Filadélfia: Uma igreja fiel ao Senhor

As Setes Igrejas do Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 59 views
Notes
Transcript

Introdução

O livro de apocalipse é sobre Jesus e a sua Igreja. É um livro sobre revelação, onde mostra os acontecimentos do fim dos tempos.
O livro foi escrito pelo apóstolo João, para as sete igrejas da Ásia Menor, onde eles estavam passando por perseguições. Mas também para a igreja de Cristo que viveria até a segunda vinda de Cristo, ou seja, esse livro é para os dias atuais.
Apocalipse 1.4 NVI
4 João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
Apocalipse 1.11 NVI
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
O propósito do livro de Apocalipse é para exortar a igreja a perseverar e que ela possa adorar e ser submissa a Cristo mesmo em meio as perseguições.
A cidade Filadélfia era a mais jovem de todas as sete cidades da Ásia. Ela ficava em um local estratégico, ela era um ponto comercial em uma famosa via comercial. E ela estava na principal rota do Correio Imperial para o Oriente no 1° século. O nome “Filadélfia” significa “amor fraternal”, por causa da devoção que Átalo II, rei de Pérgamo (fundador da cidade) tinha pelo seu irmão. Essa cidade era conhecida como pequena Atenas, pois tinha vários templos de diferentes deuses.

Ideia Central

A igreja passa por lutas e dificuldades, mas ela se mantem fiel ao Senhor e cumpre o seu papel nesse mundo.

Transição

Veremos três afirmações sobre a mensagem de Jesus Cristo.

Desenvolvimento

1° Jesus conhece a sua igreja

Apocalipse 3.7–8
7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva:
“Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.
8 Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

1. Jesus tem autoridade sobre a igreja (v. 7 a)

Ele tem a chave de Davi, ele tem a autoridade e o governo sobre a igreja. Essa autoridade veio do Pai Celestial.
Mateus 28.18 NVI
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.
Ele abre a porta e fecha a porta, Ele é santo e verdadeiro. Jesus tem a chave da morte e do inferno.
Apocalipse 1.18 NVI
18 Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.
Jesus também tem a chave de Davi, ou seja, a chave da salvação e da evangelização. A chave é simbolo da autoridade de Jesus sobre a sua igreja. A chave de Davi é porque Cristo é descendente de Davi, ele herdou o trono de Davi eternamente.

2. Ele abre a porta para a igreja (v. 7b - 8 a)

Jesus conhece as obras da igreja em Filadélfia, eles eram membros ativos, pois eles estavam ensinando e pregando o evangelho de Cristo.
Jesus abre a porta e fecha a porta para a sua igreja, se ele abrir ninguém fecha, se ele fechar ninguém consegue abrir. Jesus dá uma grande oportunidade para a sua igreja, que é colocar diante da igreja uma porta.
A primeira porta é da salvação
Jesus afirma que ele é a porta da salvação, pois em seu nome é a única forma do pecador ser salvo pelo evangelho.
João 10.9 NVI
9 Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
Cristo promete a salvação e a vida eterna ao pecador, mas para isso é necessário arrependimento de pecado e entregar a vida ao Senhor Jesus. Existem apenas duas portas em relação a salvação, a primeira é a porta larga que leva ao inferno e a porta estreita que leva ao céu.
Mateus 7.13–14 NVI
13 “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.

APLICAÇÃO

A porta da salvação está aberta, hoje é existe a oportunidade do pecador arrepender dos seus pecados e entregar a vida a Jesus Cristo, mas irá chegar um momento em que essa porta será fechada. Você entrou na porta estreita que leva ao céu ou na porta larga que leva ao inferno?
A segunda porta é da evangelismo
Jesus sempre abre as portas para o evangelismo, ou seja, para as pessoas ouvirem a mensagem do evangelho. Na cidade de Filadélfia não foi diferente, ele deu oportunidade para a igreja anunciar o evangelho para que as pessoas pudessem arrepender dos seus pecados. Jesus abre essa porta para que a sua igreja possa cumprir o IDE.
Marcos 16.15 NVI
15 E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
A porta é aberta para que os pecadores se rendem ao pés de Cristo e encontrem a salvação.
Paulo buscou cumprir o IDE de Jesus Cristo, ele aproveitou as portas abertas para pregar o evangelho. Enquanto ele esteve em Éfeso, ele reconhece a porta que Deus abriu:
1Coríntios 16.8–9 NVI
8 Mas permanecerei em Éfeso até o Pentecoste, 9 porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários.
Ele pede para que a igreja ore para Deus abrir as portas:
Colossenses 4.3–4 NVI
3 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. 4 Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.

