Sem título Sermão (22)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsNotes
Transcript
Seguramente o Salmo vinte e três está entre os mais amados e conhecidos textos da Bíblia. De crianças a adultos, da linha da miséria a classe social mais alta, de crentes a ateus, todos conhecem e amam esse texto. Textos muito conhecidos assim, que trazem uma mensagem clara e de fácil assimilação, traz com eles o perigo de acomodarmos com o que entendemos na superfície, por cima, e não explorarmos um pouco mais fundo. Isso nos priva de conhecermos riquezas incríveis, que seguramente nos dariam uma interpretação ainda mais acertada daquilo que vimos por alto. Quero provocar você a mergulhar um pouco mais nesse texto riquíssimo da Palavra de Deus, CONHECENDO O PASTOR DO SALMO 23.
1 - O PASTOR DO SALMO 23 É SUFICIENTE PARA NÓS
O versículo primeiro é o mais conhecido de todo Salmo e diz: Salmos 23.1
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Davi era pastor de ovelhas, e não era somente por profissão, mas por vocação. No enfrentamento dele com Golias, ele era muito jovem e não lutava na guerra, os irmãos dele sim. Ele ia ao acampamento de Saul e sempre voltava, só para cuidar das ovelhas.
Davi, porém, ia a Saul e voltava, para apascentar as ovelhas de seu pai, em Belém.
E quando seu pai o mandou levar mantimento para os irmãos e trazer uma garantia que estavam bem, ele percebeu que iria demorar um pouco mais. O que ele fez?
Davi, pois, no dia seguinte, se levantou de madrugada, deixou as ovelhas com um guarda, carregou-se e partiu, como Jessé lhe ordenara; e chegou ao acampamento quando já as tropas saíam para formar-se em ordem de batalha e, a gritos, chamavam à peleja.
Ele pensou nas ovelhas. Tendo a ele como pastor, suas ovelhas tinham simplesmente tudo. Para escrever o Salmo ele se colocou na posição de ovelha e chegou à conclusão de que ter o Senhor Jeová como seu Pastor era o suficiente para viver. DEUS É SUFICIENTE PARA NÓS. Se Ele é nosso Pastor, NADA NOS FALTA não porque Ele vai ficar dando tudo pra nós, mas pelo fato de que Ele é o tudo que precisamos, e tem para nós o que nos é necessário. Uma tradução mais fiel ao texto hebraico é a que traz a NVI.
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Ou seja: O senhor é o meu Pastor, então, TENHO TUDO. A Banda cristã PROJETO SOLA tem uma canção baseada nesse Salmo e a letra traz uma interpretação bem acertada também. “Se o Senhor é o meu pastor, aquilo que eu não tenho eu não preciso”. A partir de hoje, leia o texto desejando o Supremo Pastor ao seu lado. Ele é suficiente, nada mais te falta.
O Pastor do Salmo é SUFICIENTE para nós, e se preocupa com o que de fato precisamos.
2 - O PASTOR DO SALMO 23 NOS DÁ O QUE DE FATO PRECISAMOS
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso;
Davi tinha certeza que suas ovelhas precisavam de alimento que levassem os nutrientes que as fizessem saudáveis, e assim ele percebe Deus fazendo o mesmo com ele.
As ovelhas são animais herbívoros que têm preferência pelo consumo de pastagens e vegetação. As ovelhas também precisam de água, pois cada ovelha bebe cerca de 7,5 litros/dia, e a água deve estar fresca, limpa e livre de algas e outros microrganismos. Quando Davi escreve que Deus o faz repousar em pastos e leva para junto às águas, ele mostra que Deus se preocupa com nossa saúde física. Precisamos repouso e alimento, e Deus providencia os meios para termos isso. Perdemos muito não repousando direito, preocupados com o futuro e com coisas que ainda não temos. O QUE NÃO TEMOS NÃO PRECISAMOS DESEJAR. Então, desacelere, repouse, alimente-se, hidrate-se, CUIDE-SE. É o que de fato precisamos, e é o que o Pastor nos dá.
3 - O PASTOR DO SALMO 23 RENOVA NOSSO ESTADO EMOCIONAL
Outra coisa que Ele nos proporciona é saúde emocional.
refrigera-me a alma.
Guia-me pelas veredas da justiça
por amor do seu nome.
O verbo traduzido por refrigera-me tem o sentido original de voltar, e alma aponta para vida, emoções. Davi está pedindo volta-me a vida, renova minha alma, traz frescor ao meu emocional.
Como precisamos disso! Nossa geração está doente emocionalmente. Vive remoendo o passado, ou com excesso de futuro, e assim não desfruta o hoje, as pessoas, o momento rico de vida dado pelo Pastor. SÓ ELE RENOVA NOSSA ALMA, e nos coloca de novo em caminhos de justiça, por amor e fidelidade à Sua reputação, ou seja, ao Nome Dele.
4 - O PASTOR DO SALMO 23 TRANSFORMA O MEDO EM CORAGEM
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo;
o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Aqui o texto nos mostra que haverá momentos em que as pastagens vão minguar, a água vai secar, o calor vai espantar o frescor e o medo vai aparecer em meio a um vale de morte. Mas quem tem o Senhor como Pastor, NÃO TEMERÁ MAL ALGUM, pois Sua presença é suficiente para espantar o medo. A vara e cajado Dele me fortalecem.
5 - O PASTOR DO SALMO 23 É O ANFITRIÃO DE UM BANQUETE ESPECIAL
Preparas-me uma mesa
na presença dos meus adversários,
unges-me a cabeça com óleo;
o meu cálice transborda.
Neste ponto da poesia, Davi tira o Pastor das cenas externas, e o coloca dentro de uma casa, como anfitrião, recebendo Davi em um banquete especialmente preparado para ele. Não é mais sobre pasto e água para ovelhas, mas banquete farto para humanos.
O que surpreende é que na mesa estão inimigos, desafetos que o afligiram. Isso poderia gerar temor, mas com o Pastor como anfitrião não há porque temer ao homem. O anfitrião na cultura hebraica não só oferecia o alimenta, mas também proteção a seus convidados. Podemos estar cercados de inimigos, mas temos a segurança que o anfitrião da casa cuida de nós. Mais do que isso, o Pastor nos honra ungindo a cabeça com óleo e dando além do que imaginamos, fazendo o cálice transbordar.
6 - O PASTOR DO SALMO 23 TEM UMA ALIANÇA ETERNA CONOSCO
Bondade e misericórdia certamente me seguirão
todos os dias da minha vida;
e habitarei na Casa do Senhor
para todo o sempre.
Aliança é um acordo entre duas partes, e o salmo termina com uma aliança clara. Deus traz a bondade e misericórdia todos os dias da nossa vida. Isso é algo certo. Em contrapartida, o salmista diz “habitarei na Casa do Senhor para todo sempre”. A palavra traduzida por habitar, no original seria voltar. Uma tradução mais fiel seria o que a NVI Ntraz:
Sei que a bondade e a fidelidade
me acompanharão todos os dias da minha vida,
e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.