Missão Tripla
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Missão Tripla
Missão Tripla
Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos.
Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos?
Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;
e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.
Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeirocomo tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos,que são os sete Espíritosde Deus enviados por toda a terra.
Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono;
e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,
e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação
e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.
Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,
proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.
E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.
Nós vamos pensar juntos neste texto a respeito deste privilégio que é servir ao cordeiro Jesus.
Neste capítulo, nós encontramos o que nós podemos chamar de Missão tripla.
Missão de Deus
Missão de Cristo
Missão da igreja
Nós encontramos aqui no versículo primeiro, até o versículo 4, a missão de Deus.
Nós encontramos o versículo 5, até o versículo 9, a missão de Cristo.
E nós encontramos o versículo 11, a missão da igreja.
A missão de Deus está muito bem demarcada logo no primeiro versículo
do capítulo 5, que nós lemos.
João diz que viu, na a mão direita daquele que estava sentado no trono. Deus está aqui entronizado. Nesta visão que João tem, ele percebe Deus no trono e Ele segura na sua mão direita, um livro escrito por dentro e por fora.
Alguns comentários desta passagem mencionam que este livro escrito por dentro e por fora, aponta para a história da humanidade. É a história da tua vida e a história da minha vida.
Com os nossos altos e baixos, com as nossas alegrias e tristezas, com os nossos sucessos e com os nossos fracassos, momentos em que o nosso coração está cheio de Deus, cheio de fé em Deus, e momentos em que o nosso coração está cheio de dúvidas, momentos em que nos sentimos inteiros e naquele dia em que nós estamos e nos sentimos partidos ao meio.
Esta nossa vida representada por este livro escrito por dentro e por fora, este livro, ele está bem seguro pela mão direita de Deus e a mensagem é clara.
A missão de Deus é esta, a missão de Deus é reinar. A missão de Deus é governar a história da humanidade, é governar o universo, é governar a minha vida e a tua vida,
Ele está no seu trono de glória e ele tem como missão reinar sobre todas as coisas e ele segura a nossa vida na sua mão direita. A mensagem aqui ela é muito clara, nós estamos em boas mãos, nós estamos nas mãos de Deus.
Convido-te refletir comigo sobre esta realidade da nossa vida, a nossa vida com todos os seus detalhes. O ontem bem conhecido com as suas dores, as suas alegrias, as suas vitórias, as suas frustrações, hoje bem experimentado de maneira até mesmo intelectual, coletiva, emocional, espiritual e o amanhã desconhecido por nós, toda esta história da nossa vida, ela se encontra na mão direita de Deus.
Esta é a realidade pregada na palavra, ou seja, nós estamos em boas mãos.
Se nós cremos na soberania de Deus, Deus é soberano e Ele governa as nossas vidas, mas se nós não cremos, Deus continua a ser soberano porque Ele não depende nem mesmo da nossa fé para que Ele seja soberano e fiel. Aliás, Deus permanece fiel na nossa infidelidade.
Portanto, a igreja do Senhor está nas mãos do Senhor. As nossas vidas estão nas mãos do Senhor, nós podemos descansar no Senhor. Deus, Ele verdadeiramente cuida de nós.
O professor Ronaldo Lidório conta sobre uma viagem de 12 dias pelos povos indígenas na amazônia e diz que tudo correu como planeado até ao último dia.
Neste último dia tinham de passar 37 km do rio num pequeno barco de um lado não se via o outro, eram visíveis as nuvens escuras bem distantes e decidiram atravessar o rio. Bem no meio do rio o tempo mudou, levantou-se um vento e chuva torrencial passando de um calmo rio para um mar agitado. É neste momento que descobrem que não conseguem chegar ao outro lado e regressar também não é opção então procuram local para prender o barco, nessa procura vêm uma arvore onde acabam por prender o barco, certamente seria uma ilha que estava submersa, mas, a árvore era suficiente. Depois do temporal ele diz que tirou a maquina para tirar uma fotografia para se recordar que Deus sempre provê uma árvore, forte, nas tempestades da nossa vida.
