Noé e a arca
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
como caberiam tantos animais na arca
como caberiam tantos animais na arca
Como era a arca que Noé construiu
Para respondermos a esta pergunta precisamos de algumas informações básicas temos que começar pela descrição que Deus dá do projeto a para isso a vamos ver Gênesis Capítulo 6 versos 14 e 16.
Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora.
Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta.
Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. Genesis 6:14-15
Primeiramente precisamos entender que o objetivo da construção da arca era flutuar e não navegar, portanto a arca não precisaria ter aparência de um navio.
Agora vamos observar as dimensões: trezentos côvados de comprimento por cinquenta côvados de largura e trinta côvados de altura. Era equivalente a 133 metros de comprimento a largura de 22 metros e altura de 13 metros. Um detalhe, as dimensões da arca são proporções
também utilizadas na construção naval o iate ou salamar que foi construído em 1998 na Alemanha tinha 139 metros de comprimento por 23 e meio de largura esta relação é muito importante para que uma embarcação flutue estavelmente.
voltamos ao texto ainda nos diz que a arca deveria ter três pisos: um em baixo um segundo e um terceiro se tomarmos a altura da arca de 13 metros e dividirmos por três acharemos a medida média de quatro metros e 33 centímetros entre os pisos.
Nestes pisos Noé teria construído compartimentos para acomodar os animais e a sua família, o tamanho dos compartimentos seria definido pelo espaço necessário para cada casal de animal que estivesse na arca, mais o espaço para guardar os alimentos e água potável tanto para sua família quanto para os animais.
Aproveito para calcular a área do primeiro 133 x 22 = 2.926 m2
Para terminar a explicação da arca quero falar sobre a porta, no verso 16 do Capítulo 7 de Gênesis.
eram macho e fêmea os que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o Senhorfechou a porta após ele. Genesis 7:16
E o senhor fechou a porta da arca, foi Deus quem fechou a porta da arca Isso significa que a porta foi fechada de fora para dentro e não de dentro para fora, este detalhe é impressionante se a porta fechar de dentro para fora a pressão externa da água abriria a porta. imaginem o estrago.
Podemos dizer o seguinte a narrativa bíblica não fala de uma arca mitológica com dimensões e estrutura fantasiosas.
Mas ainda fica uma pergunta final: Por que Deus fez questão que todos estes detalhes fizessem parte da narrativa bíblica: porque Deus sabia que no futuro existiriam físicos, Engenheiros, matemáticos e muitos outros que iriam fazer os cálculos
TENDO EM CONTA ESTES CÁLCULOS IRIAMOS TER ESPAÇO PARA 120 MIL ANIMAIS DO TAMANHO DE UMA OVELHA.
VAMOS AOS ANIMAIS
Algumas pessoas relacionadas com a Biologia diriam que até 2019 eram conhecidas cerca de um milhão e 800 mil espécies de organismos vivos sem contar plantas bactérias vírus etc. 1.000.800 espécies levando os dois de cada espécie seriam 3.600.000 animais bem qualquer pessoa facilmente poderia perceber que seria impossível levar esta quantidade imensa de organismos vivos dentro da arca. A arca era grande, mas não o suficiente para levar este número gigantesco de organismos vivos. A pergunta é como coloca-las na arca a maioria dos cristãos diria o seguinte pela fé. A resposta é simples e óbvia pela porta.
Temos espaço para 120.000 e teríamos 3.500.000, não temos espaço!!!!
Vamos então reduzir este número, com as informações que temos.
Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.
De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo.
Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. Genesis 6:19-20
O primeiro corte começa pelo
Por informações científicas sabemos os grupos principais de animais aqui neste texto de Gênesis se refere são eles os
mamíferos os que voam que no texto foi traduzido erroneamente por aves são todos os que tem asa os répteis e os
anfíbios Então são os quatro grupos de animais que teriam entrado na arca
Quantas espécies existem desses 4 grupos a resposta é a seguinte existem cerca de cinco mil novecentos espécies de
mamíferos existem também cerca de 10.400 espécies de aves os répteis são aproximadamente 10 mil e trezentas espécies e dos anfíbios cerca de 6.500 espécies todos juntos daria um total de aproximadamente 33.100 espécies se forem dois de cada espécie seriam cerca de 66.200 animais – como orientação teríamos espaço, mas seria um caos.
Então quais Noé deixou do lado de fora.
No total teríamos 33100 espécies. Para isso precisamos entender o significado da palavra espécie. Existe uma confusão sobre o significado da palavra espécie o sistema usado pela ciência para a classificação a espécie de forma geral significa a variação de um tipo básico de organismo já a palavra Hebraica traduzida por espécie significa um grupo de organismo de um tipo básico.
Quando a bíblia fala de espécies não se refere a variedades. (cães – quantas variedades se conhecem - nós sabemos de um tipo básico que teria dado origem às raposas os lobos os cães e os coiotes e a toda a diversidade de cães existem mais de 450 raças.) Deus não precisaria ter criado todas as variações de cães que conhecemos as raças de cães o mesmo teria sido verdadeiro para raposa e suas variações para os lobos e suas variações.
Um pequeno pensamento errado leva a equívocos enormes.
Número de tipos básicos conhecidos entre anfíbios répteis mamíferos e aves mil,
Informação adicional
De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea.
Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra.
Genesis 7:2-3
se pegarmos sete pares dos limpos e um par dos imundos (descrito em Levítico 11) e mais sete pares das aves a bíblia diz que deviam levar sete pares das aves acabamos resolver o problema do corvo e da pomba. Noé lançou um corvo e uma pomba aí que aconteceu só é possível porque ele tinha mais outros 13 lá dentro.
se nós pegarmos tudo isto e expandimos assim em 20 mil animais ao todo já seria um número gigantesco, mas, sem nenhum problema de coloca-los todos dentro da arca.
Teríamos de excluir os animais marinhos e insetos que reduziria para aproximadamente 1400. Noé teria levado na arca era de mil e quatrocentos isso 1.400 animais 700 seriam mamíferos 270 aves 180 répteis e 20 anfíbios mais os do registo fócil.
MAS AINDA SERIA GIGANTESCO PELA COMIDA, ÁGUA, HIGIENE E CIRCULAÇÃO DE AR.
Noé teria deixado de Fora algum tipo básico de um mamífero ou ave, réptil, anfíbio? A resposta é não apenas um detalhe, Noé não teria levado animais adultos somente crias eles são menores dão menos trabalho para cuidar e não consomem tanto alimento Essa é a maneira como Geralmente os animais são transportados do seu habitat natural florestas e tudo mais a zoológicos por exemplo