A VISÃO DE MUNDO PELAS LENTES CRISTÃS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 70 viewsNotes
Transcript
A experiência de passar por um exame de vista e começar a usar óculos com os graus adequados é incrível. A visão fica limpa, as letras claras, o alcance é outro. Só quando trocamos de lente, vemos com exatidão como estava grave a situação e como a vida passou a ser melhor com os novos óculos.
Hoje veremos sobre a maneira cristã de enxergar a vida a partir de quatro conceitos que resumem toda a história bíblica. CRIAÇÃO, QUEDA, REDENÇÃO, CONSUMAÇÃO. Tendo esses conceitos em sua mente e coração, você tem a visão correta da salvação e os elementos para ser um agente de transformação onde estiver. Enxergando o mundo de forma cristã e bíblica, andaremos por toda parte guardando no coração as bases da nossa fé, e proclamando com ousadia as verdades da grande história bíblica. Veremos esses conceitos no livro do Gênesis, e estou certo que nossa visão de mundo vai mudar, como um óculos novo faz toda diferença em nós.
1 - CRIAÇÃO: DEUS CRIOU TODAS AS COISAS.
No princípio, criou Deus os céus e a terra.
A Bíblia não se preocupa em falar de onde Deus veio, como Ele apareceu, mas diz que NO PRINCÍPIO Ele já existia e criou tudo o que existe com grande poder, beleza, organização e criatividade. Um poder tão grande que apenas com Sua palavra a luz veio a existir.
Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Separou a luz das trevas no primeiro dia, criou a atmosfera e separou as águas no outro dia, criou a lua e o sol, animais, plantas, o homem nos demais dias. E ainda descansou, nos dando o princípio do descanso e do culto a Deus.
Essa visão precisa estar nítida em nós, pois o mundo olha isso com outros óculos. Uma grande parte das pessoas tem mais facilidade em acreditar que o mundo foi criado a partir de uma enorme explosão há milhões de anos, que crer na criação a partir de um Criador poderoso. Essa visão contrária a visão cristã está em toda parte: nas faculdades, nas Escolas públicas e particulares, nos argumentos de amigos em sua rede de relacionamentos. A maioria não crê na criação como a Bíblia apresenta. Eles apresentam dados, datas, estudos científicos, citações de grandes estudiosos para embasarem suas razões em descrerem. Se nossa visão de mundo não estiver alinhada com a verdade bíblica de que DEUS CRIOU TODAS AS COISAS, corremos o risco de apostatarmos, abandonarmos a nossa fé. Sete de cada dez jovens cristãos que vão para a Faculdade abandonam a fé. Qual a solução? O crente não estudar? Não! O jovem crente ir para Faculdade com o óculos cristão bem ajustado. A visão cristã, clara e verdadeira, é que DEUS CRIOU TODAS AS COISAS, e sustenta, preserva, conduz tudo com Seu poder. Outro aspecto importante dentro da verdade que Deus é o Criador e preservador de tudo, é que Ele decidiu delegar ao homem a função de vice-gerente de tudo.
1.1 - CRIAÇÃO: DEUS DELEGOU AO HOMEM A FUNÇÃO DE COLABORADOR NO CUIDADO DE TUDO.
gn2.15
Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.
O homem iria cuidar de tudo o que Deus havia criado. Quanta responsabilidade e privilégio ao homem, criado imagem e semelhança do criador.
Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão
e sob seus pés tudo lhe puseste:
ovelhas e bois, todos,
e também os animais do campo;
as aves do céu, e os peixes do mar,
e tudo o que percorre as sendas dos mares.
A criação fala de um Deus Criador que fez tudo e deu ao homem o domínio sobre toda a criação. Eles andavam juntos, em parceria no cuidado e zelo por tudo o que fora criado.
O homem cuidou de tudo de forma perfeita, até que aconteceu algo que mudou os rumos de tudo, e que é nosso segundo conceito que resume toda a história bíblica.
