Pregação Ordenação Guto e Erick

ordenação  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Presbíteros e comunidade

Boa noite pessoal, puxa, que alegria poder falar com vocês nessa noite tão especial. Obrigado Missão 58 por mais uma vez nos receber com tanto carinho… obrigado meu velho amigo Luiz… privilégio Erick e Guto estar nesses momento tão importante na vida de vocês e na vida dessa querida igreja local.
Agora podem respirar rs… Dêem uma olhada ali pra trás, essa é a igreja que vocês foram chamados pra pastorear. Olha o rosto dessas pessoas que tiraram tempo pra estarem aqui com vocês, quando a gente vê isso, como não dizer que a igreja não é um milagre de Deus… todo tipo de pessoa reunido pra celebrar o chamado de Deus para a vida de vocês.
Lloyd-Jones enfatizava que o ministério pastoral não é uma carreira escolhida, mas um chamado divino. Ele acreditava que um verdadeiro ministro do evangelho é chamado por Deus, não motivado por desejo pessoal ou pressão social.
1Pedro 5.1–10 NAA
Aos presbíteros que há entre vocês, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e, ainda, coparticipante da glória que há de ser revelada, peço que pastoreiem o rebanho de Deus que há entre vocês, não por obrigação, mas espontaneamente, como Deus quer; não por ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas sendo exemplos para o rebanho. E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho. Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês. Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês.
11A ele seja o domínio para sempre. Amém!
divisão em duas partes
vs 1-4
vs 5-10
divisão dos Vs 1-4
Serviço Espontâneo e Altruísta vs 1-2a
Liderança Sem Ganância vs 2b e 3
Recompensa vs 4
PAPEL PASTORAL Essa primeira parte do texto reflete essência do papel pastoral, ela vai enfatizar a liderança de vocês como um serviço humilde e altruísta, fazendo contraste com a busca de poder ou ganância.
E o objetivo principal aqui é lembrar vocês de que seu chamado é para cuidar do rebanho de Deus com amor e integridade.

Contexto Histórico e Cultural:

Período de Perseguição: A primeira carta de Pedro foi escrita em um momento de perseguição dos cristãos no Império Romano. Acredita-se que foi escrita por volta de 60-65 d.C., possivelmente durante ou logo após o reinado do imperador Nero, conhecido por suas severas perseguições aos cristãos.
Cristãos Dispersos: A carta é endereçada a cristãos que estavam dispersos pela Ásia Menor (atual Turquia). Eles eram em grande parte convertidos do paganismo e viviam em uma sociedade que frequentemente os hostilizava por sua fé.

Público-Alvo e Temas:

Cristãos Sofredores: O público principal eram cristãos que enfrentavam sofrimentos e provações por causa de sua fé. Pedro escreve para encorajá-los e orientá-los sobre como viver fielmente em meio a adversidades.
Primeiro ponto com vocês essa noite
Serviço Espontâneo e Altruísta vs 1 e 2a

1Aos presbíteros que há entre vocês, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e, ainda, coparticipante da glória que há de ser revelada, peço 2que pastoreiem o rebanho de Deus que há entre vocês,

