Seja Grato a Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript
Salmo 116.1-19.
O que significa agradecer? ou o que seria ação de graças? O ato de agradecer ou estar grato, geralmente a Deus. Frequentemente conectado à provisão, libertação ou caráter de Deus. Comumente associado nas Escrituras com refeições e adoração.
A gratidão é uma prática comum em todas as culturas e religiões, porém, ao mesmo tempo, nós, seres humanos que agradecemos e até fazemos festas e cultos de gratidão, somos os mesmos que são especialistas em reclamações, somos bons críticos, sempre termos murmurações.
Porque ser grato a Deus?
V.1-2: 1- Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. 2- Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.
O Salmista começa suas ações de graças declarando que ama a Deus. Essas três palavras podem parecer algo bem simples e é. O salmista apenas diz, Senhor, eu te amo.
Mas, é incrível, pois, embora seja uma oração simples, embora seja uma simples afirmação e tal vez pareça ser até algo rotineiro da vida do ser humano, dizer eu te amo. E na verdade, dizer eu te amo até pode ser algo rotineiro e que por muitas das vezes é falado até mesmo sem nenhuma motivação ou mesmo sentimento, mas, apenas como algumas palavras jogadas ao vento. Mas, o salmista nos revela aqui o amor dele por Deus, e isso foi perdido pela sociedade, falar eu te amo é algo muito raro hoje, é até muitas vezes dito sem nenhuma verdade, mas, muitas vezes dizemos eu te amo sem realmente amar alguém. Mas, por mais incrível que pareça, não somente o dizer eu te amo para esposa, marido, filhos ou parentes e amigo é algo raro, mas, sobretudo, o dizer, Amo o Senhor.
Quantos de nós talvez não iniciamos o nosso dia hoje sem dizer “Senhor, eu te amo!”
Essas palavras: Amo o SENHOR, brotaram do coração do salmista porque Ele tinha um coração grato a Deus.
Portanto, o amor a Deus sempre é resultado de um coração grato.
Sendo assim, se nós amamos a Deus, somos pessoas gratas. Mas, porém, todavia, se nós deixamos de amar a Deus, ou mesmo se não temos amado a Deus como Ele deve ser amado, isso quer dizer que nós estamos fraquejando, deixando a desejar na gratidão, e isso é o resultado de coração ingrato.
Na medida que amamos a Deus, nós somos gratos a Ele
Da mesma maneira, na medida que somos ingratos, nós deixamos de amar a Deus como deveríamos.
Note comigo a grande relação que existe entre o amor e a gratidão.
O salmista é grato a Deus e pro isso declara o seu amor, e diz o motivo porque declara esse amor a Deus dizendo:
E é interessante, pois, a gratidão sempre é fruto de um entendimento do que o outro fez por nós, não é mesmo?
É assim que aprendemos pelo menos, não é mesmo?
Quando pedimos licença para alguém e essa pessoa então concede licença, nós rapidamente dizemos: obrigado!
Ou mesmo quando crianças, no nosso próprio aniversário os convidados chegam cheios de presentes e quando eles nos entregam a nossa mãe nos ensinou dizendo: “filho que lindo esse presente, né? o tio trouxe ele com tanto carinho e amor, mas filho, como é que se diz quando recebe um presente?” Nós respondíamos: “obrigado!”
Note, sempre a nossa mãe nos ensinava primeiro o motivo pelo qual devíamos ser gratos, não é mesmo? Sempre que entendemos o porque devemos ser gratos, nós então somos impulsionados a agradecer.
O salmista aqui é impulsionado a agradecer a Deus, e ele faz isso dizendo, Amor o Senhor, porque tu me ouviu a minha voz e as minhas súplicas.
O salmista fica impressionado, pois Deus inclinou os seus ouvidos para ouvi-lo e que por isso, o salmista diz: que irá invocá-lo enquanto viver.
Eu fico abismado o quanto ingratos nós somos, pois, quantos de nós quando somos ouvidos por alguém importante, quando nós recebemos atenção de uma pessoa famosa, uma pessoa bem vista na sociedade, ficamos impressionados porque a pessoa nos ouviu, ou mesmo porque tirou uma foto conosco, e começamos a té a chamar essa pessoa de humildade, e começamos a agradecer pelo tempo que a pessoa tirou para nos dá atenção ou até mesmo para nos responder no Instagram ou no Twitter.
Por exemplo, lembro a vez que um pregador famoso pregou em uma cidade que eu estava, e corri para tirar uma foto com ele, e ele mesmo sem muito tempo parou ali e tirou uma foto comigo e eu fiquei impressionado como ele sendo um pregador famoso, muito ocupado, e mesmo assim tirou ali 30 segundos para tirar uma foto.
