A PRÁTICA DA PACIENCIA - Tiago 5.7-11

A prática da fé  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 70 views
Notes
Transcript

CONTEXTO

Na mensagem anterior nos vs.1—6, vimos a admoestação de Tiago aos ricos desse mundo. Como falei, essa sessão se dedica a uma exortação geral aos ricos desse mundo, pois ele não inicia a sessão como a palavra “irmãos” como costuma fazer na maioria das sessoes do livro.
O inicio do cap. 5 é marcado por uma séria palavra de advertência que dá o tom do restante da passagem. Aqui há promessa é de castigo e calamidades.
A primeira dmoestação é pela maneira ilícita pela qual eles adquiriam riqueza, atravez de desonestidade pela opressão dos pobres.
A segunda admoestação e pela forma com que gastavam seu dinheiro, somente pensando no conforto e prazer pessoal., ou seja, a riqueza era usada de forma egoísta.
O ponto chave aqui é: O problema nâo é a riqueza em si, mas como eu estou obtendo-a e também como eu vou gastar essa riqueza!

Diante da avareza humana, somos exortados á prática da paciência e encorajados a perseverar em oração no Senhor.”

INTRODUÇÃO

Hoje veremos o ensino de Tiago sobre a PACIÊNCIA, e como precisamos aprender sobre isso.
Como é difícil sermos pacientes nesses tempos que as coisas acontecem na velocidade de um click! Niguem mais quer esperar, até a comida tem que ser Fastfood.
Em 2020 e 2021 passamos por um verdadeiro teste de paciencia durante a quarentena da pandemia. Era necessário ficar em casa sem ir à igreja, sem poder ir passear, trancados olhando para uma TV que só passava coisas ruins... Nunca a paciência foi tão importante e necessária!
Muitas passagens nas escrituras mostram que a paciência é uma qualidade importante para a vida cristã, o NT testamento fala muito disso, pelo menos 37 vezes.
Tiago, ao focar na pratica da fé, também nos exorta a sermos pacientes. Vejamos os tres ensinos que ele traz sobre a paciência.
Obs: A partir daqui ele retoma o tramento de chamar os leitores de “irmâo”.
Nesse ponto do livro, ele começa a se encaminhar para o encerramento da carta, por isso ele retoma o assunto que permeia contexto geral da epistola que é de provações e sofrimentos (1:2-4).

I — PACIÊNCIA PARA AGUARDAR A VINDA DO SENHOR (V.7-8)

V.7 — Devemos ser pacientes diante das provas e sofrimentos dessa vida porque aguardamos algo infinitamente melhor no porvir! Aguardamos a vinda do nosso Senhor!
A mensagem principal aqui é que esse dia vai chegar, isso deve nos motivar a continuar cominhando em nossa fé. No capitulo 1 ele começa falando da perseverança, agora da paciencia. Essas duas atitudes estão relacionadas e são motivadas por essa esperança na volta do Senhor. Rm 5.1-5 nos mostra esse processo.
Romanos 5.1–5 ARA
Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Algo que tenho observado é que muitos pastores não tem falado sobre a volta de Cristo nesse momento em que varios sinais da volta de Cristo estão evidentes, eles estão mais preocupados em dizer que as coisas vão melhorar aqui na Terra.
Se a nossa esperança se limita só as coisas dessa terra, somos os mais infelizes de todos os homens (1Co 15:19).
1Coríntios 15.19 ARA
Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
Tiago usa a ilustração de um agricultor. O agricultor planta a semente pensando no delicioso fruto. Mas para colher ele precisa de fé e paciência!
A chuva temporã e a serôdia eram as primeiras e as ultimas chuvas, ele plantava com fé que Deus enviaria a chuva! Muitas vezes precisava esperar meses até começar a colher os primeiros frutos, não havia fast food!
V.8 — O ensino da paciência está ligado a fortalecer o nosso coração para aguardar a volta do Senhor e não que as coisas melhorem aqui. Fortalecer o coração = ter uma disposição favorável. Ver Isaias 35:3-4.
Isaías 35.3–4 ARA
Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.

II — PACIÊNCIA PARA COM NOSSOS IRMÃOS (V.9)

V.10 — A falta de paciência nos leva a vacilar e a murmurar contra os nossos irmãos. Reclamamos dos irmãos, reclamamos do pastor, reclamamos da igreja…
Somos tão rapidos em criticar o povo de Deus no deserto na época do êxodo, e nos somos diferentes? Em 2Pe 3:3-4 diz que já naquela época alguns estavam perdendo a paciência, achavam que Cristo estava demorando.
2Pedro 3.3–4 ARA
tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Outros já estavam deixando até de se congregar (isso começa com as queixas). A exortação de Hebreus é que não devemos perder de vista a esperança na volta do Senhor – Hb 10:23-25.
Hebreus 10.23–25 ARA
Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
Ao invés de murmurar contra os irmãos, devemos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras a medida que a volta do Senhor, o juiz, se aproxima.
Lembremos que ele é o juiz e nâo nós! (Tg 4.11).

III — PACIENCIA PARA SUPORTAR OS SOFRIMENTOS (V.10-11)

V.10 – Enquanto o senhor não volta estamos sujeitos aos sofrimentos dessa terra amaldiçoada pelo pecado, principalmente para aqueles que querem ser fieis a Deus.
O sofrimento na vida daqueles que procuram agradar a Deus não é uma novidade, foi assim também no AT (v.10). Devemos seguir o exemplo dos profetas. Elias, Jeremias e tantos outros.
Em 2Tm 3:12 Paulo disse que “todos os que querem viver piedosamente em Cristo Jesus padecerão perseguição”. Essa é a realidade que a Biblia apresenta, nós é que estamos mal-acostumados porque queremos a paz e o conforto desse mundo!
O apostolo João nos admoesta a não amarmos esse mundo nem o que há nesse mundo porque vamos tirar o foco das coisas de Deus.
V.11 — A promessa é de felicidade para quem persevera firme sem olhar para traz! Cristo vai voltar meus irmãos, não podemos retroceder mesmo diante dos sofrimentos Tiago finaliza com a ilustração de Jó, que passou por todos os tipos de sofrimentos possíveis: perdeu os filhos, os bens e a saúde.... e qual foi o veredito de Deus? (Jó 1:22).
Jó 1.22 ARA
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Tiago diz para atentarmos no fim que teve Jó, qual foi esse fim? Deus o recompensou grandemente por sua paciência em meio ao sofrimento (Jó 42:10).
Jó 42.10 ARA
Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.

CONCLUSÃO

Três ensinos sobre a paciência:
1. PACIÊNCIA PARA AGUARDAR A VINDA DO SENHOR
2. PACIENCIA PARA COM OS IRMÃOS
3. PACIÊNCIA PARA SUPORTAR OS SOFRIMENTOS
Jesus ensinou que devemoss ter fé na sua volta, essa é a nossa esperança maior. Precisamos aguardar com paciencia, sem desanimar. Em Lucas 18.1-8 Ele ensina sobre a perseverança na oraçao, mas ao final revela que o contexto também é sua vinda para Reinar. Lucas 18.8
Lucas 18.8 ARA
Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?
Jesus também nos ensina a termos paciencia diante dos sofrimentos e confiar nele em Jo 16.33.
João 16.33 ARA
Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Jesus venceu o mundo, e tambem nos fortalece para que sejamos resilientes até aquele dia em que Ele mesmo voltará para reinar com justiça! Mateus 24.30-31
Mateus 24.30–31 ARA
Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Jesus vai voltar para buscar seus escolhidos, essa é a nossa maior esperança!

Related Media
See more
Related Sermons
See more