Filemon 1-3
Carta à Filemon • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 22 viewsIntrodução a carta de Filemon, saudação de Paulo e destinatário amado
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
Estamos iniciando uma serie de exposições no livro de Filemon (significa que irei pregar consecutivamente versículo após versículo até terminarmos o livro) É um livro pequeno, a menor carta do apostolo Paulo, e um dos menores livro da bíblia, apesar de seu tamanho com apenas 25 versículos traz grandes e relevantes lições para nossas vidas!
Autor: Paulo é o autor da carta e a escreve enquanto estava em uma prisão. Não se sabe ao certo aonde estava preso, poderia ser em Roma, ou em Éfeso. Mas certo que escreve de dentro de uma prisão.
Destinatário: A carta é dirigida a Filemon, que é chamado por Paulo de amado e nosso colaborador, a igreja de Éfeso se reunia em sua casa, era provavelmente um homem bem abastado, possuindo uma casa espaçosa e tendo vários servos. Também são citados Áfia e Arquipo, que provavelmente da familia de Filemon, Áfia sendo sua esposa e Arquipo, seu filho.
Propósito: Era que Filemon por amor a Jesus Cristo aceitasse de volta e perdoasse Onésimo, seu escravo que havia fugido, pois agora ele não era apenas mais um escravo, era também um irmão em Cristo!
A mesagem:
O amor de Deus no evangelho quebra barreiras sociais e falhas pessoais, fornecendo plena aceitação por causa dos laços fraternais.
Em Jesus Cristo, aquilo que separa a humanidade foi destruído! Se você observar a nossa sociedade ocidental, existe uma grande divisão entre as pessoas. Causam intrigas entre negros e brancos, homens e mulheres, pobres e ricos, gordos e magros de modo que toda a sociedade esteja divida, brigando entre sí, isso é fruto do marxísmo cultural, uma ideologia inspirada pelo próprio satanás.
Mas Gl 3.28: “Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus.” Toda essa divisão é desfeita em Jesus, toda desigualdade é desfeita em Jesus, não existe um melhor, maior que o outro! Mesmo que você tenha muito dinheiro, muito poder político ou coisa do tipo, somos iguais em Jesus. O muro da divisão foi derrubado e agora o amor de Deus nos une, Jesus Cristo nos une!
O amor também perdoa! 1Pedro 4.8 (NAA)
Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados.
O amor de Deus quebra barreiras sociais e também transpõe as falhas dos outros, “encobre a multidão de pecados” podemos e devemos perdoar nossos irmãos, até os erros mais graves podem ser transpostos pelo amor e perdão que vem de Deus.
Desenvolvimento/aplicação:
Desenvolvimento/aplicação:
Na mensagem de hoje vamos aprender com o exemplo de Paulo, Filemon e também do próprio Deus! Leiamos o versículo 1.
Ponto 1: O prisioneiro Paulo
Ponto 1: O prisioneiro Paulo
Paulo se apresenta como apóstolo, escravo em outras cartas, mas aqui ele se apresenta como prisioneiro de Cristo! Ele fala isso por estar preso por causa do evangelho, obviamente, mas existe um significado mais profundo nessa palavra: Prisioneiro de Cristo significa que sua vontade estava submissa a vontade de Jesus! Ele é escravo de Jesus, prisioneiro de Jesus Cristo, “por quem se sofre e a quem a vontade própria é oferecida em sacrifício.”
E Timóteo companheiro de Paulo, também estava lhe enviando saudações.
Aplicação:
Devemos nos encarar assim como Paulo! Prisioneiros de Cristo! Escravos de Jesus! Devemos renúnciar nossa própria vontade/abrir mão e nos submeter a bendita vontade dEle! Isso implica também em arcar com as consequências de obedecer o bom mestre! Paulo, pela obediência, estava encarcerado! Preso! Privado de sua liberdade de ir e vir! Preso como se fosse um bandido ou assassino. Não por fazer o mau, mas por anúnciar a verdade! Preso pela obediência a Deus!