Quem são os presbíteros e quais são as funções do presbíteros?
Vemos que em todo o novo testamento onde as igrejas primitivas eram organizadas, presbíteros eram eleitos pela igreja
Atos dos Apóstolos 14.23 NAA
E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor, em quem haviam crido.
Paulo vai dizer a tito
Tito 1.5 NAA
Foi por esta causa que deixei você em Creta: para que pusesse em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme prescrevi a você:
O que vocês fizeram como igreja hoje aqui é exatamente o que a própria bíblia descreve como saudável para a igreja… eleição de presbíteros.
IGUALDADE Pedro vai se apresentar como presbítero entre outros presbíteros, e não acima deles… Pedro também era um apóstolo, mas ainda sim ele se coloca em pé de igualdade com os outros presbíteros…
isso nos ajuda a lembrar que na igreja não existe hierarquia, existe sim funções diferentes, por que em última instância somos todos servos do mesmo Senhor…
E PARA QUE VOCÊS FORAM CHAMADOS?
Vocês precisam sempre se lembrar para que vocês foram chamados...
e vocês foram chamados para pastorear, essa é a função principal do pastor...
Atos dos Apóstolos 20.28 (NAA)
Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho no qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.
A pastor pastoreia principalmente de duas formas:
1. Pregação e ensino
Um dos principais papéis do pastor é pregar e ensinar a Palavra de Deus à congregação. Esta função é enfatizada em várias partes da Bíblia,
mas um versículo chave é 2 Timóteo 4:2 , onde o apóstolo Paulo instrui Timóteo:
2Timóteo 4.2 NAA
que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina.
Vocês não vão ensinar fábulas, vocês não vão ensinar as últimas técnicas de auto ajuda dada por algum coach…
Vocês vão ensinar a palavra… vão ensinar a doutrina… vão pregar o evangelho que transforma vidas...
2. Segunda função Em atos 6.4 vai dizer uma segunda coisa que é o papel do presbítero
Atos dos Apóstolos 6.4 NAA
Quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
Oração, vocês vão orar pelos membros dessa igreja… vão pensar neles… um amigo diz que o pastor precisa ter cheiro de ovelha… ou seja, ele ta no meio dos membros, pensando neles, entendendo suas dificuldades, limitações, preocupações.
É através de entender quem são os membros, e quais são os reais desafios deles é que vocês poderão pastoreá-los melhor.
Tanto a palavra presbítero como a palavra pastor e bisbo são intercambiáives no novo testamente, sugerem a mesma função… e quando a gente aprofunda na raiz da palavra bispo que é episkopos, a raiz scopis que derivamos nossa palavra escopo… que vema dar origem a telescópio ou um microscópio… ou seja…
Episkopos significa “olhar algo com o maior cuidado possível”
É o que vocês vão precisar ter perante essa comunidade… um olhar com o máximo cuidado possível…
Não é trabalho de vocês ficar investigando a vida dos membros procurando o tempo todo por erros…
Mas o pastor tem uma voz e essa voz é a própria Palavra de Deus como a autoridade máxima em sua orientação e aconselhamento.
Vocês vão direcionar os membros para os ensinamentos e princípios bíblicos.
Na Escritura, essa imagem do pastor, que vem do trabalho dos pastores israelitas, alcança seu auge na declaração de Jesus sobre si mesmo como o bom pastor, que entrega sua vida pelas suas ovelhas. Suas ovelhas conhecem sua voz (Jo 10.27).
João 10.27 NAA
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
No exemplo do próprio Jesus, vocês são responsáveis por proclamar as verdades do evangelho de Cristo para que as ovelhas reconheçam através de vocês a voz do próprio Cristo.
Por isso vai dizer no decorrer do versículo 2:

que pastoreiem o rebanho de Deus que há entre vocês

Essas ovelhas dessa igreja não pertencem a vocês; elas pertencem a Deus.
Quando Pedro escreveu isso, ele pode ter se lembrado das palavras de Jesus em João 21.17
João 21.17 NAA
Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: — Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: “Você me ama?” E respondeu: — O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente as minhas ovelhas.
Essas ovelhas são do próprio Cristo que morreu por elas… é função de vocês agora, alimentar essas ovelhas com o bom alimento do evangelho. Vocês não estão aqui pra entreter elas… alimentar o ego delas… vocês estão aqui pra alimentar a alma delas...
Estamos vivendo uma crise hoje…
Hoje, um pastor precisa ser psicólogo, administrador, professor , líder...
O pastor gasta tanto tempo com questões secundárias que acaba sobrando pouco tempo para seu trabalho principal, que é alimentar suas ovelhas por meio do ensino e da pregação.
O maior serviço que você pode prestar para suas ovelhas é alimentá-los, não com sua opinião própria, mas com a Palavra de Deus.
Ponto 2
Liderança Sem Ganância vs 2b e 3
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 5)
não por obrigação, mas espontaneamente, como Deus quer; não por ganância, mas de boa vontade; 3não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas sendo exemplos para o rebanho.
Eu sei que o Guto é professor… uma das coisas que eu mais ouço da boca dos professores é que eles ensinam por amor e não por dinheiro… se você ocnhece algum professor provavelmente ele já falou isso pra você...
A maioria dos professores com os quais já tive contato, eles estão ali por que eles amam ensinar, por que se eles não amassem não faria sentido nenhum se dedicar tanto no ensino em troca de uma remuneração muitas vezes desproporcional ao ensino dado aos alunos...
Aqui Pedro está dizendo exatamente isso… O pastor não tem como motivação a grana que ele vai fazer no final do mês… ou pelo menos não deveria...
Ele não está preocupado em enriquecer, mas faz isso por amor ao chamado.
Pedro dá aos presbíteros uma série de instruções sobre como devem executar o seu trabalho.
Ele coloca de forma paralela para mostrar as instruções negativas e positivas:
Olha comigo
não por obrigação X mas espontaneamente, como Deus quer
não por ganância X mas de boa vontade
não como dominadores do rebanho X mas sendo exemplos para o rebanho
1) Em primeiro lugar, dêem uma olhada nessa primiera afirmação negativa não por obrigação.
No grego, a expressão que aparece no Novo Testamento nessa passagem significa
“por compulsão” ou “por força ou exigência”.
Vocês não estão pastoreado por obrigação de alguém ou por compulsão, sem pensar…
Vocês estão aqui livremente, sendo chamados por Deus, para pastorear como Deus quer....
A atitude aqui é parecida com aquela que vemos em 2 Co 9.7, quando vemos a disposição que devemos ter no coração quando entregamos nossas ofertas a Deus...
2Coríntios 9.7 NAA
Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama quem dá com alegria.
Vocês devem servir ao ministério pastoral livremente, com o propósito exclusivo de agradar a Deus…
2) Em segundo lugar, a proibição "não por ganância" vai nos lembrar talvez um dos maiores males que podem aflingir o ministério pastoral.
