A vinda do Anticristo

Carta de 1 João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

O apóstolo João é o autor dessa carta, devido a semelhança com o evangelho de João. Ele escreveu por volta de 90 a 95 d.C. Na cidade de Éfeso, onde estava pastoreando a igreja em seus últimos dias de vida.
João não escreveu para uma igreja específica, é nítido ver que ele usa as expressões “Filhinhos” ou “Amados”. Ele escreveu para as igrejas do século I, isso significa que é uma carta circular e geral.
O propósito dessa carta era para que os cristãos tivessem a certeza da salvação, isto é, não ficassem com dúvidas.
1João 5.13 NVI
13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
A igreja do século I estava sendo atacada com falsos ensinos, onde um grupo herético chamado “gnosticismo” estava ensinando:
1. Salvação é dada pelo conhecimento.
2. Negavam a encarnação de Jesus, pois eles acreditavam que a matéria era mau. No entendimento dos gnóstico Cristo era uma espécie de “fantasma”, por isso ele andou sobre o mar.
3. Deus é um ser transcendental que está acima de qualquer conhecimento, por isso não se relaciona com os homens.
4. Eles negavam a divindade de Jesus, pois de acordo com eles Cristo recebeu poder para perdoar os pecados no batismo, mas perdeu na crucificação.
João escreve para combater esse falso ensino.
1João 2.26 NVI
26 Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.
1João 4.1 NVI
1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Ideia Central

A igreja precisa ficar alerta contra os ensinos do anticristo, porque ele está agindo e tentando enganar a muitos.

Transição

Veremos três afirmações sobre a vinda do anticristo.

Desenvolvimento

1° O anticristo não pertence a igreja

1João 2.18–19
18 Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.
19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

1. O anticristo age nesse mundo (v. 18)

O apóstolo João afirma que esta é a última hora, ou seja, é o tempo entre a primeira vinda e a segunda vinda de Cristo, isso significa os últimos tempos.
A palavra “anticristo” descreve alguém que virá e lutará contra o povo de Deus, a fim de querer ser como o próprio Deus, isso significa que ele deseja assumir o trono de Deus. Esse anticristo virá no fim dos tempos, quando ele aparecer em Israel.
O anticristo já está agindo nesse mundo. Porque Jesus afirma que muitos anticristos virão, ou seja, falsos mestres, apresentando-se em nome de Cristo, fazendo sinais e engando a muitos. Então existem muitos falsos profetas e falsos mestres agindo nesse mundo e nesse tempo em que a igreja está vivendo.
Mateus 24.5 NVI
5 Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos.
Mateus 24.11 NVI
11 e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.
Mateus 24.24 NVI
24 Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.
Jesus afirma que o anticristo é “a abominável desolação” ou “o sacrilégio terrível”.
Mateus 24.15 NVI
15 “Assim, quando vocês virem ‘o sacrilégio terrível’, do qual falou o profeta Daniel, no Lugar Santo — quem lê, entenda —
Paulo diz que ele é o filho da perdição, o homem do pecado e o homem perverso.
2Tessalonicenses 2.3 NVI
3 Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição.
2Tessalonicenses 2.8 NVI
8 Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda.
Ele virá no poder de Satanás, com sinais milagrosos e enganadores
2Tessalonicenses 2.9–10 NVI
9 A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. 10 Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

2. O anticristo não vive em comunhão com a igreja (v.19)

O anticristo saiu do meio da igreja, onde muitos falsos mestres e falsos profetas, estavam dentro da igreja, mas começaram a pregar heresias (falsos ensinos), se opondo aos ensinos de Jesus Cristo. Eles deixaram a comunhão com a igreja e saíram, porque era na verdade bode disfarçado de ovelhas. Isso significa que eles estavam vivendo de aparência e quando saíram as suas máscaras caíram.

2° Existe diferença entre o cristão e o anticristo

1João 2.20–23
20 Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.
21 Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade.
22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho.
23 Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

1. O servo de Deus tem a unção (v. 20)

O apóstolo João fala a respeito da unção, no AT ela se refere ao óleo que era usado para ungir os reis e os sacerdotes. No NT é atribuída ao Espírito Santo. Essa unção vem da parte de Deus e de Jesus Cristo. Os verdadeiros cristãos tem o Espírito Santo de Deus em suas vidas e jamais serão influenciados pelo anticristo.
Efésios 1.13 NVI
13 Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa,

2. O cristão tem o conhecimento (v. 20 b -21)

O gnosticismo ensina a salvação por meio do conhecimento. Mas o apóstolo João diz que os verdadeiros cristãos têm o conhecimento da verdade, pois a verdade os libertou das trevas, eles vivem na luz e tem comunhão com o Pai Celestial.

