A Decisão de Judas | Parte 2 | (3)
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Bonsoir! Você chegou ao mais do Mesmo!
O programa produzido pela IRLPN em Montreal, que tem como propósito principal falar mais da mesma Escritura, mais das mesmas doutrinas e mais do mesmo Jesus, a única novidade que a gente busca aqui é a novidade de vida.
O Mais do Mesmo é sempre ao vivo, direcionado primeiramente aos irmãos da ILPN, mas como está na internet você é muito bem-vindo a nos acompanhar de segunda à sexta, às 18h e 2 minutos, e 19:02.
18:02 para que você nunca se esqueça que ““O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação e minha torre de proteção.”
Quem chega cedo ganha um “boa noite” personalizado e quem chega “um abraço apertado”.
Os Atributos dos Sedutores
Os Atributos dos Sedutores
Hoje a gente vai olhar esta seção entre versículos 8-16. Ela mostra de maneira clara e com muitos adjetivos o estado em que aqueles que ameaçavam a igreja se encontravam.
Eu quero te fazer 3 desafios:
Comparar estas características com algumas lideranças evangélicas que despontam na mídia, arrastando seguidores.
Comparar estas características com os seus líderes locais, me incluindo, obviamente
Comparar estas características a si próprio.
Vamos lá.
O primeiro conjunto de características é:
São sonhadores
O termo “sonhadores” significa ou que eles eram místicos que afirmavam ter acesso a revelações sobrenaturais ou que, como resultado de sua imoralidade sexual, esses homens passavam seu tempo sonhando com fantasias eróticas.
Assim como Judas trouxe à memória os juízos de Deus para aqueles que o desobedeceram, o autor traz esta expressão de Deuteronômio 13.1–6 “— Se aparecer no meio de vocês um profeta ou sonhador e anunciar um sinal ou prodígio, e se acontecer esse sinal ou prodígio de que ele falou, e ele disser: “Vamos seguir e adorar outros deuses”, deuses esses que vocês não conheceram, não deem ouvidos às palavras desse profeta ou sonhador. Porque o Senhor, seu Deus, está pondo vocês à prova, para saber se vocês amam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Sigam o Senhor, seu Deus, e temam somente a ele. Guardem os seus mandamentos, deem ouvidos à sua voz, sirvam-no e sejam fiéis a ele. Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o Senhor, o Deus de vocês, que os tirou da terra do Egito e os resgatou da casa da servidão. Esse profeta ou sonhador quis afastá-los do caminho que o Senhor, seu Deus, lhes ordenou, para que andassem nele. Assim eliminarão o mal do meio de vocês. — Caso se aproximar de você o seu irmão, filho de sua mãe, ou o seu filho, ou a sua filha, ou a mulher que você ama, ou um amigo …”
Quem se desvia da Palavra de Deus, mesmo que fazendo ou vendo sinais de poder, será passível de juízo porque não manteve a fé.
Seja como for, é claro que aqueles que vivem de uma maneira ou de outra estão se perdendo.
Contaminam o corpo
Eu creio que posso afirmar que qualquer um que deixa o caminho da santidade alegando que a lei terminou acaba absorvendo a moralidade do mundo.
Judas compara tais sonhadores aos israelitas incrédulos, aos anjos rebeldes e aos sodomitas pervertidos que destacamos ontem. No começo da frase, usa a expressão “da mesma forma” .
Rejeitam a autoridade
o pecado da rebelião é semelhante ao da rebelião dos anjos (v. 6);
Judas, porém, não está concentrando a atenção na autoridade angelical, mas na autoridade divina (senhorio) de Jesus Cristo.
O verbo rejeitar no grego especifica que colocaram de lado a lei divina e, conseqüentemente, demonstram seu desprezo por Cristo e seu evangelho. Querem dominar sobre suas próprias vidas e estar livres do senhorio de Jesus Cristo (ver v. 4).
Difamam os anjos (v. 9)
No contexto de sua epístola, Judas menciona uma disputa entre o arcanjo Miguel e Satanás. O autor revela que, mesmo que Miguel tenha hesitado em fazer uma acusação infamatória contra Satanás (v. 9), esses homens ímpios proferem difamações (v. 10).
Eu quero lembrar que Judas tinha em sua mente as interpretações do AT que se perderam ao longo dos séculos, mas que devem ter sido bastante disseminadas e reconhecidas em sua época. Werner de Boor, nos diz que “A interpretação da igreja antiga aponta aqui para um escrito apócrifo, a Assumptio Mosis [Assunção de Moisés]. Dispomos somente de um fragmento dela, no qual, porém, não consta a passagem a que Judas se refere”.
O que Judas pretende enfatizar é que se Miguel entregou Satanás a Deus quando Satanás o obrigou a discutir sobre o corpo de Moisés, quanto mais os homens pecadores não devem proferir insultos.
Já viu alguma “otoridade ispiritual”fazendo isso?
Difamam aquilo que não entendem (v.10)
Depois de contar uma história sobre Miguel e Satanás para explicar o que queria dizer, Judas volta a falar sobre os homens maus, que ele chama de "sonhadores" (v. 8). Ele os descreve como pessoas que não entendem coisas espirituais e falam mal de qualquer pessoa ou coisa. Como Judas menciona mais tarde: "São esses que causam brigas, são guiados pelos seus desejos, e não têm o Espírito" (v. 19). Em resumo, eles não têm a sabedoria de Deus, não conseguem entender a verdade espiritual e não estão dispostos a admitir que estão errados.
1Coríntios 2.14 “Ora, o a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
Tá bom por hoje, mas a lista continua amanhã. E aí, indentificou alguém?
Eu oro para que o Senhor nos livre destes lobos e lobas que se autoentitulam emissários de Deus, mas estão perdidos e devem ser combatidos com o Evangelho. Ou para que eles se convertam, ou para que sejam julgados.
Um abração para todos os que chegaram no meio do programa e não tiveram seus nomes citados, ou que assistiram em outro horário. Não fiquem deprimidos, amanhã tem outra chance.