Laodiceia: Uma igreja morna

As Sete Igrejas do Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 1,956 views
Notes
Transcript

Introdução

O livro de apocalipse é sobre Jesus e a sua Igreja. É um livro sobre revelação, onde mostra os acontecimentos do fim dos tempos.
O livro foi escrito pelo apóstolo João, para as sete igrejas da Ásia Menor, onde eles estavam passando por perseguições. Mas também para a igreja de Cristo que viveria até a segunda vinda de Cristo, ou seja, esse livro é para os dias atuais.
Apocalipse 1.4 NVI
4 João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
Apocalipse 1.11 NVI
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
O propósito do livro de Apocalipse é para exortar a igreja a perseverar e que ela possa adorar e ser submissa a Cristo mesmo em meio as perseguições.
Laodiceia era uma cidade bem localizada. Era uma cidade que tinha um centro bancário e financeiro, era muito rica, onde muitos milionários viviam. Ela tinha um centro de indústria de tecidos, onde era produzido o lã. Laodiceia tinha um centro médico, tinha uma escola muito famosa, produzia colírio para os olhos. Laodiceia era cercada de águas térmicas, por causa das cidades vizinhas. Na cidade de Hierápolis tinha água quente, Colossos água fria. E Laodiceia água morna, difícil de beber.
A igreja de Laodiceia estava nesse contexto, então veremos a mensagem de Jesus para essa igreja.

Ideia Central

Quando a igreja está vivendo de forma errada, Cristo vem a fim de restaurar a sua igreja.

Transição

Veremos três verdades sobre a igreja de Laodiceia.

Desenvolvimento

1° Jesus identifica o problema da igreja

Apocalipse 3.14–16
14 “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva:
“Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.
15 Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente!
16 Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
17 Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu.
Jesus se apresenta como o Amém, isto é, aquele que é verdadeiro, confiável e firme. Ele é a testemunha fiel porque dá testemunho da verdade e fala a verdade. Jesus é o soberano sobre a criação, pois Ele é o próprio Deus, Ele existia desde o princípio. Então, a criação é governada por Ele. Cristo é o criador da igreja, Ele é o cabeça e governa sobre ela.
Os problemas da igreja são:

1. A igreja perdeu o fervor espiritual (v. 15)

Na época, a água que tinha características medicinais eram mandadas para Laodiceia, mas era acerca de 1.000 km, então até a água chegar na cidade, ela chegava morna. Devido o cálcio que tinha na água, causava mal estar e dando vontade de vomitar nas pessoas.
Jesus afirma que conhece as obras espirituais da igreja. Isso significa que Ele sabe o que os crentes estão fazendo. A igreja de Laodiceia tinha perdido o fervor espiritual, ou seja, a vontade de servir a Deus, perderam aquela alegria, os membros estavam indispostos a servir e vivendo no comodismo.

2. A igreja estava morna (v. 16)

Jesus afirma que a igreja não estava nem fria e nem quente, mas morna, isso quer dizer que estava horrível diante dos olhos de Cristo, ele não consegue suportar. Então vem a afirmação dura e severa: “estou a ponto de vomitá-lo da minha boca”, assim como a água morna provoca o vômito, Jesus vomita o incrédulo que se diz “cristão” e o “religioso” que não tem uma vida espiritual verdadeira.
Um crente morno é pior que um incrédulo que está no mundo e não conhece a verdade. Um crente que só vive uma vida de aparência e de religiosidade, não tem valor aos olhos de Jesus, por isso esse tipo de pessoa é rejeitado pelo Senhor.
A igreja de Laodiceia estava precisando reacender o fogo em seu coração, ou seja, para que o desejo de servir ao Senhor pudesse retornar.

APLICAÇÃO

Muitos crentes tem perdido o desejo de servir ao Senhor, aquela alegria e entusiasmo. Mas vive no comodismo e a chama vai se apagando a cada dia mais.
Tem muitos crentes que não dão prazer a Jesus, mas desprazer.

3. A igreja era orgulhosa (v. 17)

Laodiceia estava com o seu coração cheio de orgulho. Ela se achava rica, mas no fundo era pobre, isso quer dizer que ela estava morna, por causa de uma imagem enganosa que ela criou de si mesma.
Ela vivia se achando e buscando satisfazer a si própria, não era uma igreja que dependia do Senhor, mas ficava dependendo de si mesma. Ela amava tanto o dinheiro e se esquecia de que Cristo é suficiente, então ela diz: “Não preciso de coisa alguma”.
Provérbios 16.18 NVI
18 O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.
A igreja de Laodiceia era pobre e soberba.

