Amem uns aos outros - Parte I

Carta de 1 João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Introdução

O apóstolo João é o autor dessa carta, devido a semelhança com o evangelho de João. Ele escreveu por volta de 90 a 95 d.C. Na cidade de Éfeso, onde estava pastoreando a igreja em seus últimos dias de vida.
João não escreveu para uma igreja específica, é nítido ver que ele usa as expressões “Filhinhos” ou “Amados”. Ele escreveu para as igrejas do século I, isso significa que é uma carta circular e geral.
O propósito dessa carta era para que os cristãos tivessem a certeza da salvação, isto é, não ficassem com dúvidas.
1João 5.13 NVI
13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
A igreja do século I estava sendo atacada com falsos ensinos, onde um grupo herético chamado “gnosticismo” estava ensinando:
1. Salvação é dada pelo conhecimento.
2. Negavam a encarnação de Jesus, pois eles acreditavam que a matéria era mau. No entendimento dos gnóstico Cristo era uma espécie de “fantasma”, por isso ele andou sobre o mar.
3. Deus é um ser transcendental que está acima de qualquer conhecimento, por isso não se relaciona com os homens.
4. Eles negavam a divindade de Jesus, pois de acordo com eles Cristo recebeu poder para perdoar os pecados no batismo, mas perdeu na crucificação.
João escreve para combater esse falso ensino.
1João 2.26 NVI
26 Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.
1João 4.1 NVI
1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Ideia Central

O amor é a marca de um discípulo de Jesus, por isso é necessário você amar uns aos outros.

Transição

Veremos três verdades sobre o amor bíblico.

Desenvolvimento

1° Amar é um mandamento

1João 3.11
11 Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

1. A mensagem do amor não é novidade (v. 11 a)

O apóstolo João mostra a mensagem que a igreja ouviu desde o começo é sobre amar o próximo. A mensagem do amor não é uma novidade para a igreja, diferente dos ensinos dos falsos mestres, que é uma doutrina nova. Mas a mensagem que ele está pregando é algo antigo, pois os apóstolos falaram a respeito dela.

2. A mensagem do amor é pautada na Bíblia (v. 11 b )

O mandamento é antigo, é pregado desde a lei de Moisés, onde o próprio Deus deixa esse mandamento, para que o povo de Israel amasse as pessoas.
Levítico 19.18 NVI
18 “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
O amor entre os cristãos foi pregado pelo Senhor Jesus. A lei se resume em um dois mandamentos.
Mateus 22.34–40 NVI
34 Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. 35 Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: 36 “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37 Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38 Este é o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
Gálatas 5.14 NVI
14 Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.
O amar ao próximo faz parte do cristianismo, é algo que deve estar na vida prática dos irmãos, isso é inegociável na vida cristã. A marca do cristão é o amor, isso quer dizer que a forma com que um discípulo de Jesus é conhecido, é através do amor entre os irmãos.
João 13.34–35 NVI
34 “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.

APLICAÇÃO

Amar os irmãos não é uma opção para servo de Deus, mas sim algo que deve fazer parte da sua vida. Quem não ama, nunca conheceu a Deus de fato.

2° Amar é fazer o bem ao próximo

1João 3.12–13
12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.
13 Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia.

1. Quem ama não guarda rancor (v.12)

Amar significa fazer bem ao próximo, independente de como ele irá te tratar. Amar não é fácil, pois está lidando com pessoas cheias de defeitos e pecadoras, mas é um mandamento do Senhor.
O apóstolo João para enfatizar o amor, ele usa o exemplo de Caim.
Gênesis 4.3–10 NVI
3 Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, 5 mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. 6 O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? 7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. 8 Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. 9 Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel?” Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?” 10 Disse o Senhor: “O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando.
Caim, ao ter sua oferta rejeitada pelo Senhor, ficou irritado e teve um sentimento de antipatia contra o seu irmão (v. 5). Esse sentimento de Caim era notório, o seu semblante havia mudado, o Senhor percebeu e confrontou a sua ira e sua raiva (v. 6), exortando-o dizendo que ele deveria dominar (v. 7), mas ele não deu ouvidos e matou o seu irmão (v. 8).
Caim teve inveja do sacrifício do seu irmão, após sentir ódio em seu coração, resolveu matar o irmão. Caim fez isso, por pertencer ao diabo que é homicida desde o começo.
João 8.44 NVI
44 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
As obras de Caim era más, em sua vida prática ele tinha maldade. Então pode-se dizer que a maldade ensina a odiar, mas o amor ensina a prática de fazer o bem.
As obras de Abel eram justas e ele era um homem de fé.
Hebreus 11.4 NVI
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

