UMA IGREJA ABERTA PARA MISSOES
Notes
Transcript
ATOS 13.1-3
INTRODUÇÃO
Chegamos ao capitulo 13 de atos. E aqui Lucas começa uma nova etapa, e nós começamos uma nova temporada no livro de atos. Os confins da terra. Atos 1.8 Jesus disse: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Até aqui no livro de atos, Lucas descreveu exatamente, essa ordem geográfica. O evangelho foi pregado pelos discípulos em Jerusalém, e muitos ate mesmo dentre os sacerdotes e líderes religiosos creram em Jesus. Depois Felipe, pregou aos samaritanos que creram no evangelho e até as extremidades da Judeia o evangelho foi anunciado, chegando até a casa de Cornélio. Agora Lucas registra como esse evangelho se espalha pelo mundo, chegando até nós.
Meus irmãos precisamos entender que a pregação do evangelho é palavra de Deus, e as escrituras diz: assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei (Is.55.11).
E a palavra de Deus atingiu seu propósito, chegando a Antioquia, uma cidade da região da Galácia. Ali nasceu uma igreja pujante, vibrante e missionaria. Já havia se passado cerca de quase 40 anos desde que Jesus tinha voltado para o céu. Uma nova geração de cristãos estava surgindo. A igreja de Jerusalém estava começando uma curva para baixo, envelhecendo, terminando seu ciclo; enquanto Antioquia começava uma curva para cima, uma igreja jovem, forte e vigorosa. E acima de tudo, uma igreja missionária. Uma igreja pioneira em missões aos gentios. Uma igreja que tinha o coração em missões mundiais.
E portanto eu quero analisar com vocês hoje, três atitudes de uma igreja aberta para missões:
1. A primeira atitudes da igreja que deseja desenvolver o ministério de missões é ser controlada pelo Espírito Santo.
O texto começa dizendo que havia na igreja de Antioquia profetas e mestres. Ou seja, pessoas que tinham recebido dons do Espírito Santo. Gente que tinha o dom de profecia. Ou seja, a facilidade de transmitir a palavra de Deus com poder, encorajando e desafiando as pessoas a crerem em Jesus. Havia também pessoas com dom de mestre. Pessoas usadas por Deus para ensinar os fundamentos da fé baseada na palavra de Deus.
Portanto uma igreja aberta para missões precisa ser controlada pelo Espírito santo através dos dons.
O movimento cessacionistas que diz que os dons do Espírito Santo foi apenas para igreja primitiva e não é para a igreja de hoje, está fechado para missões, porque não existem movimento missionário na igreja sem os dons do Espírito Santo.
Portanto meus irmãos, a pergunta que somos desafiados a fazer hoje é: qual é o seu dom, e como o Espírito Santo pode usá-lo para cumprirmos nossa missão? Cada cristão tem seu dom, e deve desenvolve-lo (faça um curso, busque por pessoas que tem o mesmo dom, desenvolva-o)
Temos no verso um ainda, um time controlado pelo Espírito Santo. quem eram esses profetas e mestres na igreja de Antioquia: Barnabé um judeu levita, um homem que era reconhecido por ser consolador, cheio de misericórdia. Um homem que uma vez alcançado pelo evangelho, não socorria apenas seus compatriotas, mas a todos que vinham ao caminho. Uma igreja missionaria precisa de gente cheia do Espírito Santo para consolar em um mundo quebrado pelo pecado.
Nesta lista também temos dois africanos: Simeão chamado Niger (Porque era da Nigéria, e Lúcio que era de Cirene, atualmente Trípoli na Líbia). O mesmo evangelho que alcançou um judeu, alcançou o nigeriano, o Líbio Cirineu. O mesmo Espírito Santo que operava em um judeu levita, operava em africanos. Uma igreja em missão enche o mundo do Espírito Santo.
Também temos nesta lista Manaem, irmão de criação de Herodes o Tretarca. Esse Herodes é aquele que mandou cortar a cabeça de João Batista. Manaén foi criado no palácio, na realeza, na boemia. Provavelmente era já um homem idoso na igreja de Antioquia, mas cheio do Espírito santo. Uma igreja missionaria que alcança os influentes e nobres deste mundo, e os faz verdadeiros filhos do rei dos reis.
E por ultimo, e não menos importante, Saulo de Tarso, que Lucas curiosamente deixa por ultimo, e não usa o nome grego dele, “Paulo”. Ex-fariseus, ex-perseguidor da igreja, um fanático religioso. Um touro brabo amansado. Saulo que antes respirava ameaças contra igreja de Jesus cheio de ódio de crente, agora um missionário cheio do Espírito Santo.
Uma igreja que deseja desenvolver o ministério de missões precisa de homens e mulheres cheios do Espírito Santo.
2. A segunda atitude da igreja que deseja desenvolver o ministério de missões é ter Espírito de serviço ao senhor.
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. At 13.2.
Três coisas no chama a atenção neste texto: serviço, dependência e obediência.
