Como uma verdadeira fera Saulo persegue e mata os Cristãos.
Exposições em Atos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 30 viewsNão Há que possa resistir o chamado do Senhor somos Dele e lhe devemos Temor e Obediência ou para vida ou para morte.
Notes
Transcript
A conversão de Saulo.
A conversão de Saulo.
Atos 9.1-9
versículo 1
Um sanguinário perseguidor esta à solta faminto para destruir as pessoas seguindo estrada a fora respirando ameaças e mortes contra a igreja de Jesus se dirige aos Sacerdotes para obter cartas de autorização com a finalidade de continuar destruindo o que para ele era uma ofensa a Deus, pois assim pensavam os religiosos naquele tempo Jesus o crucificado era uma grande ameaça para a religião judaica.
Saulo não acreditava que o Messias era Cristo pelo fato de que é inconcebível uma Messias morto pendurado numa cruz como um bandido ladrão mal feitor, para qualquer Judeu isso é inaceitável ainda hoje.
versículo 2
E agora com as cartas nas mãos ele sai para Damasco com a unica finalidade: Exterminar acabar definitivamente com essa nova loucura que surgiu em Jerusalém. O ódio de Paulo por Cristo esta registrado em, Atos 26. 9-11.
versículo 3
Agora lemos que indo pelo caminho, teve uma surpresa que um resplendor de Luz do céu cercou a Saulo e os companheiros que estavam com ele presenciaram tudo isso tanto o clarão como a voz que se dirigia a Saulo.
Atos 26. 13-15. essa informação é importante, pois o vers.7 diz que os homens que iam com ele, param espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém, indicando que a salvação é individual e que Deus alcança o ou os que Ele quer e nada mais além disso.
O chamado de Saulo foi tão impactante para ele que ficou cego por três dias e em jejum se posicionou esperando as ordens de Cristo certamente ele recordou dos seus antepassados que tiveram encontros e ouviram o chamamento do Senhor como Abraão.
Curiosidade
Há cerca de 15 vezes em toda a Escritura onde o nome de alguém é mencionado com repetição. Estando Abraão no Monte Moriá, com a faca erguida para sacrificar seu filho Isaque, Deus o chamou, “Abraão! Abraão! (…) Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho” (Gn 22.11–12). O mesmo tipo de chamado foi usado para Moisés no deserto midianita. Da sarça ardente Deus lhe falou, dizendo, “Moisés! Moisés! (…) Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Ex 3.4–5). Exatamente o mesmo ocorre quando Deus chamou Samuel enquanto estava sob a tutela de Eli (1Sm 3.10). O mesmo se dá no lamento de Davi com as notícias da morte de seu filho, o rebelde Absalão. Davi bateu em seu peito e gritou, “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão” (2Sm 18.33). Quando Eliseu viu seu tutor Elias sendo levado ao céu, ele gritou, “Meu pai, meu pai” para as carruagens de Deus (2Rs 2.12). Jesus falou com ternura ao repreender Marta: “Marta! Marta!” (Lc 10.41). Quando Jesus chorou por Jerusalém, ele disse, “Jerusalém, Jerusalém (…) Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mt 23.37). Na cruz nosso Senhor exclamou, “Eloí, Eloí (…) Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mc 15.34).
Todas essas ocasiões indicam uma forma extremamente pessoal de tratamento, ressaltando a advertência que Jesus fez para seus ouvintes quando ele atingiu o clímax do Sermão do Monte. Afirmou que muitos viriam no último dia, dizendo-lhe,
Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade (Mt 7.22–23).
R. C. Sproul, Estudos Bíblicos Expositivos em Atos, trad. Rubens Thomaz de Aquino, 1a edição (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2017), 137–138.
Atos 9. 10-16. É importante observar a forma como o Senhor se dirigi aos seus discípulos no momento em que a Igreja estava passando a ser também uma Igreja nova que nasce no judaísmo, mas é a Igreja de Cristo, Jesus precisava orientar Ananias, pois a fama de Saulo havia chegado em damasco antes dele mesmo ali chegar todos tinham medo dele as atrocidades que ele praticava eram sem descrição, nos estamos aprendendo que Deus escolhe e transforma mesmo o mais terrível dos criminosos. ( as vezes pensamos que para aquele ou tal pessoa não tem mais jeito, porem o que vemos com Jesus é que mesmo na morte pendurado na cruz se Deus te escolheu Ele te perdoara o arrependimento vira e sem duvidas seras salvo.
versículo 13,14.
Senhor esse homem é perigoso demais será que é isso mesmo ele já fez muitos males ao teu povo, aqui ele tem cartas de autorização para matar prender arrastar até Jerusalém a todos os que confessam o seu nome.
versículo 15. resposta do Senhor:
versículo 16.
O chamado do Senhor não é para o bem bom, não é para desfrutarmos uma vida de alegrias nesse mundo cheios de bens sem dores morte e indo tudo bem, não Deus nos chama e nos garante que Nele somos mais felizes que qualquer pessoas por mais que ela tenha nessa vida, vivemos alegres temos saúde gozamos das bençãos do Senhor, mas não pertencemos a este mundo e sabemos que temos um adversário lutando contra nós.
Atos 9. 17-19. É curiosa a teologia de Paulo em, 2 Corintios. 4. 4 ele ensina o que aprendeu quando teve o encontro com Cristo no caminho de Damasco e quando recebeu a oração de Ananis caiu-lhe como duas escamas dos olhos mostrando claramente que ele estava cego em bora pudesse ver, assim é a vida de muitas pessoas hoje no nosso tempo, pois acreditam que veem mas são cegas acreditam que vivem, mas estão mortas.
4 Aplicações
1- Nunca desista da conversão de uma pessoa por mais que pareça difícil para Deus não há impossíveis.
2- O Senhor fere qualquer um que Ele queira para mostrar-lhe a verdade do seu amor ninguém resiste ao chamado do Senhor.
3- Pode haver pessoas que demostrem ser maiores inimigos nosso hoje, mas amanhã nos não sabemos o que Deus lhes fara por isso nunca deixe de orar pelos inimigos.
4- Não lute contra Deus isso pode dar em péssimos resultados para você.