DEFININDO O PONTO SENSÍVEL
Durante seu ministério aqui na terra, Jesus instruiu seus discípulos: “Digno é o trabalhador do seu salário” (Lc 10.7).
Paulo expande essa idéia quando escreve sobre o sustentodo pastor. Ele diz: em 1 co 9.14
1 coríntios 9.14
1Coríntios 9.14 NAA
Assim também o Senhor ordenou aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho.
Nas epístolas pastorais, Paulo indica que os presbíteros deveiam receber remuneração pelo seu trabalho na igreja.
1Timóteo 5.17 NAA
Devem ser considerados merecedores de pagamento em dobro os presbíteros que presidem bem, especialmente os que se esforçam na pregação da palavra e no ensino.
No versículo seguinte, Paulo cita as palavras de Jesus, dizendo que “o trabalhador é digno do seu salário”, para mostrar que o termo honorários inclui o sustento financeiro.
Vocês devem esperar o sustento pastoral, não tenham dúvida disso… entretanto, o alerta aqui é que vocês como presbíteros, devem lançar fora todo o desejo de enriquecer.
Que Deus abençoe vocês para não cederem a essa tentação do pecado da ganância
“O que é proibido não é o desejo de ter remuneração justa, mas o amor pelo dinheiro e o lucro e enriquecimento a todo custo”.
Eu sei que as vezes bate o desânimo… não quero aqui ser leviano em não entender que as vezes é difícil…
a gente precisa cuidar das nossas esposas, nossos filhos… e por vezes bate a preocupação financeira...
O que vocês são chamados aqui é lembrar sempre pra quem vocês estão trabalhando… e através dessa lembrança buscar essa satisfação no serviço ao próprio Cristo, confiando que Ele vai prover o sustento justo pra vocês.
O comentarista Warren Wiersbe entende também que Pedro está alertando aqui para o perigo da preguiça. Temos que tomar cuidado pra que não sejemos preguiçosos mas como diz em 1Tm 5.17 que lemos , nos fadiguemos com a palavra e o ensino.
O alerta é pra vocês mas pra todos nós tbm… Não parem de estudar, se aperfeiçoar, e trabalhe… trabalhem dura até cansar mesmo… é isso que o texto está dizendo.
3) Em terceiro lugar ele vai dizer, olha comigo... "não como dominadores do rebanho"
A ideia aqui é de que vocês não devem fazer mau uso dessa autoridade, e por isso ele faz essa advertência: “3não como dominadores dos que lhes foram confiados”.
Ou seja, Jesus lhes deu pra vocês a tarefa de servir o seu rebanho.
A palavra dominadores aqui “se refere a um governo arbitrário e autoritário sobre o rebanho”.
Se por um lado o nosso Supremo Pastor, Jesus Cristo, dá certa autoridade de liderança a vocês perante a igreja local, nenhum pastor pode abusar desse poder que recebeu.
Os apóstolos Pedro e Paulo nunca usaram seu ofício apostólico em benefício próprio. Colocaram-se ombro a ombro com os membros da igreja sabendo exatamente que eles eram servos desse Cristo
Jesus ensinou que liderança é serviço. Sendo ele o Mestre e o Senhor, usou a bacia e a toalha como emblemas do seu reino (Jo 13.4,5). Na igreja de Deus, ser grande é ser servo de todos. O próprio Filho de Deus disse que não veio para ser servido, mas para servir (Mc 10.45). Não há espaço na igreja de Deus para um líder déspota e ditador. O papel do líder não é dominar o povo de Deus, mas ser exemplo.
3. Recompensa vs 4

