SOBERANIA DE DEUS SOBRE A VIDA

Aniversário da irmã Francisca  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
SOBERANIA DE DEUS SOBRE A VIDA
Texto base:
Jó 42.1–6 “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

1 - APRESENTAÇÃO

- A soberania de Deus através do sofrimento é demonstrada de uma maneira muito particular através das paginas no livro de Jó. Contudo muitas coisas acontecem na vida de Jó e o trazem para o final do livro com esse clamor:
Jó 42.1–2 “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

1.1 - Quem era Jó?

Características humanas
Jó 1.1–3 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente.”
Jó era um personagem real;
O homem mais rico de sua geração;
Jó tinha 10 filhos;
Características espirituais
Jó 1.8 “Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.”
Não havia ninhem na terra semelhante a ele;
O homem mais piedoso de sua geração;

1.2 - O ataque do inimigo

- Jó foi alvo de um ataque brutal de Satanás, quando o mesmo questionou a Deus as motivações de sua fidelidade e retidão de caráter.
Jó 1.9–11 “Então, respondeu Satanás ao Senhor: Porventura, Jó debalde teme a Deus? Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.”
- Satanás sugere que Jó, ou que as pessoas são interesseiras, ou seja, buscam a Deus porque isso lhe trazem vantagem.

1.3 - A permissão de Deus

Jó 1.12 “Disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.”
- Vemos como a permissão de Deus atua no mundo, não há paridade entre o bem e o mal, o mal somente acontece de Deus dá a sua permissão.
O universo está sobre o controle de Deus;
A história está sobre o controle de Deus;
Satanás está no controle de Deus;
Sua vida está no controle de Deus;

2 - A GRANDE PROVAÇÃO

1.1 - As características da prova

Financeira e posses
- Jó foi amplamente afetado em uma das áreas mais delicadas e desafiadoras que pode levar a muitas dificuldades, de é a base de sustentação para a vida física as finanças
Sua família
- Jó perde todos os filhos o mesmo dia, e depois depois de uma grande colapso financeiro. Um grande sofrimento com perdas certamente irreparáveis.
Sua saúde física
- Aquilo que era talvez o último bem físico, sua saúde, é drasticamente afetado, levando a Jó a um sofrimento físico em si mesmo, advindo de muitas severas doenças.
Sua importante fonte de apoio, a esposa
- Sua mulher aquela que seria sua importante fonte de apoio, abandona o papel de encorajar e traz a Jó um chamado a perder sua fé e esperança no seu Deus.
Seus amigos lhe acusam (Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú)
Eles chamam Jó de louco, de adultero e ladrão, que jó enriqueceu a custas de da exploração de outros. Foram muitas as acusações levianas.
Aplicação
A verdadeira fé se mostra perfeitamente na hora de sofrimento e angústia, é neste momento que o homem prova a sua fé!
Não há lugar para a fé se esperamos que Deus cumpra imediatamente o que ele promete. Portanto, é uma prova de fé aquiescer (Crer) à palavra de Deus, quando seu cumprimento não aparece de forma alguma.
João Calvino

3 - A FÉ NA SOBERANIA DE DEUS

3.1 - Classificação da fé

Fé nominal
- Uma fé baseadas nas aparências, sendo frágil em si mesma foi não tem fundamento sólido naquilo que é a fundamentação da fé, o próprio Deus!
Fé genuína
Hebreus 11.2–3 “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.”
- A fé genuína nasce no próprio Deus, ela vem de reconhecemos quem é Deus e que ele é o criador e mantenedor de todas as coisas.

