Tiago 1.1-4 | O propósito do sofrimento
Cristianismo na Prática • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5,127 viewsNotes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Pré: No mês de Novembro estamos trabalhando o tema Avivamento e você já deve ter percebido isso nos sermões, meditações, leituras bíblicas e devocionais realizada em nossa Igreja. Talvez você já tenha percebido também que os Verdadeiros Avivamentos ocorridos ao longo da história sempre tiveram algumas características em comum: (1) Enfoque na Palavra, (2) Enfoque em Cristo (3) Enfoque na Oração.
Isso já daria praticamente um sermão, não é? Mas, deixemos isso pra depois, por enquanto, vamos ler a Palavra, meditar sobre Cristo e ter um tempo de oração.
Leitura do Texto Bíblico: Tiago 1.1-4 | Oração
Pós: Se você é uma pessoa antenada nas redes sociais, provavelmente você já deve ter percebido que seus pastores favoritos provavelmente não são as pessoas mais influentes do mundo digital. E não, eu não estou fazendo uma crítica a eles, tenha calma. Digo isso, porque nem mesmo os nossos pastores mais expressivos chegam aos 1.5 milhões de seguidores - sim, eu estou falando do Pastor Hernandes - depois talvez seja o querido pastor Augustus com quase 1 milhão de seguidores e outros com quantidades muito inferiores, então, certamente não vamos mencionar nossos pastores locais nessa lista. Mas, por outro lado, estão pastores com 15.5 milhões de seguidores, 10 milhões e 6 milhões. O que gera uma diferença tão gritante? Talvez sejam muitos os fatores, mas um dos principais sem dúvidas é o conteúdo, se de um lado estão expositores da Palavra, do outro estão adeptos da Teologia Coach.
Não faz muito tempo em que um desses ditos pastores disse: Cachorros geram cachorros, gatos geram gatos e Deus gera deuses. Claro, um é bem maior que o outro, não é? Agora me responda: quem é mais leão?
Tais homens pregam uma vida sem sofrimentos, uma vida de grandes conquistas “venha para o time dos vencedores”, uma vida em que aparentemente nada de mal pode acontecer. E bom… quantos anos você tem? Quantos anos dentro de uma igreja? Acho que a essa altura você já deve ter percebido, a caminhada não é muito fácil, é? Temos muitos dias ruins, muitos problemas por aqui.
Saber que existem dias ruins não me ensina sobre o que fazer quando chegar nesses dias. Na verdade, nem mesmo responde ao questionamentos, por que sofremos? por que temos dias ruins? Qual o sentido da dor? por que sentimos o medo? Qual é:
FCD - O PROPÓSITO DO SOFRIMENTO.
Contexto:
Contexto:
Tiago é provavelmente a primeira obra escrita do Novo Testamento, e é sem dúvidas uma das cartas mais incríveis e únicas já produzidas. Ela foi elaborada por volta dos anos 40, e tem uma semelhança muito grande com os livros de sabedoria do Antigo Testamento, se preocupando com as ações e práticas do povo de Deus, em comparação com a sabedoria divina.
Diferente de outras cartas, especialmente das cartas de Paulo, Tiago não dedica muito tempo aos problemas externos enfrentados pela Igreja, ele não combate hereges ou heresias abertamente, mas ele trata do coração, ele fala de problemas internos, de questões da própria igreja.
Tenho quase que certeza de que você já leu Tiago, é uma carta muito curta e prática, que fala sobre diversas questões difíceis, mas oferece um abraço consolador em meio ao sofrimento.
Mas, mesmo que seja tão conhecida, é também muito negligenciada e até mesmo difamada, alguns, como Martinho Lutero pensaram que a carta de Tiago era “fraca”, “uma carta de palha” e insuficiente para estar no Novo Testamento. Mas não é bem por aí, Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu uma carta para toda a Igreja, uma carta geral, que chegou até nós e tem um enorme valor por nos ajudar a entender: O CRISTIANISMO NA PRÁTICA (Ah, por sinal, esse será o nome dessa série que tento começar hoje).
