O SORRISO DA INCREDULIDADE E O ABRAÇO DA GRAÇA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

O SORRISO DA INCREDULIDADE E O ABRAÇO DA GRAÇA

INTRODUÇÃO
Iniciar… começar… dar inicio… abrir… Há algo revigorante e otimista nestas palavras, quer refiram-se ao amanhecer de um novo dia, ao nascimento de uma criança, ao prelúdio de uma sinfonia ou aos primeiros quilometros deum a viagem em família.
livres de problemas e cheios de promessas, os inicios provocam esperanças e visões imaginativas do futuro.
Genesis significa origem ou inicio, Genesis registra o inicio do mundo, da historia da humanidade, da familia, da civilização, da salvação.
É a história do proposito do plano de Deus para a criação.
Genesis estabelece o cenario para toda a biblia. Revela a pessoa e natureza de Deus (Criador, Sustentador, Juiz e Redentor); o valor e a dignidade do ser humano (feito a imagem de Deus, salvo pela graça e usado por Deus no mundo), vemos a tragedia e consequencia do pecado (queda, separação de Deus e julgamento); e a promessa e segunça da salvação (conserto, perdão e promessa do messias)
Pois bem, o texto lido eu julgo dizer que é o inicio de uma nova historia da vida de Abraao e Sara, vou ser mais enfatico, estamos diante de um dos maiores anuncios desde a criação até aqui! Sara você terá um filho!
Contexto. TEOFANIA
CHAMADOS A HOSPITALIDADE E A SERVIR O SENHOR
Gênesis 18.3“e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo;”
Abraão reconhece que esse tres homens não são homens comuns, por isso se prosta e logo se apressa a recebe-los, oferecendo-lhes uma hospitalidade digna de Rei.
quero destacar tres palavras do versiculo 3.
“SENHOR” - ESSA PALAVRA SIGNIFICA LITERALMENTE MEU SENHOR.
Ela é usada frequentemente no lugar do nome divino YHWH, ( mais conhecido pelos judeus como o tetragama inefavel, que são formada pelas letras hebraicas yod, he, vav, he) nome este que os judeus recusam-se a pronunciar devido sua santidade.
Esta designação indica a suprema autoridade e poder de Deus.
Salmo 2.4 “Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles.”
Isaías 6.1“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo.”
# Abraao estava dizendo: O Senhor é soberano, digno de toda a honra e toda a gloria.
“Graça ou Merce”- aceitação, consideração não merecida diante de Deus.
# Abraao esta diante do Soberano reconhecendo o quanto ele é indgno e pedi para YHWH ser misericordioso em ficar com ele.
# Aqui nós emos o primeiro abraço da graça no texto! Isso me lembra esse texto:
Efésios 2.4–5“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos,”
João 15.16“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”
“SERVO” - Substantivo masculino que significa escravo.
A escravidão na biblia não era identica a escrrrrrrrrrdão dos tempos modernos.
o perido da escravidão estava limitado a 6 anos ( Ex.21.2)
os escravos tinham direitos e proteção sob a lei ( Ex. 21.20)
também era possivel os escravos alcançarem um lugar de posição e honra (Gn. 24.2)
Esta palavra servo também era uma forma humilde de se referir a si mesmo, ao falar com outra pessoa de mesma posiçao ou superior. (Gn.33.5)
A Expressão mais notavel do AT é “SERVO DO SENHOR” (Is.53.11)
# SOMOS EXORTADOS POR DEUS A IRMOS NO SENTIDO CONTRARIO DE NOSSA REALIDADE.
TODOS QUEREM RECEBER DEUS PARA RECEBER DE DEUS.
MAS, APRENDEMOS QUE DEVEMOS RECEBER DEUS (SALVAÇÃO) PARA SERVIR A DEUS(SERVIR A TODOS QUE O SENHOR COLOCAR EM NOSSAS VIDAS)!
SOMOS CONVIDADOS A SER HOSPITALEIROS DE DEUS!
a hospitalidade é parte importante da vida cristã;
Romanos 12.13“compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;”
1Pedro 4.9“Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração.”
ser hospitaleiro tornou-se um requisito para os lideres da Igreja.
1Timóteo 3.2“É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar;”
Tito 1.8“antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si,”
# A hospitalidade é uma ordem de Deus para a sua vida!
A HOSPITALIDADE E O SERVIÇO PARA O SENHOR REQUER UMA DEDICAÇÃO E UM PREÇO MUITO CARO, POREM É RECOMPENSADOR!