Nós estamos em boas mãos, estamos nas mãos, do Senhor, o nosso Deus. A missão de Deus é Reinar, e Deus a cumpre muito bem.
Qual é a missão de Deus?
Reinar.
Entramos depois nos versos 2 a 4 e vemos João a chorar muito porque não havia ninguém digno
Notem comigo que João, ele chorava muito, porque ninguém foi achado, digno, não forte, não capaz, mas digno, de abrir o livro, e nem mesmo de olhar para ele.
Versos 5-9
Nós encontramos aqui o que podemos chamar da missão de Cristo.
5 - Todavia um dos anciãos me disse, não chores, eis que o Leão da Tribo de Judá, QUEM É O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ - É Jesus, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.
6 - Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. QUEM É O CORDEIRO? É também Jesus.
João, ele olha na expectativa para encontrar o leão digno de abrir os selos e redimir a humanidade e ele vê o cordeiro.
Tanto haveria por dizer sobre este ponto, mas, apenas saliento a forma como Isaías apresenta Jesus - o SERVO SOFREDOR. Jesus como leão no momento da tentação teria “devorado” satanás.
Ele encontra o cordeiro e não leão, por uma questão bíblica e teológica que é central para as nossas vidas, porque o centro do ministério do Senhor Jesus, não foi a sua encarnação, não foi a sua ressurreição, e nem será a sua segunda vinda, o centro do ministério do Senhor Jesus, foi a cruz, foi a sua morte, e é justamente por isso que a partir dos versículos 9 a 11, nós lemos que o cordeiro morreu, derramou sangue, sangue poderoso, suficiente para salvar, homem de toda tribo, língua, povo e nação.
A missão de Cristo é pagar o preço. A missão de Jesus, foi estar naquela cruz. Jesus, ele cumpriu a sua missão para redenção da humanidade há dois mil anos atrás.
É por isso que vale a pena crer que, a qualquer momento o coração mais fechado pode se abrir para receber a Cristo. Nós podemos crer nisso não pela capacidade da igreja, mas porque há dois mil anos atrás, o sangue do cordeiro foi derramado.
Quero partilhar uma história de um seminarista de quando ele iniciou a cadeira de evangelismo e tinha como trabalho da disciplina evangelizar, empolgado foi fazendo evangelismo, e sempre que ia para o seminário ele passava por uma loja e logo no primeiro dia entrou na loja, apresentou-se e disse: “eu gostaria de consigo falar de Jesus”. Ao que o senhor lhe respondeu: “olha, eu não gosto de crentes, não gosto de ouvir Jesus, mas para não ser assim muito mal-educado, tens cinco minutos.” O jovem falou tudo o que tinha dado tempo para falar em 5 minutos.
Enquanto ia saindo o dono da loja disse: “olha, não fiques assim chateado, façamos o seguinte, podes falar de Jesus sempre que quiseres, serás bem-vindo.” E então todas as semanas, o jovem passava pela rua, olhava para aquele comércio, e se não havia ninguém na loja, só o dono ele entrava.
Primeiro momento, aquela antipatia, depois um pouco de afinidade, depois uma simpatia, e se tornaram até mesmo amigos.
Lá pela sexta vez, o jovem entrava, e o dono dizia: “Pareces cansado, senta-te aqui, e eu mesmo vou me evangelizar para não ficares muito desgastado”. O jovem diz que ele usava os versículos que ele repetidamente dizia para o dono, até imitava a sua voz. Isto aconteceu mais 5 6 vezes até que, o jovem usando os mesmos recursos quando olhou aquele homem, ele mudou o semblante, e viu que lágrimas começaram a descender, pelo seu rosto.
E naquela tarde, aquele homem se entregou, ao Senhor Jesus. ouve salvação naquela casa, ele chamou a sua esposa, chamou os dois filhos, e naquela tarde, ele confessou o nome do Senhor Jesus para toda a sua família.
O que foi que aconteceu? Não foram aspetos comunicacionais, não foi uma introdução, metodológica nova, não foi uma estratégia desenvolvida, foi simplesmente o poder do sangue derramado de o Jesus.