Olhando de maneira especial para os quatro versos que lemos, Tiago nos mostra sobre muito do que será abordado na Epístola. Alegria, esse é o tema inicial de toda a carta, e não é sem razão. Tiago nos apresenta uma alegria que supera o sofrimento, uma alegria que permanece firme em meio aos dias difíceis. Mas ele não faz isso de maneira fria, ele primeiramente nos ensina:
FCD - O PROPÓSITO DO SOFRIMENTO.
Declaração do Tema - QUAIS SÃO OS PROPÓSITOS DO SOFRIMENTO PARA O CRISTÃO?
1º - ENSINAR SOBRE DEPENDÊNCIA DO SENHOR - vv. 1-2
1º - ENSINAR SOBRE DEPENDÊNCIA DO SENHOR - vv. 1-2
Tradicionalmente as cartas antigas iniciavam com uma saudação, e em seguida um trecho de ações de graças e uma oração. Tiago não começa assim, ele escolhe as provações como seu tema de abertura e esse tema está presente em toda a carta. Mas antes mesmo de chegar ao assunto propriamente dito, ele procura brevemente se apresentar e fornecer um singelo consolo:
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo (1) - O autor revela seu nome na primeira palavra da sua carta: Tiago. Tiago era um nome bastante comum naqueles dias, e no Novo Testamento são mencionados “Quatro Tiagos”.
(1) Tiago, Irmão de João, e filho de Zebedeu (Discípulos de Jesus - Marcos 1.19),
(2) Tiago, filho de Alfeu (Também era um dos Doze - Marcos 15.40 - O menor),
(3) Tiago, o pai de Judas (Lucas 6.16),
e(4) Tiago, filho de Maria - irmão de Jesus, Presbítero (Pastor) da Igreja de Jerusalém (Mateus 13.55 e Atos 15.13).
Provavelmente a carta foi escrita realmente pelo número 4, o que era irmão de Jesus.
Sabe o que é curioso? Tiago não “nasceu crente”, na verdade, mesmo sendo irmão de Jesus Cristo, não o percebeu em vida como o seu Salvador (João 7.5 “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele.”). Tiago não foi um dos seus seguidores enquanto esteve com ele, mas o recebeu quando percebeu que Jesus era de fato o Senhor e Salvador.
Tiago se tornou um dos três pilares da Igreja de Jerusalém daquela época, um homem tão importante quanto Pedro e Paulo, tanto que lá em Atos 15.13 ele encerra a discussão teológica dizendo “Irmãos, atentai nas minhas palavras”. Esse mesmo Tiago se tornou conhecido como um dos judeus mais piedosos em toda a terra, chamado de “Tiago, o Justo”. Mas, mesmo que fosse tudo isso e muito mais, Tiago não se apresenta como “Justo”, “Pilar da Igreja” ou “Privilegiado”, ele se apresenta como SERVO DE DEUS E DO SENHOR JESUS CRISTO.
Queridos, a palavra servo na língua Grega é melhor entendida como escravo. Tiago está se colocando como um escravo leal a Deus e ao Senhor Jesus, um escravo daquele irmão que ele mesmo havia rejeitado, um escravo do irmão que ele reconheceu como Senhor e Salvador. Isso sem dúvidas já nos ensina algo, não é?
Às doze tribos (1) - Tiago se dirige às 12 tribos que estão dispersas entre as nações. Isso não é algo comum naquele período, em que as cartas eram escritas para um grupo destinatário específico. O que levou a “Casa de Israel” a se espalhar assim? Se você pensou “perseguição”, calma, não foi somente isso. Provavelmente a Igreja já tinha se espalhado desde o martírio de Estêvão, mas não foi somente isso.
