Sem título Sermão (2)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
O Dízimo no AT
Os patriarcar praticaram o dízimo antes da Lei
Gênesis 14.18–20 “Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.”
Gênesis 28.22 “e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.”
A Lei deo Moisés normatizou e regulou o que já era praticado entre os descendentes de Abraão
O Dízimo no NT
Os primeiros cristãos, que eram judeus convertidos, mantiveram costumes judaicos
Mas deixaram práticas exigidas pela lei que foram abolidas em Cristo, como os sacrifícios e o sábado
Os apóstolos não disseram que o dízimo estava abolido como forma de contribuição
Propósito no NT
Sustento da obra cristã (Pastores):
Gálatas 6.6 “Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.”
Filipenses 4.15–18 “E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.”
1Tessalonicenses 5.12 “Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam;”
1Coríntios 9.4 “não temos nós o direito de comer e beber?” 1Coríntios 9.11 “Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais?” 1Coríntios 9.13–14 “Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho;” (Deuteronômio 18.1 “Os sacerdotes levitas e toda a tribo de Levi não terão parte nem herança em Israel; das ofertas queimadas ao Senhor e daquilo que lhes é devido comerão.”)
O cuidado dos pobres:
1Coríntios 16.1–2 “Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.”
2Coríntios 8.1–4 “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.”
Romanos 12.13 “compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;”
Gálatas 6.10 “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”
Generosidade
Atos dos Apóstolos 2.45 “Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.”
Atos dos Apóstolos 4.36–37 “José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.”
Atos dos Apóstolos 5.1–4 “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos. Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”
Teologia
Primícias: Os primeiros frutos representam que tudo é de Deus
Proporcionalidade e unidade: Todos são iguais diante de Deus (A viúva deu mais do que todos os outros, Lc 21:1-4)