Qual é a missão de Deus?
Reinar.
Qual é a missão de Cristo?
Pagar o preço
Qual é a missão da igreja? Antes nós entramos sobre a missão da igreja, eu gostaria aqui de falar de alguns elementos essenciais.
O primeiro é a vocação, nós precisamos estar convictos da nossa vocação, encontramos muita gente com muita coisa na cabeça, mas pouca coisa no coração, tem muita gente com toda a metodologia, toda a estratégia, mas que não tem a motivação espiritual para fazer a obra de Deus.
Em segundo lugar o treinamento, investir no conhecimento da Palavra de Deus deve ser uma prioridade Provérbios 22:6. Quando estava a estudar no meu curso que tem muitos recursos informáticos que dispensam o cálculo humano a pergunta foi feita ao professor, porque necessitávamos fazer á mão tendo esses recursos. A verdade é que da Palavra de Deus é igual, temos nas mãos várias formas informáticas de apoio, no entanto a resposta que ele deu serve também para nós. E se onde formos chamados a testemunhar de Deus, não tivermos luz, internet ou o equipamento teve uma avaria. daí a importância de ler , meditar, memorizar e praticar a Palavra de Deus.
Vamos então voltar, a missão de Deus, reinar, a missão de Cristo, pagar o preço, e a missão da igreja servir ao Cordeiro Jesus, com tudo o que nós somos, com tudo o que nós temos.
Ser igreja não é de modo nenhum uma poupança reforma que é só para quando se envelhece, não é um negócio onde eu funciono como empresário e tento perceber o que posso ganhar com o negócio, não é um hotel de férias para eu descansar e recuperar energias para o resto da semana.
Ser igreja é assumirmos a identidade de Cristo na sua plenitude, em Isaías é nos apresentado o Servo Sofredor, Aquele que pagou um preço elevado pelas nossas vidas, mostrando que Ele é o caminho. O caminho da obediência refletido pelo serviço.
A missão da igreja é esta, é servir ao Cordeiro Jesus, nós somos chamados para servir a Cristo,
é da nossa natureza como a igreja, remida, servir ao nosso Senhor Jesus, é da nossa natureza, nós precisamos servir ao Cordeiro Jesus, é para isso que nós nascemos, aqui no texto que nós lemos, capítulo 5, a partir do versículo 12,
proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
O Senhor Jesus vai receber, e aqui o texto lista 7 elementos que Jesus vai receber, ele vai receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor, a pergunta é esta, quem é que vai entregar ao Cordeiro?
Ele vai receber, mas quem vai entregar, 3 desses 7 elementos são teocráticos, apenas Deus tem poder para entregar ao Cordeiro, aqui o poder é o poder de Deus, aqui a honra é de Deus, aqui a glória é de Deus, mas 4 elementos são elementos humanos,
e nós devemos entregar ao Cordeiro Jesus, e fazendo isso nós também cumprimos a nossa missão, que é servir ao Cordeiro Jesus, os elementos humanos são estes, riqueza, sabedoria, força e louvor,
1. A riqueza, que significa literalmente um valor financeiro, essa riqueza que não é uma riqueza virtual, não é uma riqueza moral ou espiritual, é uma riqueza económica, a ideia aqui é justamente nós colocamos a mão no bolso e de nós investimos naquilo que é de Deus, é impossível estarmos envolvidos em atividades na igreja sem que tenhamos em algum momento de investir algum do dinheiro que Deus de antemão providenciou para nossa vida.
2. A sabedoria, a expressão aqui é uma capacidade intelectual, digamos assim, uma facilidade que certas pessoas têm de fazer algumas coisas que outras pessoas não têm, então se Deus nos deu uma capacidade especial, se Deus nos deu alguma facilidade em alguma área da vida, Deus fez isto, não para nos tornamos ricos ou famosos ou tenhamos promoções somente, mas é especialmente para serviremos ao Cordeiro Jesus,
3. A força, é uma força física muscular, estamos a cerca de 6 meses dos jogos olímpicos. É esta a ideia, a ideia de uma força atlética, de uma força muscular, de suar a camisola para alguma coisa, e é justamente este termo que é usado aqui, nós precisamos suar a camisola para servir ao Cordeiro Jesus, Deus nos deu musculatura, força física, saúde para nós nos desgastarmos, e se há algo, se há um alguém, se há uma causa, na qual vale a pena investir todas as nossas forças e saúde é esta, para eu servir ao Cordeiro Jesus.
