Gl 5 16-18 O segredo para um vida frutífera

Conferência uma vida frutífera  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 50 views

A importância de andar no Espírito

Notes
Transcript
Divisão dos sermões, hoje iremos meditar nos
1º dia (noite) Gálatas 5.16-18. O segredo para uma vida frutífera
2º dia (manhã) Gálatas 5.19-21 Os frutos da Carne
3º dia (noite) Gálatas 5.22-25 O fruto do Espírito Santo.

Introdução:

Conta-se a história de um certo homem que, caminhando pelo campo, encontrou algumas sementes que jurava ser de abóboras. Ele voltou para casa, as plantou, regou-as com cuidado e fez todos os procedimentos necessários para que germinassem. Ao crescerem, porém, ele percebeu que aquelas sementes não eram de abóboras, mas de girassol. O homem ficou muito decepcionado. Ele havia esperado colher abóboras, mas agora teria que se contentar com girassóis.
Essa história ilustra um pouco nossa vida. Muitas vezes queremos colher determinados frutos, mas não plantamos o que queremos colher. Não podemos querer plantar as sementes da carne, que são os desejos egoístas e pecaminosos, e colher frutos do Espírito, que são o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio. Assim como o homem da história, colheremos o que plantarmos. Se plantarmos sementes boas, colheremos frutos bons. Se plantarmos sementes ruins, colheremos frutos ruins. É importante que sejamos conscientes das sementes que estamos plantando em nossa vida. Se queremos colher frutos bons, devemos plantar sementes boas.

Contexto do livro de Gálatas:

Paulo escreveu uma carta para as igrejas da Galácia, que eram compostas principalmente por gentios. Alguns cristãos judeus dessas igrejas ensinavam que as pessoas só podiam ser salvas se seguissem as leis judaicas, como a circuncisão, a proibição de comer carne de porco e o sábado. Paulo escreveu esta carta para refutar esse ensino errado.
O verdadeiro evangelho é a mensagem de Jesus Cristo, que morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou dos mortos. Para sermos salvos, precisamos apenas crer em Jesus Cristo. Não precisamos seguir as leis judaicas ou fazer boas obras para sermos salvos. A salvação é um presente de Deus, recebido pela fé em Jesus Cristo.

Contexto do Capitulo 5:

Ele começa o capitulo Gálatas 5.1 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Aqueles que creem, que pertencem a Jesus não devem voltar a escravidão sob a lei, mas existe um modo mais excelente de se viver: a vida pelo Espírito Santo de Deus! A nova vida em Jesus é uma vida dirigida e guiada pelo Santo Espírito! Então chegamos no versículo 16.

Desenvolvimento/aplicação:

Ponto 1: Vivam no Espírito!

