SIMÃO, O ZELOSO (PARTE 2) Lucas 12.49-53
TIME DE JESUS • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsO tempo que vivemos hoje é um tempo de discipulado marcado por sérias decisões.
Notes
Transcript
Grande ideia: O tempo que vivemos hoje é um tempo de discipulado marcado por sérias decisões.
Estrutura: o tempo de discipulado é marcado por decisões.
ZELOTE(ζηλωτής, zēlōtēs). Uma pessoa caracterizada pela devoção estrita e / ou exclusiva a Deus ou outro assunto sagrado. No Novo Testamento, um dos discípulos é chamado de “Simão, o Zelote” (Lc 6:15; At 1:13). Nos anos anteriores à primeira Guerra Judaica, este termo pode se referir aos membros de um grupo organizado de revolucionários que se opõem ao domínio romano, embora haja um debate sobre exatamente quando esse grupo surgiu e se Simão poderia ser considerado com precisão como tendo pertencido a ela.
Johnson, Bradley T., e Jonathon Lookadoo, “Zealot”, org. John D. Barry, Dicionário Bíblico Lexham (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020)
O nome de Simão, o Zelote, sugere que a palavra pode ter sido um título durante o tempo em que Lucas-Atos foi escrito, já que Lucas o distingue de Simão Pedro (Lc 6:15). Essa forma de identificá-lo também ocorre em Atos 1:13. Ele é descrito usando uma palavra diferente, “Cananeu” (Καναναιος, Kananaios), em Mateus 10:4 e Marcos 3:18. Se alguém tomar o nome “Simão, o Zelote” como uma referência ao mesmo grupo que Josefo menciona, os zelotes devem ter sido um grupo político reconhecível muito antes do que Josefo permite. No entanto, três pessoas aparecem na história da crucificação que parecem mais propensas a ter se envolvido em atividades semelhantes ao zelote; o primeiro deles, Barrabás, “cometeu assassinato na insurreição” (Mc 15:7). Embora seja difícil saber exatamente o que foi essa insurreição, não é irracional pensar que pode ter sido relacionada a um movimento de liberdade dos primeiros judeus. As duas pessoas entre as quais Jesus é crucificado também são descritas como "bandidos", um termo que Josefo usa para descrever elementos do movimento de resistência que podem não ter sido diretamente relacionados aos zelotes, mas mesmo assim estavam envolvidos no luta judaica pela liberdade (Mc 15:27).
Johnson, Bradley T., e Jonathon Lookadoo, “Zealot”, org. John D. Barry, Dicionário Bíblico Lexham (Bellingham, WA: Lexham Press, 2020)
John MacArthur:
Várias fontes da antiguidade afirmam que depois da destruição de Jerusalém, Simão levou o evangelho para o norte e pregou nas ilhas britânicas. Assim como tantos dos outros, Simão simplesmente desaparece do relato bíblico. Não há nenhum registro confiável do que aconteceu com ele, mas todos os relatos dizem que ele foi morto por pregar o evangelho. Esse homem que, em certa ocasião, estava disposto a matar e ser morto por motivos políticos, dentro das fronteiras da Galiléia, encontrou uma causa muito mais profícua para dar sua vida: a proclamação da salvação para pecadores de todas as nações, línguas e tribos.
Tempo de decisões. (vv. 49-53)
(a) Essa é a versão condensada de um texto que Mateus (que se preocupou com os chamados “ditos” de Jesus registrou):
Mateus 10.34–36 (NAA)
34— Não pensem que eu vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
35Pois vim causar divisão entre o homem e o seu pai; entre a filha e a sua mãe e entre a nora e a sua sogra.
36Assim, os inimigos de uma pessoa serão os da sua própria casa.
(b) Jesus fala de “fogo” em alusão ao juízo e “batismo” como sendo a sua ida para a cruz.
Mateus 7.19 (NAA)
19Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e jogada no fogo.
Lucas 3.16–17 (NAA)
16João tratou de explicar a todos: — Eu, na verdade, batizo vocês com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias; ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.
17Ele tem a pá em suas mãos, para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga.
Marcos 10.38–39 (NAA)
38Mas Jesus lhes disse: — Vocês não sabem o que estão pedindo. Será que podem beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?
39Eles responderam: — Podemos. Então Jesus lhes disse: — Vocês beberão o cálice que eu bebo e receberão o batismo com que eu sou batizado.
(c) A vinda do Rei trouxe divisão, no sentido de definição. Ele é o Príncipe da Paz, mas essa não seria uma paz gratuita.
Lucas 2.14 (NAA)
14“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”
Bíblia Almeida:
Na verdade, mostra que aquela paz não é uma paz fácil, uma paz deste mundo, uma paz com a qual já sonhavam os falsos profetas.
