NT 2-Marcos 10.13-16 – A Dependência é o Caminho do Reino
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsCristo ensina os valores do reino por meio de eventos cotidianos.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Captação
Captação
QUEM VAI ATENDER?
Perguntaram a uma criança como se manter firme diante dos ataques de Satanás. E a resposta foi:
“Ora, tenho Jesus em meu coração todos os dias. Quando Satanás vem bater à porta, peço a Jesus que vá atender”.
Contexto
Contexto
Estamos no fim do ministério de Cristo, observamos que ele vem deixando cada vez mais claro do por que ele veio e para que ele veio. Aproveita uma grande oportunidade do cotidiano, a aproximação das crianças a um rabino, para ensinar um pouco mais a respeito do reino.
Logo após esses versos ele fala a respeito do reino de Deus e sua morte em algumas oportunidades.
Não atrapalhem as crianças, mostrem o caminho (14)
Não atrapalhem as crianças, mostrem o caminho (14)
Os discípulos estavam esperando Cristo começar o seu reino, eles já sabiam que ele era o messias, por isso impedem as crianças (costume da época) de serem abençoadas por um rabi. E Jesus aproveita essa oportunidade para ensinar os discípulos a responsabilidade dos pais e crentes maduros em relação às crianças.
Esse texto não nos garante a salvação das crianças, mas deixa claro que desde pequenas elas podem ter a consciência que são pecadoras, se arrepender e receber o perdão por meio da obra de Cristo.
Não cremos em salvação pela comunidade, por isso não batizamos as crianças ou em salvação por idade. Mas compreendemos que as crianças devem ser direcionadas a Cristo e ele deixa isso muito claro nesse evento. É nossa responsabilidade enquanto pais, familiares, amigos, professores ou servos do Rei mostrarmos o caminho do reino aos pequeninos.
Ilustração:
Ilustração:
Lembrar a função paterna do pentateuco
O coração de uma criança é o caminho do Reino(15-16)
O coração de uma criança é o caminho do Reino(15-16)
Jesus afirma que o reino é de quem é semelhante a criança e reafirma que precisamos receber o reino como uma criança o faz.
A criança não tem a solução para todos os problemas, na verdade está cheia de perguntas, é dependente e confia abertamente em seu pai, não tem todas as soluções, na verdade está cheia de dúvidas, mas sabe o que o pai pode resolver.
Nós crescemos e nos tornamos arrogantes, auto suficientes e sábios aos nossos próprios olhos. Cristo lembra os discípulos que impediam as crianças porque sabiam que Cristo era o rei e eles queriam lugar de destaque no reino (Mateus usa esse mesmo evento com essa ênfase).
Jesus destaca que para ter lugar no reino não adianta recursos, posses, boas obras ou qualquer elemento de troca, esse elemento fica ainda mais evidente quando a história seguinte descrita por Marcos é a do Jovem rico e em seguida Cristo fala de sua morte e ressurreição, não dá para desconectarmos esse evento dos outros, Cristo está falando do acesso ao reino não apenas das crianças, mas também dos discípulos de todos os tempos.
Para ter acesso ao reino eles precisariam ter o coração de uma criança, humilde, dependente e que confia apenas em Cristo e sua obra definitiva. Uma confiança inocente e plena e não desconfiada como geralmente acontece conosco.
Ilustração
Ilustração
Bebe recém nascido
Princípios Eternos
Princípios Eternos
A criança pode receber a Cristo como Senhor e Salvador
Preciso mostrar o caminho da salvação para as crianças
Devo levar a sério minha função enquanto responsável por ela
Posso adotar crianças espiritualmente
Devo ser dependente de Deus
Preciso ter a consciência de que independente do que eu venha a enfrentar Deus está no controle e somente nele eu posso confiar
Preciso abrir mão da minha autossuficiência e arrogância
Não posso ter a solução pronta, dependo de Deus para qualquer problema
O caminho do evangelho é o de humildade e dependência do Rei
Não impeçam as crianças de seguirem a cristo, seja semelhante a elas.
Não impeçam as crianças de seguirem a cristo, seja semelhante a elas.
Desafios
Desafios
Ore e influencie as crianças que Deus colocou em seu caminho por mais difícil, cansativo e desgastante que seja.
Avalie se o seu coração é semelhante ao de uma criança que confia plenamente e deseja a Cristo o Rei
Reino é a solução para os desafios dessa vida e do mundo, mas é alcançado por meio da confiança plena na obra de Cristo a semelhança de uma criança, sem todas as respostas, mas com um coração humilde e dependente.
Se deseja, a semelhança dessas crianças, se aproximar e render a Cristo me procure ao final do culto que eu terei o maior prazer em orar por você