COISAS EXTRAORDINÁRIOS EM MEDIDAS EXTRAORDINÁRIA
CULTO DOMINGO • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
COISAS EXTRAORDINÁRIOS EM MEDIDAS EXTRAORDINÁRIA
João 14.12–14 (BSAS21)
Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores, pois estou indo para o Pai.
E eu farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.
João capítulo 14 é um capítulo conhecido, é um capítulo especial. O capítulo anterior, é exatamente o momento em que Jesus está a véspera, está a alguns momentos antes de ser conduzido, de ser preso, de ser injustiçado, de ser maltratado e posteriormente ser crucificado. João capítulo 14 em especial é muito conhecido por exemplo pelas afirmações que Jesus fez para os seus discípulos, afirmações cujo objetivo principal era exatamente preparar os seus discípulos para o momento da crucificação. Logo depois de Jesus compartilhar ou beber do cálice, logo depois de Jesus lavar os pés dos discípulos, Jesus fortaleceu os seus discípulos dizendo: Não perturbe o coração de vocês, creiam em Deus, creiam também em mim. "Na casa de meu pai existem muitas moradas, se não fosse assim eu vo-lo teria dito, vou vos preparar um lugar. E quando eu for e preparar o lugar, voltarei outra vez e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver".
Jesus aqui no capítulo 14 ele está afirmando para os discípulos que ele morreria. Jesus está afirmando para os seus discípulos que não apenas ele morreria, mais que ele ressuscitaria. E Jesus também está dizendo que não apenas morreria, ressuscitaria, mas Jesus alimenta a esperança dizendo que ele retornaria para buscar os seus dizendo, pois segundo a sua vontade e desejo é que onde ele estiver, também esteja os seus.
Essa palavra não tem apenas por objetivo nos fortalecer nesta noite, alimentar a nossa fé, mais também nos empoderar para as avenidas da vida que nós estamos inseridos. É possível realizarmos neste tempo coisas extraordinárias e em medidas extraordinárias.
Jesus está dizendo: Não fiquem perturbados. Eu vou morrer, mais eu vou ressuscitar. Interessante que dois capítulo depois, o capítulo 16, Jesus chega a dizer o seguinte: "Quando eu morrer o mundo irá sorrir e vocês vão se entristecer, mais fiquem tranquilos, porque a tristeza de vocês durará pouco tempo e chegará o momento em que a tristeza de vocês, será transformada em alegria e ninguém mais poderá arrancar essa alegria do coração de vocês.
Jesus estava dizendo que morreria, ressuscitaria e que retornaria. Foi nesse exato momento de afirmações extraordinárias de Jesus que um dos discípulos, o conhecido Tomé, ele declarou o seguinte:
João 14.5 (BSAS21)
Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos saber o caminho?
E é interessante porque o questionamento de Tomé é respondido por Jesus da seguinte forma: Tomé "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai a não ser por mim".
Jesus não se apresenta apenas como o caminho perfeito, Jesus se apresentou como o único caminho. Lembram do hino? "Foi Jesus que abriu o caminho pro céu, não há outro meio de seu ir, nunca irei entrar no celeste lar se o caminho da cruz errar". Jesus não é um dos, Jesus é o… Não é um artigo indefinido, é artigo definido, não existe outro, não tem atalho, não tem possibilidade de chegar no destino por outra rota, a rota é Jesus.
E foi nesse contexto que Jesus fez a afirmação que se torna o ponto principal que se torna o ponto principal dessa palavra nesta noite. Versículo 12 Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores, pois estou indo para o Pai".
Interessante porque Tomé demonstrou incredulidade quanto à direção: "Não sabemos para onde tu vais". Mais teve um outro discípulo chamado Felipe e Felipe disse para Jesus o seguinte: Blz, tu és o caminho, a verdade e a vida. Ok! Mais mostra-nos o Pai. E Jesus responde: "Mais será que até hoje convivendo comigo você ainda não percebeu que eu e o pai somos um? Quem vê a mim, vê o Pai".
