Um Reino de Amigos

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views

A importância de uma amizade relevante no para o crescimento e amadurecimento espiritual.

Notes
Transcript

Apresentação e introdução inicial.

Apresentação Pessoal
Temor da Responsabilidade
Alegria do privilégio de servir a minha igreja.

O propósito da mensagem

O propósito dessa mensagem: Como uma amizade relevante, com base em principios bíblicos, contribuem para o crescimento e o amadurecimento espiritual.

O problema

Um problema percebido em 20 anos de conversão: Amizades superficiais, contribuem para gerar crentes superficiais. crentes stagnados, parados no tempo, imaturos.

Causa do problema

Alguns motivos, dentre varios que mais percebi, que se resumem em 2 razões principais que são destrutivo para vida cristã.
UM ISOLAMENTO PROTETIVO. O que é isso?
EXPERIÊNCIAS FRUSTRANTES NA IGREJA. Como assim?
UM PROBLEMA DE AMOR: Um desordenado amor por si mesmo que inevitavelmente é oposto ao um amor genuímo ao próximo.
** isso TUDO se resume em "ORGULHO E EGOÍSMO", que em certa medida se acometi a todos nós. São pecados, precisam ser abandonados. Logo precisamos nos arrepender e buscar em Deus e na escritura uma força maior que esses pecados e

Uma breve introdução sobre o Texto

Estudando sobre esse tema, você encontra varios textos bibblicos riquissimos.
alguns deles proferidos por Jesus.
Mas lendo essa carta, e buscando respeitar ao máximo, seu contexto e propósito temporal.
Confesso que ela me saltou aos olhos e falou muito comigo.
E minha expectativa hoje junto com vcs, é tentar extrair principios e ensinamentos que possam nos ajudar de forma prática a desenvolver amizades relevantes e transformadoras.

Vamos ao texto

Vamos ler com Fé e Alegria a palavra de Deus.
3João 1–15 NAA
O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo na verdade. Amado, peço a Deus que tudo corra bem com você e que esteja com boa saúde, assim como vai bem a sua alma. Pois fiquei muito alegre quando os irmãos vieram e deram testemunho de que você é fiel à verdade e vive de acordo com a verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que os meus filhos vivem de acordo com a verdade. Amado, você tem sido fiel no que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros. Estes deram testemunho, diante da igreja, do amor que você tem. Você fará bem encaminhando-os em sua jornada de um modo que agrada a Deus. Pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber nada dos gentios. Portanto, devemos acolher esses irmãos, para que nos tornemos cooperadores com eles na proclamação da verdade. Escrevi algumas palavras à igreja, mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida. Por isso, quando eu for aí, farei com que se lembre das obras que ele pratica, proferindo contra nós palavras caluniosas. E, não satisfeito com isso, ele não recebe os irmãos, impede os que querem recebê-los e os expulsa da igreja. Amado, não imite o que é mau, e sim o que é bom. Quem pratica o bem procede de Deus; quem pratica o mal jamais viu a Deus. Quanto a Demétrio, todos dão bom testemunho dele, até a própria verdade. E nós também damos testemunho, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro. Muitas coisas tinha para lhe escrever, mas não quis fazê-lo com tinta e pena, pois espero vê-lo em breve. Então conversaremos pessoalmente. A paz esteja com você. Os amigos mandam saudações. Dê saudações aos amigos, um por um.

Contexto Geral da carta

A igreja no inicio do primeiro século estava em plena expansão.
Então era comum missionários itinerantes, que eram encaminhados pela liderança da igreja para propagar a verdade do evangelho.
Nesse processo, as "casas" igrejas ja estabelecidas, eram como um ponto de suporte, cuidado, descanso para esses missionários e depois seguir viagem.
Diferente da 2 carta de João que alertava quanto a falsos mestres que alem de se aproveitarem da hospitalidade amorosa da igreja, disceminavam falsas doutrinas no meio da igreja.
A 3 Carta de João vem tratar de um problema especifico de hospitalidade aos irmãos missionários, mas carregada de encorajamento, fundamento e também repreensão severa para aqueles que praticam o mal.

