A revelação salva

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Confessar é melhor que esconder

INTRODUÇÃO
1)Texto: Provérbios 28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”
2)Contexto: Há dois tipos de perdão: o judicial e o paternal. A confiança em Cristo como Senhor e Salvador traz o perdão da penalidade do pecado, isto é, o perdão judicial. A confissão de pecados traz o perdão paternal (1Jo 1:9), por meio do qual crescemos no relacionamento com Deus, o Pai. Não há bênçãos para o indivíduo que encobre as suas transgressões, isto é, para aquele que se recusa a confessar seus pecados diante de Deus e das pessoas a quem prejudicou. Em contrapartida, aquele que confessa e deixa seus erros recebe a garantia de que Deus não apenas perdoa, mas também esquece (Hb 10:17). William MacDonald, Comentário Bíblico Popular: Antigo Testamento, 2a edição. (São Paulo: Mundo Cristão, 2011), 581.
3)Objetivos: (1º) Conscientizar sobre a necessidade da confissão dos pecados (2º) Esclarecer sobre as consequencias de não confessar e (3º) Apelar para o abandono do pecado.
4) Deus deseja cobrir nossa nudez e nos convida e parar de se esconder.
DESENVOLVIMENTO
Você já sonhou que estava sem roupas e derrepente percebeu que estava em um lugar público? Pesadelos como este, geram em nós uma sensação horrível, embora seja uma realidade que se passa apenas em nossa mente, traz consigo uma amostra de sofrimento.
O texto de estudo de hoje, trata exatamente dessa exposição, que ao contrário do que conhecemos é benéfica e necessária. É obvio que a exposição que iremos tratar, não é sobre a nudez física, mas a espiritual.
I - O QUE ENCOBRE
1)Porque encobrir, esconder?
a)Resposta simples, porque é possível. Humanamente falando podemos esconder, enganar, falsificar nossos sentimentos e atos, é possível viver uma vida toda na igreja, onde aparentamos ser piedosos, bons meninos, sendo que na verdade estamos vivendo uma farsa. Em Adão e Eva, vemos claramente essa atitude, encobriram seu pecado, fizeram roupas de folhas, imagino que até acreditaram na ideia que resolveria o problema, pois ambos estavam nus. Em outras palavras, folhas escondem nossos pecados entre nós mesmos.
b)Existem vários motivos, vergonha, medo, orgulho, mas todos esses são resultados da alienação. Uma pessoa alienada é uma pessoa separada, primeiro separada de Deus, essa separação causa estranhesa, desconfiança, insegurança quanto a quem Deus é, para quem está longe Deus é um ser que deseja destruir. Separados de si mesmo, esqueceram quem são e para o que foram criados.
c)Perpetuação do prazer imediato que leva ao sofrimento futuro. Se agarram ao pecado como se fosse um bote salva vidas, e desconhecem ou ignoram que esse bote flutua nas correntezas que levam ao inferno.
2)Aparente contradição
a)Não prospera? O texto diz que não prospera, mas tenho visto pecadores, pessoas desonestas prosperarem. A pergunta é quem disse que isso é prosperidade. Um miséria de vida, passageira, insignificante?
II - O QUE DESCOBRE
1)Porque descobrir?
a)Resposta simples, tanto quanto é possível esconder, é possível revelar nossos erros. Se encobrir é sinônimo de falsidade, a confissão é sinônimo de autenticidade. É a libertação de uma vida de mentira que nos escravisa.
b)Nos habilita para viver em unidade. Quando reconhecemos quem somos encorajamos a outros a fazerem o mesmo. E essa unidade gera crescimento.
Exemplo Terapia de Grupo. Comissão irmã Raylane. Carta de reconhecimento de culpa.
c)Desperta o desejo de nos vestir
d)Nos motiva a deixar
2)Alcançará Misericórdia
Ilsutração - Rafael queimaduras ocultas.
CONCLUSÃO
Aprendemos que podemos esconder nossos pecados e perecer para sempre ou parar de mentir para viver a paz que só Deus pode nos oferecer.
Related Media
See more
Related Sermons
See more