Devemos seguir renúnciando nossa vontade e cumprindo com a vontade de Deus, mesmo que isso signifique enfrentar dificuldades, mesmo que isso vá te prejudicar de alguma forma!
Se hoje mesmo no Brasil fosse declarada uma lei proibindo de anunciar o Evangelho, você estaria disposto a ser preso? A quem importa agradar: a Deus ou a homens?
Vamos para um exemplo mais real, a maioria dos irmãos aqui são funcionários publicos, imagine que seu chefe chegasse para você dissese que precisa da tua ajuda para funcionar um esquema de corrupção, desviar verbas ou recurso, ou conseguir alguma outra vantagem caso você concordasse, tudo bem, caso não concordasse seria rua!
Do outro lado, vemos o Senhor condenar a corrupção, reprovar as coisas feitas por de baixo dos panos. Ele ama a honestidade!
A quem você obedeceria? Uma coisa muito fácil é dizer que amamos a Jesus, estamos dispostos a morrer por Ele, que ele é o centro de nossas vidas! Mas e quando a situação aperta assim? Você está disposto a obedecer a Jesus até as ultimas consequências? Estaria disposto a perder o emprego por a Jesus?
Ponto 2: O homem Filemon
Ponto 2: O homem Filemon
Filemon é chamado de amado! Era pessoa muito querida, que Paulo, Timóteo e os seus irmãos em Cristo tinham muito apreço/admiração por Ele. Seu nome Filemon significa: “Aquele que é gentil, amoroso” fazendo jus a quem Ele era.
Também é chamado de cooperador: Que é um companheiro de trabalho, que participa da mesma atividade e lida que Paulo: A pregação do Evangelho e a expansão do reino de Deus na terra! Um exemplo disso é que ele recebia a igreja em sua própria casa!
Esse homem é um exemplo de uma pessoa transformada por Jesus! Uma pessoa que foi amada por Deus está apta também a compartilhar desse amor! Era uma pessoa amável e gentil! Ele tinha o seu coração focado em Deus e em sua obra! Chamado de cooperador! Vemos sua disposição alegre em receber os irmãos em sua própria casa! Servindo a Deus com os recursos que tinha.
Aplicação:
Você consegue observar essas características em sua própria vida? Você é uma pessoa amável ou uma pessoa antipática? Você é uma pessoa querida ou mal-afamado? As pessoas têm prazer em sua companhia ou quando você chega acaba a festa? Lembre-se que somos testemunhas de Jesus, precisamos representa-lo de maneira fiel aqui na terra. Seja uma pessoa amável, agradável, gentil, manso, humilde, pois assim Jesus é!
Você tem disposição para servir? Se Paulo te conhecesse, ele te chamaria de cooperador do evangelho? Aqueles quem o Senhor chamou precisa ter disposição para a obra! Servir ao Senhor com os seus recursos Inclusive sua casa, carro, com meu dinheiro, com meus bens, com minha força de trabalho! Esteja disposto a servir e não disposto a dar desculpas. Seja um cooperador juntamente comigo para a expansão do reino de Deus nessa cidade! Se empenhe na mesma lida que é proclamar o evangelho e viver conforme o que se prega!
Muitas vezes estamos dormindo! Nós estamos perdendo muito tempo com futilidades! E é necessário que despertemos desse sono do comodismo, da zona de conforto! Existe uma obra muito grande para ser feita! Você, assim como eu, temos o privilégio de fazer parte da obra de Deus! Ele te chamou para uma tarefa muito clara, anunciar as boas novas! Não é algo opcional, é uma ordem, que deve ser cumprida por cada um de nós! Sejamos todos cooperadores da obra de Deus!
