ATITUDES EM MEIO AO VALE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

ATITUDES EM MEIO AO VALE

ATITUDES EM MEIO AO VALE
Salmo 23 BSAS21
Salmo de Davi O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz deitar em pastos verdejantes; guia-me para as águas tranquilas. Renova a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; tua vara e teu cajado me tranquilizam. Preparas para mim uma mesa diante dos meus inimigos; unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Bondade e misericórdiacertamente me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei nacasa do Senhor para todo o sempre.
O Salmo 23 é um salmo conhecido. Salmo de Davi.
Eu quero refletir com você nesta noite, sobre as atitudes que devemos possuir em meio aos vales da vida.
Durante toda a nossa caminhada, durante toda a nossa trajetória aqui nesta terra, eu e você somos conduzidos, somos desafiados, somos obrigados a passarmos ou atravessarmos vales, vales sombrios, vale de perigos, vales marcados por sofrimentos, por ameaças, vales marcados até mesmo por derramamento de lágrimas, são vales diversos. Eu poderia por exemplo citar alguns tipos: Talvez o vale que você esteja passando neste momento é a falta de companhia, talvez você esteja atravessando o vale da solidão, você não tem com quem contar, você não tem com quem dividir a sua vida, talvez você nesse exato momento esteja atravessando por exemplo o vale da dificuldade financeira, muitos pensam que esse vale é causado somente por causa do desemprego, mais também pode ser causado por conta da situação econômica do pais. Talvez o vale que você esteja passando é o vale da falta de paz, você não tem sossego, você não encontra tranquilidade para a sua alma, você não consegue desfrutar de um sono tranquilo, sereno, reparador, reconciliador, renovador. A grande verdade é que todos nós em algum momento da vida somos conduzidos por conta das circunstâncias a colocarmos os nossos pés no vale.
Mais eu quero nesta noite destacar algumas características, ou algumas atitudes que jamais poderão faltar na nossa vivência a fim de que sejamos bem produtivos e prósperos nesta travessia. De imediato eu quero fazer uma afirmação para você "NO VALE DA VIDA, NÓS NÃO SOMOS CHAMADOS A PERMANECER, NÓS SOMOS DESAFIADOS A ATRAVESSAR".
Quando eu redigia este sermão eu me lembrei de um livro lido, livro do John Piper, durante algum tempo John Piper foi considerado o teólogo da alegria, e quando ele escreve esse livro, ele fala sobre algumas características dos vales.
Por exemplo, ele diz: "Que todos e qualquer vale são inevitáveis". Porque? Porque nós não temos como evitar. Se você nunca passou por algum momento desafiador pode ter certeza de uma coisa, um dia você será conduzido a passar. Talvez durante toda a sua caminhada, você não precisou atravessar vale algum, porém não tem como evitá-lo. O importante não é você abrigar no coração a certeza de que não vai enfrentar, o importante é você nutrir no seu coração a convicção de quais atitudes você deverá ter para suportar a travessia do vale.
Uma segunda característica que John Piper considera é que o vales além de serem inevitáveis, ele também são: "IMPREVISÍVEIS". Não tem como a gente marcar na agenda, escolher o melhor momento para atravessar vale, nós não conseguimos planejar o melhor momento para de alguma forma vivermos o cenário da dor, não tem como agendar o dia ruim, ou seja, o dia ruim ele chega para todas as pessoas e não chega com aviso prévio, ele chega brutalmente invadindo o nosso coração a nossa mente, a nossa vida, transformando a nossa calmaria em uma tremenda agitação.
John Piper também diz que os vales da vida, além de imprevisíveis e inevitáveis, eles também se tornam "IMPARCIAIS". Porque? Porque eles não escolhem raça, cor, idade, sexo, nacionalidade. Os vales vem para quem mora no ocidente, para quem vive no oriente. Os vales vem para quem é alto, para quem é baixo, para quem é abastado, para quem não tem tanto recurso. Os vales da vida chegam para aqueles que de alguma forma, tem um capital de conhecimento elevado, mais também para aqueles que não possuem qualquer tipo de intelectualidade. Os vales se apresentam para qualquer tipo de pessoa.
4ª característica destacada por John Piper, é que os vales da vida "NÃO SÃO ACIDENTAIS". Ou seja, eles não acontecem por acaso, eles trazem consigo uma razão, um propósito, e o nosso grande desafio na travessia do vale é buscarmos em Deus esse discernimento para entendermos o propósito pelo qual estamos vivendo aquela página da vida.
Mais John Piper no último capítulo ele destaca que os vales eles não apenas são inevitáveis, imprevisíveis, imparciais e não acidentais, mais ele diz que os vales "SÃO TEMPORÁRIOS", eles são transitórios, eles são efêmeros. Ou seja, o vale nunca irá durar para sempre. Todo o vale, por pior que seja suportá-lo, todo vale tem um final. E o nosso chamado em Deus, não é para morrermos na travessia do vale, mas em meio ao vale encontrarmos sustento no poder de Deus a fim de que possamos chegar do outro lado.
Por isso neste noite, olhando para o salmo 23, um salmo tão conhecido, e especificamente o verso 4 quando Davi diz: "Ainda que eu seja obrigado atravessar pelo vale da sombra da morte, uma coisa eu farei, eu não temerei mal algum, porque no meu coração eu abrigo a certeza de que o Senhor está comigo, ele não me abandona, ele não me desampara, o cajado do Senhor é forte o suficiente para me tranquilizar, para me proteger, para me consolar".
Por isso quero fazer alguns destaques nesta hora.
A pergunta é: QUE ATITUDE EU DEVO MANIFESTAR QUANDO EU ESTIVER PASSANDO PELOS VALES DA SOMBRA DA MORTE?
Num primeiro lugar eu gostaria de olhar para o texto e destacar com você, que segundo a perspectiva de Davi, quando eu estiver passando pelo vale da sombra da morte, a primeira atitude é:

1. EU NÃO DEVO TEMER. "NÃO TENHA MEDO, NEM DESÂNIMO".

Ou seja, o desânimo não pode me abater. Quem nunca pensou em desistir? Todos nós em algum momento da nossa caminhada ao sermos submetidos aos vales da vida pensamos em desistir. Desistir da vida, da família, dos amigos, da própria fé. Algum momento difícil da nossa vida todos já pensamos em jogar a toalha. Quem nunca pensou em desistir da luta no meio da luta? Porém Deus nos incentiva a não desistirmos, Deus nos encoraja a não temeremos mal algum. Ainda que eu atravesse o vale da sombra da morte, EU NÃO TEMEREI, eu não desistirei.
Muitas pessoas desistem assim que surgem os obstáculos, muitas pessoas desistem assim que surgem as dificuldades, muitas pessoas desistem em meio aos vales. Mais é necessário nutrirmos persistência, perseverança no nosso coração.
Posso dar um exemplo: A mulher do fluxo de sangue, a sua história está narrada em Marcos capítulo 5 , a bíblia diz que aquela mulher sofria de um fluxo intenso, permanente, ao longo de aproximadamente 12 anos e que ele já havia gastado tudo o que ela tinha. Porém a lição que ele deixa para nós é sensacional. A bíblia diz que não obstante ao vale que ela se encontrava, não obstante ao vale que ela atravessava, aquela mulher estava determinada a alcançar o seu objetivo. Aquela mulher estava determinada a alcançar o seu ideal. Aquela mulher, em vez de desanimar, em vez de desistir, ela nutriu no coração a certeza de que se em tocasse em Jesus ela seria radicalmente curada.
Portanto, se você estiver neste exato momento atravessando vales da sombra da morte, a primeira atitude que você deve ter é não ter medo, não desanimar, não desistir.
NESTA NOITE VOCÊ TAMBÉM PODE TOCAR EM JESUS.
Segunda atitude. Olhar para o texto é ter a certeza que em meio a travessia do vale, a segunda atitude que eu devo ter é:

2. OLHAR PARA JESUS E NÃO PARA A SITUAÇÃO. OLHE PARA JESUS E NÃO PARA O VALE.

Não fique focado na dimensão do vale. Tem muita gente, que se prendem mais em quantos quilômetros ainda faltam atravessar, do que propriamente dito perceber o quanto Deus já livrou.
Não fique aprisionado pela proporção do seu problema. Nessa noite você é convidado a vencer o medo, a olhar para Jesus e não para a sua adversidade. Se você está atravessando pelo vale, lembre-se de Jesus. Jesus se interessa por você, ele deseja dar a você o jugo suave, o fardo leve, a sua companhia doce. Ele deseja sustentar você em meio a sua dor, ele jamais deixará você sozinho, ainda que você esteja no vale, você jamais ficará abandonado, ou jamais você se sentirá desprezado pela presença dele. Um dos versículos que eu gosto muito de recitar para mim mesmo quando me vejo em alguma travessia de vale, é Isaías 41.10
Isaías 41.10 BSAS21
não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; eu te fortaleço, ajudo e sustento com a minha mão direita fiel.
Entenda uma coisa: Ainda que toda a sua família lhe abandone, ainda que todos os seus amigos lhe abandonem… uma palavra eu tenho para compartilhar com você neste noite: DEUS JAMAIS IRÁ DESAMPARAR VOCÊ. Deus jamais irá abandonar você. Mesmo em meio aos vales da sombra da morte, Deus continuará pronto para socorrer você. O problema é que existe um conceito, de que vale, desertos, sofrimentos, são lugares de ausência de Deus, porém eu prefiro conceituar vale como sendo lugar de ENCONTRO COM A PRESENÇA DE DEUS.
A bíblia testifica que o povo de Israel jamais experimentou uma intervenção divina como experimentou no momento em que estava na travessia do deserto. Na sua trajetória pelo deserto a bíblia diz que o povo de Israel vivenciou de forma especial a providência de Deus. O mar se abriu, pão desceu do céu, água brotou da rocha, codornizes alimentaram o povo. Ou seja, no momento em que você estiver caminhando pelo vale, lembre-se: DEUS JAMAIS DEIXARÁ VOCÊ SOZINHO. DEUS JAMAIS ABANDONARÁ VOCÊ. Você pode contar com a companhia de Deus nos melhores, mais também nos piores momentos da sua caminhada.
No momento em que você estiver atravessando o vale da sombra da morte, tenha a certeza, acredite:

3. DEUS ESTÁ COM VOCÊ.

DEUS ESTARÁ COM VOCÊ PARA TE LIVRAR E TE PROTEGER
Quero voltar ao texto e quero destacar apenas a parte final, quando a bíblia diz: "A tua vara e o teu cajado me consola, me protege, me tranquiliza". Em outras traduções: Me guardam, me sustentam.
Mesmo em meio aos vales da vida nós podemos contar com a proteção de Deus, com a a direção de Deus.
Deus protegeu Israel durante a sua caminhada. Deus protegeu Israel quando esteve frente a frente contra exércitos inimigos. Deus protegeu Israel de serpentes, e de escorpiões, Deus protegeu Israel de feras do deserto. Deus protegeu Israel dos povos vizinhos.
Quer uma palavra para encorajar a sua noite? DEUS CONTINUA AINDA HOJE PROTEGENDO O SEU POVO.

CONCLUSÃO

Quero concluir, e a conclusão que eu faço é recitando as palavras de Davi: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte" Ou seja, Davi não está falando: Ainda que eu ande pelo vale da morte. Estar no vale da sombra da morte, não significa estar no vale da morte. Estar no vale da sombra da morte, não significa que já morreu. Estar no vale da sombra da morte não significa que já acabou. Estar no vale da sombra da morte não significa que não haja mais esperança.
Seja qual for o vale que você esteja atravessando, ou precisar atravessar, não pense que não existirá esperança para você não chegar ao final. Você não foi chamado para desistir no meio, você foi chamado, salvo resgatado, justificado e empoderado pelo Espírito Santo a encontrar o seu destino. A solução sempre existirá, a esperança sempre estará viva. Sabe porque? Porque o nosso socorro tem um nome e esse nome é Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more