O povo de Israel se espalhou porque essa era a vontade de Deus - sempre foi - desde a Torre de Babel. As 12 tribos deveriam se espalhar como o enorme Israel de Deus, o povo da aliança em todos os lugares da terra, e é a essa GRANDE IGREJA que Tiago fala.
SAUDAÇÕES - Se somos escravos de Cristo temos razões para viver com alegria (1) - Não foram mencionados sofrimentos até agora. Mesmo que soubesse das dificuldades e lutas enfrentadas por tantos cristãos, Tiago já inicia sua carta falando sobre o Pai e sobre o Filho - é por causa deles que ele escreve. Então, nada do que venha depois disso pode ser grande o bastante, é por causa do Pai e do Filho que há uma saudação em alegria.
Ilustração: Você conhece crentes que são aparentemente carrancudos? Pessoas que sempre enxergar os espinhos e raramente as flores, que reclamam dos aromas e sabores e nunca percebem a beleza das cores? Então, mesmo que isso não seja aparentemente um pecado, ou mesmo que não te incomode, gostaria de te dizer, a vida não é tão cinzenta quanto parece.
Resumo: Precisamos aprender a depender do Senhor.
Aplicação: Você lembra do que eu disse sobre Tiago? Ele estava perto de pessoas de fé, perto do próprio Cristo, mas somente no tempo oportuno, o tempo escolhido por Deus, ele pôde conhecer o Salvador. Isso nos ensina que não é porque estamos perto de pessoas cristãs que nos tornaremos cristãs, não depende necessariamente do nosso muito esforço ou do muito falar.
Mas, depois, o mesmo Tiago que antes não enxergava a verdade, agora era um escravo de Cristo, e sentia uma alegria, tinha uma razão para enfrentar qualquer sofrimento com um grande consolo.
Se você é verdadeiramente um Cristão, lembre do que Tiago já nos apresentou, somos servos/escravos de Cristo - nosso Senhor cuidará de nós.
Aos não cristãos: Mas, se você tem sofrido e não consegue encontrar alegria em nada, você provavelmente ainda não percebeu, mas é escravo de alguém, escravo de alguma coisa - que não é esse Deus, que não é esse Cristo. Você precisa também desse Senhor tão amoroso - que mesmo na dispersão, mesmo nos lugares e situações mais esquisitas e difíceis desse mundo nos dá verdadeira paz e alegria.
Mas, olhe agora para o verso 2. Tiago inicia de fato o conteúdo da carta falando algo aparentemente absurdo. Algo que naturalmente nos faz perguntar “esse homem está louco?”. O que você esperaria no verso 2? “Meus irmãos, fico muito triste de saber que vocês estão sofrendo, e oro para que esse sofrimento acabe logo, vou fazer o possível para tirar vocês dessa situação”. Mas ele diz:
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações (2) - Que absurdo né? “Tenha por motivo de toda alegria passar por provações”. Tá tudo ao contrário, não? Não! Tiago está dizendo: Que o comportamento de vocês/que a atitude de vocês, no meio das muitas provações seja de TODA ALEGRIA! Sabe o que essa expressão significa? Não significa que “No meio da provação sinta somente alegria” - isso seria muito frio, muito estranho, né? Seus irmãos adoecendo e você sorrindo. Mas significa: “No meio da provação, em meio aos sentimentos mais variados, em meio ao turbilhão de sentimentos que você enfrenta, que a alegria seja o maior deles, que a alegria seja a mais forte das atitudes”.
Será que essa ideia foi inventada por Tiago? Não. Paulo, falando aos Filipenses (4.4) disse: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.”; Falando aos Tessalonicenses (5.16): “Regozijai-vos sempre.” E se para você isso não foi o suficiente, o próprio Cristo disse (João 15.11): “Tenho-vos dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.”
Várias provações (2) - Não é sobre quantidade, mas variedade e diversidade das provações. Em todos os tipos de lutas e provações, descanse na certeza de que o Senhor te assegura e proporciona alegria.