Será que isso ão acontece com você também? Claro que sim, quem de nós não se impressionamos com o fato dessas pessoas tiraram um tempo para nos ouvir, ou mesmo tirar uma foto conosco?
Mas, será que não devíamos nos impressionar pelo fato de Deus do seu alto e sublime trono, inclinar os seus ouvidos para ouvir as nossas orações? Para ler nossas mensagens que enviamos para ele no WhatsApp?
V.3-6: 3- Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. 4- Então, invoquei o nome do Senhor: ó Senhor, livra-me a alma. 5- Compassivo e justo é o Senhor; o nosso Deus é misericordioso. 6- O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.
Porque devemos ser gratos a Deus?
O salmista diz que ele estava passando por laços de morte, e angústias do inferno se apoderaram dele, e caiu em tribulação e tristeza. Não sabemos exatamente o que estava se passando na vida do salmista que escreveu, mas, sabemos que mesmo passando por esse tempo de doença ou perigo de morte, o salmista afirma que invocou o nome do Senhor, e pediu dizendo “Ó SENHOR, livra-me alma”
E o salmista declara que o Senhor é compassivo, justo, misericordioso, e que também é o SENHOR que vela pelos simples, e que por isso, Deus o salvou quando ele se achava prostrado. A ideia aqui é que no meio do caos Deus com seu zelo e cuidado, ouviu os clamores do salmista.
Lembra aqueles dias difíceis que você passou no passado?
Você se lembra que em alguns momentos você clamou a Deus? e mesmo no meio da mais profunda angustia você clamou a Deus? Pois é, se você está hoje aqui é porque Deus se inclinou para ouvir você, e Ele fez isso porque é o Deus compassivo, misericordioso, justo e que vela/guarda por você. Quando nós estávamos sem força e vigor, o SENHOR, se inclinou para nós e nos guardou. E por isso, o salmista diz:
V.7: 7- Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo.
Sabe, o salmista está aqui fazendo algo que precisamos aprender a praticar todos os dias, e o ensino do salmista é que nós devemos ensinar o nosso coração a ser grato a Deus e por isso, devemos sossegar (V.7)
O salmista está dizendo ao seu coração, sossega, descansa! Pois, o SENHOR, Ele tem sido generoso contigo.
E neste momento que quero lhe fazer duas perguntas
Primeira pergunta Deus tem sido generoso com você?
Muitas vezes o nosso coração nos dirá: “de modo nenhum, Deus não é generoso, pois, Ele não te deu o carro, Ele não te deu saúde, Ele não te deixou milionário como você tem pedido, Ele não te deu uma família estruturada, Ele não te deu uma casa própria, Ele não te fez ganho mais de um salário mínimo, no final do mês não sobra dinheiro nem pra mim comprar um perfume pra mim ou mesmo para ir ao shopping, por isso, eu não vejo generosidade em Deus para você” diz o seu coração.
Porém, você deve pregar ao seu coração todo dia, o dia todo, que Deus vela pelo simples. E é interessante porque nem todas as celebridades, os famosos, os ricos e até os políticos não dão atenção, não velam, não são aqueles que dá ouvidos aos simples e prostrados.
Porém, o Senhor mostra sua bondade, generosidade, misericórdia e compaixão velando por você e eu, pessoas simples, miseráveis pecadores.
Segunda pergunta, você tem sido grato a Deus?
O salmista agora vai citar vários momentos que Deus foi generoso com ele dizendo:
V.8-9: 8- Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés. 9- Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes.
O salmista havia encarado a morte de frente, porém Deus o livrou. É interessante porque Deus o livrou da morte de sua alma, o livrou do choro e da queda. E o salmista disse que por conta que Deus o livrou, ele andaria na presença do SENHOR na terra dos viventes.
V.10-11: 10- Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito. 11- Eu disse na minha perturbação: todo homem é mentiroso.
E ele ainda diz que em meio a essa aflição toda, ele tinha um pouco de fé. Mesmo nas profundezas do desespero, o salmista jamais perdeu a esperança em Deus. É bem provável que os homens procurassem enganá-lo com seus falsos engenhos, e ele os conhecia suficientemente bem para declará-los mentirosos. Deus, porém, era sempre fiel e digno de confiança.
Como Ser Grato a Deus
Receba o que Deus te dá (v.12-13)
V.12-13: 12- Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? 13- Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor.
Essa pergunta nós costumamos fazer com as pessoas que parece que tem tudo e que não lhe falta nada.
Por exemplo, quando você vai no aniversário de alguém que é uma pessoa que tem de tudo, e você se pergunta, o que eu vou dar a ele ou a ela?
