Uma Igreja Missional

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript
A IGREJA MISSIONAL
Uma igreja missional é definida como uma comunidade que está em busca constante de envolvimento com a missão de Deus no mundo. O povo de Deus é visto como enviado em missão.
Na igreja missional todos se percebem como participantes desse chamado. A missão é de Deus. A igreja é criada para ser um sinal e instrumento de Deus em favor do mundo. Essa atividade de Deus no mundo diz respeito tanto a restauração das pessoas para com Ele, como das pessoas com outras pessoas e ainda das pessoas com toda a criação.
O Deus-Pai enviou Jesus ao mundo para resgatá-lo. Jesus veio anunciar o reino de Deus (ou o que muitos chamam de o reinado redentor de Deus).
Como o Pai enviou o Filho, o Filho enviou o Espírito para o mundo. O Espírito criou a igreja e a envia ao mundo como participante com Deus na redenção de toda a criação. A igreja existe para proclamar e manifestar o Reino de Deus e experimentar em sua própria vida a presença deste reino, caracterizada pela justiça, amor e misericórdia.
A vida congregacional assume um novo significado quando ela tem como foco preparar o povo de Deus para participar da ação de Deus em favor do mundo.
Não estamos construindo a igreja como instituição, mas vivendo como um sinal transformador do reino de Deus.
Igrejas missionais percebem a si mesmas não tanto como enviadoras, mas como sendo [elas mesmas] enviadas.
Toda igreja é enviada, e não uns poucos. A igreja missional vive para a missão e missões é uma das suas dimensões. Outras dimensões são o ensino, serviço, comunhão e adoração.
Hoje em vez de discípulos, os cristãos são membros de igreja. Essa membresia constrói um corpo estático que perde seu caráter de peregrino. O dinamismo missional – “e sereis minhas testemunhas tanto em” (At 1.8).
A igreja não é um lugar (prédio) aonde as pessoas vão, mas é o que que as pessoas são. Devemos dizer: Eu não vou à igreja, mas sou a igreja!
Missão é a natureza essencial da Igreja
Uma congregação missional permite que a missão de Deus permeie tudo o que ela faz – da adoração ao testemunho, formando membros para o discipulado. A missão preenche a lacuna entre o alcance [para fora] e a vida congregacional [para dentro], já que, em sua vida comunitária, a igreja encarna a missão de Deus.
Missão não é uma função da igreja, mas seu propósito de existir. Missão como apenas uma função pode ser vista na maneira como muitas igrejas têm um departamento de missão. Missão não se trata de departamento, mas de sua essência e a igreja não existe para outra finalidade.
A igreja é o povo missional de Deus onde todos são preparados e equipados para participar na missão de Deus no mundo.
O culto, governo da igreja e a formação espiritual de adultos e crianças (discipulado) tomam um novo significado. Nos reunimos em adoração, classes, pequenos grupos para desenvolver a nossa própria fé, discernir a nossa vocação, e planejar juntos como vamos viver nosso chamado em nossa comunidade e em nossas esferas de influência.
A igreja missional vive como um sinal da presença de Deus no mundo através de todas as suas atividades como adoração, estudo da Bíblia, ministérios com as crianças/jovens, o cuidado um do outro, assumem um significado mais profundo. O foco dessas atividades está em ajudar as pessoas a desenvolverem sua fé e identificarem sua vocação/dom para o serviço. Um serviço que é vivido em ministérios nas instalações da igreja e mais além.
Na igreja missional, o papel do pastor e lideranças é “preparar os santos para a obra do ministério” (Ef 4.12). Trata-se do ministério comum a todos. Qual? “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação” (2Co 5.18). Todo discípulo tem esse ministério – o ministério da reconciliação – das pessoas para com Deus, com elas mesmas e com a criação. Quem prepara os santos (discípulos) para essa obra? Pastores e mestres! É claro que você, como discípulo maduro de Jesus, pode e deve buscar essa preparação, mas os pastores e mestres não podem se esquecer dessa tarefa, porque “todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Ef 4.16).
A tarefa prioritária de um pastor é mobilizar, capacitar e supervisionar o povo de Deus para que seja um povo missional.
As três definições de igreja missional a seguir nos ajudam muito a compreender também nossa tarefa como agentes missionais do reino de Deus.
Missão não é apenas uma atividade da igreja. Em vez disso, a missão é o resultado da iniciativa de Deus, enraizada nos propósitos de Deus para restaurar e curar a criação. “Missão” significa “envio”, e esse tema central da Bíblia descreve a finalidade da ação de Deus na história humana… Nós aprendemos a falar de Deus como um “Deus missionário”. Assim aprendemos a compreender a igreja como “pessoas enviadas”. “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio ao mundo” (Jo 20.21). (Guder, 2998, p. 4)
Temos que distinguir entre missão (singular) e missões (plural). O primeiro refere-se principalmente à missio Dei (missão de Deus), isto é, a auto-revelação de Deus como Aquele que ama o mundo, o envolvimento de Deus no e com o mundo, a natureza e atividade de Deus, que abrange tanto a Igreja como o mundo, e em que a igreja tem o privilégio de participar. 
Missio Dei enuncia a boa notícia de que Deus é um Deus-para-pessoas. Missões (empreendimentos missionários da igreja) se referem a formas particulares, relacionadas com horários específicos, lugares ou necessidades, de participação na missio Dei. (Bosch, 1991, p. 10)
A igreja, como o povo de Deus no mundo, é inerentemente uma igreja missionária. É a participação plena na obra redentora do Filho enquanto o Espírito cria, guia e ensina a Igreja a viver como as pessoas distintas de Deus. Com esse entendimento, a missão deixa de ser uma função da igreja para descrever sua natureza essencial… (Van Gelder, 2000, p. 31)
 
Conclusão
Deus é quem tem uma missão para com o mundo e quer realizá-la através de nós e sua igreja. Nossa missão é cumprir a missão de Deus no mundo. Nós já estamos em missão. Você já foi enviado: “assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”! Você é um agente missional de Deus para a transformação das pessoas e do mundo. Sem isso, sua igreja jamais será uma igreja missional.
É fundamental discernir o papel e a presença da liderança na igreja. Infelizmente ainda funcionamos com a mentalidade do líder burocrático, eleito para atuar na igreja.
Ninguém deveria ser líder na igreja se fosse a serviço da missão de Deus. Isso passa fundamentalmente pela visão pastoral. É, sim, responsabilidade pastoral mobilizar, treinar e capacitar a liderança a partir de tal e para tal visão.
Uma liderança que não está a serviço de Deus e de sua missão tende a ser causadora de problemas e dona da igreja.
Related Media
See more
Related Sermons
See more