A Decisão de Judas

A Decisão de Judas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Introdução
Bonsoir! Você chegou ao mais do Mesmo! O programa produzido pela IRLPN em Montreal, que tem como propósito principal falar mais da mesma Escritura, mais das mesmas doutrinas e mais do mesmo Jesus, a única novidade que a gente busca aqui é a novidade de vida. O Mais do Mesmo é sempre ao vivo, direcionado primeiramente aos irmãos da ILPN, mas como está na internet você é muito bem-vindo a nos acompanhar de segunda à sexta, às 18h e 2 minutos, e 19:02.
18:02 para a gente se lembrar daquilo o que o Salmo 18.2
Salmo 18.2 NAA
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio.
Quem chega cedo ganha um “boa noite” personalizado e quem chega depois ganha um “um abraço apertado”.

Os crentes devem lutar pela fé

Se você acha que a vida cristã é só ter êxtases espirituais, você vai se decepcionar muito com a bíblia, ou vai distorcê-la tanto que não será mais a sã doutrina.
Na verdade, é por causa da sã doutrina que Judas está fazendo a decisão de não falar da salvação diretamente, mas da necessidade de lutarmos pela fé.
Não lutamos para alcançar a fé, esta, como já vimos, é dada por Deus, através dos méritos de Cristo e Deus colocou um selo em nós que é o próprio Espíto Santo habitando em nós. Efésios 1.13-14
Efésios 1.13–14 NAA
Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.
Lutamos pela fé do evangelho que foi entregue aos santos.
Filipenses 1.27 NAA
Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo até aí para vê-los ou estando ausente, eu ouça a respeito de vocês que estão firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé do evangelho;
Lutar pela fé do Evangelho é lutar pelo conjunto de crenças, organizadas racionalmente em nossa mente e coração, que podem ser entendidas e ensinadas.
Lutamos pelo conteúdo da fé e esse conteúdo é objetivo irmãos, ele é diferente de uma experiência extática que pode ser facilmente falsificada.
Judas está preocupado com os “certos indivíduos” que se infiltraram no meio da igreja sem serem notados.
Eu quero te fazer uma pergunta: Onde é mais fácil identificar uma falsa doutrina?
Numa igreja onde todos tem revelações do “espírito”, falam línguas ininteligíveis, entregam profecias a visitantes que nunca mais estarão na igreja. Ou em um igreja onde se ouve a Palavra de Deus?
Ou em outra igreja, onde a palavra é exposta dominicalmente, onde os irmãos apredem sobre as doutrinas e a história da igreja?
É mais fácil no segundo exemplo porque é possível comparar a Escritura com a novidade que chega.
Não foi por isso que os bereianos foram elogiados? Atos 17.11
Atos dos Apóstolos 17.11 NAA
Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
As coisas serem de fato assim tem um nome: Verdade. Quando as coisas são como são nós dizemos que isso é verdadeiro.
Neste sentido, toda heresia é uma mentira que só poderá ser identificada por aqueles que se dedicam a compará-la com a Verdade das Escrituras.
Ler a Bíblia, portanto, não é uma questão de lutar pela salvação, mas é a luta pela manutenção da verdade e igualmente importante, pela proclamação do Evangelho. Ou correremos o risco de apresentar um Jesus extrabíblico, que não tem existência e, obviamente não salvará ninguém.

A atitudes dos Falsos Mestres

É incrível como o desconhecimento das Escrituras deixa a gente entorpecido diante do pecado. Notem comoJudas classifica o comportamento dos falsos mestres.
São ímpios,
Transformam a liberdade da graça em libertinagem
Negam o Senhor Jesus Cristo.
Impios
A palavra ímpio quer dizer literamente sem piedade. Eles não foram alcançados pela misericórdia e vivem de acordo com a sua natureza carnal. Efésios 2.1-10
Efésios 2.1–2 (NAA)
Efésios 2.1–2 NAA
Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais vocês andaram noutro tempo, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.
Esses homens carnais, irreverentes e profanos se infiltraram no meio da igreja sem serem notados.
Olha só o porquê, de acordo com a realidade de muitos crentes
A gente tem uma experiência salvífica
É convencido do pecado
Chora e se arrepende e acha que agora é só aprender a se comportar como crentes.
Até aqui o processo foi todo realizado por Deus em nós
, mas é agora que o nosso trabalho de desenvolver a nossa salvação
Filipenses 2.12 “Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor,”
A gente acha que é só ficar imitar os trejeitos evangélicos, dar a paz do Senhor e glória a Deus e chorar quando o louvor diz que você será exaltado nesta vida.
Mas a fé que Judas conclama os irmãos a batalharem é objetiva e vem pelo conhecimento do Deus verdadeiro.
Aqueles homens ímpios eram tão distantes da Verdade que negavam que Jesus veio em carne.
Havia ao menos duas tendências que estavam “hypando” naquela época o antinomismo e o gnosticismo. Acho que amanhã eu volto nisso porque serve como cultura geral.
Antinomia quer dizer literalmente contra a lei. Neste caso, o antinomismo advogava que Cristo não somente nos libertou da condenação pela Lei, mas também nos libertou da Lei moral de Deus.
Sendo assim, “tava tudo liberado”. Esses heréticos transformavam a graça de Deus em uma desculpa para cometer todo tipo de imoralidade
Já no gnosticismo, Eles se apoiavam no entendimento grego de que a matéria é má, logo, Jesus não poderia ter encarnado.
Você pode me perguntar, mas e o texto de João 1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus […] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de g…”
Os falsos mestres diriam esse é o ensinamento que todos apreendem, mas os iniciados saberiam o verdadeiro significado do texto. Como exemplo, que Jesus veio com um homem qualquer e que se tornou o Messias depois de seu batismo.
Irmãos, é simples assim: Se está diferente dos textos bíblicos está errado. Por mais convicente que seja a argumentação, a verdade está em Cristo e Cristo está revelado nas Escrituras. O resto é heresia.

Rompa a Inércia

Em resumo, na carta de Judas nós somos chamados a lutar pela nossa fé
Esta não é uma fé sentimental e extática. Emoções e êxtases espirituais são ótimos, mas não se pode aferir a verdade com eles na maioria absoluta das vezes.
Somos chamados a lutar pela fé bíblica, que o apóstolo Paulo chama de sã doutrina.
Isso só irá acontecer quando realmente
nos dedicarmos às Escrituras,
quando realmente deixarmos a preguiça de lado
quando entendermos a serieadade com que Judas está exortando os destinatários da sua carta,
Os chamados, guardados e amados pelo Pai, nós.
Aos que chegaram depois do boa-noite personalizado “um abraço” fraterno e que o Senhor possa falar aos seus corações.
Até amanhã se o Senhor permitir.
Related Media
See more
Related Sermons
See more