Tem coisa melhor? Marta e Maria
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 25 viewsNotes
Transcript
Tem coisa melhor? Marta e Maria
Tem coisa melhor? Marta e Maria
38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; 42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
Introdução contemporânea
Introdução contemporânea
O ativismo que nos tira da presença de Deus.
Introdução contextual
Introdução contextual
O equilíbrio ao bom samaritano.
01 - O serviço é importante - v. 38
01 - O serviço é importante - v. 38
Meus irmãos, o texto nos diz que Jesus chega a um povoado, ao que tudo indica, seria Betânia, porque no Evangelho de João vemos que é em Betânia onde moram Lázaro e suas duas irmãs, Marta e Maria.
Lemos que Jesus chega ali acompanhado dos seus discípulos, e é recebido na casa de Marta. Essa mensão especificamente do nome de Marta como quem recebe Jesus dá a entender pra nós de que ela era a irmã mais velha, responsável pela casa. No mínimo mais velha que Maria, mas possivelmente mais velha que Lázaro também.
E ela ocupa esse papel como responsável por aquela casa e portanto pela hospitalidade prestada a Jesus e seus discípulos.
Veja, não é a coisa mais simples do mundo naquele tempo e naquelas condições você receber um mestre em sua casa e mais 12 homens ao lado dele.
Naquele tempo exisitia uma expectativa muito grande sobre o anfitrião: os pés de quem chegava deveria ser lavado; não podia faltar bebida durante toda a visita; e deveria ter tudo pronto caso os convidados precisam de pouso, o que era bem possível naquele caso, tendo em vista que Jesus tinha acabado de chegar no povoado e eles não tinham bem um lugar para ficar. No máximo armavam tendas próximo à cidade.
É mais ou menos aquilo que a gente vê nessa época de fim de ano: aqueles parentes que moram longe já ligaram e disseram que vão passar a virada do ano aqui com sua família. E eu imagino que sua casa seja bem mais receptiva que uma casa do primeiro século, em Betânia. Mas tudo isso demanda trabalho. Demanda esforço. Demanda serviço.
O que seria de nós, irmãos, se não fosse o serviço?
Boa parte da nossa vida é baseada no serviço. Praticamente tudo o que desfrutamos é fruto do serviço de inúmeras pessoas. Da mesma forma como nós também servimos com nossas forças, nossa inteligência, nosso estudo, para que outros desfrutem disso.
Não existe um mundo onde não precisamos dos serviços uns dos outros.
O serviço é tão necessário que em Atos 6 lemos sobre a instituição do corpo diaconal da igreja primitiva, porque era necessário oficializar os servos daquela comunidade, para que todos fossem devidamente assistidos.
Se era importante na igreja primitiva, é tanto quanto para nós hoje. Para um culto como esse acontecer, alguém teve que abrir a igreja. O Ministério de Música chegou mais cedo pra ensaiar os louvores que cantamos. O MCA tá dando suporte para as nossas crianças, e ensinando o Evangelho em uma linguagem acessível a elas. Temos recepcionistas, secretária, diretor de culto, pregação… por isso, se somos edificados em um momento como esse é em grande parte fruto do trabalho de diversas pessoas.
Na vida secular da mesma forma. Você veio em um carro pra igreja que teve alguém responsável por projetar, centenas de outros participaram da montagem, mas teve seu mecânico que botou ele pra funcionar esses dias, e o frentista do posto abasteceu ele pra você poder chegar aqui.
Enfim, e com a tecnologia que temos hoje, somos capazes de servir as pessoas de uma forma muito mais especializada, mais rápida, com mais opções. Pense no seu trabalho, e em como as coisas avançaram de 10 ou 20 anos pra cá. Pense em como nosso mundo é mais produtivo, e em como hoje podemos fazer em segundos o que antes levariam dias.
Nós servimos uns aos outros, enquanto também somos servidos pelas pessoas. O mundo funciona assim, e se não tivesse essa coletividade nossa vida seria miserável.
O serviço é bênção.
O que Marta estava fazendo era uma bênção.
Era uma função muito importante.
Ela estava dando as condições para que Jesus pudesse ensinar.
02 - Mas o discipulado é imprescindível - v. 39
02 - Mas o discipulado é imprescindível - v. 39
Mas enquanto Marta estava trabalhando, Maria, sua irmã, estava ouvindo os ensinamentos de Jesus.
Convenhamos, a pior coisa que tem é você se desgastar todo trabalhando em algo e nada do seu companheiro de serviço.
Quando o que poderia ser um trabalho em equipe, mais leve e mais rápido, se torna o trabalho de uma pessoa só, mais cansativo e mais demorado.
Você já teve que trabalhar com algum preguiçoso?
Veja o que diz Provérbios 10.26:
26 Como o vinagre para os dentes
e a fumaça para os olhos,
assim é o preguiçoso
para aqueles que o enviam.
Ter um preguiçoso como companheiro de trabalho tão agradável quanto fumaça nos olhos.
Ver o trabalho pra fazer e não ter a iniciativa do companheiro deixa a gente indignado!
E Marta estava indignada com Maria! Aos olhos dela, Maria estava fazendo vista grossa a todo o trabalho por fazer e ficou ali ouvindo Jesus ensinar.
Essa é uma cena que poderia trazer indignação mesmo. Além do fato de ter trabalho pra fazer, o fato de Maria ser uma mulher aos pés de um mestre.