APLICAÇÃO

Você tem pregado o evangelho no seu trabalho, na sua escola ou por onde você tem passado? Busque anunciar o evangelho, pois existem muitos perdidos precisando da mensagem de salvação.
Existem diversas formas para pregar o evangelho, como através das redes sociais, culto nos lares, seu testemunho de vida, você convidar um amigo para um estudo bíblico na igreja.

3. Jesus conhece as fraquezas da sua igreja (v. 8 b)

A igreja de Filadélfia era um povo simples, eles eram uma congregação pequena formada de crentes pobres e escravos e que não conseguia trazer muita influência na cidade. Mas mesmo diante das fraquezas, ela não desanimou, perseverou em anunciar o evangelho e não negou o nome do Senhor Jesus Cristo, apesar dela ser pequena e fraca, ela demonstrou fidelidade ao Senhor.

2° Jesus conhece as lutas da sua igreja (v. 9-10)

Apocalipse 3.9–10
9 Veja o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu o amei.
10 Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.

1. A igreja estava sofrendo oposição dos judeus (v. 9)

Os judeus não cristãos estavam perseguindo a igreja, eles estavam excluindo os judeus cristãos das reuniões que aconteciam na sinagoga. Os judeus também estavam trazendo calúnias e difamações contra o povo de Deus. Isso significa que o diabo estava agindo através desses judeus não cristãos para atormentar a igreja. Jesus afirma que eles pertencem a sinagoga de satanás e ainda são mentirosos.
A igreja estava tendo dificuldades de pregar o evangelho, pois os líderes judeus estavam espalhando mentiras sobre a igreja. Os judeus não se davam bem com os cristãos e fazia de tudo para persegui-los. Mas eles iriam se prostrar diante da igreja e iriam reconhecer que Cristo amou a igreja.

2. A igreja iria passar por tribulação (v. 10)

Jesus Cristo afirma que a igreja irá passar pela tribulação que estava prestes a vir ao mundo, para por à prova os habitantes da terra. Mas Jesus iria livrar a sua igreja da tribulação, pois ela havia guardado a sua palavra, ou seja, obedecido a palavra de Cristo, o qual tinha ensinado sobre perseverança.
Jesus nunca disse que a igreja não iria passar por dificuldades, mas sempre afirmou que estaria com os seus servos. Assim como Cristo afirmou:
João 16.33 NVI
33 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

3° Jesus promete recompensar a sua igreja

Apocalipse 3.11–13
11 “Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.
12 Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce dos céus da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.
13 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

1. A igreja precisa permanecer firme (v. 11)

Jesus afirma que ele vem em breve, essas palavras é para que a igreja permaneça firme para receber a sua coroa, ou seja, a sua recompensa. A igreja de Filadélfia estava passando por um momento desafiador e de lutas, mas ela precisa permanecer firme.

2. O vencedor será coluna no santuário (v. 12 a)

Alguns estavam vivendo em perigos de terremotos, mas Jesus afirma que aqueles que perseverarem até o fim, será como a coluna do santuário do Senhor, ou seja, firmes e inabaláveis.

3. O vencedor pertencerá a Deus para sempre (v. 12 b)

Aquele que perseverar até o fim, terá gravado em sua vida outro nome, que é o nome de Deus, a cidade de Jerusalém e o nome de Jesus. Isso significa que o servo de Deus viverá para sempre na glória eterna ao lado de Cristo e pertencerá a Ele por toda a eternidade.
João conclui a mensagem dizendo que quem tem ouvidos ouça o que o Senhor está dizendo por meio Espírito Santo para a sua igreja.

Conclusão

A igreja de Filadélfia foi recebeu só elogios do Senhor Jesus. Ele não tinha nenhuma crítica contra ela, porque apesar das dificuldades ela cumpriu o seu papel que é de pregar o evangelho de Jesus Cristo, mesmo passando por tribulação e sofrendo oposição dos judeus. Jesus abriu a porta de salvação e de evangelismo para a sua igreja e eles cumpriram o IDE do Senhor. Filadélfia recebeu promessas de recompensa por causa da sua fidelidade ao Senhor.
Se Jesus Cristo escrevesse uma carta para a igreja de Batista de Senador José Porfírio, o que ele iria dizer a respeito dela? Será que ela tem sido fiel ao Senhor? Pregado o evangelho apesar das dificuldades? Que nós como igreja venhamos permanecer fiéis ao Senhor.

Aplicação

Jesus abriu a porta da salvação, ainda há oportunidade para o pecador se arrepender dos seus pecados e confessar Jesus como Senhor e Salvador.
A porta do evangelismo está aberta, a igreja de Cristo precisa cumprir o IDE de Cristo, apesar das circunstâncias vivida no dia a dia.
Permaneça fiel ao Senhor, mesmo diante das dificuldades, pois Jesus Cristo afirma que estaria com o seu povo todos os dias, até Ele vir e buscar a sua igreja.
Related Media
See more
Related Sermons
See more