Contexto específico da carta

João escreve esta carta á um destinatário específico: Gaio, este nome é citado em outras passagens no novo testamento, mas como se trata de um nome bem comum na época, esse provavelmente era outro, diferente das outras cartas, pois aqui há um indicio que Gaio era discipulo de João, e não de Paulo, como se parece nos outros textos.
Havia um problema ali na igreja local. (provavelmente na Asia Menor).
o Processo de expansão missionária foi rompido.
Diótrefes, lider da igreja local, não só não recebia os irmãos como não permitia que os irmãos recebessem esses irmãos missionarios, que provavelmente em sua maioria eram enviados por João, e expulsava os irmãos que recebiam.
A arrogância de Diótrefes era tanta, que ele se opõe fortemente ao próprio apóstolo João, a tal ponto de proferir palavras e acusações maldosas contra o apóstolo.
Diótrefes deve ter destruído a carta que ele recebeu de João.
Essa situação chegou ao conhecimento de João. E joão então se compromete a confronta-lo pessoalmente, para por um fim nessa situação.
Mas também chegou ao conhecimento de João que lá havia um discipulo dele, diferente de Diótrefes, um irmão onde seu testemunho era vibrante, ele resplandecia em suas ações o amor verdadeiro de Cristo.
João então, preocupado também com a expansão do evangelho, atravessa dessa vez Diótrefes, e envia essa carta diretamente a Gaio, enviando Demétrio. Sabendo que em Gaio, Demétrio seria recebido e a expansão da verdade seguiria seu rumo.

Aqui entramos no que chamo: O Multiforme próposito dessa carta.

Veja que alem do problema da expansão do evangelho, da rebelião de Diótrefes contra o Apóstolo João.
Havia uma tensão na igreja Entre Gaio e Diótrefes.
E é nesse momento que o Apóstolo João, conhecido como o Apóstolo do Amor, O discipulo amado, Inspirado pelo Espírito Santo, numa simples e pequena carta tem muito a nos ensinar.
A partir desse ponto que quero tentar desenvolver com vocês, o que acredito ser uma forma didática, como essa carta pode nos ajudar de forma prática a termos amizades relevantes, transformadoras, que impactam toda nossa realidade.
Minha Idéia é buscar o que podemos aprender com cada personagem dessa carta.

Mas antes de começar com João.

No inicio da carta, no primeiro versículo, João estabelece o que eu chamo de fundamento base da verdadeira Amizade.
Lembra quando falamos de um amor desordenado, um exagerado amor por si mesmo, oposto ao amor ao próximo, oposto até mesmo ao amor pelo próprio Deus.
Fruto de Orgulho e Egoismo, pecados que precisamos nos arrepender e abandonar.
Aqui João nos mostra um AMOR mais poderoso, o unico que pode destruir a força e a ação do pecado em nós.
Um AMOR NA VERDADE…que se expressa no Evangelho da Verdade…A pessoa do próprio Cristo.
Podemos afirmar que o AMOR QUE CHAMAMOS VERDAEIRO, SÓ É VERDADEIRO QUANDO SE TEM COMO ESSÊNCIA, A VERDADE DO EVANGELHO.
Logo, qualquer coisa que chamamos de amor, mas que está a parte do Evangelho da Verdade, não é amor verdadeiro.
A verdade do evangelho é combustivel do amor em uma amizade cristã. Cremos numa mesma verdade, devemos juntos ajudar um ao outro a guardar e obedecer essa verdade. Isso deve fazer a diferença.
Você que esta aqui e não se vê ou não se entende como um crstão. Saiba que se você deseja viver um amor verdeiro, algo real, que trancende o simples viver humano, você precisa de Cristo, O evangelho de Cristo é o exemplo e a raiz mais profunda do verdadeiro amor.
João 15.9–17 NAA
Como o Pai me amou, também eu amei vocês; permaneçam no meu amor. Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a minha alegria seja completa. — O meu mandamento é este: que vocês amem uns aos outros, assim como eu os amei. Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos. Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno. Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda. O que eu lhes ordeno é isto: que vocês amem uns aos outros.

Como João Manifesta esse Amor

Primeiro com Humildade: O Presbítero.
Uma verdadeira amizade não se prende a títulos.
João Verbaliza o seu amor por Gaio. (4x amado).
Quantas vezes deixamos de verbalizar o nosso amor por nossos irmãos.
Verbalize mais o seu amor e seu apreço pelos irmãos.
João Ora por Gaio.
João pede prosperidade, saúde, de acordo com a prosperidade e saúde da alma.
O verdadeiro amigo é aquele se preocupa e se envolve com o todo. Ele vai além.
João celebra com alegria o viver fiel de Gaio.
O bom amigo se alegra com crescimento e testemunho de seu irmão.
João encoraja Gaio a permanecer firme no viver na verdade.
Gaio talvez estava sendo expulso da igreja.
Quantas vezes nós estamos na igreja alegre servindo, e as vezes vem aquela palavra ou situação desanimadora, ou aquele irmão te deixou na mão, ou até te traiu.
Quantas vezes vezes nos deixamos contaminar, por comportmentos de outros, e passamos fazer igual.
João deseja estar com Gaio pessolmente.
Ilustração do filme: Uma vida oculta (Franz um austriaco) (1939 - segunda guerra mundial)
Deixemos um pouco as redes sociais e vamos estar mais juntos pessoalmente.
Por fim João o chama de Amigo (um por um)
Irmão sim, mas também amigos, que se amam na verdade.
Mas não acaba ai…João nos ensina a manifestar amor tendo coragem, pois aquele que ama na verdade, enfrenta desafios.
João se compromete a também estar pessoalmente com Diótrefes e confronta-lo pessoalmente.
Talvez como eu vc quando lê a primeira vez pensa num sentimento de Gaio: Agora Diotrefes vai ver. Mas vamos ver que provavelmente Gaio orou assim: Que Deus ajude João, e ele seja usado para abrir os olhos de Diótrefes.