Abraão estava em sua casa tranquilamente, quando foi surpreendido por visitantes, ele teve que sair do seu conforto, ele teve que usar os seus recursos..
serviu uma refeição abundante (5-8)
serviu imediatamente (Gênesis 18.4“traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore;”) , Abraão era um homem de fé, e a fé não protela para servir ao Senhor.
serviu pessoalmente (Gênesis 18.5“trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste.” ) Abraão tinha muitos servos, 99 anos de idade, mas fez questão de servir pessoalmente.
Serviu rapidamente (Gênesis 18.6“Apressou-se, pois, Abraão para a tenda de Sara e lhe disse: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze pão assado ao borralho.”)
# essa parte podemos terminar dizendo que, quando nos colocamos a servir a Deus, colocamos também todos aqueles que amamos a serviço do Rei.
2° PARTE
Depois que terminaram a refeição, temos uma pergunta;
Gênesis 18.9“Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda.”
a pergunta é retorica, pois os anjos sabiam aonde sara estava, o que estava no coração dela e o que eles fariam por ela, a razão da pergunta é porque, segundo a tradição judaica, as mulheres nao poderiam se mostrar enquanto as visistas estivem presentes.
# Deus nunca esquece de você!
Isaías 49.15“Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.”
Gênesis 18.10“Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele.”
Sara pensa que isso é bom demais para ser verdade; e por isso não consegue convencer o seu coração a crer nisso;
Gênesis 18.12“Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?”
Não foi um riso agradavél de fé, mas foi um riso de duvida e descrença.
A grande objeção que Sara não conseguia superar era a sua idade. (v12)
# Preciso destacar a unica coisa boa que Sara falou, dentro da sua demonstração de incredulidade, ela chama Abraão de meu senhor.
para honra de Sara, é recomendada a imitação de todas as esposas.
1Pedro 3.6 “como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.”
Isso demonstra respeito e submissão.
Efésios 5.22 “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;”
Efésios 5.33“Não obstante, vós, cada um em particular também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.”
Aos maridos…
Efésios 5.25“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”
Esse foi o lado bom que Sara nos apresentou...
CONTINUEMOS...
A improbabilidade humana frequentemente se coloca em contradição com a promessa divina
Sara poderia dizer: Senhor eu creio!
Hebreus 11.11“Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.”
A REPROVAÇÃO DOS ANJOS.
E bom investigar a razão do nosso riso, para que não seja riso de tolo,
Eclesiastes 7.6“Pois, qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é a risada do insensato; também isto é vaidade.”
A nossa descrença e desconfiança é uma ofença contra Deus
Diante do riso da incredulidade, é feita uma pergunta que é suficiente para responder a todas as criticas da carne e do sangue.
Gênesis 18.14“Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.”
DEUS NÃO SOMENTE ANUNCIOU ESSE NASCIMENTO, ELE FOI TAMBÉM O UNICO A TORNA-LO POSSIVEL!
O Discípulo Radical Capítulo 1: Inconformismo

Porém, devemos continuar a afirmar a imparidade e perfeição de Jesus Cristo. Pois ele é singular em sua encarnação (o único Deus homem); singular em sua expiação (somente ele morreu pelos pecados do mundo); e singular em sua ressurreição (somente ele venceu a morte). E sendo que em nenhuma outra pessoa, a não ser em Jesus de Nazaré, Deus se tornou humano (em seu nascimento), carregou os nossos pecados (em sua morte) e triunfou sobre a morte (em sua ressurreição), ele é singularmente competente para salvar os pecadores. Ninguém mais tem suas qualificações. Assim, podemos falar sobre Alexandre, o grande, Carlos, o grande, Napoleão, o grande, mas não Jesus, o grande. Ele não é o grande — ele é o Único. Não existe ninguém como ele. Ele não tem rival nem sucessor.

Related Media
See more
Related Sermons
See more