2. O ódio pertence ao mundo (v. 13)

O apóstolo João afirma que Caim é um símbolo de ódio, onde ele sentiu raiva do seu irmão. E o mundo odeia a igreja, visto que o povo de Deus está na luz de Cristo, e o mundo vive na trevas do pecado. O mundo odeia os cristãos porque eles não conhecem a verdade e são seduzidos pelos enganos do diabo, que cegam as pessoas espiritualmente, para que eles não entendem a verdade de Deus.
2Coríntios 4.4 NVI
4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Jesus alertou que o mundo iria odiar os cristãos.
João 15.18–19 NVI
18 “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. 19 Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.

APLICAÇÃO

Amar o próximo é fazer o bem, mesmo quando você é tratado mal, mesmo aquela pessoa que você julga ser difícil de amar. Jesus foi maltratado, foi zombado na cruz, mas mesmo assim ele amou pecadores.
O cristão desagrada a Deus todos os dias, pois ainda é pecador e recebe o amor de Deus ao invés da ira de Deus. Por isso, deve-se amar uns aos outros e orar por aqueles que nos persegue.

3° Quem não ama, é um assassino

1João 3.14–15
14 Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.
15 Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.

1. Amar é evidência de conversão (v. 14)

João mostra a evidência daquele que é nascido de novo, que foi convertido, aquele que não vive nas trevas do pecado e sim na luz de Deus. A evidência é ter a capacidade de amar o irmão, quem não ama o irmão, ainda vive morto espiritualmente (Ef 2.1), porque Deus é amor.
A marca do cristão é o amor fraternal pelos irmãos, pois quando acontece o ato da conversão, Deus está presente na vida do cristão por meio do Espírito Santo (Ef 1.13). Então o amor de Deus reflete na vida prática do servo de Deus.
Na igreja de Tessalônica existia o amor entre os irmãos, pois Deus estava presente na vida deles.
1Tessalonicenses 3.12 NVI
12 Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.

2. Quem sente ódio é um assassino (v. 15)

O amor evidência a salvação e o ódio evidência a perdição, isso quer dizer que quem não ama ainda está perdido e vive nas trevas e é um homicida.
Diante do Senhor, odiar significa assassinato no coração. Isso significa que quem não tem a capacidade de amar e vive com rancor, já cometeu assassinato no coração. Jesus afirma quem quem se irar é um homicida.
Mateus 5.21–23 NVI
21 “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. 22 Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. 23 “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você,
Quem sentir ódio e raiva é capaz de cometer assassinato, como no caso de Caim que matou Abel. Um assassino não desfrutará da vida eterna ao lado do Senhor.

APLICAÇÃO

Se você é um convertido ao Senhor, não pode ficar amargura e com rancor do seu irmão. Mas deve ir e buscar se reconciliar com ele.

Conclusão

O apóstolo João deixa muito claro que a mensagem do amor, já é antiga e não é uma novidade para a igreja e essa mensagem está pautada nas Escrituras, isso não vem da parte de João. Amar é um desafio muito grande, pois está lidando com pessoas pecadoras e cheias de defeitos, todavia, é necessário, amar é fazer o bem para o próximo, sem olhar a forma que é tratado. O ódio pertence ao mundo, o servo de Deus ama, porque conhece a Deus.
Conclui-se que sentir ira e raiva está no mesmo nível que alguém que comete um assassinato. Por isso, o filho de Deus precisa perdoar e resolver os conflitos uns com os outros, demonstrando o amor na vida prática.

Aplicação

O amor deve fazer parte da sua vida, pois isso é uma evidência de conversão.
Não deixe que a ira domina a sua vida, se tem algo para resolver com alguém, faça isso o quanto antes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more