SABER SOBRE DEUS É DIFERENTE DE CONHECÊ-LO (SE)
Evangelho de João • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Saber sobre Deus , não é conhecer a Deus.
Saber sobre Deus , não é conhecer a Deus.
Base: João 3: 1-21 ( Encontro de JC com Nicodemos)
Introdução
Introdução
Nicodemos era um Fariseu (Membro do sinédrio) que verdadeiramente queria agradar a Deus. Era um mestre respeitado pelos demais Judeus.
Seu encontro a noite por indicar que ele não queria ser visto se consultar com outro mestre. Ou temendo a reação de seus colegas do Sinédrio. Mas, ele não se prendeu a isso e foi ao encontro de Jesus. Ou como João não dá mais detalhes sobre isso pode ser apenas pelo fato de que a noite as conversas podia ser mais intensas e sem interrupções.
A sinceridade dele era real. Em João 19.38–40 Quando do sepultamento de JC ele estava entre os discípulos. “Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo. Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés. Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento.”
Chama a atenção o fato de que os maiorais entre os judeus por vezes chamavam JC de Rabi (Mestre) Mesmo sendo ele originário da Galileia. Talvez seja devido os sinais que JC produzia.
1- Nicodemos não chega fazer uma pergunta.
1- Nicodemos não chega fazer uma pergunta.
v2- Ele expõe para JC sua inquietação. João 3.2 “Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.” ele queria saber se JC era apenas um mestre ou algo mais. Eles viviam um ambiente de espera da chagada repentina do “messias”.
Aplicação: Dentro de nós arde todo tipo de dúvidas. Somos inseguros em relação a diversos assuntos. Poucos tem a coragem de Nicodemos para levar suas dúvidas a Deus. Muitos só procuram ajuda quando tudo está perdido.
2- Jesus não responde sobre o que Deixava Nicodemos Inquieto, Jesus responde sobre o que ele precisava ouvir.
2- Jesus não responde sobre o que Deixava Nicodemos Inquieto, Jesus responde sobre o que ele precisava ouvir.
No v3 JC deixa aquele “teólogo” desconsertado com uma afirmação: João 3.3 “Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.” Nenhuma sabedoria humana pode levar o homem a Deus, ele pensava saber TUDO sobre Deus e serem os únicos que podiam “validar” sinais e milagres.
Aplicação: O homem “melhorado” não significa nada para Deus. Ele precisa ser “Gerado de novo”. Muitos buscam se aproximar de Deus abrindo mão de vícios e alguns pecados. Não se engane você precisa morrer para o velho homem.
A mente de Nicodemos pensava nas coisa sob o filtro humana da lógica v4 “voltar ao ventre” a afirmação de JC não fazia sentido para ele.
3- Água e Espírito
3- Água e Espírito
No v5 JC diz que este novo nascimento precisa ser vindo de Deus passando pela Água e pelo Espírito. João 3.5 “Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.”
Nicodemos e todos os fariseus conheciam João Batista, e seu batismo de arrependimento. Eles próprios criavam rituais e mais rituais de purificação para limpar o homem da sua imundice de pecados. O novo nascimento inicia por um profundo reconhecimento que se é pecador e pelo arrependimento.
E é plenamente concluído pelo ES.
Isaías 33.14 “Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna?””
Ezequiel 36.25–27 “Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.”
Nos v6-7 Jesus amplia este conceito, afirmando que os homens (Todos) nascidos na “carne” são apenas “carne” na linguagem bíblica - Separados de Deus. É necessário nascer do ES para viver uma existência espiritual eterna.
Aplicação: O batismo é justamente a declaração pública disto. Quando morremos para nossa antiga vida de pecados e passamos a viver uma nova vida em Cristo.
4- Vento do Espírito
4- Vento do Espírito
No v8 temos uma ilustração de JC. As palavra gregas para vento e espírito são as mesmas RUAH e PNEUMA. Vejamos o paralelo proposto por JC:
a) A realidade do vento é ao mesmo tempo enigmática e inegável. (ES é real e atua na vida do ser humano)
b) Não podemos dizer de onde o vento vem e nem para onde vai. Nenhum ser humano pode controlar o vento. ( O ES é soberano)
c) Podemos reconhecer o vento, não por enxergá-lo. Mas, por sentir seu toque e por ouvir sua “voz”. (Nós enxergamos o ES quando este toca em alguém FRUTOS DO ES, ele é audível ao tocar nas pessoas)
5- Guias cegos
5- Guias cegos
Quando por fim Nicodemos faz uma pergunta V9 ele quer saber como se processa a salvação.
JC lhe repreende, como pode um guia respeitado por “conhecer” sobre Deus não saber! GUIA CEGO. A cegueira dos fariseus e mestres da lei estavam levando o povo para um abismo.
JC poderia ter dito: Vai ler Ezequiel 36.
v11-13 JC diz “nós” se referindo a todos os profetas que durante anos anunciaram arrependimento e salvação. Fale de si mesmo como o Deus encarnado todo de todo saber.
6- Paixão, Páscoa e Pentecostes
6- Paixão, Páscoa e Pentecostes
Nos v.14-15 JC chega ao ponto mais importante daquela conversa. Quando vai falar de sua missão, de seu plano de resgate do homem separado de Deus.
João 3.14–15 “Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.”
O povo estava sendo morto no deserto por picadas de cobras, Deus manda fazer uma serpente de bronze e fixada em uma madeira. Quando alguém condenado a norte pela picada da serpente olhava para o serpente de bronze era curada. Era uma maneira DIDÁTICA de Deus ensinar o povo que o libertador que livraria todo homem da morte eterna causada pelo pecado seria pregado em um madeiro.
Citar trechos: Romanos 8.1–4 “Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
Antes do Pentecostes (da descida do ES), viria primeiro o sofrimento (JC foi torturtado) e depois a Páscoa (JC teria que ser Sacrificado).
Ilustração: Para recebermos o consolar, um preço foi pago. Muitos buscam e até se rivalizam por dons do ES. Sem nenhuma reverencia ao preço pago para termos o ES derramado sobre nós.
7- Maior amor
7- Maior amor
JC repete e aprofunda a declaração de sua missão ao deixar clara a ORIGEM e MOTIVAÇÃO: “Amou de tal maneira” ou “tanto amou”.
Nossa salvação inicia no fato de Deus nos amar: Intensamente, incompreensivelmente, profunda e poderosamente. (repetir isso 1ª PS)
Mundo - Caído pecador e rebelado.
Deu - Foi por graça unilateral de Deus
Único filho - Dimensão do amor de Deus
Crer - É a unica ação exigida do ser humano.
Não Pereça - Deus não deseja que ninguém se perca.
Vida Eterna - Volta ao estado original. (religado)
8 - Caminho para Deus
8 - Caminho para Deus
v17 - JC poderia. Mas, não veio para nos condenar. Mas, para salvar.
v18 -
Realidade do homem: Quem não crê e aceita JC já está condenado. Não se engane conhecer sobre Deus não faz de vc filho.
Quer crê não é condenado a morte eterna.
v19 - 21 -
Realidade do homem: Amam as trevas e negam a luz e estão condenados.
Mas, quem crê e ama a luz (JC) vem para luz e por isso é salvo e liberto da condenação.
Conclusão
Conclusão
Nicodemos teve um encontro com JC, cheio de duvidas e problemas para resolver em sua vida. Sabemos que ele creu em JC e se tornou um de seus discípulos. Você está hoje na mesma situação que ele. Qual será sua resposta?