Jeremias 6.14 (NAA)
14Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: ‘Paz, paz’; quando não há paz.
(d) O reino de Jesus veio trazer uma “divisão” no sentido de definição de lados, de perspectivas, de caminhos.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 1267 διαμερισμος diamerismos
διαμερισμος diamerismos
de 1266; n m
1) divisão, distribuição
2) desunião, dissensão
(e) Vamos trabalhar um pouco mais nesse relação de poder aqui:
Lucas 22.25–27 (NAA)
25Mas Jesus lhes disse: — Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados de benfeitores.
26Mas vocês não são assim; pelo contrário, o maior entre vocês seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.
27Pois qual é maior: aquele que está à mesa ou aquele que serve? Não é verdade que é aquele que está à mesa? Pois, no meio de vocês, eu sou como quem serve.
Donald B. Kraybill:
Mais uma vez Jesus vira nossos mundos sociais de ponta-cabeça. Ele inverte nossas suposições e expectativas. Ele redefine radicalmente a grandeza. Estas palavras atingem a raiz da dominação em todas as sociedades- grandes e pequenas.
Nossas suposições típicas sobre a grandeza fluem juntas nessa equação:
Grandeza= Topo, poderoso, mestre, primeiro, governante, adulto.
Jesus inverte radicalmente a equação:
Grandeza= Parte de baixo, servo, escravo, último, criança.
Não pode haver mal-entendidos aqui. Jesus vira a nossa definição convencional de grandeza de ponta-cabeça. Os senhores pagãos dominam seus súditos. Eles desenvolvem hierarquias de poder. “Não é assim entre vocês”, sussurra Jesus. No Reino de ponta-cabeça a grandeza não é medida pelo poder que exercemos sobre os outros. O prestígio de ponta-cabeça não é calculado pela altura do nosso degrau na escada social. No reino invertido de Deus, a grandeza é significada por nossa disposição de servir. O serviço aos outros se torna o padrão de estrutura no novo reino.
(f) O que um zelote aprenderia com Jesus: Wellington Muniz
Irmãos, o desejo do meu coração e a minha súplica a Deus em favor deles é para que sejam salvos. Porque dou testemunho a favor deles de que têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
Que o sofrimento e o fim são inevitáveis.
— Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos, com grande som de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.
Que o santo ministério não é local, mas mundial.
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo:
— Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Que não é por força ou violência.
— Digo, porém, a vocês que me ouvem: amem os seus inimigos, façam o bem aos que odeiam vocês. Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês. Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra; e, ao que lhe tirar a capa, deixe que leve também a túnica.
2. Outras aplicações:
(a) A vida não costuma ser generosa com ninguém. Por isso, uma dica: mantenha seus olhos na eternidade!
Hebreus 11.10 (NAA)
10Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor.
(b) Faça o máximo que puder… o máximo mesmo… para ter paz com todos em sua volta. E no seu caminho de vida, seja construtor de pontes e não de muros.
Romanos 12.17–18 (NAA)
17Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos.
18Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas.
A graça e a verdade se encontraram,
a justiça e a paz se beijaram.
Da terra brota a verdade,
dos céus a justiça baixa o seu olhar.
Também o Senhor dará o que é bom,
e a nossa terra produzirá o seu fruto.
John D. Jones:
Quando Simão tornou-se discípulo de Jesus, não deixou de ser um patriota. Todavia, seu patriotismo assumiu contornos mais nobres e profundos. Sob os ensinamentos de Jesus, Simão percebeu que o grande poder escravizador da Palestina não era Roma, mas o pecado. Eis assim que Simão, lançando para longe de si a adaga e a lança, tornou-se um pregador do evangelho de Jesus Cristo.
Encontramos o verdadeiro patriota não no Simão de antes, mas no Simão depois de Cristo. Não no inimigo jurado de Roma, mas no devotado adversário do pecado. Esse é, pois, o mais belo e elevado patriotismo, aquele que diligentemente busca libertar uma nação de suas transgressões.
Ilustr.:
Em algumas ocasiões, o grande commpositor Ludwig van Beethoven pregava uma peça nos ouvintes cultos que enchiam os salões, especialmente quando achava que não estavam, de fato, interessados em músicas sérias. Ele tocava uma peça no piano, talvez um de seus movimentos lentos, que era tão suave e elegante a ponto de fazer todos pensarem que o mundo era um lugar agradável e confortável, um lugar no qual podiam ter belos pensamentos e relaxar até quase dormir. Em seguida, assim que o som das últimas notas estava morrendo, Beethoven passava todo o antebraço pelo teclado, fazendo um estrondo, e ria do choque que causava no grupo reunido.
Jesus dizia a todos:
— Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.