OUVIR E PRATICAR
OUVIR E PRATICAR: A RECEITA PARA UMA VIDA CRISTÃ AUTÊNCIA
A paciência antes de falar, quando estamos irados, tende a desacelerar a ira. Quando sob pressão, tendemos a ferver em ira, e aí dizemos e fazemos o que não devemos, como cristãos.
22Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos.
23Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; 24pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência.
25Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
A bem-aventurança não vem sobre o que somente considera atentamente o Evangelho, tão somente para examiná-lo e aprender, mas sim sobre o que, além disso, continua nos seus ensinamentos, em que pesem as provações e tribulações
Em terceiro lugar, ele não é ouvinte negligente. Ao contrário, é operoso praticante daquilo que ouve. Em vez de ficar somente ouvindo sermões, o bem-aventurado é aquele que faz a obra, isto é, coloca em prática as obras determinadas pelo Evangelho