É nesse contexto que Jesus fala: "Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores, pois estou indo para o Pai".
Irmãos, eu confesso que quando eu leio esse versículo, tentando entender o que Deus deseja soprar sobre nós, eu confesso que esse versículo, ele passa a ser questionado pela minha própria consciência. Porque ao ler esse versículo percebo Jesus afirmando: Se vocês crerem, vocês farão as obras que eu tenho feito, e farão obras maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. Então quando eu leio esse versículo eu sou questionado pela minha própria consciência, porque na minha consciência existe a seguinte questão: Como alguém poderia fazer coisas maiores do que as coisas que foram realizadas por Jesus? Como alguém poderia se atrever a realizar algo que Jesus não tenha antes realizado, ou se Jesus tivesse realizado, realizar numa proporção maior. Por exemplo: Eu não conheço uma pessoa que consiga andar por sobre as águas com tanta facilidade. Eu não consigo lembrar de gente multiplicando pães e peixes para alimentar uma multidão faminta. Como alguém poderia realizar coisas maiores que Jesus? Eu não consigo me lembrar com facilidade de gente que é capaz de ressuscitar mortos com apenas uma palavra, limpar lepreso, colocar cego para enxergar, surdo para ouvir, paralítico para andar e transmitir salvação para quem está perdido.
Só que quando eu continuo a leitura do capítulo, eu chego a conclusão, e não é a conclusão dessa palavra e sim do contexto. Eu chego a conclusão de que: Ao enviar o Espírito Santo para que esse habite em nós, pessoas limitadas e comuns, Jesus ao enviar o Espírito Santo, Jesus liberou sobre nós um poder que nos habilita a realizar-mos coisas extraordinárias em medidas extraordinárias.
Eu penso que a melhor forma de interpretarmos a declaração de Jesus: Farão coisas maiores, é exatamente desta forma: O CHAMADO DE JESUS NÃO É PARA SERMOS MAIORES DO QUE ELE “Até porque isso é impossível”. MAIS SIM PARA NOS TORNARMOS MAIORES COM ELE”. Não é uma questão de comparação, é uma questão de cooperação. Não é uma questão de maior ou menor, é uma questão de estar junto. O chamado não é para que eu me torne maior do que ele, mais o chamado é para que eu me torne maior com ele.
Coisas extraordinárias em medidas extraordinárias só serão possíveis se estivermos nele e com ele. O que faz a nossa vida ter sentido, é a presença dele em nós por meio do Espírito Santo. E entre muitas coisas extraordinárias que podemos realizar, quero citar uma: A conquista da nossa Comunidade. 2024 será o ano da expansão. NÓS PRECISAMOS GANHAR NOSSA COMUNIDADE. E para isso Deus precisa que você realize coisas extraordinárias por meio dele na vida de alguém. Quer algo mais extraordinário que você possa fazer nesta terra do que apresentar Cristo para vida de alguém? Enquanto você está em busca de uma super espiritualidade, querendo ser mais santo do que os outros e manifestando dons espirituais para sua própria promoção espiritual, pense que Deus te chamou para fazer algo simples, porém extraordinário de verdade: Apresentar a salvação para o seu próximo.
Eu estou orando por isso, e nós não podemos nos distrair enquanto a isso. Pois Deus já entregou essa comunidade em nossas mãos, é ele mesmo que está dizendo: Os campos estão prontos para a colheita. A nossa obrigação então não é apenas ficar esperando, e sim colocar os nossos pés no terreno, os frutos já estão lá, e se Jesus disse que podemos realizar coisas extraordinárias em medidas extraordinárias, é nesse nível que nós vamos caminhar. QUE O SENHOR NOS TIRE DO RITMO DE CAMINHADA, E NOS CONDUZA A UM NÍVEL DE UMA CORRIDA, NO NÍVEL DE ACELERAÇÃO, NÓS NÃO PODEMOS MAIS FICAR CAMINHANDO, QUEREMOS E PRECISAMOS SER ACELERADOS PELO SENHOR, QUE O SENHOR POSSA NOS IMPULSIONAR, QUE ELE NOS LEVE A UM NÍVEL MAIS PROFUNDO, NOS LEVE A UM NÍVEL ALÉM. EXISTE UMA COMUNIDADE A SER CONQUISTADA E NÃO FAREMOS ISSO NA FORÇA DO BRAÇO, NOS TORNAREMOS MAIORES NELE E COM ELE PARA A GLÓRIA DO NOME DELE.