2° Jesus traz soluções para os problemas

Apocalipse 3.18–20
18 Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.
19 “Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.
20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

1. Jesus aconselha a sua igreja (v. 18)

Jesus, olhando a situação pecaminosa da igreja, dá um sábio conselho a fim de ajudar o seu povo. Ele é soberano sobre a criação, Ele poderia dá ordens para que o povo pudesse abandonar a vida de pecado. Mas, Ele prefere dá um conselho para a igreja.
Jesus aconselha o povo a comprar dele ouro refinado, para se tornarem ricos. Isso significa que em Jesus, eles podem encontrar a verdadeira riqueza. Jesus Cristo oferece os seus produtos de qualidades, Jesus oferece para a igreja, por meio de sua graça. Eles estavam pobres, Jesus tinha a verdadeira riqueza, eles estavam nus, Jesus tinha roupa branca para cobrir a nudez, eles estavam cegos e Jesus tinha colírio para cegueira deles.
Eles deveriam deixar o orgulho, a autossuficiência e ir para os pés do Senhor Jesus.

2. Jesus chama a igreja para o arrependimento (v. 19)

Jesus exorta a sua igreja
Jesus exorta a igreja, para que ela tenha zelo na sua forma de viver. Ele corrige a sua igreja, chamando ela para se arrepender e voltar-se para Ele.
Jesus disciplina a sua igreja
Jesus é misericordioso, ele não desiste da igreja, antes exercer juízo, Ele oferece a sua graça e misericórdia. A disciplina não é para condenar, mas para restaurar o povo a comunhão com o Senhor. Ela é um ato de amor da parte de Deus, porque com um ímpio, ele não disciplina, mas entrega ao seus pecados.
Romanos 1.24 NVI
24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si.
Deus disciplina quem são os seus filhos porque os ama.
Hebreus 12.5–6 NVI
5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, 6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.
Jesus ordena que a igreja se arrependa
Jesus chama a sua igreja para o arrependimento, mudança de mente e coração. O Senhor deseja transformar e restaurar a vida espiritual da igreja. Laodiceia precisa deixar o cristianismo de aparência, parar de ser morno e viver de forma íntegra diante de Cristo.

3. Jesus chama a igreja para ter comunhão com ele (v. 20)

Jesus está a porta, isso significa que Ele está do lado de fora e a igreja não tem comunhão com Ele, visto que, ela está vivendo de forma errada e trazendo tristeza ao coração de Jesus.
Jesus bate na porta através de várias circunstâncias, do sermão pregado, do louvor, das Escrituras, por isso é preciso ficar atento. Jesus bate a porta da sua igreja, essa porta é do coração, é um convite para entrar na alma do povo de Deus, a fim de restaurar a vida espiritual.
O convite de Jesus é para cear com o seu povo, ele deseja participar da nossa mesa, pois Ele quer transformar a sua igreja a cada dia. Por isso, Ele bate a porta, se alguém abrir e ouvir a voz dEle, é certo de que estará em comunhão com o Senhor.

3. Jesus recompensa os cristãos fiéis

Apocalipse 3.21–22
21 “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.
22 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

O vencedor estará no trono de glória

Mesmo diante do caos espiritual que a igreja de Laodiceia estava passando, ela poderia ser restaurada, se ela se arrependesse e perseverasse até o fim. Ela seria recompensada pelo Senhor Jesus.
O vencedor sentará no trono junto com Jesus, isso significa que o povo reinará com o Senhor. O trono é símbolo de autoridade e conquista, o fiel sentará no trono de glória, sentará no trono eterno.
A carta conclui dizendo que aquele que tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas. O Senhor tem falado com a sua igreja e com o seu povo.

Conclusão

Laodiceia estava vivendo de forma errada, então Jesus identifica o problema, onde ela perdeu o fervor espiritual, as obras dela era detestáveis aos olhos de Jesus, ela perdeu a alegria de servir ao Senhor, estavam acomodados. A igreja estava desagradando a Cristo, ela era orgulhosa e não reconhecia a sua condição.
Jesus tendo misericórdia e graça, Ele aconselha, exorta, disciplina a igreja e chama ao arrependimento, a fim de restaura a vida espiritual. A igreja de Laodiceia era pior que as outras, ela não recebeu nenhum elogio, mas foi corrigida pelo Senhor.
Se Jesus escrevesse uma carta para a Igreja Batista de Senador José Porfírio, o que Ele teria a dizer a respeito dela? Será que os membros estão mornos espiritualmente? Trazendo desprazer para Jesus? Que Deus nos ajude a vivermos conforme a Palavra dEle.

Aplicação

Cuide-se para que você não venha perder o fervor espiritual, ou seja, o desejo de servir ao Senhor e se tornar um crente morno. Busque manter a chama acesa em seu coração.
Busque estar atento a voz do Senhor Jesus e viver em comunhão com o Senhor.
Se arrependa dos seus pecados todos os dias e busque ter zelo com a forma que você está vivendo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.