inferiores ou iguais”.
Quando Deus nos ordena a respeitas nossos pais, ele nos instrui também a respeitas qualquer um que tenha autoridade legítima sobre nós.
Os israelitas se referiam, por exemplo, ao rei, como seu pai: 1Samuel 24.11 “Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão. No fato de haver eu cortado a orla do teu manto sem te matar, reconhece e vê que não há em mim nem mal nem rebeldia, e não pequei contra ti, ainda que andas à caça da minha vida para ma tirares.”
2Reis 2.12 “O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.”
Atos dos Apóstolos 7.2 “Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã,”
1Pedro 2.13 “Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano,” 1Pedro 2.17 “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.”
Honrar o rei significa respeitar os oficiais da lei e representantes do Estado. Significa orar pelos políticos. Significa obedecer as leis do governo e pagar nossos impostas. Romanos 13.1 “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.”
No trabalho: Efésios 6.5 “Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,” Efésios 6.8 “certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.”
Na igreja: Hebreus 13.17 “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”
Então, honrar pai e mãe significa falar bem deles aos amigos. Significa ouvir o que dizem, inclusive suas advertências sobre passar tempo com os amigos errados ou experimentar coisas que podem causar danos físicos e espirituais permanentes. Significa, também, conversar com os pais, informando-os sobre o que está acontecendo. Pedir sua opinião e ouvi-los. E significa cuidar dos pais na velhice ou situações parecidas.
Provérbios 23.22 “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.”
Pais, não provoqueis. Mas o mandamento também serve para os pais.
Efésios 6.4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
Colossenses 3.21 “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”
Os também pais devem criar bem seus filhos, para que esperem honra deles. Os pais devem educar, disciplinar, e não provocar a ira dos filhos. Essa ordem está baseada no quinto mandamento.
Os filhos não devem usar como desculpa uma relação reuim com os pais para pecar contra o Senhor.
Essa geração talvez seja a pior geração no que diz respeito ao relacionamento com os pais. Mas indepedente disso, do péssimo relacionamento ou exemplo dos pais, devem buscar sempre honrar a Deus.
Mateus 10.37 “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;”
Não devemos ceder à revolução que quer destruir a família. Devemos lutar por nossa família. Orar por eles. Essa força vem do Senhor.
Devemos lembre que Cristo foi um Filho perfeito. Apesar de não conseguir fazer o que deveríamos fazer perfeitamente, Jesus fez. Ele obedeceu e honrou seu Pai, o Pai amou o Filho. Jesus se entregou conforme o Pai havia ordenado. Ele guardou a Lei perfeitamente. E foi castigado no momento oportuno, e isso por causa da nossa desobediência. E é assim que a gente salvo. Porque um Filho honrou ao seu Pai. Amém!