Ilustração: Eu sei que parece estranho falar “Obrigado, Senhor, por essas coisas todas dando errado na minha vida, aliás, o Senhor poderia aumentar minhas provações um pouco mais para que eu possa ter ainda mais alegria?”. Sim, eu sei, isso parece loucura, e eu não estou dizendo vá e ore pedindo mais provações - definitivamente, não!
Mas, diferente de todo o mundo, quando tudo “deu errado” no seu dia, você sabe que não deu… no fundo, deu certo mesmo. Você sabe que o pneu furado não foi acaso, não foi porque Deus perdeu o controle da sua vida, não foi porque Satanás venceu Deus naquela hora, não, não, não.
Crente também sofre, crente também chora, crente também sente vontade de desistir - mas acima de tudo, os que conhecem verdadeiramente ao Senhor Jesus Cristo podem encontrar alegria em meio ao pranto, manter alegria quando dói, sorrir quando a vontade é chorar.
Resumo: Precisamos aprender a depender do Senhor.
Aplicação: Querido, seja sincero comigo… seus problemas doem, não doem? Tem momentos em que você sente que não da mais pra aguentar, não tem? Não, eu não vou dizer que sei como é, porque mesmo que eu sofra, meu sofrimento é diferente do seu… quando estamos no meio de um sofrimento, somos bombardeados por diversos pensamentos e sentimentos, mas eu vou dizer: eu sei de alguém que sabe como é.
Na verdade, esse alguém sabe até mais do que todos nós juntos sobre o que é sofrer, sobre o que é sentir o abandono, sobre o que é dor e sofrimento de maneira excruciante… E se esse alguém - o nosso Salvador - sofreu tudo aquilo diante do próprio Pai e diante dos homens, por quais motivos eu deveria esperar uma vida isenta de sofrimentos? Não foi ele mesmo que avisou: nesse mundo vocês vão passar por todas as categorias de sofrimento, mas tenham bom ânimo - eu venci este mundo. O SOFRIMENTO NOS ENSINA A DEPENDER DO SENHOR, SABENDO QUE ELE SEMPRE ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS, DAS COISAS APARENTEMENTE BOAS E TAMBÉM DAS PROVAÇÕES, ELE SEMPRE ESTÁ COM O SEU POVO.
Declaração do Tema - QUAIS SÃO OS PROPÓSITOS DO SOFRIMENTO PARA O CRISTÃO?
2º - AMADURECER NOSSA FÉ - vv. 3-4
2º - AMADURECER NOSSA FÉ - vv. 3-4
A Palavra de Deus nos ensina de diversas maneiras que vamos sofrer, que seremos provados. Todo mundo aqui já foi aluno, todos nós já fizemos provas, e eu acho que ninguém gosta de provas né? Provas trazem toda aquela tensão de um preparo prévio, estudo, medo de errar, ansiedade pela nota e por aí vai. E ainda assim, todos nós passamos por provas.
Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada (3) - Já sabemos que a prova é uma certeza, seremos testados. E qual a parte boa? Há grande alegria em ser aprovado! Em receber o resultado.
Então eu te pergunto, como você encara as provas da vida? Você foge delas? Você finge que não estão acontecendo, e não se prepara? Você tenta ser rebelde e diz “não, eu não mereço essa prova”. Esqueça essa ideia coach de que você não deve sofrer. Seu Cristo sofreu, e se você o imita, você vai sofrer, mas se você o segue você será provado.
Você é um peregrino, meu irmão. Não adianta esperar o que você terá somente na eternidade, aqui na estrada estreita. A provação serve como um medidor, um termômetro da nossa fé.
Produz perseverança (3) - Olha que interessante, o texto não diz que a dor produz a fé, a fé já existe, a dor gera a perseverança. O querido pastor Ericon, quando pregou esse texto trouxe uma definição muito simples do pastor Hernandes Dias Lopes que diz: Perseverança é a Paciência triunfadora em meio às circunstâncias difíceis. Perseverança não é “aguentar o sofrimento”, isso é resiliência. Perseverança é “caminhar mesmo quando está doendo”, é “nadar mesmo quando a correnteza está oposta”.