O que aprendemos com Gaio.

Gaio era alguem que vivia a verdade do amor de Cristo.
Gaio guardava e obedecia os mandamentos.
Quer ser um bom amigo? se esforce para um viver que agrade a Cristo.
Quanto mais parecido com Cristo, melhor amigo seremos.
Gaio provavelmente era Rico, tinha uma boa condição financeira.
Mas lembre-se da oração de João
Gaio nos ensina que prosperidade financeira e boa saude, sem uma vida saudavel espiritualmente, isto é, centralizada no evangelho, pode ser destrutivo e perigoso.
nesse sentido surgem irmãos tiranos, que usam de suas posses para manipular e não abençoar.
Gaio nos ensina a usar nossos recursos para investir em amizades verdadeiras, com nossos irmãos. De modo que agrada a Deus.
VEJA: No contexto da carta vemos que Gaio usava seus recursos para apoioar a obra missionaria, afim de expandir o evangelho da verdade, mas olhe no verso 5, que indica que ele era fiel no que fazia com irmãos e também com os estrangeiros.
Começava na igreja Local, e se expandia aos demais, pois o que movia ele era o principio, o amor cristão, fruto do amor de Cristo, e sua obediencia a ELE.
Podemos dizer que investir recursos nas nossas amizades é como investir na expansão do evangelho dentro de nós, no nosso crescimento e amadurecimento crsitão.
Importante dizer que investir recursos em contruir amizades, é bem diferente de bajular.
Gaio perseverava na obediencia e no amor a cristo.
Um amor verdadeiro por seus amigos/irmãos pressupões sacrificios, isso custa.
Gaio, talvez estava também necessitado de saúde emocinal. Por isso João Ora por sua saúde.

O Mal exemplo de Diótrefes.

O Desejo de ser o primeiro, o mais importante, aquele que se precupa com a sua posição acima de tudo.
philoproteuo = 1) aspirar a preeminência, desejar ser o primeiro
philoxenos = 1) hospitaleiro, generoso para as visitas
Não se submete a liderança da Igreja.
Fala mal da liderança
Não era hospitaleiro, não investia recursos cuidar dos irmãos, logo não cooperava com o ensino da verdade.
Dava mal testemunho. Impedia os irmãos de praticarem o bem.
há uma grande chance dele ter jamais visto a Deus, ou seja, ter tido um encontro genuino com Cristo.
Será que não há um pouco de Diótrefes em nós, em certa medida.
Não está nitido aqui uma raiz de Orgulho e Egoismo?
Precisamos nos arrepender.

Concluindo: Vemos o fruto de uma amizade relevante em Demétrio.

Não seria forçado dizer que demétrio expressa o resultado de amizades relevantes, verdadeira e sincera. sendo seu triplice testemunho o alvo de todos nós cristãos.
O testemunho daqueles que andam próximo a ele (Marido, mulher, filhos, amigos crsitãos)
O testemunho da Igreja como um todo.
O testemunho da Verdade. Assim como Gaio, Demétrio era conhecido como alguém que vivia na pratica a palavra da verdade, digno de ser imitado.

Aos não cristãos.

Talvez você ouvindo tudo isso, tem percebido o quanto o Orgulho e o Egoísmo esta aos poucos minando sua vida, ou talvez ja minou tudo, está no fim da linha.
Você tem sofrido com relacionamentos superciais, imaturos, por que não dizer destrutivos.
Talvez você tem amado demais a si mesmo, e isso tem te cegado, você tem vivido cada vez mais isolado e afastando as pessoas.
Há um convite de Cristo hoje:
Mateus 11.28–30 NAA
— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Como dissemos hoje, há um amor mais forte que o pecado, e essa é a boa noticia para você neste dia… Jesus é a solução definitiva para os seus pecados.
Romanos 5.8 NAA
Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.
Abraçe essa verdade do evangelho, se arrependa, creia...deixe amor de Jesus tranformar sua realidade.

Oração Final

Related Media
See more
Related Sermons
See more