A Igreja Missionária

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

A Igreja Missionária

Atos dos Apóstolos 13.1–3 (ARA)
1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

Introdução

As divisões do livro de Atos
Por Personagens:
cap. 1 a 12 - Pedro;
cap. 13.28 - Paulo;
Obs.: Embora a conversão de Paulo ocorra no capítulo 9, sua influência na vida da igreja ocorre a partir do capítulo 13.
Por distribuição geográfica:
cap. 1 a 7 - Jerusalém;
cap. 8 a 12 - Judeia, Samaria, Damasco e Antioquia da Síria;
cap. 13 a 28 - Antioquia da Síria, Chipre, Ásia menor, Macedônia, Grécia até alcançar Roma, capital do Império Romano.
A base da divisão geográfica encontra-se em Atos dos Apóstolos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”

Vamos começar nossa exposição analisando primeiramente os acontecimentos que marcaram as duas divisões anteriores ao capítulo 13 de Atos.

1. Jerusalém

O que caracteriza essa fase é a concepção do evangelho limitado às fronteiras geográficas.
Atos dos Apóstolos 1.4 “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.”
Atos dos Apóstolos 1.12 “Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado.”
Atos dos Apóstolos 2.5 “Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.”
Atos dos Apóstolos 2.46 “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,”
Atos dos Apóstolos 3.2–8 “Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.”
Atos dos Apóstolos 4.4–5 “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil. No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos e os escribas”
Atos dos Apóstolos 4.31 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
O lugar onde estavam reunião é apresentado no contexto da oração da igreja:
Atos dos Apóstolos 4.27 “porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel,”
Atos dos Apóstolos 5.14–16 “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles. Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.”
Atos dos Apóstolos 5.27–28 “Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.”
Atos dos Apóstolos 6.7 “Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.”
A igreja, apesar do sucesso evangelístico na conversão de centenas e milhares de pessoas, o evangelho continuava enclausurado nos limites fronteiriços da cidade de Jerusalém e de uma etnia.
Algo precisa ser feito para que a igreja tomasse conhecia de que estava cumprindo parcialmente a ordem de Jesus.
Deus fez.
O discurso inflamado de um diácono da igreja de Jerusalém provocou a ira do Sinédrio contra ele e, por conseguinte, contra todos que professavam a mesma fé de Estêvão.
Atos dos Apóstolos 6.8–12Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão; e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava. Então, subornaram homens que dissessem: Temos ouvido este homem proferir blasfêmias contra Moisés e contra Deus. 12 Sublevaram o povo, os anciãos e os escribas e, investindo, o arrebataram, levando-o ao Sinédrio.”
A Conclusão do sermão de Estêvão:
Atos dos Apóstolos 7.51–53 “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis. Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos, vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes.”
A reação das autoridades religiosas e dos ouvintes em geral foi desproporcional e baseada em ódio:
Atos dos Apóstolos 7.54–58 “Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele. E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.”

Primeira Aplicação

Uma compreensão reducionista do evangelho nos limita e acomoda, comprometendo a expansão do reino de Deus, inaugurado por Jesus Cristo.