4E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho.

Jesus é o bom, o grande e o Supremo Pastor das ovelhas.
Como bom pastor ele deu sua vida pelas ovelhas:
João 10.11 NAA
— Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
A palavra grega archipoimenos, traduzida por “Supremo Pastor”, significa o primeiro e o maior pastor.
Aqui na Missão 58 vocês vão ser pastores auxiliares do Grande e Maior Pastor, Jesus Cristo.
A promessa aqui é que Os presbíteros que servem com fidelidade ao Senhor da igreja têm a promessa de que, quando Jesus voltar, em majestade e glória, receberão de suas mãos a coroa da glória.
Vocês, e nós pastores não devemos jamais se esquecer de que prestaremos contas diretamente a Jesus. Precisamos lembrar sempre, diariamente, de que a igreja pertence a Jesus e de que servem ao Pastor Supremo até sua volta.
Então com esse entendimento de que na verdade somos auxiliares de Jesus, entendemos que somos somente instrumentos para caminhar junto com a igreja nessa peregrinação aqui na terra até que o Supremo Pastor de nossas almas volte.
PARTE 2
Toda a Igreja Missão 58
1Pedro 5.5–10 NAA
Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês. Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês.
Pedro agora volta pra toda a igreja… ainda que ele cita aqui jovens.. ele tem em mente todos aqueles que estão debaixo dessa liderança instituida por Deus na igreja local…
Por coêncidencia, olhando vocês aqui de cima, realmente são bem jovens, dá pra ver alguns mais experiêntes, mas a maioria jovens.
O que Pedro faz agora nesses versículos é uma transição no foco da sua mensagem.
Na primeira parte Pedro instrui, adverte, encoraja os presbíteros a demosntrarem uma disposição livre para servir o rebanho e agora ele diz para que os jovens sejam submissos a esses mais velho ou a esses presbíteros dentro da igreja local.
E aqui pessoal, quando pensamos em submissão… se tanto Guto como Erick, entenderem bem, como eu creio que já entendem, suas funções dentro da igreja local, e continuarem o seerviço humilde perante a igreja, fica fácil nós pensarmos em submissão.
Pedro dá algumas orientações para a igreja, olha comigo
Sejam humildes
2. humilhem-se
3. Confiem
4. Sejam sóbrios e vigilantes
5. Firmes na fé
Sejam humildes
Tanto para os mais jovens quanto para os mais idosos dentro da igreja, a humildade precisa ser a marca do Cristão.
Pedro vai dizer: Revistam de humildade.
Dentre várias coisas que eu gosto de vocês da Missão 58 é que vocês se vestem bem… no momento da liturgia, dá pra perceber o quanto vocês pensam e colocam como importante esse tipo de estética, eu acho muito bonito...
a ideia aqui é se vestir de humildade, A sugestão de Pedro é de que os cristãos devem ter essa marca da humildade sendo visivelmente vista para que todos possam reconhecê-los.
Pedro exorta para que nós cristãos possamos nos vestir de humildade a si de uma vez por todas.
Em outras palavras, ela deve acompanhá-los para o resto de suas vidas.
E o que seria humildade cristã?
A humildade se expressa quando consideramos os outros melhores do que nós
Filipenses 2.3 NAA
Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo,
E o texto vai nos dizer que Deus resiste ao soberbo mas dá graça ao humilde...
Nós crentes devemos nos lembrar de que Deus já supriu todas as nossas necessidades.
Ficar nessa posição de soberba, tentando atribuir alguma coisa a nós mesmo não apenas rouba de Deus, mas faz com que a pessoa se torne adversária de Deus. Assim, o cristão vive em humildade com seu Deus.
A pergunta que fica é se vocês tem sido humildes uns para com os outros e para com aqueles que Deus tem colocado pra guiar espiritualmente a vida de vocês.
Esses homens que estão aqui na frente, precisam da humildade de vocês pra que eles possam desempenhar bem o papel deles na comunidade. Como é difícil para o pastor quando ele tem membros que são soberbos… que acham que já sabem de tudo e não se colocam numa posição de humildade para aprender e amadurecer na fé cristã. Ajudem esses homens, orem pra que Deus dê humildade não só para vocês mais para eles também.
2. humilhem-se
O que Pedro quer dizer com essa palavra? Ele quer que os leitores se sujeitem a Deus de modo tal que coloquem sua confiança exclusivamente sobre ele. Devem saber que Deus cuida deles e deseja que sejam completamente dependentes dele
Na igreja local, não há espaço para o orgulho… a partir do momento que entendemos profundamente a mensagem do evangelho e entendemos como somos insignificantes perante Deus isso deve nos levar a nos humilharmos perante esse Deus criador de todas as coisas e que dirigi nossa vida de forma maravilhosa.
Nessa simples frase temos o microcosmo de toda a vida cristã. Obediência significa submeter-se ao braço do Senhor, reconhecendo-o como Senhor e reconhecendo sua autoridade eterna de exigir de nós o que quer que lhe agrade.
Uma das maneiras pelas quais Deus faz isso, é colocando líderes espirituais nas vidas de vocês. Deus continua sendo o soberano sobre a vida de todos nós, mas ainda sim em sua infinita sabedoria, ele quis que a igreja dele fosse dirigida por homens fieis que zelariam pela alma de vocês. Que oportunidade que vocês tem de reconhecer essa graça na vida da igreja.
Ele continua… humilhem-se pra que? veja comigo final do vs 6