2 - QUEDA: O HOMEM PECOU E FOI SEPARADO DE DEUS
O homem deveria cuidar e cultivar, mas precisava obedecer uma ordem clara do Criador:
E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
O homem falhou em sua função. Desobedeceu e quis ser como Deus, tendo uma glória e um protagonismo que é só de Deus. Ele comeu do fruto e aconteceu a QUEDA DO HOMEM. O pecado entrou na história trazendo morte e separação de Deus. A vida que era de comunhão com o Pai, cuidado e cultivo da criação, se transformou em separação do Pai e o trabalho, antes prazeroso, transformou-se em árduo para comer. Aqui podemos enxergar o motivo de não conseguirmos fazer o bem que queremos. O homem não consegue cuidar da natureza. É ele que destrói matas, caça animais, queima, suja os rios e é o responsável pelo caos na natureza que tem gerado as ondas de calor, as enchentes destruidoras. Por mais que saibamos que devemos cuidar da natureza, não cuidamos, estamos em pecado. Por mais que saibamos que devemos cuidar da nossa vocação, fazendo com excelência o que Deus colocou em nossas mãos, nós não fazemos, pois estamos em pecado. Quantos crentes trabalhando em setores financeiros dão rombos. A QUEDA SEPAROU DE DEUS, MATOU O HOMEM E DEU VIDA À MALDADE E COBIÇA. Quantos crentes em áreas de limpeza fazem com desleixo, quantos pastores só dão o básico, o raso, o médio em seus ministérios. Quantos alunos crentes não estudam e são verdadeiros vexames. TAL QUAL ADÃO, QUE DEVERIA CUIDAR E CULTIVAR DO JARDIM E FALHOU PECANDO, ESTAMOS TAMBÉM FALHANDO NO CUIDADO COM A NATUREZA E VOCAÇÃO. E o que dizer do cultivo de amizades e bons relacionamentos e fazemos tudo para semear discórdia, fofoca, palavras mal ditas que geram inimizades, desrespeito. A QUEDA TROUXE O PECADO, e o pecado nos separou de Deus e desse mandato lindo de cuidar e cultivar da vida. A imagem e semelhança de Deus se mantém, porém, manchada pelo pecado. Mas Deus, em Seu infinito amor e por um pacto eterno da trindade, Ele providenciou a nossa
3 - REDENÇÃO: DEUS NOS LIBERTOU DO DOMÍNIO DO PECADO
O pecado levou vergonha e culpa para o homem, que procurou eliminar isso com recursos próprios, cobrindo sua nudez fazendo cintas com folhas de figueira.
Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Nada adiantou, pois Deus os confrontou perguntando onde estavam e como sabiam da nudez. As justificativas foram vãs, pois o homem não consegue se justificar diante de Deus. ELE PECOU E ESTÁ DESTITUÍDO DA GLÓRIA DE DEUS. O Senhor então providenciou uma veste que cobriu a nudez, feita a preço de sangue de animal.
Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
Um sacrifício com derramamento de sangue foi necessário, apontando para o sacrifício perfeito de Cristo na Cruz. A redenção do homem só é possível por meio do sacrifício de Jesus. O homem está longe de Deus, separado do Pai, e só se reconcilia com o Pai por meio de Jesus.
Precisamos ter a visão que DEUS É O CRIADOR DE TUDO E PÔS O HOMEM COMO COLABORADOR NO CUIDADO. O homem cuidou e cultivou de forma perfeita até que quis ser como Deus, chegando assim A QUEDA, trazendo o pecado e a terrível separação de Deus. O homem não consegue sair desse estado de pecado, e Deus providencia a REDENÇÃO do homem, por meio de Jesus Cristo.
Jesus é o caminho que leva a Deus. Não são os nossos feitos, os nossos méritos, mas os feitos e méritos de Cristo, pois Ele foi o Cordeiro perfeito sacrificado para cobrir nossa vergonha e nos levar de volta a Deus.
Ele mesmo disse isso de forma clara por várias passagens, e essa é uma delas:
Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.
Não há como ir ao mundo sem vir a Cristo e ser transformado.
A porta da salvação é Cristo. Quem entra por ela encontra a redenção, e aí sim, pode ir ao mundo ser usado na missão de transformar de vidas até a consumação de tudo.
4 - CONSUMAÇÃO: DEUS PREPAROU UMA MORADA PARA OS REDIMIDOS.
A grande história bíblica começa em um jardim e se consuma em uma cidade. Vemos que uma evolução aconteceu, mas o princípio é o mesmo: onde Deus está, é morada feliz.
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
Como é lindo mantermos a esperança nesta Cidade preparada por Deus aos remidos.
E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Os remidos no Senhor viverão eternamente em uma Cidade Santa, sem choro ou dor, morte ou desespero. Não podemos viver sem enxergar o mundo com os óculos da esperança de que a consumação de tudo será de muita alegria aos crentes em Jesus.
