Resistir até o Sangue

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

Hebreus 12. 1-4

Hebreus 12.1–4 AVM
1 Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. 2 Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. 3 Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo. 4 Ainda não tendes resistido até o sangue, na luta contra o pecado.

Contextualização Histórica

Quem escreveu?

Escritor de Hebreus

Quando escreveu?

60–69 d.C.

Quem são os destinatarios do livro?

Hebreus. Uma carta chamando os cristãos para serem fiéis a Cristo no meio da perseguição. O autor enfoca a suficiência de Jesus Cristo para sustentar o crente.

Qual é o propósito do livro?

Desafiar os crentes a permanecerem fiéis a Jesus, o sumo sacerdote que compartilhou seu sofrimento.
Resumo. Hebreus desafia os crentes a permanecerem focados em Jesus, que é superior aos anjos e sumos sacerdotes terrestres por causa de sua nova e melhor aliança, e que sustenta e recompensa a obediência fiel dos crentes.
Hebreus 2.9 (AVM)
9 Mas aquele que fora colocado por pouco tempo abaixo dos anjos, Jesus, nós o vemos, por sua Paixão e morte, coroado de glória e de honra. Assim, pela graça de Deus, a sua morte aproveita a todos os homens.

Contextualização literária

Qual é o genero literário?

Carta

Qual é a estrutura do livro?

1,1–14

1. Cristo, “superior aos anjos”

1,1–4

Introdução

1,5–14

Argumentação

2,1–4

Exortação

2,5–5,10

2. Cristo, “pontífice compassivo e fiel”

2,5–5,14

Como nosso irmão

3,1–6

Cristo é “pontífice fiel”

3,7–4,13

Exortação

4,14–5,10

Cristo, “Sumo sacerdote misericordioso”

5,1–6,12

Exortação

6,13–10,18

3. Cristo, “Sumo sacerdote segundo a ordem do Melquisedec”

6,13–20

Preâmbulo

7,1–28

“Segundo a ordem de Melquisedec”

8,1–9,28

“Definitivamente consagrado”

10,1–18

“Causa da salvação eterna”

10,19–39

Exortação

11,1–12,29

4. “A fé”

11,1–40

Os exemplos antigos

12,1–29

Exortação

13,1–25

5. Conclusão da carta

13,1–17

Exortações finais

13,18–25

Despedida

Onde o meu texto se encontra? (Antes e depois)

12,1–29

Exortação

Bíblia Ave-Maria Capítulo 11

Exemplo dos heróis do Antigo Testamento

Fala da fé como fundamento da esperança, uma certeza a reseito do que não se ve, homens e mulheres que o mundo não eram dignos de ter, que foram exemplos de fidelidadade e acreditaram nas promessaa de Deus e não facilaram na fé.

Contextualização teológica

Quais são as passagens biblicas que se relacionam com o meu texto?

1Coríntios 9.24 (AVM)
24 Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais.
Mateus 14.27–31 AVM
27 Mas Jesus logo lhes disse: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo!”. 28 Pedro tomou a palavra e falou: “Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti!”. 29 Ele disse-lhe: “Vem!”. Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. 30 Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”. 31 No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”.

Quais são os temas teológico-biblícos tratados em minha passagem?

A vida cristã é uma luta constante contra o pecado
Romanos 7.14–25 AVM
14 Sabemos, de fato, que a Lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado. 15 Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço. 16 E, se faço o que não quero, reconheço que a Lei é boa. 17 Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. 18 Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. 19 Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. 20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. 21 Encontro, pois, em mim esta Lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal. 22 Deleito-me na Lei de Deus, no íntimo do meu ser. 23 Sinto, porém, nos meus membros outra Lei, que luta contra a Lei do meu espírito e me prende à Lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?… 25 Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! 26 Assim, pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à Lei de Deus; de outro lado, por minha carne, sou escravo da Lei do pecado.
1Pedro 5.8–9 AVM
8 Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. 9 Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós.
Deus ajuda o seu povo a resistir ao pecado
Romanos 6.1–7 AVM
1 Então, que diremos? Permaneceremos no pecado, para que haja abundância da graça? 2 De modo algum. Nós, que já morremos ao pecado, como poderíamos ainda viver nele? 3 Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. 5 Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, o seremos igualmente por uma comum ressurreição. 6 Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado. 7 (Pois quem morreu, libertado está do pecado.)
Related Media
See more
Related Sermons
See more