para que ele, em tempo oportuno, os exalte.

Por causa das provações pelas quais os leitores estão passando, correm o perigo real de perder a coragem e desanimar.
Apesar de Deus não testar os cristãos além do que podem suportar, a resistência humana tem limites. Assim, Pedro encoraja os leitores e lhes diz que Deus responde à sua humildade dando-lhes exaltação.
Deus jamais abandona seus filhos, mas, muitas vezes no último instante, ele os ergue e lhes dá a vitória. O crente que deposita sua confiança no Senhor sabe que é Deus quem sustenta o mundo e está plenamente no controle de cada situação.
A mensagem aqui é: Não desanime cristão, continue, persevere na sua caminhada cristã!
3. Confiem

7Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.

Essa ideia vem do negócio da pesca que não usa varas e anzóis, mas redes, como faziam os pescadores na Antiguidade e alguns ainda fazem hoje.
A rede precisa ser lançada. Ela possui pesos presos para que afunde e os peixes possam nadar para dentro dela e serem pegos.
Nesse caso, essa metáfora de lançar a rede é usada em relação às nossas ansiedades e preocupações, às coisas que nos puxam para baixo.
Pedro diz que devemos lançar todas essas preocupações sobre Deus e que devemos fazer isso porque ele cuida de nós.
Coisas do dia dia nos preocupam mesmo… filhos, contas pra pagar, saúde…
Lancem sobre Cristo a ansiedade de vocês e confiem!
Compartilhem suas lutas e desafios uns com os outros aqui na igreja local...
compartilhem com os pastores.. eles estão aqui pra ajudar vocês nessa caminhada… não andem sozinhos...
Salmo 37.5 NAA
Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.
salmo 55.22
Salmo 55.22 NAA
Lance os seus cuidados sobre o Senhor e ele o susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
Filipenses 4.6 NAA
Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
Observe que Pedro usa o termo lancem. No grego, fica implícito que lançar é um único ato.
Vocês faz uma vez só!
Em verdadeira humildade e confiança em Deus, o cristão lança todas as suas ansiedades sobre o Senhor.
O verbo lançar significa um ato que exige esforço no sentido de arremessar alguma coisa para longe de nós. Descreve um ato intencional. Uma vez que lançamos fora nossas ansiedades, mesmo que os problemas persistam, sabemos que Deus cuida de nós.
4. Sejam sóbrios e vigilantes
Nova Almeida Atualizada (Capítulo 5)
8Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.
Em outras duas oportunidades Pedro faz esse pedido para os leitores
em
1Pedro 1.13 ARA
Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
1Pedro 4.7 NAA
O fim de todas as coisas está próximo; portanto, sejam criteriosos e sóbrios para poderem orar.
A advertência é curta e clara: “Tenham autocontrole e fiquem alertas”. Não baixem a guarda!
A sobriedade que Pedro tem em mente não é simplesmente a ausência da influência do alcool como muitos vão usar esse texto para isso,
mas a ideia aqui é estar sempre num de alerta e vigilante.
E por que estar em alerta?
O motivo disso é o nosso adversário, o diabo.
Podemos cometer um grande erro como igreja quando subestimamos o poder de Satanás.
Aqueles que não acreditam na existência de Satanás caem nas mãos dele porque não acreditam no seu poder.
Podemos por outro lado também ficar tão obcecados com Satanás que tudo agora é o diabo...
É necessário ter esse equilibrio e ficar sempre em alerta quanto aos ataques de satanas principalmente contra a igreja de Cristo.
Vocês igreja Missão 58, são chamados para proteger o evangelho de Cristo… se certificarem de que ele está sendo pregado domingo após domingo aqui na igreja… dessa forma vocês vão estar ajudando esses pastores a protegerem toda a comunidade que é composta por vocês mesmos!
E pra isso é preciso ficar em alerta… prestar atenção… ter como muito importante as iniciativas de ensino dessa igreja local! Satanás ele não descansa um minuto cequer e precisamos estar preparados para os ataques dele.
As palavras sóbrios e vigilantes tem duas características:
1. a sobriedade é a capacidade de olhar para aquilo que é real com a mente clara, sem nenhuma influência...
2.e a vigilância é um estado de observação e prontidão.
Um cristão deve sempre manter-se alerta tanto contra forças internas como externas que desejam destruí-lo. Essas forças vêm do maior adversário do ser humano, Satanás.
5. Firmes na fé

9Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês.

Diante de tudo isso, o apelo final de pedro para com a igreja é que vocês fiquem firmes na Fé?
E que fé é essa exatamente?
Doutrina irmãos, doutrina!
Doutrina tem a ver com a verdade revelada de Deus, e aqueles que entendem a doutrina da Palavra de Deus têm uma base sólida que os capacita a resistir ao inimigo qe tenta derrumar a igreja.
Pela graça de Deus, essa igreja tem pregado doutrina por meio desses pastores que vocês reconheceram hoje.
O evangelho tem sido pregado, as verdades da revelação bíblica que foi dada para vocês conhecerem o plano da salvação tem sido colocado diante de vocês domingo após domingo para que vocês fiquem firmes na Fé para juntos como igreja vencerem tentações, crescerem em maturidade cristã e se parecerem com nosso senhor Jesus Cristo dia após dia.
E vocês como igreja não estão sozinhos nessa jornadas… vocês tem a Igreja da Trindade, a igreja Vertical, a Igreja nova cidade e etc…

certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês.

No grego, Pedro escolhe a palavra irmandade para retratar a comunidade cristã de irmãos e irmãs. O apóstolo está dizendo: “Vocês enfrentam sofrimentos iguais àqueles que estão sendo enfrentados por seus irmãos e irmãs”.
Continuem contando com outras igrejas irmãs, exatamente como vocês fizeram hoje nesse concílio.
Estamos juntos na causa, nossa igreja ama vocês e quer continuar caminhando com vocês… contem com a gente, não caminhem sozinhos nessa jornada, precisamos uns dos outros…
Termino com a benção de Pedro para toda a igreja, no versículo 10

10E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. 11A ele seja o domínio para sempre. Amém!

Deus é todo graça… e esse Deus chamou todos vocês para esse momento na história da igreja missão 58… através e com esses pastores que vocês tem aqui, ele vai aperfeiçoar, firmar vocês...
Toda a glória seja dada a esse Deus e que o nosso Senhor Jesus Cristo abençoe, novos pastores e toda a igreja reformada missão 58.
Related Media
See more
Related Sermons
See more