Entenda: Dentro desse plano de Deus, está você a sua casa, a sua empresa, os seus negócios, a empresa que você trabalha, porque se está onde você está plantando, está dentro do ciclo, do raio geográfico, onde Deus está nos ordenando a fazermos coisas extraordinárias em medidas extraordinárias. A sua empresa é abençoada, a empresa onde você trabalha é abençoada, a sua família é abençoada, porque você é abençoado. Nossa comunidade é abençoada e é mesma, sabe por quê? Porque você é abençoado! A Bíblia diz que onde nós colocarmos as plantas dos nossos pés, nos será dado como herança.
Quando Jesus disse: Eu vou para o pai, mais eu vou voltar, quando eu voltar eu vou levar vocês, porque eu quero que onde o Pai e eu estiver estejais vós também. Jesus está dizendo: Chegará o momento em que vocês viverão em outro nível. Está na hora de você viver coisas extraordinárias em Deus. Você e eu fomos gerados para algo maior, nós fomos gerados para conquistas maiores e é por isso que nós não podemos viver de forma medíocre.
Nele e por meio dele eu e você podemos fazer coisas extraordinárias em medidas extraordinárias. Para isso precisaremos vencer alguns obstáculos e em primeiro lugar ou o primeiro obstáculo a ser vencido é:
1. A FOBIA DA EXPOSIÇÃO
1. A FOBIA DA EXPOSIÇÃO
Interessante quando pensamos em Jesus, o apóstolo paulo quando escreve Filipenses 2 ele diz: ‘Que haja em você o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, o qual sendo Deus não quis ser igual a ele, mais esvaziou-se de si mesmo”
O medo da exposição nos impede de realizarmos coisas extraordinárias. Isso tem haver com a sua posição, com a sua profissão, com a sua vida, com a sua caminhada espiritual. O tempo que o virtual vale mais do que o real, nós sofremos da fobia da exposição. Entenda uma coisa, o virtual não é real, porém nós nos tornamos seres midiáticos virtuais. O tempo em que o virtual suplanta o real nós acabamos sofrendo desta fobia, porque? Porque quando ficamos expostos as pessoas descobrem quem nós não somos, como também podem construir uma identidade que nós nunca tivemos. O medo da exposição por exemplo nos impede de sermos autênticos. E o interessante é que nós não nos importamos que as nossas forças sejam expostas, nós não nos importamos que as nossas virtudes sejam mostradas, nós não nos importamos em que as nossas capacidades sejam conhecidas, nós não nos importamos que todas as coisas boas que julgamos existir em nós sejam vistas. O que nós não queremos é que as pessoas descubram os pontos vulneráveis que nós temos. O que nós não queremos porque sofremos por conta da fobia da exposição é que as pessoas descubram as inseguranças que trazemos conosco.
Se realmente desejamos construir coisas extraordinárias em medidas extraordinárias, se desejamos em Cristo e com Cristo realizar coisas mais profundas, significativas, satisfatórias, nós precisamos deixar as pessoas também enxergarem também as nossas fraquezas.
“PODEMOS IMPRESSIONAR AS PESSOAS QUE CAMINHAM A UMA CERTA DISTÂNCIA, MAS SÓ SEREMOS CAPAZES DE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE AS PESSOAS QUE CAMINHAM BEM PERTO”. E quando caminhamos perto, as pessoas conseguem enxergar com clareza nossas verrugas, conseguem enxergar nossos erros. O problema é que nós não gostamos disso.
