O Rei na Batalha

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
O salmo que lemos é um salmo do rei Davi, daqueles especialmente messiânicos, onde Davi fala não apenas dele mesmo, mas, sobretudo de Cristo. Inclusive, o termo hebraico para ungido aqui é de onde vem a palavra Messias. Aqui, Davi escreve uma oração antes de uma batalha. Esse salmo 20 está ao lado do salmo 21, pois enquanto esse salmo está registrado uma oração antes da batalha e nela o conteúdo é a intercessão pelo rei, o salmo 21 é uma canção de gratidão por ter recebido a vitória pedida neste salmo. O salmo 20 é a oração pela vitória do Rei, e o 21, portanto, as ações de graça pela vitória que tiveram.
Era comum o povo de Deus antes de ir a batalha, fazer uma oração ao Senhor, a e esse salmo inclusive, tudo indica que ele era cantado antes de uma batalha.
Intercessão pela proteção do Rei (V.1-5)
V.1-5: O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. 2- Do seu santuário te envie socorro e desde Sião te sustenha. 3- Lembre-se de todas as tuas ofertas de manjares e aceite os teus holocaustos. 4- Conceda-te segundo o teu coração e realize todos os teus desígnios. 5- Celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos.
Antes da batalha o povo começa a clamor ao Senhor: dizendo a Davi “que o SENHOR te responda no dia da tribulação. O povo ora a Deus, mas, direciona as bençãos da oração ao rei Davi.
Eles pedem segurança para o rei
“o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança.”
A nossa intercessão sempre deve ser em nome de Deus. Pois, é no nome de Deus que todos vencemos. É no poder, na força e na direção de Deus que nós somos vitoriosos.
Salmo 44.5 “Com o teu auxílio, vencemos os nossos inimigos; em teu nome, calcamos aos pés os que se levantam contra nós.”
V.2 De onde vem o nosso socorro? é do santuário que vem o nosso socorro, santuário é usado aqui, pois, era ali que de onde Deus habitava. Sua súplica é que quando partissem para a batalha, fossem com o auxílio do Senhor e seu poder sustentador que vem do Deus que habita no seu santuário.
O tabernáculo e a arca da aliança simbolizavam a presença garantida de Deus no meio do seu povo. E assim sendo, o povo estava clamando que o Deus presente esteja com Davi, e ainda mais, cuide d’Ele e o proteja.
V.3 Os sacrifícios (v. 3) poderiam ser todos aqueles do passado, mas provavelmente o que está falando aqueles oferecidos na ocasião particular de sair à batalha (cf. 1Sm 7.9; 13.9) pois, era comum antes de sair pra batalhar, os reis oferecerem a Deus sacrifícios. Por isso, eles pedem para Deus se lembrar, mas, o termo lembrar aqui, traz a ideia de considerar, eles pedem que Deus considerem a oferta e o sacrifício do rei e que seja aceitável aquela adoração e consagração ao Deus de toda terra.
A vitória do Rei nos alegra
V.4-5 O povo intercede a Deus para que o rei seja vitorioso. E eles pedem que Deus conceda ao rei o que o rei tanto deseja, que é a vitória sobre os seus inimigos na batalha.
E o povo já pensando nessa vitória dizem: celebraremos com júbilo a tua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões; satisfaça o SENHOR a todos os teus votos.
Ou seja, se o rei vencer, nós vamos festejar, nós vamos celebrar com alegria pela vitória do rei.
Lembro de um rei que quando criança foi perseguido, e estava para ser morto, e o nome d’Ele é Jesus.
O Senhor fez oferta Deus, e sabemos que a oferta de Jesus foi aceita.
Um dia Jesus venceu, e juntamente os anjos celebram no céu junto com os crentes a vitória do cordeiro de Deus.
O rei superior a Davi, ele tem projetos perfeitos, e Ele venceu a batalha. E porque Jesus venceu, nós podemos celebrar, não somente hoje, mas, todos os dias, e em especial aos domingos nos reunimos para celebrar a vitória de Cristo sobre os inimigos.
Confiamos na vitória do Rei (v.6-9)
V.6-9: Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra. 7- Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. 8- Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé. 9- Ó SENHOR, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos.
Aqui encontramos uma confiança na vitória do rei Davi
V.6 Aqui encontramos uma confiança no Deus que com sua mão nos libvra das tribulações. O rei se regozija por saber que o SENHOR enviaria todo o socorro necessário do seu santo céu e interviria com demonstrações maravilhosas da vitoriosa força de sua destra. O livramento é ainda futuro, porém dá-se a certeza de que o Senhor ouve e responde ao clamor do rei. Ele faz isso de seu santo trono nas alturas.
V.7-9 A confiança do rei é contagiosa. Inspirado pela certeza de seu líder, o povo devoto não se espanta mais com a ostentação de poderio militar do inimigo. Ele que se glorie de seus carros invulneráveis e de seus cavalos de guerra; Israel se gloriaria em o nome do SENHOR! É melhor confiar nele do que num arsenal inteiro. Só com um olhar do Senhor até o mais poderoso dos exércitos se desintegra! Aqueles que estão do lado de Jeová continuarão de pé quando a fumaça da batalha se dissipar.
V.9 Com essa paz de espírito, o povo pede novamente ao SENHOR que dê vitória ao rei e atenda às súplicas por livramento.
Aplicação
Encontramos a aplicação histórica do salmo na vitória de Davi sobre os amonitas e sírios (2Sm 10:14–19).
O salmo também se aplica, contudo, ao Senhor Jesus como uma súplica por sua ressurreição. Seu povo fiel ora para que, como prova de satisfação com o sacrifício de Cristo no Calvário, Deus o ressuscite dentre os mortos. Ao confrontar Satanás e seus exércitos, o Messias está certo do resultado. O salmo 20 prenuncia a exultação daquela primeira manhã de Páscoa.
Esse salmo também se aplica aos missionários que avançam no território de Satanás ou a qualquer cristão que luta para conquistar mais espaço para o Senhor
Entenda que quando o Rei vence, nós vencemos junto com ele, e por isso, é porque Cristo venceu a morte, que nós também vencemos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more