3. O anticristo é mentiroso, nega a Deus e a Jesus (v. 22-23)

O anticristo vive nas trevas, longe de Deus. Por isso ele é um mentiroso, nunca conheceu a verdade, porque ele nega Jesus é o Cristo, ou seja, ele nega que Jesus é Deus e que jamais se fez homem.
O movimento gnóstico dizia que Jesus não se fez homem, porque a matéria é má. Isso é heresia, pois Jesus se fez homem e Ele é o próprio Deus, a segunda pessoa da trindade. João afirma que quem nega a Jesus, automaticamente nega o Pai e quem confessa Jesus tem o Pai em sua vida. Mas o anticristo sendo herege está nas trevas do pecado e distante de Deus.

3° A igreja precisa se proteger do anticristo

1João 2.24–27
24 Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
26 Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar. 27 Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.
28 Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.
29 Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1. Permanecer firme no evangelho (v. 24-25)

O apóstolo João afirma que as igrejas precisam permanecer firme naquilo que ouviram desde o princípio. Isso significa permanecer firme na mensagem do evangelho e na doutrina que está na palavra de Deus. Essa doutrina foi a que os apóstolos receberam de Jesus Cristo, e eles transmitiram as igrejas.
1João 1.1–4 NVI
1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. 2 A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. 3 Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. 4 Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.
Jesus Cristo deixou a promessa da vida eterna para todo aquele que nele crê (Jo 3.16).

2. Ficar atento com os falsos ensinos dos anticristos (v. 26)

Não fique buscando novos ensinos, pois já tem o ensino bíblico pautado na palavra de Deus. Nos dias atuais muitos têm buscado novos ensinamentos e consequentemente encontram heresias e falsos ensinos.
A verdade da palavra de Deus é muito antiga, pois a Bíblia demorou mais de 1.500 anos para ser escrita. Jesus e os discípulos deixaram a doutrina e a interpretação correta.
O Pr. Angelim, pastor Batista em Belém, relatou na aula do seminário que se alguém vier com alguma interpretação nova, e ninguém na história da igreja ou os discípulos interpretaram dessa forma, desconfie, pois a possibilidade de ser heresia é muito grande.

3. Permanecer firme na unção do Espírito Santo (v. 27)

A unção é o poder do Espírito Santo, onde o Ele opera e age na vida do servo de Deus. O Espírito é a confirmação de que o cristão recebeu a verdade de Deus. O cristão não precisa de alguém de fora da igreja que o ensine, pois a própria unção que os discípulos de Jesus têm ensinaria os crentes.
João 14.26 NVI
26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
A verdade não é falsa é verdadeira, o deve do cristão é permanecer firme nos ensinamentos de Jesus Cristo. Isso significa que essa unção deve ser duradoura.

4. Permanecer em Cristo (v. 28)

O cristão deve permanecer em Jesus, em seu amor e em sua presença. Isso significa perseverar até o fim, para que quando Jesus voltar e arrebatar a igreja, possa ter a confiança, a segurança e a alegria de vê-lo nos céus, tendo a certeza de que estará com Ele, pois ouvirá: “Vinde a mim benditos do meu pai”. Mas aqueles que o abandonaram, aqueles que seguiram falsos ensinos, serão envergonhados diante dele, pois ouvirá: “Apartai-vos de mim”.

5. Praticar a justiça (v. 29)

O cristão precisa praticar a justiça, ou seja, viver a palavra de Deus, isso quer dizer que é necessário viver conforme Jesus viveu enquanto esteve nessa terra. Essa é a forma de aguardar a vinda de Jesus Cristo.

Conclusão

O apóstolo João advertiu a igreja contra os anticristos, pois ele não pertence a Jesus Cristo, não é alguém convertido ao evangelho e busca enganar as pessoas para levá-las para longe de Deus. João deixa claro a respeito da diferença entre o cristão e o anticristo, onde o servo de Deus tem a presença do Espírito Santo e confessa a Cristo, mas o anticristo nega a Jesus e vive na mentira. O apóstolo deixa algumas formas para a igreja se proteger do anticristo, que é a palavra de Deus, o poder do Espírito Santo, permanecer em Jesus, praticar a justiça e ficar atento com os falsos ensinos.
A igreja de Cristo tem a presença do Espírito Santo, desse modo, ele tem discernimento para identificar os falsos ensinos e não será enganada facilmente, mas para isso é fundamental obedecer a palavra de Deus e buscar conhecer a Deus dia após dia.
Você tem obedecido a palavra de Deus e buscado conhecer a Deus todos os dias?

Aplicação

O cristão verdadeiramente salvo jamais irá abandonar a fé cristã, para viver outro evangelho, ou seja, viver os falsos ensinos do anticristo.
Fique atento com os anticristos de hoje em dia que são os falsos mestres e falsos profetas. Por isso, permaneça firme no verdadeiro evangelho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more