Hebreus 12.11 diz: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.”
O que Tiago nos diz é: continuem, mesmo sofrendo, porque isso nos amadurece, amadurece a nossa fé.
Ora, a perseverança deve ter ação completa (4) - A prova deve ser executada completamente, deve ser completamente realizada, não podemos pular qualquer etapa. Não podemos pular o sofrimento, não podemos pular as orações, não podemos pular a alegria, não podemos pular a confissão de pecados, não podemos pular o louvor a Deus, nada. Todas as etapas do processo de provação que nos fazem ter perseverança são necessários, porque somente assim podemos chegar ao resultado:
Para que sejais perfeitos e íntegros (4) - Tiago diz que se os seus ouvintes conseguirem viver com alegria em meio ao sofrimento eles serão perfeitos e íntegros. Não, ele não está falando que eles vão viver sem erros e sem pecados, ou sei lá, que vão atingir um patamar de divindade aqui na terra. Não, isso é impossível, nós vamos lutar contra o pecado até o último dia de nossas vidas. Tiago está falando sobre Maturidade!! Sobre uma fé mais fortalecida, uma fé constante, estável, uma fé firme como uma árvore centenária que suporta chuva e sol, ventos e tempestades.
E talvez você diga: Ah, André! então esse sermão não foi pra mim. Eu já tenho de tempo na Igreja o que você tem de vida, faz 26 anos que eu sirvo ao Senhor. Irmão, deixa eu te falar, nem sempre tempo, nem sempre idade, é sinônimo de maturidade. Maturidade a gente não consegue lendo livros, a gente consegue sofrendo, vivendo, tentando, errando, acertando.
Quando foi que você aprendeu a ser um bom pai? Quando foi que você aprendeu a criar e cuidar dos seus filhos? Foi quando você assistiu um vídeo sobre isso? Foi quando você leu um manual sobre paternidade? Acho que não. Nada te ensinou mais do que a própria paternidade. Assim também é na caminhada cristã, na escola da fé há muitas provas para que cada aluno seja provado e aprovado, amadurecido diante do Senhor.
Em nada deficientes (4) - Então, quando você tiver a sua fé amadurecida, quando sua fé for aperfeiçoada você não será mais deficiente em nada. Sabe o que isso nos fala nas entrelinhas? Suas lutas e provações vão te fazer parecer muito mais com Cristo - com aquele que viveu diante de Deus, e diante dos homens, suportando todo o sofrimento, suportando toda a dor, suportando a cruz com fé, com perseverança, com alegria obediente, com maturidade, Ele sim, perfeito, Ele sim, íntegro, Ele sim, em nada deficiente.
Ilustração: Traduzindo para os nossos dias o que Tiago está dizendo aqui é mais ou menos assim:
Você já tentou fazer um exercício físico? Já tentou pelo menos começar? É algo um pouco estranho e um pouco engraçado. Se você começa na caminhada ou corrida, você chega ao açude velho e pensa “tá, vou devagarinho, tentar completar uma volta”, e do nada passa um cara voando, e para sua surpresa, antes de que você possa completar a sua primeira volta, o mesmo cara passa por você mais 2 ou 3 vezes, isso te assusta, isso te deixa talvez até envergonhado e desanimado.
Da mesma forma acontece na academia também, você começa a levantar peso, e está lá, com 3 ou 4 quilos, morrendo, tremendo os braços e as pernas, e do nada tem um monstro do seu lado, levantando 35 quilos em cada braço como se fossem 2 quilos apenas.
Mas, se você desistir do açude ou dos pesos ali no começo da jornada, não vai progredir, não vai chegar a lugar nenhum, não vai conseguir levantar mais peso e sentir os efeitos positivos que isso traz sobre o corpo.
