GÊNESIS 12.10-20

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Gênesis 12.10-20

ICT - Abrão é o marido imperfeito, que entregou Sara a Faraó por medo da morte e foi repreendido pelo Senhor por sua falta de confiança.
TESE - Cristo é o Noivo Perfeito que se entregou por amor à sua Noiva, trazendo bênção para todas as nações.
PB - Pastoral/Devocional
PE - Confortar os crentes sobre o cuidado do Senhor para conosco apesar das nossas imperfeições/Convidar os crentes a uma vida de maior obediência e comunhçao com o Senhor.

INTRODUÇÃO

Um zero a esquerda mudou tudo no caso do Voo Varig 254. Mudou o avião da rota. O avião saiu de São Paulo para Belém-PA. Eles tiveram uma escala em Marabá-PA e deveriam direcionar o avião na proa 027, mas direcionaram o avião para a proa 270. O avião deveria ir para o norte, mas por causa disso foi para o Oeste. Um voo que deveria durar apenas 50 minutos durou horas. Eles se afastaram mais de 1000 Km de Belém e cairam por falta de combustível.

ELUCIDAÇÃO

Abraão mudou a rota da terra prometida e foi para o Egito, saindo do lugar onde deveria estar. Uma grande fome chegou sobre a região da palestina não sabemos o motivo dela, mas fez com que Abraão quisesse ir ao Egito, já que ali era uma região banhada pelo Nilo, com muita fartura.
Mas Abraão temeu ser morto por causa da beleza de Sara. Ele fez um acordo com ela antes de entrar no Egito. Sara deveria dizer que era sua irmã. Essa decisão foi tomada ainda em Ur dos Caldeus, conforme Gênesis 20.
O contexto desse equívoco foi repetido duas vezes. Outra em Gerar, quando Abraão disse para Abimeleque que Sara era sua irmã e o mesmo ocorreu. E outra vez mais a frente, quando Isaque fez o mesmo com Rebeca. Parece que os Patriarcas tinham uma falha clara nessa área.
Esse texto fala da imperfeição desse heroi da fé que foi Abraão, mas fala também da Graça de Deus apesar das falhas visíveis desse homem.

TEMA: HÉROIS IMPERFEITOS SUSTENTADOS POR UM SENHOR PERFEITO

PS: Como servos imperferfeitos são salvos apesar de suas imperfeições?

1º HERÓIS IMPERFEITOS TENDEM A BUSCAR A SOLUÇÃO PARA SUAS FRAQUEZAS NOS PRÓPRIOS PECADOS. V. 10-16.

EXPLICAÇÃO

1.1. Abraão desceu ao Egito por sua falta de confiança no Deus que fez a promessa. V.10.

Deus o chamou para aquela terra, ele a prometeu a sua descendência. Mas Abrão temeu a fome e desceu do Neguebe para o Egito.

1.2. Abraão orquestou uma mentira por não confiar que o Senhor preservaria sua vida. V.11-13.

A falta de confiança continuou pelo fato de que Abrão temeu pela sua vida, não confiando na promessa feita pelo Senhor de que ele faria dele uma grande nação.

1.3. Abraão sujeitou sua mulher a uma condição de pecado a fim de preservar sua própria vida. V.14-15.

Abraão deveria preservar sua mulher, e, se preciso, morrer em lugar dela. Mas elea subordinou a uma condição de pecado para preservara a própria vida.

1.4. Sara foi omissa em relação à decisão do seu marido. V.15.

Sara teve um pecado sério de omissão aqui. Obviamente o homem tinha um papel de grande decisão neste contexto, mas parece que Sara não interviu para repreender seu marido diante de seu pecado.

1.5. Abraão enriqueceu por meios ilícitos por causa do seu pecado acumulado. V.16.

O pecado foi levado ainda mais à frente por Abraão por causa do que Abraão receu em trica da sua mulher. Riquezas, bois, camelos. Assim como Jó ele se tornou rico e não se denunciou.

1.6. Abraão encobriu pecados com mais pecados distanciando-se do propósito do Senhor. V.10-16.

Abraão buscou resolver seu problema de incredulidade com mentiras e mais pecados e não reconheceu suas falhas.