Eu lembro que quando pequeno tinha um amigo que gostava muito, o nome dele é Thiago, e Thiago morava e ainda mora em uma rua onde todos os que moram são ricos e que aparentam ter tudo, e eu me lembro que pensei certa vez, rapaz, o que será que Thiago não tem? E com minha mente de criança pensei, acho que ele tem tudo, deve ser até difícil a mãe ou o Pai dele dar algum presente sem ser repetido.
E é essa pergunta que o salmista faz, porém, a pessoa aqui é Deus.
Ele pergunta, o que eu vou dar a Deus?
Se Deus tem tudo, e se na verdade Ele não precisa de nada. O que eu darei a Deus?
Como posso dar algum presente a Deus? O que fazer para presentear um Deus que não precisa de nada?
O salmista responde a essa pergunta dizendo que na verdade com Deus, para agradecermos a Ele não é dando nada a Deus, mas, pelo contrário é recebendo.
Ande com Deus (v.9, 14, 16)
V.9, 14, 16: Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes. 14- Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo. 16- Senhor, deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias.
Quando casamos, quando somos batizados e recebidos como membros e até quando batizamos nossos filhos, ou quando somos chamados para servir a Deus e somos ordenados a diácono, presbítero, pastor e etc.
Todos fazemos votos, todos fazemos promessas ao próximo e a Deus.
Descanse na verdade que você pertence ao Senhor (v.15)
15- Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos.
Para nós cristãos o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Até a morte dos crentes é preciosa aos olhos de Deus. E mesmo na morte, o Deus de toda compaixão, misericórdia e generosidade tem nos abençoado.
Pois, mesmo na morte, nós podemos morrer com e alegria, pois, só o Senhor nos faz repousar seguro até na morte. Por isso, descansa minha alma, sossega, Deus vê nossa morte como preciosa, e nós devemos ver da mesma forma.Isso indica não que Deus deseja que venhamos a morrer o mais rápido possível, pelo contrário, esse versículo nos ensina que Deus vê como preciosa, porque é na morte que descansamos dos labores da vida terrena. E que mesmo na morte, nós podemos glorificar a Deus, pois, devemos estar prontos a ir para glória pois lá é infinitamente melhor do que nós pensamos.
Jesus em João 17.24 Jesus disse: “Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.”
Ou seja, é da vontade de Cristo que nós estejamos com Ele na glória. Quando os crentes morrem em Cristo, essa oração do Filho é atendida,,e é por isso que a morte dos filhos de Deus é preciosa. Pois, nós estaremos com Jesus Cristo.
Adore a Deus publicamente (v.17-19)
V.17-19: 17- Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor. 18- Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, 19- nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém. Aleluia!
A adoração pública é a forma de agradecermos a Deus publicamente, declarando com a boca e o coração dizendo: Aleluia, o Senhor é o meu Deus e o meu salvador.
Por isso o salmista diz, eu vou te oferecer sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor.
A palavra invocar aqui, tem o significado de orar, clamar e proclamar. E ele iria cumprir os seus votos publicamente ali na presença de todo o povo de Deus, o adorando e a Ele celebrando. O salmista fazia isso nos átrios da Casa do Senhor, no meio de Jerusalém no templo, porém, sabemos que a adoração a Deus não está mais somente sendo feita ali, mas, onde quer que tenha um coração quebrantado e contrito, Deus não irá desprezar, mas, irá receber a nossa adoração em espírito e em verdade.
APLICAÇÕES:
Ame a Deus e serás grato
Sem o amor de Deus em Cristo, é impossível ter um coração que seja verdadeiramente grato. A sua gratidão revela se você ama ou não a quem você se diz ser grato. Se você diz que ama a Deus, você então precisa reconhecer primeiro que Ele te amou.
1João 4.19 “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.”
Por isso, Cristo é o único caminho para amarmos a Deus, e é somente quando reconhecemos Jesus como o nosso maior presente, ai sim, nós seremos gratos a Deus por seu Filho amado,e iremos adorá-lo e amá-lo e agradecê-lo para todo o sempre.
Agradeça a Deus por tudo
Por mais bobo que seja a gratidão. Aqueles que têm sido ouvidos por Deus, mas não se colocam inteiramente sob a orientação e a guarda d’Ele, esses extraem poucos benefícios da experiência da graça de Deus.
Ensine seu coração a agradecer e confiar
O salmista nos ensina a olhar para o passado com gratidão e para o presente mesmo que na beira da morte, ele agradeça a Deus e confia que o Senhor irá lhe socorrer.
Viva uma vida movida por gratidão
Como você faz isso? sendo generoso, sendo uma pessoa que não troca o dia culto publico por festa, por descanso ou mesmo por alguma outra coisa importante, mas que não é mais importante do que o culto.
Related Media
See more
Related Sermons
See more