PRINCÍPIOS BATISTAS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 76 views
Notes
Transcript

PRINCÍPIOS BATISTAS

INTRODUÇÃO

Nossa intenção é expor os princípios neotestamentários, também compreendidos como "princípios batistas", que formam nossas doutrinas e que encontram-se resumidos na Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira. Como fazer parte de uma igreja batista, sem saber por quê? É importante compreender a diferença entre nós, batistas, e outros evangélicos, muito embora tenhamos a mesma Bíblia (e até com a mesma versão) e, de modo geral, proclamamos o mesmo evangelho".
Aplicação a sua vida: Conhecer nossa história e nossos princípios doutrinários, nos dá a condição de uma compreensão mais ampla e profunda da Escritura Sagrada, nossa Única Regra de Fé e Prática. Você tem a Bíblia como sua Única Regra de Fé e Prática? Comente.

1. DOUTRINA

O vocábulo doutrina como o conhecemos é procedente do latim (Doctrina, oriundo do verbo Docere), cujo significado é ensino. Desta forma, buscamos nas línguas originais do Antigo e Novo Testamento que formam a Bíblia, termos que nos ajudam a encontrar uma definição para doutrina, em consonância com as Sagradas Escrituras.
Em Hebraico:
• Lecar: "Instrução; Ensino. Aquilo que é recebido por meio de..."
Torah: Instrução; Orientação;
Deriva do verbo hebraico yashar, cujo o significado é aquilo que é correto; Reto. Orientação".
Textos bíblicos:
Levítico 6.9 BSAS21
Dá esta ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará a noite toda sobre o altar, até a manhã seguinte, e nela se conservará aceso o fogo do altar.
Deuteronômio 1.5 (BSAS21)
do outro lado do Jordão, na terra de Moabe, Moisés começou a explicar esta lei;
Em Grego:
Didaskalia: "Ensino; Instrução".
Mas é importante compreender que esse vocábulo grego traz em si tanto o "Ato como o Conteúdo" do que é ensinado, ou da instrução aplicada. Em um sentido ativo, encontramos textos como:
Romanos 12.7 BSAS21
se é serviço, que seja usado no serviço; se é ensino, que seja exercido no ensino;
Romanos 15.4 BSAS21
Porque tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nossa instrução, para que tenhamos esperança por meio da perseverança e do ânimo que provêm das Escrituras.
2Tm 3.16
2Timóteo 3.16 BSAS21
Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;
Já a sua aplicação em um sentido mais passivo (aquilo que é ensinado) aparece em textos como: Mc 7.7
Marcos 7.7 BSAS21
em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Colossenses 2.22 BSAS21
Todas essas coisas desaparecerão com o uso, pois são preceitos e doutrinas dos homens.
1Timóteo 1.10 BSAS21
devassos, homossexuais, exploradores de homens, mentirosos, os que proferem falsos juramentos e para todo o que é contrário à sã doutrina,
1Timóteo 4.6 BSAS21
Ensinando essas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
Tito 1.9 BSAS21
que se mantenha firme na palavra fiel, conforme a doutrina, para que seja capaz tanto de exortar na sã doutrina quanto de convencer os seus opositores.
Didaquê. Este vocábulo grego traz em si, tanto o ato de ensinar como o conteúdo da instrução aplicada.
Como os exemplos que podem ser vistos em:
Mateus 7.28 BSAS21
Ao concluir Jesus esse discurso, as multidões estavam maravilhadas com seu ensino;
João 7.17 BSAS21
Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, saberá se esse ensino é dele, ou se falo por mim mesmo.
Com o sentido de uma atividade, ICo 14.6 e II Timóteo são bons exemplos, assim como Rm 16.17 e Ap 2.14 exemplificam muito bem o sentido passivo (o que é ensinado) deste vocábulo.
Aplicação a sua vida: A doutrina tem o sentido de ensino, instrução. Como você está colocando essa instrução em prática no seu dia a dia? Comente.