Então surge a pergunta: “Como vencer o medo da exposição?”
Eu vou dar a resposta: Eu e você vencemos a fobia da exposição; “Decidindo caminhar na luz”.
O apóstolo João disse: "Se caminharmos na luz, como Cristo na luz está, não apenas temos comunhão uns com os outros, mas o sangue de Cristo Jesus irá nos purificar de todo o pecado".
Vocês farão coisas maiores do que eu fiz. O chamado não é para se tornar maior do que ele, mas nos tornarmos maiores com ele.
Mas temos um segundo obstáculo, não mais a fobia da exposição, mais agora a fobia da rejeição.
2. FOBIA DA REJEIÇÃO
2. FOBIA DA REJEIÇÃO
Isaías quando profetizou a respeito desse Jesus, ele disse: Ele foi contato entre os transgressores, foi maltratado, como ovelha muda foi levado ao matadouro e não abriu a sua boca, ele foi transpassado por causa das nossas iniquidades, o castigo que estava sobre ele nos trouxe a paz.
Interessante que quando essa profecia se cumpre, Jesus foi rejeitado, Jesus foi humilhado, Jesus foi crucificado sem preencher pré requisitos para a crucificação. Jesus foi contado entre os transgressores, na verdade Jesus foi preterido, ou seja, preferiram Barrabás.
E é interessante porque o medo da rejeição assim como o medo da exposição nos impede de realizarmos coisas extraordinárias em medidas extraordinárias. No tempo de tantas ausências e vazios nós não queremos que as pessoas vejam e entendam o que estamos realmente gostando. No tempo de tanta superficialidade nós não queremos que as pessoas vejam e entendam o que estamos realmente gostando, sabe porque? Porque nós temos medo da reprovação. Nós temos medo de sermos rejeitados. E a fobia da rejeição nos leva a gastar muito tempo da vida tentando ganhar a aceitação das outras pessoas. Por exemplo: A maneira em que nós nos vestimos, o jeito que nós falamos, o tipo de carro que temos, a casa que escolhemos morar e até mesmo a igreja que escolhemos congregar, tudo isso tem se tornado mecanismo para conquistar aceitação de outros, ou para nos fazer inserido em alguma coisa - Isso é sinônimo de vazio. O medo da opinião alheia impede a gente de realizar coisas extraordinárias em medidas extraordinárias. Na verdade, o medo da opinião alheia nos desativa. O medo da opinião alheia nos paralisa. O medo da opinião alheia nos deixa improdutivos.
Aí surge a pergunta: "Como fazer para vencer o medo da rejeição?
Eu venço a fobia da exposição caminhando na luz.
E como eu venço a fobia da rejeição? O antídoto para a fobia da rejeição sabe qual é?
Resposta: É confiar no amor de Deus. O antídoto para a fobia da rejeição é confiar no amor de Deus.
Portanto: "NÃO CONSTRUA A SUA AUTO ESTIMA EM UMA OUTRA PESSOA QUE LHE AMA CONDICIONALMENTE. ENRAIZE SUA AUTO ESTIMA NAQUELE QUE LHE AMA INCONDICIONALMENTE".
Vença a fobia da rejeição. Caso contrário não realizará coisas extraordinárias em medidas extraordinárias.
Terceiro obstáculo.
3. A FOBIA DE SERMOS FERIDOS NOVAMENTE
3. A FOBIA DE SERMOS FERIDOS NOVAMENTE
O medo de sermos feridos novamente, também nos impede de realizarmos coisas extraordinárias em medidas extraordinárias.
Aristóteles, um grande filósofo da Grécia antiga, certa vez disse: "Qualquer um pode zangar-se. Mas zangar-se com a pessoa certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa, não é fácil".
A verdade é que nós vamos nos zangar, nós vamos nos ferir. Entenda queridos, aqui não é o céu e por isso nós não viveremos aqui uma perfeição de vida. Seremos feridos e vamos ferir.
Tem pessoas deixando de viver o extraordinário de Deus porque um dia foi ferido por alguém e por isso vive seus dias pensando que será ferido novamente.
