A urgente mensagem de Jesus (Mc 13:28-37)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 102 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Qual é o dia em sua vida que considera como inesquecível? Já chegou este grande dia ou ainda sonha com ele?
Alguns irão responder que é o dia do casamento, ou do nascimento de um filho, ou quando passou no vestibular, quando começou um novo emprego na área que tinha sonho de trabalhar. Uma viagem inesquecível nas férias, talvez.
Tudo isso é realmente muito bom, eu concordo. Todos estes são grandes dias felizes em nossa história que trazem lembranças ou nos levar a fazermos planos.
Nós estamos falando em bênçãos materiais, mas eu quero ir além. Vamos pensar nas bênçãos espirituais, no dia da conversão, da mudança de vida.
E mais, podemos falar aqui de bênçãos que irão abalar as estruturas deste mundo. Você está preparado pra este grande dia? O pessoal da banda gostou da referência.
Quero falar sobre o Grande Dia que Jesus veio alertar Seus discípulos para que se mantivessem firmes na busca das bênçãos espirituais.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Jesus já avançou no Seu ministério e está preparando Seus discípulos para os dias difíceis que viriam, sobre o fim dos tempos. Ele traz uma mensagem urgente que vale não somente para aquela época, mas também para os dias de hoje.
O tema que eu gostaria de trazer a vocês é: A URGENTE MENSAGEM DE JESUS. O que Jesus quer ensinar sobre este grande dia?
1. APRENDA A PALAVRA DA VERDADE (v. 28-32)
Marcos 13.28–29 ARA
28 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam, e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. 29 Assim, também vós: quando virdes acontecer estas coisas, sabei que está próximo, às portas.
Ilustração: Se você é convidado para um casamento, por exemplo, que é um evento com data e hora marcada, sabe que não precisa estar pronto muito antes da cerimônia, a mulher não vai estar com o vestido e o homem com o terno dias antes deste casamento.
Obviamente, também não podemos ser sossegados demais deixando tudo pra última hora, como o Alex que eu tive que buscar na barbearia minutos antes do casamento dele (Brincadeira)!
Iriam chamar vocês de loucos. Antes disso, você tem outras obrigações a cumprir.
Explicação: Mas, como não estamos falando de um casamento, devemos estar atentos ao ensino de Jesus. Ele falou para Seus ouvintes que deveriam entender a parábola da figueira para estarem alertas e vigilantes. A princípio, aqui, o texto está falando de algo que servia propriamente para eles. A perseguição que viria com a morte de Jesus, Seus discípulos não seriam poupados.
Ele Se refere ao princípio das dores (vs. 3-13), à grande tribulação (vs. 14-23) e a vinda do Filho do Homem (vs. 24-27). Todos deveriam estar atentos porque grandes acontecimentos viriam.
Somente quem está alerta consegue perceber quando as coisas mudam. Quem não fica vigilante, não percebe que o mal se alastra e engana a muitos.
Jesus trouxe o alerta para eles aprenderem a verdade sobre o fim dos tempos assim como eles sabem sobre a mudança das estações, como por exemplo, da primavera para o verão. Árvores como a figueira não tê galhos pequenos, e no inverno acabam ficando sem folhas.
Elas florescem no final de março e estão preparadas para produzir sombra no verão. Isto, claro, estamos falando de uma região que tudo acontece nesta época, próximo ao Oriente Médio. As mudanças são perceptíveis para quem está atento.
Marcos 13.30–31 ARA
30 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça. 31 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
As palavras de Jesus são eternas e verdadeiras. E é por isso que Ele assegura e ordena que eles aprendam. Por isso sempre diz “em verdade vos digo”. Aquele que afirma estas coisas é o mesmo que governa todo o universo.
Marcos 13.32 ARA
32 Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Aplicação: Se todos soubessem o dia e a hora, tudo ficaria muito fácil. Não precisaria estar preparado, não precisaria ter compromisso. Um anjo, como mensageiro, caso soubesse de tudo, poderia vir à terra e anunciar a todos, mas não é assim que acontece.
Mas a vida espiritual exige viver pela fé. Compreende que devemos ficar ligados, ainda que pareça que não está acontecendo nada de anormal. Mudanças exigem de nós preparação e até mesmo cuidado, prudência.
E estas mudanças acontecem de forma gradativa, bem lenta, por isso não percebemos se ficamos distraídos com nossas preocupações.
Jesus veio para dar vida a mim e a você, e mais, Ele veio para abrir nossos olhos. Vivemos na pós-modernidade, vivemos uma época de bases sendo destruídas, você está percebendo?
Se percebe, isto te deixa realmente atento ao que está por vir? Sabe que a vida não é só trabalhar, não é mesmo? Sabe também que a vida não é só estudar. Sabe que há coisas muito mais sérias que merecem nossa atenção, como a nossa vida espiritual.
Trabalhe, estude, se dedique à sua família, ao seu casamento, ao seu namoro, os solteiros se dediquem à sua família, aos seus amigos, procurem uma pessoa pra casar (Rogério, ainda dá tempo enquanto Jesus não volta), enfim, aproveitem as coisas boas da vida, mas não permitam que tudo isso faça com que você perca o foco do essencial, o seu relacionamento com Jesus.
Temos muitos jovens aqui, e tivemos, durante este ano, vários momentos em que tivemos poucos jovens. Em várias situações, eu tenho certeza que o desânimo tomou conta, ou a festa pode ter se tornado mais importante.