A conjunção "porém" indica uma oposição ou contraste entre duas ideias. No versículo 15, Paulo fala sobre pessoas da igreja que vivem segundo a carne, ou seja, que se comportam de forma egoísta e pecaminosa. Essas pessoas se mordem e se devoram, ou seja, machucam e prejudicam umas às outras. Uma igreja que vive dessa maneira está fadada à destruição.
No entanto, os cristãos são chamados para a liberdade. Essa liberdade não é para ser usada de forma egoísta, mas para servir a Deus e aos outros. Como podemos usar nossa liberdade de maneira correta, evitando a destruição da igreja? A resposta está no versículo 16: devemos viver no Espírito.
Algumas versões trazem ande, andai no Espírito outras já trazem vivam pelo Espírito. E na verdade o verbo andar aqui significa exatamente isso: viver ou se comportar de uma forma especifica! Viver pelo Espirito, no Espírito! Ter nosso comportameno guiado pelo Espírito! Vale lembrar que os irmãos das igrejas de gálatas comerçaram a andar pelo Espírito, mas estavam se desviando (Gl 3.3)
Antes, nossa vida era dominada pela nossa carne, eramos obedientes e a ela seguiamos! O resultado disso é revelado em Rm 8.6-8 :
6 Pois a inclinação da carne é morte...
7Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus...
8Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
A nossa vida era assim! E essa é a vida de todo aquele que não pertence a Jesus.
Porém algo maravilhoso aconteceu! Nós fomos encontrados por Jesus e seu Santo Espírito operou a obra da regeneração e passamos a viver! Ele passa a viver dentro de nós! O próprio Deus vive em nós! Portanto agora nossa vida não deve ser controlada pelo pecado, pelos nossos desejos, mas pelo Espírito Santo!
E quem vive pelo Espírito jamais satisfará o desejo da carne! Os desejos da carne, em algumas versões: concupiscência da carne normalmente é usado para expressar um desejo mau! “Em Tiago, ele é a raiz de pecados individuais (1.14–15). Jamais satisfareis! Nós não vivemos mais para satisfazer nossos próprios desejos! Quem vive segundo o Espirito já morreu para si mesmo e agora vive para Deus! Calvino diz que embora estejamos sujeitos a pecar, não somos mais suditos/escravos do pecado para serví-lo e satisfazê-lo! O segredo para não vivermos para nós mesmos e para o pecado e andar no Espirito Santo.
Quem anda pelo Espírito Santo não cumpre com os desejos e vontades da carne!
E o contrário também é verdade! Se vivermos pela carne não podemos satisfazer/cumprir com a vontade de Deus Espírito! Não podemos o agradar! Romanos 8.9 “Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Aplicação:
Paulo em 1Co 3.1-3: “Eu, porém, irmãos, não pude falar a vocês como a pessoas espirituais, e sim como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. Eu lhes dei leite para beber; não pude alimentá-los com comida sólida, porque vocês ainda não podiam suportar. Nem ainda agora podem, porque vocês ainda são carnais. Porque, se há ciúmes e brigas entre vocês, será que isso não mostra que são carnais e andam segundo os padrões humanos?”
Aqui ele trata sobre crentes que são carnais! Isso é pessoas que realmente foram salvas por Jesus, mas ainda vivem segundo a carne. Existem sim cristãos carnais e precisamos fazer um auto-exame se nós mesmos não somos assim!
“É importante entender que mesmo que um Cristão pode ser, por um tempo, carnal, um Cristão verdadeiro não vai permanecer carnal por muito tempo. Alguns têm abusado da idéia de “Cristão carnal” ao dizer que é possível que pessoas tenham fé genuína em Cristo e vivam o resto de suas vidas de uma forma completamente mundana, sem evidência qualquer de serem “nascidos de novo” ou uma “nova criatura” (2 Coríntios 5:17). Tal idéia não tem nada de bíblica. Tiago 2 deixa bastante claro que fé genuína vai sempre resultar em obras. Efésios 2:8-10 declara que somos salvos somente pela graça através da fé, mas que salvação vai sempre resultar em obras. Pode um Cristão, durante um período de falhas e / ou rebelião, aparentar ser carnal? Sim. Vai um Cristão verdadeiro permanecer carnal? Não.” - Got Questions
Amanhã pela manhã veremos algumas características do cristão carnal! Mas uma coisa é certa! Precisamo analisar nossa vida! Como é o seu comportamento quando as coisas não estão boas? Como você reage a situações limites? Quando o marido faz uma raiva, como você reage? ou quando sua esposa faz algo que você não gosta, como você reage? Quando as coisas não saem como você planejou?
(Situações limites são aquelas situações que mostram quem de fato governa nossas vidas: o Espírito Santo ou a Carne)
Se você é um cristão, mas vive segundo a carne, saiba que Deus irá tratar com você! Ele é o maior interessado em que você seja santo! Deus vai tratar porque Ele ama você! Hb 12.10-11: “porém, nos disciplina para o nosso próprio bem, a fim de sermos participantes da sua santidade. 11Na verdade, toda disciplina, ao ser aplicada, não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. Porém, mais tarde, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.”
O Senhor não se alegra em nos ver caminhando segundo a carne porque Ele já nos libertou para vivermos uma nova vida! Para nos tornarmos a semelhança de seu filho amado Jesus! Para que cresçamos em santidade! O objetivo é que sejamos cada vez mais espirituais e menos carnais!
Andar no Espirito não significa que nossa caminhada será facil e cheia de rosas, pelo contrário, nessa caminhada enfretaremos terríveis batalhas contra a carne conforme o versículo a seguir nos confirma.
Portanto lembremos:
Quem anda pelo Espírito Santo não cumpre com os desejos e vontades da carne!