Resumo: Por isso, descanse, sabendo que o Deus que não poupou seu filho para que vocÊ possa ter fé, vida e alegria, está sempre te amadurecendo, lapidando e aperfeiçoando para que você seja mais maduro, mais parecido com Jesus Cristo.
Aplicação: Mesmo que cheio de feridas e cansados, chegaremos alegres ao céu, chegaremos firmes e íntegros diante de Cristo, porque Ele nos mantém e persevera por nós.
Aplicações - 3 Desafios:
Aplicações - 3 Desafios:
ABANDONE A TEOLOGIA COACH E ANTI-SOFRIMENTOS QUE INSISTEM EM NOS CERCAR: Sabe de uma coisa? Crente também é demitido, crente também adoece, crente também perde familiares em acidentes, crente também é assaltado, crente também é atingido pelas calamidades desse mundo tão cruel. E nada disso é fácil, tudo isso machuca, tudo isso faz a gente chorar.
Mas e aí? O que você vai fazer? Correr pras seitas da alegria que dizem que lá ninguém sofre? Que basta doar seu carro para a Igreja e não haverá mais sofrimento? Ah, irmãos. Se o próprio Cristo sofreu, por que você não sofreria? Se o próprio Cristo não fugiu nem reagiu diante dos seus malfeitores, por que nós queremos tanto viver uma vida light aqui? Viva consciente de que virão dias de sol e de chuva, mas que tanto nestes como naqueles, o Senhor cuidará de você.
NÃO PRIVE OS SEUS FILHOS DO SOFRIMENTO: Eles precisam amadurecer, eles precisam crescer, eles precisam aprender a depender do Senhor. Eu sei, você ama demais aos seus filhos, você os quer tanto bem que aceitaria todo o sofrimento deles no seu lugar. Eu sei, eu sei que você trocaria de lugar com eles quando eles quebram o braço ou ficam doentes, eu sei que você pensa tudo isso porque você os ama.
Mas é justamente por muito amar aos seus filhos que você precisa ensiná-los sobre o sofrimento, sobre a alegria do Evangelho, sobre a alegria do perdão de Deus para o nosso amadurecimento.
Peça sabedoria ao Senhor, peça que o Senhor te conforme a vontade dEle, que você possa descansar sabendo que Ele tem uma vontade que é boa, perfeita e agradável. Mesmo quando estiver doendo em você, mesmo quando você ver seus filhos sofrendo, se estiver doendo, ore: Senhor, me ensina a ver a tua graça e cuidado nesses dias de sofrimento para que eles sejam mais breves.
ELE SEMPRE OUVE A SUA ORAÇÃO!
BUSQUE MATURIDADE: Eu queria muito dizer que depois de ouvir esse sermão você vai passar por aquelas portas e nunca mais vai cair e nunca mais vai errar, mas você vai, eu vou.
Mas, nunca esqueça - nem mesmo por um instante - de que em suas faltas e tropeços, aquele que é verdadeiramente Perfeito e Íntegro, Jesus Cristo, venceu, e mesmo que Ele seja o único que poderia atirar pedras, foi aquele que se entregou por amor, ele amou você. Então, mesmo quando a dor chegar, você pode continuar caminhando, buscando sabedoria, buscando maturidade, olhando para Cristo que venceu por você e por mim naquela cruz.
Conclusão
Conclusão
A solução para nossas lágrimas que caem não está no Evangelho Coach, não está na pregação light, nem mesmo nos grandes pastores que arrastam multidões com uma mensagem de sucesso e autoajuda. A solução está em olhar para Cristo, crescer na semelhança de Cristo, em nos tornarmos completos nEle e percebermos que por causa dEle “não está faltando nada”. Por causa de Cristo não temos necessidades, Deus supriu tudo, Cristo saciou tudo.
Grant R. Osborne: A verdadeira alegria só vem quando percebemos que Deus está por trás de uma provação e trabalhando para o nosso bem. | Oração!