4. O louvor, é tudo aquilo que sai da minha boca, é o que nós falamos mesmo quando ninguém está a ouvir. Na escola dominical dos jovens temos andado a estudar a carta de Tiago, e fomos desafiados a praticar usar nossa boca para louvor a Jesus e edificação do nosso próximo. já temos tantas coisas que nos empurram para baixo. de notar que edificação do próximo não é endeusamento do próximo.
Qual é a missão de Deus?
Reinar.
Qual é a missão de Cristo?
Pagar o preço
Qual é a missão da igreja?
Servir ao Cordeiro Jesus.
Termino com uma história real sobre Adoniram Judson, e seu trabalho na Birmânia.
Adoniram Judson chegou á Birmânia, que hoje é a Myanmar em 1813, ficou lá até 1831, quase 18 anos.
Ele chegou naquele país a sua primeira ação foi aprender um pouco do Bermanes e escrever um folheto com o titulo ”Quem é Jesus?”
E colocou textos bíblicos, tão somente isso num Bermanes mal escrito, ele mesmo reproduziu, distribuiu para quem sabia ler.
Ele foi um dos missionários mais provados, em um campo missionário naquela época, e talvez jamais, em todas as épocas.
Ele perdeu ali a sua esposa, perdeu ali dois filhos, ele foi preso e torturado três vezes. Ele começou a traduzir a Palavra de Deus, e a sua casa foi queimada, a impressão que nos dá, é que dos 18 anos, que ele trabalhou na Birmânia, ele enfrentou a depressão profunda em 10 anos, 10 dos 18 anos.
Então imagina perde a esposa dois filhos, é preso, ninguém se converte, e você tem 10 anos de depressão no campo missionário.
Depois de 10 anos de trabalho, ninguém havia se convertido, seus amigos e pastores escrevem uma carta a dizer, volte porque entendeu tudo errado. Achamos que Deus não o mandou para isso, na sua resposta á carta ele escreve, não possa ir se Deus não falar diferente.
E ficou ali, depois de 12 anos já havia ali um grupinho de crentes, e o pessoal começou a escrever dizendo, graças a Deus, finalmente corações convertidos.
E ele responde numa das suas cartas, e eu acho que este pessoal não se converteu de fato, nem ele cria na conversão daqueles que estavam com ele.
Ao seu 14 ano de ministério uma pessoa se converte a partir de um folheto que esta pessoa encontra em sua língua, o Birmanês, encontra ali na sua casa, entrega-se ao Senhor Jesus, trás, familiares e amigos que se entregam ao Senhor Jesus.
Adoniram Judson, foi identificado como cristão, foi chamado para discipular algumas dessas pessoas, chega ali, e encontra quase sem crentes, ele fica ali, jubiloso, e pergunta qual foi o missionário que vos trouxe o evangelho, eles responderam que não tem missionário nenhum, mas teve alguém que escreveu aqui, aliás, muito mal escrito, um folheto na nossa língua, que nos fala quem é Jesus.
Se o negócio era escrever o folheto, ele poderia ter escrito num ano e ido embora, sem perder a família, sem passar pela tortura, prisão e tudo mais.
Mas, Deus, tem planos que vão além dos nossos planos. E aquele homem permanece ali, meus irmãos, com quase 18 anos de ministério, Adoniram Judson, ele deixa a Birmânia, com 63 igrejas plantadas, e mais de 200 líderes nativos treinados.
Deus é fiel. A missão de Deus é reinar. A missão de Cristo pagar o preço. A missão da igreja é servir ao Cordeiro Jesus.