Ponto 2: Por que o Espírito e a carne são inimigos?

Porque um é justamente o contrário do outro! São inimigos mortais um do outro! Aquilo que a carne deseja é contrário aquilo que o Espírito deseja! O Espirito faz o bem, a carne faz o mal! Nós costumamos ver noticias de guerra no oriente médio, russia e etc… ouvimos falar sobre a primeira e segunda guerra mundial, porém nenhum desses conflitos chegam aos pés da guerra que é travada pela carne e o Espírito! É a maior guerra que já existiu e só terá fim quando nosso Senhor Jesus voltar! É um conflito entre a nova e velha natureza!
Segunda parte do versículo continua a tratar sobre essa batalha! Um é contra o outro de modo que não façamos aquilo que quereis. Segundo Calvino: o que queremos aqui deve ser entendido não como as inclinações naturais da carne, mas sim as inclinações da nova natureza! Esse texto evoca Rm 7.14-25 onde Paulo narra com riquezas de detalhes este conflito que acontece dentro de nós:
Romanos 7.14–25 (NAA)
Porque bem sabemos que a lei é espiritual. Eu, porém, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, concordo com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isso já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim, mas não o realizá-lo. Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
Assim, encontro esta lei: quando quero fazer o bem, o mal reside em mim. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!
A carne milita contra o Espirito para que não façamos aquilo que o Espirito quer! E por isso vivemos o conflito que Paulo cita aqui: queremos fazer uma coisa, mas quando vemos já estamos fazendo justamente o contrário! Exemplo: O marido fez uma raiva e a esposa diz: quando ele chegar eu não vou brigar com ele, prefiro ficar em paz! Quando o marido chega o que acontece? briga por cima de briga! Não vou mais jogar esse joguinho porque estou viciado, o que acontece? outro dia vai lá e joga novamente! Um jovem que cai em imoralidade sexual depois jura para si mesmo que nunca mais vai cair, o que acontece? Ele cai! E por que isso acontece meus irmãos? Acontece justamente por causa dessa luta entre a carne e o espirito! O bem que quero fazer eu não faço, o mau que não quero fazer esse eu faço!
Aplicação:
Estamos em guerra! O cristão não pode abaixar a guarda pois nossa carne ainda vive (você e eu sabemos muito bem disso) qualquer descuido passamos para o controle da carne. Nós estamos em guerra! Não podemos viver ignorando a carne e o pecado! Não temos a opção de não buscarmos ser cheios do Espírito Santo de Deus! Não podemos achar opcional ler e meditar na Bíblia, ter uma vida de oração, não podemos achar opcional vir ou não para a igreja e viver em comunhão com os irmãos! Um crente sem essas coisas é um crente que vive sob o domínio da carne porque ele não é cheio do Espírito Santo de Deus!
E sabemos que pela nossa própria força não podemos vencer a carne! Mas as vezes agimos como se isso fosse possível! Não nos vestimos da armadura que Deus dispõe a nós e mesmo assim queremos ir para a batalha! Qualquer exercito ou soldado que não vai preparado para a guerra certamente perderá! Nós temos toda armadura de Deus disponível e precisamos fazer uso dela! Você e eu não teremos vitória sobre a carne se não formos cheios do Espirito de Deus! Você nunca vai resolver os problemas do seu casamento se não for cheio do Espirito Santo de Deus! Você nunca vai ter vitória contras os pecados sexuais se não for cheio do Espirito Santo de Deus! Você nunca vai conseguir controlar essa lingua afiada se não for cheio do Espirito Santo de Deus! Você está em guerra! Ou encaramos essa verdade e nos preparamos para guerrear ou então você irá viver em constante derrota sendo dominado pela carne!
2. Para você que vive nessa guerra e tem perdido e sofrido derrota após derrota: existe esperança para você! Paulo diz: Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?! Eu quero fazer o certo mas faço o errado! Eu vivo lutando contra esse pecado mas vivo caindo no mesmo! Derrota após derrota! Será se sou salvo? será se tem solução para mim? Será se eu posso ter vitória algum dia? e a resposta para todos estes quetionamentos é: Existe esperança para você! Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! Existe uma esperança! Essa esperança tem nome! É Jesus! é a graça de nosso Senhor Jesus que nos salva! E é a graça de nosso Senhor Jesus que continuamente nos salva de nós mesmos! Se você tem perdido as batalhas e se sente impuro, sejo e indgino de olhar para Deus! Existe graça para você! Precisamos de Jesus não somente no momento da conversão! Não! Precisamos de Jesus todos os dias! Paulo diz: Onde abundou o pecado, superabundou a graça! A graça de Deus é o suficiente para te dar vitória contra o teu pecado!
Ao invés de sentir vergonha e se esconder de Deus, aquilo que você precisa na verdade é justamente correr para Ele se humilhar! É chorar aos pés do Senhor dizendo: Senhor eu pequei e sei que esse pecado ofende diretamente a ti, fere tua santidade! Mas já não quero mais viver na prática do pecado! Não quero mais te ofender! Senhor me perdoa por todas as vezes que cai! Me perdoa! E clamo que me ajude a levantar, me ajude a ter vitória contra esse pecado! Eu já tentei vencer na minha própria força, mas eu perdir! Derrame o Deus a tua graça! Pois tua Palavra diz: onde abundou o pecado, superabundou a graça e ela é tudo que eu preciso para vencer! Em nome de Jesus, amém! Existe esperança viva e verdadeira para você!
E para todos nós! Tenha animo! Essa batalha terá um fim no retorno de nosso Senhor Jesus, ou quando nós partirmos para Ele! Aqueles que pertencem a Cristo são mais que vencedores!

