O Rei vem

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views

Tema: Natal

Notes
Transcript

Leitura de Miquéias 5.2-4
Miquéias 5.2–4 (BS:NVT)
Mas você, ó Belém Efrata,
é apenas uma pequena vila entre todo o povo de Judá.
E, no entanto, um governante de Israel,
cujas origens são do passado distante,
sairá de você em meu favor.
O povo de Israel será entregue a seus inimigos,
até que a mulher em trabalho de parto dê à luz.
Por fim, seus compatriotas
voltarão do exílio para sua própria terra.
Ele se levantará para conduzir seu rebanho com a força do Senhor
e a majestade do nome do Senhor, seu Deus.
Então seu povo viverá tranquilo,
pois ele será exaltado em todo o mundo
Ontem, dia 3, iniciamos o período compreendido como Advento, que compreende as semanas dos quatro domingos que antecedem o Natal. Neste momento litúrgico, nós vivemos a expectativa da celebração do Natal, a comemoração do Cristo, menino, que nos foi dado.
Há diversos textos no Antigo Testamento que têm caráter messiânico. Este de Miquéias, por exemplo, é um deles. Neste livro, o profeta Miqueias (que viveu entre os anos de 740 antes de Cristo) vem de uma série de mensagens a Israel: A tristeza do Senhor por Samaria e Jerusalém (capítulo 1), os verdadeiros e falsos profetas (capítulo 2), julgamento contra líderes de Israel (3), o reino futuro do Senhor (4) e chega até a promessa que, de Belém, viria o redentor. Efrata é o nome antigo ou alternativo a Belém. De lá viria o Messias, o verdadeiro governante de Israel, que não entristeceria o Senhor, que exerceria o seu governo com justiça, excelência e poder.
Vivemos dias de caos, de tristezas e de insegurança. Por vezes, perguntamos ao Senhor se o nosso exílio dos tempos de hoje não terá fim. Será que o sofrimento será eterno?
O tamanho dos problemas e das circunstâncias pode assustar. Você pode se sentir pequeno em meio a tantas coisas, mas neste começo de Advento, eu quero te lembrar que o profeta já avisou que de Belém viria aquele que conduziria com força o rebanho do Senhor. Aquele que te renova as esperanças, que te fortalece e que te salvou já veio e voltará.
Vivemos nesta expectativa da celebração do nascimento de Cristo, mas eu quero te convidar a ampliar esta visão. Vivemos o Advento de forma constante porque estamos na expectativa do iminente retorno de Cristo. O melhor de Deus já veio e ele habitou entre nós, mas ele retornará.
É por isso que eu não darei aos meus problemas um tamanho maior do que eles devem ter, é por isso que não me deixarei ser tomado pelo medo. Os meus olhos estão na promessa cumprida do Senhor de que o Rei viria de Belém. Ele veio. Agora, meus olhos devem estar na promessa de que ele voltará, como nos assegura o autor de Hebreus, no capítulo 9.28 (Hebreus 9.28
Hebreus 9.28 (BS:NVT)
também Cristo foi oferecido como sacrifício uma só vez para tirar os pecados de muitos. Ele voltará, não para tratar de nossos pecados, mas para trazer salvação a todos que o aguardam com grande expectativa.
Nós aguardamos com grande expectativa naquele que não nos magoará, que não nos ferirá, que não é homem para que minta. Nesta manhã, aponte os teus olhos para a promessa do retorno de Cristo. É este o motivo do nosso Advento. É nesta alegria que devemos viver os nossos dias.
Related Media
See more
Related Sermons
See more