ILUSTRAÇÃO

Voo Varig 254 - Os repetidos erros do piloto. O piloto sintonizou a direção errada, depois fez os contatos com as torres erradas, se recusou a acreditar nos mapas, se rescusou a ouvir o copiloto e na hora do impacto entregou os pontos sem reação ao que poderia acontecer.

APLICAÇÃO

1º Agimos assim por nossa falta de confiança no Senhor, tendemos a acumular mais pecados para resolver pecados anteriores;
2º Tentamos por meios ilícitos resolver nossa falta de confiança no Senhor ;
3º Desconfiamos da providência de Deus quando ele mesmo nos levou àquelas situações.

ILUSTRAÇÃO

Os discípulos em meio à tempestade estavam ali porque Jesus os levara até a tormenta, mas pensaram que pereceriam.

APLICAÇÃO

4º A falta de confiança no Senhor sempre é o motivo de tomarmos decisões erradas que nos afastarão ainda mais dele.
5º Nós, homens, tantas vezes agimos como Abraão em nossos casamentos. Acumulamos problemas em nosso lar e não preservamos a nossa esposa diante dessas angústias. Nós as estregamos aos leões para preservar nossa vida.

ILUSTRAÇÃO

Minha fuga protegendo Pietra do tiroteio - Minha fuga na Polilac deixando-a para trás.

APLICAÇÃO

6º Nossa responsabilidade como maridos é proteger as nossas esposas, sofrer o que for necessário para preservar a vida delas. Isso se aplica a todas as áreas. Devemos empreender esforços para que elas não se angustiem financeiramente, em relação à criação dos filhos, a problemas familiares. Se nossas esposas tiverem que sofrer, que seja porque os problemas já passaram por cima de nós, mas enquanto isso, nós devemos sofrer o dano;
7º Você, esposa, deve ser submissa ao seu marido. Mas sua submissão está limitada ao que diz a Palavra de Deus. Você não pode ser omissa diante dos pecados de seu cônjuge. A mulher sábia edifica a sua casa e essa edificação acontece quando a esposa percebe os pecados do seu marido e corrigi-o pela Graça do Senhor.
8º Mas infelizmente vez ou outra vamos falhar nesses pecados. Abraão é um bom representante para todos nós.

2º HERÓIS IMPERFEITOS RECEBEM DO SENHOR A REPREENSÃO E O CUIDADO APESAR DE SUAS IMPERFEIÇÕES. V.17-20.

EXPLICAÇÃO

2.1. O Senhor é o Deus que intervém por amor a Abraão, até mesmo diante das suas falhas (V.17).

14A ninguém permitiu que os oprimisse;

antes, por amor deles, repreendeu a reis,

15dizendo: Não toqueis nos meus ungidos,

nem maltrateis os meus profetas.

O porém do texto mostra o cuidado com esse pecador imperfeito apesar de tão grande pecado.

2.2. Abraão foi instrumento de maldição para Faraó e o Egito (V.17).

Abraão foi chamado para ser uma bênção, assim como nos ensinou o início do texto. Mas ele se tornou maldição. Por não cumprir seu papel como povo de Deus.

2.3. Um ímpio foi instrumento de Deus para repreender Abraão (V.18-19a).

Sua condição piorou quando Deus usou Faraó para repreender a Abrão. Se tornou escândalo, e por não ouvir a voz de Deus foi repreendido pelo perverso rei do Egito.

2.4. Abraão foi expulso do Egito por causa da sua transgressão, a fim de voltar ao lugar da promessa (V.19b-20).

Abraão foi expulso da terra afim de não produzir mais maldição. Mas Deus estava, através disso providenciando a salvação outra vez, mandando-oo de volta à terra prometida.

ILUSTRAÇÃO

Voo Varig 254 - A intervenção do copiloto. Quando o piloto entregou os pontos, o copiloto assumiu a dianteira. Recolheu o trem de pouso para não chocar com as árvores e tem uma ideia brilhante de na hora do impacto levantar o nariz do avião. Este deslizou sobre as árvores e quase todos os passageiros e tripulantes sobreviveram.