Te pergunto hoje e quero que você dê uma resposta para si mesmo: Quem é Jesus em sua vida? Somente alguém para correr nos momentos ruins, de desespero? Ou alguém que vem pra tomar conta de você e fazer uma mudança radical, transformar o que precisa ser transformado?
Estabeleça suas prioridades, mas jamais se esqueça de colocar Deus em primeiro lugar. Com Ele no comando, tudo o mais vai sendo abençoado ao longo do caminho.
Cada um aqui tem sua história. O que você fez ou deixou de fazer de ruim lá pra trás não pode mais influenciar o que você pensa e faz hoje. Esteja alerta, vigilante, construa em Jesus o seu alicerce.
Dobradiça: A mensagem urgente de Jesus nos chama a aprendermos a Palavra da Verdade, mas também nos diz:
2. SEJA VIGILANTE (v. 33-38)
Marcos 13.33 ARA
33 Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo.
Explicação: “Estar de sobreaviso”, no original, tem a mesma ideia de discernir, perceber, compreender, considerar, contemplar e examinar. Significa considerar tudo o que está acontecendo para não cair no engano deste mundo.
Vigiar é estar preparado para o que está por vir, sabendo que, a qualquer momento, o Salvador vem para buscar Seu povo.
Marcos 13.34 ARA
34 É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie.
Como vigilantes, recebemos a responsabilidade de cuidarmos das coisas daquele que é nosso Dono. Ele é o Dono da nossa vida. Quando estamos em alerta, não permitimos que seja saqueado das nossas vidas todo o tesouro que somente Deus nos oferece por meio de Cristo.
Naquela época, os servos da casa recebiam muitas tarefas diferentes, mas o trabalho de porteiro era muito importante, pois ele estava sempre com as chaves do seu senhor, tinha de guardar a casa contra os invasores e controlava entrada e saída de outros trabalhadores. Sua responsabilidade era enorme.
Fazendo parte da igreja de Cristo, recebemos autoridade para cuidar dos assuntos referentes ao Seu Reino. Como temos cuidado daquilo que é nossa responsabilidade? Jesus deixa uma orientação do que precisa ser feito para que o dono da casa não nos pegue desprevenidos:
Marcos 13.35 ARA
35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;
A palavra para “dono”, se referindo ao dono da casa, é a mesma usada para “Senhor”. Se referindo ao próprio Jesus, Ele é o Dono de tudo e nós somos Seus servos. A casa é o mundo e tudo o que nele existe. Jesus explica o motivo de orientar a todos sobre a vigilância:
Marcos 13.36 ARA
36 para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo.
Dificilmente o dono da casa voltaria à noite, pois no caminho de volta sempre havia muitos ladrões, então seus empregados poderiam imaginar que o dono não escolheria vir à noite, mas sim quando estivesse claro. Por conta disso, era normal que vigilantes descuidassem à noite e fossem dormir, mas poderiam sofrer punições ao descumprirem uma ordem.
Aplicação: Como vigilantes, somos nós quem temos a consciência e a decisão daquilo que pode influenciar nossa mente e nosso coração. Quando conseguimos distinguir, discernir entre bem e mal, entre verdade e mentira, não caímos em qualquer conversa, por mais convincente que possa parecer.
Se não está de acordo com a Bíblia, não é digno de confiança. O mal destroi, a mentira destroi. E então, o que você tem deixado entrar no seu coração?
De que forma estamos aproveitando a vida? Jesus está voltando, esta é a mensagem urgente, não há tempo a perder, precisamos acordar. Ou você quer que Jesus encontre você dormindo quando deveria estar alerta?
Temos aqui psicóloga, fisioterapeutas, gente que trabalha consertando eletrônicos, professores, advogados, mestre do Pilates, carteiro, zeladora, o carinha da TI, enfermeira, gente que trabalha com guincho, estudantes se preparando pra uma profissão, donas de casa… Te pergunto, você está feliz com sua profissão? Cumpre funções apenas para ganhar dinheiro ou está fazendo o que gosta?
Vejo por aí muita gente perdida sem saber o que fazer, sem saber pra onde ir, sem ter uma perspectiva pro futuro… E nós, qual é a nossa perspectiva para o que está por vir?
Todo mundo sonha com um futuro feliz e agradável, confortável. Mas este deve ser o nosso maior sonho? Te convido, hoje a sonhar comigo sobre um futuro que vai além do que o que você faz nesta vida: é a vida com Jesus. Não somente sonhar, mas buscar de todo o seu coração viver aguardando este maravilhoso dia.
Jesus vem para buscar aqueles que conhecem a verdade e recebem esta verdade como ela é, de fato. Esta é a mensagem urgente que precisa ser anunciada. Cristo vive e um dia virá para buscar todo aquele que estiver preparado. Ele não está de brincadeira.
Jesus não morreu em vão. Tem gente sempre dizendo que é mentira, que Jesus não virá, que é tudo falácia esse negócio de salvação. Mas Jesus vai pegar de surpresa aqueles que estiverem pensando desta forma, e não vai ser nada bom para estes que não creem.
CONCLUSÃO: Planeje, viaje, trabalhe, realize seus sonhos, mas não perca o que de mais valioso você pode receber: a salvação em Cristo Jesus. A bênção da vida com Deus é a nossa maior riqueza.
Nenhuma conquista, nenhum poder, nada vai ser melhor do que a vida eterna com Deus. Que, no Grande Dia, no momento mais importante de todos eu e você estejamos preparados, em alerta, para não sermos pegos de surpresa. Que Jesus abençoe sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more