Aqueles homens estavam servindo ao senhor. Mas a pergunta é: Como que eles estavam servindo ao senhor, sendo que Jesus já tinha ido ao céus? Eles estavam servido ao corpo do senhor que é a igreja. Quando servimos a igreja de Jesus servimos ao próprio Jesus. Outro detalhe, o Espírito Santo chamou para o serviço missionário, quem já estava servindo. Nunca existiu o chamado de Deus na vida de alguém que estava parado. Deus chama para o serviço, quem esta servindo. Uma igreja missionara antes de tudo é uma igreja que serve.
“servindo eles ao senhor e jejuando...” em segundo lugar, dependência. Eles estavam jejuando. Jejuar não é passar fome. Jejuar, não é fazer dieta, jejuar é deixar de comer do pão da terra para ser alimentar do pão do ceu. Jejuar é ter mais fome de ter um tempo com Deus do que ter fome de pão. Jejuar é depender no sustento que vem de Deus, jejuar é tirar um tempo de qualidade com Deus em oração, cânticos e orações. Jejuar é depender de Deus para ser cheio do poder de Deus. Uma igreja missionário sempre será dependente de Deus.
Terceiro lugar, obediência. “disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Obediência e humildade. O Espírito Santo é uma pessoa, o Espírito Santo tem vontade, o Espírito Santo fala, o Espírito Santo ordena, o Espírito Santo chamou e eles foram. E eu te pergunto: Quem o Espírito Santo chamou? Barnabé e Saulo! Perceba que não houve ciúmes, não houve questionamentos, não houve inveja. Houve sujeição. Uma igreja missionaria é obediente a vontade do Espírito Santo.
3. A terceira atitude da igreja que deseja desenvolver o ministério de missões é a comunhão.
“Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.”
Depois da escolha do Espírito Santo eles continuam jejuando orando. Ou seja, eles permanecem em dependência e comunhão com Deus. Meus irmãos, antes de sairmos para falar de Deus, precisamos estar com Deus. Antes de falarmos da comunhão uns com os outros precisamos tratar da nossa comunhão com Deus. É por isso que todo sábado antes de tomarmos nosso café em comunhão, temos nossa oração de comunhão com Deus. Uma igreja que deseja desenvolver um ministério de missões precisa cuidar da sua comunhão.
Por que no campo missionário da vida, você vai precisar abraçar as pessoas, chorar com elas, consolar os aflitos. E todo o amor que você precisa pra isso está naquele que é a fonte eterna do amor. Você precisa passar tempo com Deus, pra levar Deus ao mundo. Fazemos missão em comunhão com Deus.
Fazemos missão também, em comunhão uns com os outros. “e impondo sobre eles as mãos, os despediram”. Imposição de mãos demonstra identificação com o ministério. Com essa atitude aqueles irmãos, estavam dizendo que reconheciam o ministério de Barnabé e Saulo, que os apoiavam. Que eram parceiros e não concorrentes. Estavam abençoando e confirmando o chamado deles. Eram cooperadores, e não rivais.
E o texto termina dizendo que “os despediram”. Isso tem um significado profundo. Não significa apenas que disseram “Tchau”. Significa que apoiaram, investiram e sustentaram aquela viagem missionaria que Barnabe e Saulo estavam fazendo. Orando por eles, investindo neles, torcendo por eles.
Aqueles irmãos entenderam que o sucesso missionário de barnabé e Saulo era vitória de Cristo e sua igreja. Seu irmão foi chamando por algo que você acha que você deveria ter sido chamado mais não foi, tudo bem. Apoie seu irmão! Tem uma musica de Marco telles que diz exatamente sobre isso: “Dá-me a graça de desejar, Que outros sejam, Mais amados e estimados Que eu. Dá-me a graça de, posto à parte. Ver os outros, sendo escolhidos”. Fazemos missões na comunhão de uns com os outros.
CONCLUSÃO
Uma igreja missionaria é uma igreja cheia do Espírito Santo. Na igreja de Antioquia tinha judeu, africano, gente da nobreza e fanático religioso. Todos eles alcançados pelo evangelho e cheios do Espírito Santo. Não se preocupe, com os tatuados, malucos, desajustado que Deus tem chamado a igreja. Ninguém aqui é certo não. Pois Deus os chamou para serem cheios do Espírito Santo e anunciarem o evangelho ao mundo.
Uma igreja missionaria, serve. Como está seu serviço na obra de Deus? Você tem feito um curso pra melhorar seu dom? Aliás, qual seu dom? você não sabe? Como descobrir seu dom? sirva a igreja! Você será excepcional no cumprimento da missão sendo usado no seu dom.
Ultima aplicação. Como esta sua comunhão com Deus? você tem tido tempo de oração com Deus? você tem tido tempo de qualidade com seus irmãos? Quando foi a ultima vez que você foi tomar café na casa da Claudia? Quando foi a ultima vez que você chegou na casa da Gisele e disse: vim aqui pra batermos papo e orar? Você tem tido tempo e qualidade com sua família? Você comem junto na mesa? Você quer fazer missões, mas não consegue comer junto com seu filho! Comunhão com Deus, pra ser cheio de Deus, comunhão com o irmão, porque é cheio de Deus.
Vamos orar.