Ponto 3: E assim viverás!

Quem vive e é dirigido pelo Espírito Santo não está mais sob a lei! O que isso significa? O Espirito Santo é o penhor de nossa salvação (1 Co 1.21-22) e nos diz que o Espirito Santo é a garantia de que somos salvos (Ef 4.30) ainda mais em Rm 8.9: Vocês, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Se temos os Espirito Santo de Deus, significa que verdadeiramente somos salvos! Depositamos nossa fé em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador! Significa que rejeitamos todo outro pretenso salvador, rejeitamos a justiça própria, rejeitamos a justiça pela lei, no sentido dela nos levar a salvação! Pois não podemos ser salvos pelas obras da lei (Rm 3.20).
Aqueles que são guiados pelo Espirito Santo de Deus estão sob a nova aliança! E podemos nos alegrar, porque todos os que tem o Espirito tem vida! Estamos portanto vivos, para frutificar! Ser dirigido pelo Espírito significa: É aquela influência constante, eficaz e benéfica que o Espírito Santo exerce dentro do coração dos filhos de Deus, pela qual são guiados e capacitados mais e mais para vencer o poder do pecado que ainda habita neles, e para andar nas veredas dos mandamentos de Deus, livre e alegremente.
Amanhã veremos quais são os frutos da carne e o fruto do Espirito Santo!

Conclusão:

Vivamos pelo Espirito Santo! Esse é o segredo para uma vida frútifera! Não busquemos satisfazer nossa carne,
Related Media
See more
Related Sermons
See more