2. PRINCÍPIOS

Por compreensão primária, o vocábulo princípio significa o que marca o início, o que vem primeiro. A escritora Jaqueline Russ em seu Dicionário de Filosofia, apresenta a definição de princípio em três pontos de vista:
• Do ponto de vista temporal é começo, ponto de partida;
• Do ponto de vista causal é a causa ou fonte de ação;
. Do ponto vista normativo é regra ou norma de ação.
Com base nisso, podemos ver que princípio ou princípios nos trazem ideia de algo básico e fundamental".
No sentido religioso, o termo grego "stoicheion" (significa qualquer primeira coisa, do qual os outros que pertencem a uma série ou composto inteiro se originam; primeiro, elementos; princípios elementares) que aparece na epístola aos Hebreus 5.12 e 6.1 e que nos permite concordar com John Landers, que "os princípios batistas são linhas mestras de interpretação da fé cristã que distinguem os batistas das demais denominações".
Portanto Doutrina Batista é o "Conjunto dos Princípios que formam o corpo dos ensinamentos e instruções contidos na Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática, que culminam no arcabouço do que cremos e, do que nos distingue das demais denominações".
Aplicação a sua vida: A doutrina batista é um conjunto de princípios que nos distingue de outras denominações. Para você, por que é importante ter esse conhecimento? Comente.

3. AUTORIDADE

Apenas as Escrituras, que são os registros escritos da revelação de Deus aos homens, possuem autoridade suficiente para guiar o indivíduo na sua crença e no seu comportamento.
O escritor Justo Anderson afirma em sua obra, Historia de los bautistas, que "as igrejas batistas consideram a Bíblia como a fonte de autoridade, especialmente o Novo Testamento, como o registro da vida, o exemplo e os mandamentos de Jesus Cristo".
É preciso entender que "as Escrituras revelam a mente de Cristo" e ensinam o significado do seu domínio. Na sua singular e uma revelação da vontade divina para a humanidade, a Bíblia é a autoridade final que atrai as pessoas a Cristo e as guia em todas as questões de fé cristã e dever moral.
Aplicação a sua vida: Nós como cristão, temos aceitado a responsabilidade de estudar a Bíblia com a mente aberta e de examinar as Escrituras para acessar o que Deus nos diz sob a iluminação do Espírito Santo?' Comente.

4. O SER HUMANO

Na Declaração Doutrinária dos Batistas, quando esta se refere ao homem, ela afirma que as Escrituras Sagradas revelam que "cada ser humano é criado à imagem de Deus; é único, precioso e insubstituível". Criado ser racional, cada ser humano é moralmente responsável perante Deus e o próximo. O homem, como indivíduo, é distinto de todas as outras pessoas. Como pessoa, ele é unido aos outros no fluxo da vida, pois ninguém vive nem morre por si mesmo”.
A Bíblia revela que Cristo morreu por todos os homens. O fato de ser o homem criado à imagem de Deus, e de Jesus Cristo morrer para salvá-lo, constitui-se a fonte da dignidade e do valor humano.
Aplicação a sua vida: Sendo o homem um ser criado a imagem e semelhança de Deus, ele é moralmente responsável. Comente.

5. A IGREJA E A EDUCAÇÃO

No Novo Testamento, o termo Igreja é usado para designar o povo de Deus na sua totalidade, ou só uma assembleia local. Esse termo é formado pelo vocábulo grego ekklesia (chamar de dentro para fora).
De acordo com a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, o conceito de igreja se alarga ganhando um significado mais abrangente e profundo:
• A Igreja, no sentido lato, é uma comunidade fraterna das pessoas redimidas por Cristo Jesus, divinamente chamadas, divinamente criadas e feitas uma só debaixo do governo soberano de Deus.
• A Igreja é uma entidade local - um organismo presidido pelo Espírito Santo - é uma fraternidade de crentes em Jesus Cristo, que se batizaram e voluntariamente se uniram para o culto, estudo, a disciplina mútua, o serviço e a propagação do evangelho, no local da igreja e até os confins da terra.
• A Igreja, no sentido local, é a companhia fraterna de crentes batizados, voluntariamente unidos para o culto, desenvolvimento espiritual e serviço.
A fé e a razão aliam-se no conhecimento verdadeiro. A fé genuína procura compreensão e expressão inteligente. Uma das características marcantes é a sua busca pelo saber, embasado na Bíblia como sua única regra de fé e prática.
Por isso mesmo, temos Centros de Ensino que vão desde os primeiros anos até a formação superior, que possuem a responsabilidade de capacitar e incentivar homens e mulheres para a liderança eficiente e vocacional, em nossas Igrejas e no mundo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O membro de uma Igreja Batista necessita conhecer seus princípios doutrinários à luz da Palavra de Deus, de modo que possa praticá-los, compreendendo seu sentido e sua significância para amadurecer em seus princípios de fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more