2. Judeia, Samaria, Damasco e Antioquia da Síria

O ódio do Sinédrio voltou-se contra a igreja, resultando numa perseguição implacável contra todos os que professavam o nome de Jesus.
Atos dos Apóstolos 8.1 “... Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.”
O crescimento da igreja torna-se diretamente proporcional à intensidade da tribulação.
Atos dos Apóstolos 8.4 “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.”
Samaria - superada a primeira barreira geográfica
Atos dos Apóstolos 8.5–8 “Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava. Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade.”
Primeira incursão missionária de Pedro e João
Atos dos Apóstolos 8.14 “Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;”
A conversão de Paulo - primeiro anúncio de uma expansão além das fronteiras do judaísmo.
Atos dos Apóstolos 9.15 “Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;”
Mas esse não é um projeto para neófitos. É preciso primeiro treinar, preparar o soldado antes de enviá-lo para a guerra. Por isso Paulo foi enviado de volta à sua terra natal, onde passaria pelo menos 14 anos sendo preparado pelo Senhor.
Atos dos Apóstolos 9.30 “Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesareia e dali o enviaram para Tarso.”
A conversão do primeiro gentil - a quebra de uma concepção sectária e étnica do evangelho.
Cornélio apresentado
Atos dos Apóstolos 10.1–2Morava em Cesareia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.”
A resistência de Pedro
Atos dos Apóstolos 10.9–16 “No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. 16 Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.”
O entendimento da visão
Atos dos Apóstolos 10.27–28 “Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, a quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo;”
Pedro estava convencido de que o evangelho deveria ser levado além das fronteiras geográficas de Jerusalém, mas isso não era consenso na igreja de Jerusalém.
Atos dos Apóstolos 11.1–4 “Chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judeia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram da circuncisão o arguiram, dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles. Então, Pedro passou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:”
A resposta final de Pedro
Atos dos Apóstolos 11.15–18 “Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio. Então, me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. Pois, se Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.
O evangelho expande-se para Fenícia, Chipre e Antioquia, porém com restrições étnicas.
Atos dos Apóstolos 11.19 “Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.”
A quebra de paradigma
Atos dos Apóstolos 11.20 “Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus.”
O impacto do evangelho sobre os gregos foi extraordinário
Atos dos Apóstolos 11.21 “A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.”
Barnabé é designado pela igreja de Jerusalém para acompanhar o crescimento da igreja gentílica
Atos dos Apóstolos 11.22–24 “A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.”
O grande número de convertidos levou Barnabé à conclusão de que precisava de ajuda especializada
Atos dos Apóstolos 11.25–26 “E partiu Barnabé para Tarso à procura de Saulo; tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.”
Reino de Herodes Antipas Versus o poder expansionista do evangelho
Atos dos Apóstolos 12.20–24 “Ora, havia séria divergência entre Herodes e os habitantes de Tiro e de Sidom; porém estes, de comum acordo, se apresentaram a ele e, depois de alcançar o favor de Blasto, camarista do rei, pediram reconciliação, porque a sua terra se abastecia do país do rei. Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem! No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava.

Segunda Aplicação

A normalidade nos mantêm nos limites, mas a adversidade nos obrigada a superá-los.
2Coríntios 4.17 (ARA)
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
Romanos 5.3–4 (ARA)
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Terceira Aplicação

O chamado de Deus te habilita a realizar uma missão, mas apenas o templo, a experiência e a dedicação ao preparo intenso de capacita para realizá-la.
Atos dos Apóstolos 9.15–16 (ARA)
15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
Atos dos Apóstolos 9.28–30 (ARA)
28 Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor. 29 Falava e discutia com os helenistas; mas eles procuravam tirar-lhe a vida. 30 Tendo, porém, isto chegado ao conhecimento dos irmãos, levaram-no até Cesareia e dali o enviaram para Tarso.
Atos dos Apóstolos 9.31 (ARA)
31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.

3. Antioquia da Síria, Chipre, Ásia menor, Macedônia, Grécia até alcançar Roma, capital do Império Romano

Atos dos Apóstolos 13.1–3 “Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.”
Aqui, todas as fronteiras geográficas são ultrapassadas, os limites étnicos são desconsiderados e o evangelho é efetivamente pregado a toda criatura.
Em suas três viagens missionárias, Paulo e seus companheiros levaram o evangelho a três continentes, Ásia, Europa e África.

Quarta Aplicação

Nem todo chamado é para ir.
Atos dos Apóstolos 13.1 (ARA)
1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo.
O gadareno, do qual Jesus expulsou uma legião de demônios, implorou para deixa Gadara e segui-lo. Mas Jesus ordenou que ele ficasse. Porque sua zona missionária era sua família, seus amigos, seus vizinhos, sua comunidade, sua cidade.

Quinta Aplicação

Seja quem fica ou quem vai, é Deus, em sua livre e soberana escolha, quem chama para ir ou para ficar.
Atos dos Apóstolos 13.2 (ARA)
2 E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.

Sexta Aplicação

Paulo não chegou até aos confins da terra.
Quando o livro de atos termina no capítulo 28, Paulo está em Roma, aguardando julgamento, morando em casa alugada.
A expansão missionária iniciada em Antioquia da Síria continuará até que Jesus volte. E nós, queridos irmãos e irmãs, estamos escrevendo uma parcela, um capítulo, uma parágrafo, ou período ou, quem sabe, apenas uma nota de rodapé dessa história. Nessa história, Deus é o protagonista e todos nós somos coadjuvantes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more