Tem pessoas que por causa de terem sido feridas e talvez feridas por conta da religiosidade, essas pessoas não querem mais saber de Deus, ou até querem, porém, por medo de serem feridas novamente acabam não vivendo o extraordinário.
Ei querido, o Deus que servimos não é um Deus que fere, é um Deus que cura. Se você foi ferido por conta da religiosidade de alguns, entenda que nesta noite o Deus que produz cura está aqui e ele quer restaurar em sua vida a alegria de servir a ele.
A questão fundamental nesta noite não é saber que nós seremos machucados, mas a questão fundamental é decidir o que eu farei com a dor provocada quando for machucado. Se eu não lidar bem com isso eu não realizo Nele e com Ele coisas extraordinárias em medidas extraordinárias. Eu fico estagnado, paralisado, a minha capacidade é diminuída, é atrofiada.
Se alimentarmos em nosso coração qualquer mágoa, a mágoa vai estrangular nossa vida espiritual. Se alimentarmos sentimentos negativos provocados por decepções, sabe qual é o resultado? Essa dor diminui nossa capacidade de experimentarmos o extraordinário de Deus. Porque? Porque a dor endurece o nosso coração, faz com que nosso coração se torne um coração de pedra.
Se existe algo que Jesus ensinou com a vida, e é algo que nós precisamos aprender, se é que desejamos realizar coisas extraordinárias em medidas extraordinárias, é aprender a lidar com a dor.
Se Jesus não suportasse a dor, ele não teria vivido o extraordinário que alcançou nossas vidas. A dor que Jesus sentiu foi tão grande, que disse ao Pai: "Pai se possível, afaste de mim esse cálice, portanto que seja feito a sua vontade".
Você consegue imaginar o que Jesus passou por mim e por você? Foi traído, humilhado, foi condenado como criminoso, foi coroado com coroas de espinhos, conspiram em seu rosto. Porém Jesus não se colocou na defensiva. Sabe porque? Porque quanto mais nos colocamos na defensiva, mais desistimos dos nossos objetivos.
Surge a pergunta: O que fazer para vencer a fobia de ser ferido novamente?
Resposta: Deixe que Deus conceda um novo coração.
Se existe alguém que é especialista em transplante de coração, é o próprio Deus. Ele pode transplantar seu coração enrijecido, seu coração de pedra, seu coração ferido, em um novo coração. Um coração onde abrigará a presença do Espírito Santo, que é o próprio Deus. E se Deus é por nós quem será contra nós?
Ezequiel 36.26 diz:
Ezequiel 36.26 (BSAS21)
Também vos darei um coração novo e porei um espírito novo dentro de vós; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
Você recebe?
CONCLUSÃO.
CONCLUSÃO.
ASSISTIR O CLIPE GETSÊMANI
Em verdade digo: Vocês serão capazes de fazer coisas maiores das que eu fiz.
O chamado não é para nos tornarmos maiores do que ele. Mas o chamado é para nos tornarmos maiores com ele.
Para me tornar maior que ele eu preciso vencer:
A fobia da exposição.
A fobia da rejeição.
E a fobia de ser ferido novamente.
Qual a conclusão que eu chego nesta noite?
REALIZAR COISAS EXTRAORDINÁRIAS EM MEDIDAS EXTRAORDINÁRIAS REQUER CONFIANÇA PARA SABER QUE NADA É IMPOSSÍVEL COM ELE, CLAREZA PARA ENXERGAR O PRÓXIMO PASSO QUE ELE ESTÁ NOS CHAMANDO PARA DAR E CORAGEM PARA FAZER QUALQUER COISA QUE ELE NOS MANDAR FAZER.
A MELHOR VISÃO DE DEUS PARA NÓS NÃO ESTÁ BASEADA EM FÓRMULA, MAS EDIFICADA EM UMA PROMESSA:
Qual é a promessa? A promessa é essa:
Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores, pois estou indo para o Pai.