Aquilo era algo que não acontecia naquela sociedade. Uma mulher não poderia receber educação formal daquela forma. Qualquer outro mestre daquela época pediria que aquela mulher se retirasse dali, mas Jesus não faz isso. Ele permite que Maria fique ali, aprendendo todos aqueles ensinamentos sobre a Palavra de Deus que Jesus trazia.
Marta via aquilo como algo inútil pra Maria, muito fruto do seu tempo. Enquanto na perspectiva dela tinham muitas outras coisas que mereciam maior atenção. E então o texto diz: Lc 10.40
40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: “Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!”
Aquela cena parecia bobagem; parecia preguiça; parecia um tipo de abandono.
E então ela intima Jesus: Senhor, você deveria se importar com o que está acontecendo aqui. Manda ela me ajudar.
03 - Cuidado com os muitos afazeres - v. 41-42
03 - Cuidado com os muitos afazeres - v. 41-42
Mas de uma forma que pegou ela de supresa, Jesus não rejeita Maria ali, sentada aos seus pés aprendendo. Nem entende que a prioridade dela seria o serviço, mas responde a Marta:
41 Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; 42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
Meus irmãos, refletindo sobre esse texto me deparei com a seguinte convicção: qualquer um dos nossos nomes encaixaria como uma luva na frase de Jesus.
Bruno, Bruno… Você está preocupado e inquieto com muitas coisas, todavia apenas uma é necessária.
Em nosso tempo tão produtivo, de tanto serviço e de tanta correria, as duas palavras de Jesus traduzem nossa vida!
Preocupação e Inquietude.
Estamos preocupados demais, e inquietos com muitas coisas.
Já teve vezes em que você tinha um tempo ali pra poder se desligar um pouco das coisas, pra relaxar um pouco a cabeca, mesmo que por pouco tempo, mas você não conseguiu?
Qualquer 3 segundos de bobeira a gente já pega o celular mantendo nosso cérebro numa atividade frenética.
Estamos preocupados com tudo ao nosso redor.
Estamos inquietos com tudo.
Queremos saber como está o jogo do nosso time; se aquele cliente já passou o pix; se essa semana vai dar pra ir naquele lugar lá no centro; se vai dar tudo certo na reunião; se o fulano postou vídeo novo no Youtube…
Estamos correndo pra lá e pra cá, fazendo isso, fazendo aquilo, e talvez Jesus está ali na sala, parado, ensinando coisas preciosas e não temos ouvidos pra ouvir, porque estamos fazendo tudo isso com fone de ouvindo ouvindo podcast.
Nós acreditamos numa conversa a tempos atrás de que a tecnologia nos deixaria mais produtivos e aí sobraria tempo pra um estilo de vida mais saudável, estarmos com a família, termos um tempo de espiritualidade, de entretenimento…
E na verdade o que aconteceu foi o contrário. Nós nos entupimos de mais atividade cada dia mais, a ponto de vez em quando desejarmos que o dia tivesse mais de 24 horas.
Se nosso dia tivesse 48 horas com certeza nós seríamos capazes de enxer todo o tempo como coisas importantes e outras nem tão importantes assim e continuaríamos sem tempo para ouvir o que Jesus tem a nos dizer.
No Egito, quando Moisés e Arão falam com faraó para deixar o povo hebreu prestar culto a Deus no deserto, faraó entende que se os escravos tem tempo para cultuar é porque tá faltando trabalho.
Faraó então manda aumentar o trabalho pra que eles não tenham mais esse tempo.
Nossa escravidão é um pouco diferente, irmãos. Nós não fomos escravizados, nós nos escravizamos.
Veja irmãos, a bíblia não diz que o trabalho é algo ruim, pelo contrário. Foi criado por Deus antes mesmo da queda. Mas o trabalho não pode tomar todo o nosso tempo a ponto de não conseguirmos ter tempo para Deus.
Hoje em dia talvez nós sejamos capazes de entregar nossa vida pra Jesus, se preciso for, mas não somos capazes de ter um tempo devocional pela manhã.
Todos nós somos como Marta.
Que quando encontramos alguma Maria pela frente pensamos que aquilo é bobagem.
E Jesus está nos dizendo: Só tem uma coisa necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
Conclusão
Conclusão
Que todos nós possamos ser encorajados nessa noite a escolher a melhor parte também, assim como Maria.
Sabe irmãos, poucas coisas são tão preciosas pra nossa vida quanto aprendermos as palavras de Jesus.
É tão bom quando passamos por alguma circunstância ruim na vida e sabemos o que é melhor a se fazer porque conhecemos a Palavra de Deus.
Quando nos deparamos com algo que nunca vivemos a Bíblia já havia nos ensinado antes mesmo de passarmos por aquilo.
Quer ver uma coisa? Quem participa da Escola Bíblica sábado 9h, é bênção ou não é?
É a melhor parte, irmãos. É estar aos pés de Jesus sendo instruídos na Palavra.
Tem momentos que nossa fé está tão estraviada que a gente busca tudo de Deus, menos seus ensinamentos.
Essa é a melhor parte.
Gostaria de fazer um chamado aqui pra você nessa noite. Faça um teste sem compromiso. Esteja aqui no próximo sábado às 9h da manhã para a Escola Bíblia e avalie depois se vale ou não vale a pena.
A fé cristã é prática, irmãos. É verdade. Mas é uma prática baseada nas palavras de Jesus. Sem essas palavras nós não temos o que praticar.
Escolhamos todos a melhor parte.