APLICAÇÃO

1º Deus revela sua paternidade para conosco até diante das nossas falhas. Ele não nos entrega a morte ou a rejeição, mas intervém nos nossos fracassos a fim de nos socorrer.
2º Entretanto, as consequências desses pecados vem sobre as nossas vidas apesar da intervenção do Senhor. Todas as vezes que deixamos de ser luz e sal nos tornamos instrumentos de maldição para aqueles que estão à nossa volta. O nome do Senhor é envergonhado por nossa causa.
3ªSomos motivos de escândalos, dignos da repreensão até mesmo de ímpios. O Senhor levanta até jumentas para repreender aqueles que não ouvem a sua voz.

ILUSTRAÇÃO

Balaaão e a Jumenta.

APLICAÇÃO

4ºO Senhor é aquele que trás sobre nós tamanhas repreensões a fim de que mudemos a rota para o lugar da sua bênção, de onde nunca deveríamos ter saído. Que maravilhosa intervenção do Senhor!

APLICAÇÕES FINAIS

1ª Israel estava saindo do Egito e o Senhor estava ensinando algumas lições, principalmente sobre o modo como eles deveriam se manter na terra que o Senhor daria a eles, na certeza que ele iria prover todas as coisas. Mas estava ensinando mais. Parece haver no texto uma analogia clara ao que aconteceu a Abraão com o que aconteceu com o povo que saiu do Egito na páscoa. Observe que Abraão saiu dali cheio de riquezas, com bois, ovelhas, camelos, servos e servas. Foi isso que aconteceu a Israel quando eles estavam saindo do Egito. Os egípsios se viram tão apertados por causa das pragas que entregaram joias preciosas, presentes e tantas riquezas que a Palavra do Senhor diz que eles despojaram os egipsios assim como um exército faz com um povo inimigo. Aquele Israel saiu dali cheio de riquezas. Mas observe o paralelo a respeito das pragas. Assim como o Senhor puniu a Faraó e toda sua casa, o Senhor parecia prenunciar o que aconteceria ao Egito na libertação. Por amor ao seu povo o Senhor feriu a Faraó e toda a nação a fim de arrancar dali a Israel. Deus feriu a Faraó para libertar a preciosa noiva de Abraão. Deus estava ferindo outra vez a Faraó a fim de libertar sua noiva, a Igreja representada em Israel. Outra coisa mais pode ser vista. Assim como Faraó se encarregou de expulsar Abraão do Egito, mandando escoltas para que saísse, o Senhor se encarregou de fazer Faraó ordenar a expulsão de Israel. De tal modo que os egpsios os expulssavam da terra para que as pragas não retornassem sobre eles. A história da Redenção parece ser pronunciada diante do que é relatado aqui e apesar da rebeldia de Abraão.
2ªMas essa história da redenção não é pronunciada apenas aqui. Ela aponta para muito tempo depois de Abrão e de Israel sair do Egito. Um dia viria um descendente de Abraão que seria o noivo perfeito. Ele não mentiria, mas seria a própria Verdade revelada aos homens.
Esse noivo perfeito não temeria a morte, mas daria sua vida pela sua noiva, a fim de que ela fosse encontrada, santa, irrepreensível e sem mácula.
Esse noivo não trouxe maldição às nações, mas ele se fez maldição em nosso lugar, para que a bênção pronunciada a Abrão fosse dada a todos os povos da terra. Pelo seu sacrifício Cristo nos abençoou.
Esse noivo um dia prometeu que nos resgataria da sujeição que ainda temos neste mundo. Ele despojará as nações para que sejamos inteiramente dele.
A perfeição de Cristonos dá salvação apesar das nossas imperfeições.
Ele é o nosso exemplo perfeito. Como maridos, nos entreguemos por nossas esposas.
Mulheres, olhem para Cristo apesar de seus maridos serem impoerfeitos.

CONCLUSÃO

O avião estava caído no meio da mata, os dias se passavam, mas não vinha socorro. Eles se ajudavam para socorrer os que estavam mais feridos. Eles ainda estavam centenas de kilometros do seu destino. Até que alguém apereceu com socorro. As buscas foram direcionadas para aquela àrea e todos os sobreviventes foram levados para o seu local de destino: Belém. A rota errada foi revertida e eles puderam viver o restante das suas vidas, inclusive o piloto teimoso.
Foi isso que o Senhor fez por nós. Apesar de desviados da rota por causa das nossas imperfeições e teimosias, ele nos leva de volta para o lar, para a terra prometida. Ele nos leva de volta a Belém através daquele que veio para nos resgatar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more