3.2 - A fé de Jó

Fé é acreditar no que você não vê, ou confiar nas palavras sobre algo oculto que realmente existe, embora você não possa ver com os olhos. Das coisas que vemos, temos conhecimento, e não fé.
Agostinho de Hipona
- Jó não tinha mais nada para poder depositar sua confiança, tudo ele tinha perdido, posses, família, saúde, o apoio da esposa e amigos, contudo ainda restava para Jó algo fundamental e o responsável por ele ser um dos grande exemplos de piedade da história:
Jó 19.25 “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.”
Disposição de coração de jó
Deus continuava sendo Deus; (Sei que vive)
NEle há a verdadeira esperança; (Ele é meu Redentor)
E nEle ponho a minha confiança (Ele se levantará e me acudirá no tempo aportuno)

4 - O DEUS DA PROVISÃO

4.1 - Jó e seu Deus

Poque meu Deus? (Porque que isso esta acontecendo comigo?) Cap 10
(16 perguntas)...
Jó 10.10 “Porventura, não me derramaste como leite e não me coalhaste como queijo?”
Jó 10.18 “Por que, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem!”
Jó 10.20 “Não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento,”
Jó se queixou de Deus (Porque que Deus não intervém?) Cap 18
(34. Queixas)...
Jó 18.3 “Por que somos reputados por animais, e aos teus olhos passamos por curtos de inteligência?”
Jó 16.8 “Testemunha disto é que já me tornaste encarquilhado, a minha magreza já se levanta contra mim e me acusa cara a cara.”
Jó 16.11–12 “Deus me entrega ao ímpio e nas mãos dos perversos me faz cair. Em paz eu vivia, porém ele me quebrantou; pegou-me pelo pescoço e me despedaçou; pôs-me por seu alvo.”
Jó se defendeu
- Jó se defende das acusações de seus amigos, como grito desesperado da sua alma.

4.2 A resposta de Deus

Deus responde com silencio
- Pior do que sofrer é sofrer sem explicação, Deus cala para jó. Certamente o silencio de Deus é algo que tem muito mais impacto na vida do que qualquer barulho que o homem posa fazer.
Deus responde jó
- Deus responde a Jó com 70 perguntas todas elas retóricas. O objetivo de Deus era mostrar a jó as profundezas de Seu poder e da sua soberania.
Deus mostra que ele estava no controle de todas as coisas;
O Céus e a terra foram planejados por Ele;
A permanência de tudo que existe está sobre o seu controle;
A grandiosidade do Deus criador
Jó 38.1–10 “Depois disto, o Senhor, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Ou quem encerrou o mar com portas, quando irrompeu da madre; quando eu lhe pus as nuvens por vestidura e a escuridão por fraldas? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus ferrolhos e portas,”
Jó 38.11–18 “e disse: até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas? Acaso, desde que começaram os teus dias, deste ordem à madrugada ou fizeste a alva saber o seu lugar, para que se apegasse às orlas da terra, e desta fossem os perversos sacudidos? A terra se modela como o barro debaixo do selo, e tudo se apresenta como vestidos; dos perversos se desvia a sua luz, e o braço levantado para ferir se quebranta. Acaso, entraste nos mananciais do mar ou percorreste o mais profundo do abismo? Porventura, te foram reveladas as portas da morte ou viste essas portas da região tenebrosa? Tens ideia nítida da largura da terra? Dize-mo, se o sabes.”
- Através deste discurso, Deus maneira gloriosa releva a profundidade de seu poder. Não se sabe na história alguém ou algo deus pagão que tenha tomado para si a criação da existência como o nosso Deus faz aqui de Jó 38, estes versos mostram como soberanamente Deus está no domínio de tudo que foi criado, assim como traz a reflexão as profundas implicações desta realidade.

5 - DEUS TUDO PODE

5.1 - Controle soberano de Deus

Jó 42.1–2 “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”
Deus pode tudo
Somos limitados
Nós somos frágeis
Somos incapazes de compreender
Nenhum dos seus planos podem ser frustado
Não há possibilidade de Deus não cumprir a sua vontade;
O curso da história está ligado intimamente com a vontade de Deus;
A permanência ou a ruína de algo depende de Deus;

5.2 - As declarações conscientes de Jó

- Jó trás uma profunda lição de aprendizado sobre Deus, talvez uma das mais maravilhosas declarações sobre Deus e Sua soberania, Jó volta ao ponto de partida de uma Fé inabalável, o conhecimento genuíno sobre a grandiosidade de Deus, juntamente com a negação de si mesmo, depositando assim toda a sua confiança no SENHOR.
Na verdade, falei do que não entendia;
Coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.
Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
Related Media
See more
Related Sermons
See more