A mulher cananeia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 83 views

Mensagem ministrada na Alvorada de Oração de 08 de novembro de 2023

Notes
Transcript

Mateus 15.21–28 NVI
Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”. Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”. Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”. A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!” Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.
Fé. A fé, quando vivida e depositada na pessoa certa, transforma uma vida.
Esta mulher, cuja história está registrada no evangelho de Mateus, viu que apenas em Jesus encontraria ajuda.
Ela não era do povo de Israel, ela não fazia parte da cultura e da liturgia, era uma estrangeira, mas havia nela a percepção e a confiança de que apenas Cristo poderia mudar a situação de sua filha.
Jesus estava em meio ao seu ministério junto aos judeus. Como sabemos, muitos deles o rejeitaram. Isso foi registrado desde bem antes.
Isaías 53.3 diz:
Isaías 53.3 NVI
Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.
Quantas vezes, na nossa rotina, não fazemos o mesmo com Jesus?
Dia após dia, ignoramos o grande amor e o cuidado que ele tem por nós.
Parece que somos programados para buscar por nossa própria conta e risco a saída para os nossos problemas e medos.
Deus nos convida a olhar para a cruz. A solução para a nossa vida está na cruz.
Aquela mulher que, muito provavelmente, vivia à margem da sociedade fez a boa escolha e correu para aquele homem de dores.
Ela não armou resistência em seu coração. Fé é confiar sem resistências. É desarmar o exército de vozes contrárias que insiste em te afastar de Deus.
Jesus viu naquela entrega, naquela sincera declaração, uma fé muito grande. Um ato de coragem e de entrega.
Ter fé é ter a coragem de se entregar ao Deus que quer nos cuidar. A atitude e a resposta daquela mulher demonstram o quanto ela estava determinada. E Deus agiu, de modo que a filha dela, que estava endemoninhada, foi curada.
Quantos de nós creem que Deus ainda opera nos dias de hoje? O Senhor continua a operar grandemente. A nossa oração deve ser para que ele nos dê a sensibilidade e a percepção para entender o que ele tem realizado no mundo.
Ter fé é um ato de ousadia e de coragem, sobretudo, nos dias de hoje, em que somos bombardeados com a ideia de que somos autosuficientes e de que nós nos bastamos. Mas isso não é verdade. Somos totalmente dependentes de Deus, inclusive para termos fé.
A nossa oração deve ser como a do pai de um jovem possesso que está em Marcos 9. Aquele homem diz para Jesus: “Se pode fazer alguma coisa, tem compaixão e ajuda-nos”. Cristo responde: “Se poder? Tudo é possível ao que crê!”. A resposta daquele homem exemplifica a nossa dependência em Deus: E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!
Marcos 9:24.
Que assim sejamos nós, pessoas com corações rendidos e fé no Cristo que mudou e muda a nossa história.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.