A história da redenção, da humanidade é essa: Deus criou todas as coisas perfeitas, o homem desobedeceu, pecou contra Deus! Assim o pecado entrou no mundo trazendo consigo suas terriveis consequências (Morte e separação de Deus)! Então para resolver o problema do pecado, ele enviou seu filho ao mundo para nos salvar! Morreu na cruz por mim e por você e ressucitou ao terceiro dia! Antes de Jesus subir aos céus ele deixa uma ordem para todos os discipulos! Preguem o evangelho! Façam discípulos! E estamos nesse exato ponto da história! Temos um dever para cumprir! Temos a história para escrever enquanto aguardamos nosso Senhor Jesus retornar!
John MacArthur comenta:
Saber que toda a história redentora é voltada à grande comissão resulta em um entendimento de como a proclamação do evangelho é imperativa e de como deve haver paixão pelo evangelismo. Somente quando os crentes são obedientes às ordens para evangelizar é que verdadeiramente imitam o coração de Deus em relação ao mundo.
Assim como Filemon, seja um cooperador da obra de Deus!
Ponto 3: Um Deus gracioso! v.3
Ponto 3: Um Deus gracioso! v.3
Essa é uma saudação comum do apostolo Paulo em suas cartas! É também como saudamos nossos irmãos! Graça e paz! Está rogando essas bençãos a Filemon!
O professor David Garland comenta o seguinte:
Filemon Experimentou a graça de Deus por meio de Jesus e a paz vêm por causa da morte de Cristo (Rm 5.1) A graça traz o perdão dos pecados e a paz traz a reconciliação com Deus e com as pessoas (Gl 1.3) Paulo coloca Jesus no mesmo nível de Deus Pai como a fonte de graça e paz e espera que Filemon estenda essa mesma graça e reconciliação, que ele recebeu de Cristo, a um irmão cristão que lhe causou mau!
Aplicação:
Filemon devia compartilhar essas coisas com o próximo! Somos salvos pela graça e a paz vem como resultado de nossa salvação! Temos paz com Deus! Da mesma maneira precisamos ser graciosos com as pessoas e viver em paz com todos! Seja uma pessoa da paz! uma pessoa que transmite paz! O que é ser gracioso!?
É ser paciente, “Somos graciosos quando permitimos que outros tenham espaço e tempo para se tornarem mais semelhantes a Cristo em compreensão, caráter e conduta”
Somos graciosos quando encorajamos nossos irmão desanimado, fortalecemos aqueles que estão fracos! É estender a mão para ajudar ao invés do criticar! Ser gracioso é conceder o benefício da dúvida! O irmão fez algo de errado e nós já pensamos, “fez isso para me machucar, me atingir!” Mas quando somos graciosos, concedemos a ele o direito da dúvida: será? Será se o irmão se apercebeu do seu erro?
E se de fato o irmão fez algo para te machucar mesmo, qual a sua resposta? Precisamos também ser graciosos, generosos em perdoar! Mt 18.21-22:
Então Pedro, aproximando-se, perguntou a Jesus: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
Ser gracioso é perdoar! E perdoar quantas vezes forem necessárias!
Recebemos graça e paz de nosso Senhor para compartilhar essa mesma graça e paz com as outras pessoas!
Conclusão:
Conclusão:
Nessa mensagem, aprendemos três lições importantes:
Devemos nos enxergar como prisioneiros de Cristo. Isso significa que devemos estar comprometidos com a sua vontade, mesmo quando isso significa renunciar a nossa própria vontade.
Devemos ser pessoas amáveis, agradáveis e dispostas a servir a Deus. Assim como Filemom, devemos nos esforçar para sermos bons cristãos e cooperar com a obra de Deus no mundo.
Devemos viver compartilhando da graça e paz de Deus. Como Deus é gracioso e nos concede a sua paz, devemos ser semelhantes a ele e espalhar seu amor e bondade ao mundo.
Que a graça e a paz de Deus nosso Pai e do nosso Senhor Jesus esteja sobre a vida de cada um dos irmãos!
Continuaremos na exposição dessa carta na próxima semana!