Sem título Sermão
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
ESBOÇO JOÃO 14.1-6. FÉ EM JESUS COMO MEIO PARA A VIDA ETERNA (CONFORTO NAS PROMESSAS DE DEUS)
INTRODUÇÃO: Frequentemente somos acometidos por angústias em decorrência das lutas que nos advêm. As incertezas que a vida traz, onde o hoje não é garantia de estabilidade amanhã.
Tudo é mutável, as situações mudam constantemente. Todo esse quadro acaba gerando ansiedade e nos tirando a paz diante do que nos pode sobrevir. Conforme muitos afirmam, todos estão sujeitos ao ocaso.
Este sentimento advém de um mundo cheio de incertezas, por desconhecer a Deus, que gera uma constante busca por estabilidade e completude.
O PROPÓSITO DO EVANGÉLIO DE JOÃO.
O evangélio de João, é considerado um evangélio universal, o apostolo quer mostrar a divindade de Jesus – ele começa falando do verbo que estava no princípio com Deus e este verbo era Deus.
João 20.30-31. Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome
TEMA: FÉ EM JESUS COMO MEIO PARA A VIDA ETERNA
SOMOS CONFORTADOS EM MEIO A ANGÚSTIAS.
I Quando ouvimos as palavras do Senhor.
No contexto, Jesus conforta seus discípulos diante das incertezas e provações que enfrentariam. Os desafios de seguirem sem o conforto da presença física de seu mestre Jesus, lhes trouxe um sentimento de angústia, desamparo e solidão.
Os discípulos encontravam-se ansiosos e conturbados diante da iminente traição de Judas, do abandono por parte de outros.
Diante de um quadro onde dos discípulos estavam tomados por tristeza, Jesus aponta para o remédio, para que não se sentissem vencidos e esmagados.[1]
APLICAÇÃO - Quantas vezes somos tomados por momentos de angustias e tristezas, onde as coisas parecem que sairão do controle; nestes momentos é necessário parar e ouvir as palavras do nosso Senhor.
É na palavra de Deus que encontramos o suporte necessário para os momentos de angustias. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.[2]
V.1- Não se turbe vosso coração. Jesus não os encoraja simplesmente a permanecerem preparados, mas os informa a fonte de onde iriam obter coragem; ou seja, pela fé, quando ele é reconhecido como o Filho de Deus que possui em si mesmo força suficiente para manter a segurança. Jesus, Ele é a nossa fonte.
Credes em Deus. Está no modo imperativo: Creiam em Deus, e creiam em mim;
Jesus orienta seus discípulos a agir; eles enfrentariam inúmeras dificuldades e deveriam tomar atitudes, enfrentar as dificuldades praticando o que haviam aprendido.
Ou, seja, se nossa fé repousa em Cristo, que está presente e de mãos estendidas para nos assistir. A fé no Pai seja aqui posta em primeiro lugar,
IMPORTANTE- Jesus convoca seus discípulos para uma vida pratica, para um relacionamento vivencial com Deus. O nosso conhecimento de Deus é vivencial. Conhecemos de fato Deus em nossa vida quando de fato experimentamos
1. Cristo pendurado na cruz; espetáculo esse em que nada era visto senão o que era motivo do mais profundo desespero.
No entanto, mesmo diante da agonia do Getsêmani e do tormento da cruz, não impediu Jesus de lhes proferir palavras repletas de conforto e paz aos corações temerosos.
O conforto nas palavras do Senhor aponta para o próprio Jesus, quando Ele nos diz: "Eu Sou o caminho." Isto mostra que Ele é a direção em meio às tormentas e às incertezas da caminhada, pois Ele é quem nos conduz a Deus.
"Eu Sou a verdade." E isto mostra que Ele é imutável, satisfazendo nosso anseio por segurança e satisfação, a certeza do que é real e completo em meio a um mundo de incertezas e relativismo.
"Eu Sou a vida." E isto satisfaz nosso anseio por completude e permanência, para uma vida plena dentro dos propósitos divinos. Diante das dúvidas de seus discípulos para onde seguir, Jesus não os ilude prometendo isenção das lutas e angústias, mas aponta o caminho, revelando que Ele mesmo é o único que conduz ao Pai.
IMPORTANTE - esta passagem nos ensina que não estamos isentos de passarmos por angustia e privações, Jesus age de forma honesta para com seus discípulos. Jesus lhes informar que eles enfrentariam diversidades, deveriam estar cientes da realidade que enfrentariam.
CONCLUSAO
Portanto, diante deste poderoso conforto que nos direciona para um exclusivo caminho de salvação em Deus e nos traz satisfação e completude nas palavras de Jesus, descansemos Nele. Assim como os discípulos, mesmo diante das angústias, encontraram conforto nas palavras de Jesus, pois Ele é a fonte de todo contentamento e paz, descansemos no conforto das palavras do Senhor Jesus, em quem temos a salvação e a convicção do verdadeiro descanso para uma experiência mais profunda da graça de Deus.
CONCLUSÃO
Diante de tantas lutas, talvez alguém pense que irá vencer todas elas apenas por suas ações, provisões ou expertises.
I Pedro 5. 6-7, lancemos sobre Deus a nossa ansiedade pois ele tem cuidado de vós; É nos méritos de Cristo que prosseguimos, pois ele é o
[1] João Calvino – comentário evangélio de João Vl-2 pg.88
[2] Almeida Revista e Atualizada, Jo 17.17.