A diferença entre o Evangelho e a Religiosidade.

Exposição em Atos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 72 views

O verdadeiro Evangelho difere da Religiosidade que tem sido pregado aos ouvidos dos homens desde os tempos do velho testamento.

Notes
Transcript

O perseguidor é perseguido.

Introdução:
Há um forte contraste ocorrendo nesse momento na vida de Saulo, pois quando estava servindo a religião judaica, tinha a sua disposição todos os aparatos necessários para se locomover, bem como pessoas a sua disposição que garantiriam que sua vida e missão fossem preservadas e que tudo desse certo segundo seus planos, porem sabemos que contra Deus não há quem lute e vença.
Do contrario agora Saulo convertido e buscando fazer tudo o que compreende ser agradável a Deus como de fato é, esta sem proteção humana, sem meios e recursos sociais utilizados em sua época, Saulo esta como narrou Estevão aos seus assassinos dizendo: “ Qual dos profetas não matou os vossos pais”. ou seja ele esta correndo perigo de vida, pois quem se posiciona para fazer a vontade de Deus encontra muitos obstáculos por parte de satanás e agravos dos homens que odeiam o evangelho.
O nosso texto diz: Atos 9 20-22 Vejam a mudança radical que ocorreu na vida de Saulo, pois indo na direção contraria a todos os ensinos compreensão e interpretação dos rabinos de sua era, que afirmavam ser impossível ser Jesus o “Cristo” pelo fato Dele ser maldito ou pendurado num madeiro, agora Saulo afirma ser Ele o Filho de Deus. A transformação dramática na vida de Saulo causou espanto aos Judeus de Damasco.
Pastoral: ( O testemunho de todo recém-convertido deve começar no lugar onde ele foi transformado por Cristo, mas também devemos nos lembra que o profeta não tem honra em sua casa).
Paulo faz um comentário sobre isso em Atos 26.20-21 entre os versos 22 e 23 de atos 9, é possível que Saulo que ira ser chamado de Paulo, tenha ido para a Arabia devido as perseguições que sofreu em Damasco por parte dos Judeus encontramos esse relato em Gal 1 17 e somente depois de três anos após sua conversão ele vai para jerusalém Gal 1 18 é certo que Paulo foi para Arabia por instrução de Deus e aprendeu diretamente por meio de visões que teve de Cristo e pode então refazer toda a sua doutrina aprendida no velho testamento aos pés de Gamaliel na Arabia foi a terra das peregrinações de Abraão e muito de todo ensino de Moises baseia-se em fatos retirados da geografia do local o próprio Paulo usa isso para falar da condição de vida dos Judeus de seu tempo Gal 4 21-26, dessa forma podemos então compreender tudo o que esta acontecendo com Saulo.
O nosso texto diz: Atos 9 23-25 Ao voltar a Damasco, Saulo começou a testemunhar novamente, e os judeus tentaram matá-lo a partir de então, Paulo, sentira como é ser uma caça ao invés de um caçador. e isso foi o inicio de coisas horríveis que sofreria por amor ao Senhor. Deve ter sido humilhante para Saulo ser conduzido cego até Damasco e ter sido tirado de lá escondido dentro de um cesto pela muralha como um criminoso. 2Cor 11 32-33.
Pastoral ( O evangelho de facilidades, que muitos pregam por ai não é de Cristo, mas é anátema maldito, pois o verdadeiro evangelho desperta perseguição e oposição nunca devemos nos esquecer que religiosidade é socialmente agradável, e trás muitos favores sociais, mas o evangelho de Deus nos coloca em xeque mate).
Ao longo da vida de Paulo ele foi traído caçado odiado tanto por Judeus como por gentios, mas não foi o que o Senhor lhe disse quando falou: “e Eu lhe mostrarei o quanto deve padecer por meu nome”. em 2Cor 11. 26-27 Nós sabemos que as perseguições e oposições foram contundentes culminando em Paulo preso em Roma se olharmos atentamente a trajetória foi uma crescente por exemplo: Atos 13. 45, 50; Atos 14. 19; Atos 17. 5, 13; Atos 18. 12; Atos 20. 3, 19; Atos 21. 10,11,27. e apesar de tudo isso vemos Paulo a exemplo de Pedro regozijando-se por ser achado digno de sofrer e padecer afrontas por amor a Cristo. 2Timóteo 3. 12. Mateus 5. 11,12
O nosso texto diz: Atos 9 26-30
Em Jerusalém Paulo teve o primeiro encontro com a Igreja a qual ele outrora perseguia o resultado inicial foi obvio, rejeição e medo dos Cristãos, embora ele tenha tentado e se esforçado para se aproximar foi preciso receber uma ajuda especial de Barnabé isso porque os irmãos não o aceitaram num primeiro momento, essa atitude parece ser estranha pois os cristãos de Damasco certamente avisaram aos irmãos de Jerusalém que Saulo o perseguidor estava agora convertido, mas lembra aquela ida para Arabia, pois é os três anos de ausência foi o suficiente para deixa-los em alerta quanto a verdadeira conversão de Saulo.
Ver. 27 Diz: Foi Barnabé que remediou o relacionamento da Igreja em Jerusalém com Saulo nisso nos podemos ver Barnabé o filho da consolação fazendo o que de melhor sabe fazer foi esse mesmo Jose codinome Barnabé que apresentou Paulo e que trouxe João Marcos novamente a evidencia.
Pastoral: (Talvez em nossa vida de obediência ao evangelho nós consigamos trazer alguns ao conhecimento de Cristo as vezes apenas um por meio de quem O Senhor vai trazer muitos outros).
Agora vemos Saulo entrando e saindo com os discípulos do Senhor em Jerusalém pregava o evangelho assim como ele recebeu do Senhor enquanto esteve na Arabia evangelho esta que Pedro escreve ser de difícil interpretação onde os indoutos torcem as palavras para suas própria destruição. 2 Pedro 3 15-16. Ver. 28, 29 Agora então vemos Saulo como o conhecemos pela primeira vez que seu nome foi falado no livro capitulo 6. 9, 10 de atos vemos esses mesmos Helenistas que mentiram contra Estevão, agora se opondo a Saulo e procurando tirar-lhe a vida, o que não aconteceu devido os irmãos de Jerusalém o levarem para Cesareia e envia-lo a Tarso.
Aplicação:
três aplicações que também estão anotadas como pastorais.
1- ( O testemunho de todo recém-convertido deve começar no lugar onde ele foi transformado por Cristo, mas também devemos nos lembra que o profeta não tem honra em sua casa).
2- ( O evangelho de facilidades, que muitos pregam por ai não é de Cristo, mas é anátema maldito, pois o verdadeiro evangelho desperta perseguição e oposição nunca devemos nos esquecer que religiosidade é socialmente agradável, e trás muitos favores sociais, mas o evangelho de Deus nos coloca em xeque mate).
3- (Talvez em nossa vida de obediência ao evangelho nós consigamos trazer alguns ao conhecimento de Cristo as vezes apenas um por meio de quem O Senhor vai trazer muitos outros)
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.